CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ichu: Realizada a III Conferência Municipal da Saúde:

Blog de andreluizichu :REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Ichu: Realizada a III Conferência Municipal da Saúde 
Contando com a participação de vários segmentos da sociedade ichuense, foi realizada hoje, 15 de agosto, a III Conferência Municipal da Saúde com o objetivo de impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios do Sistema Único da Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.

Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde 
A conferência definiu diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no  marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos.

Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde
Pela manhã aconteceu uma palestra com o tema: "TODOS USAMOS O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO. A palestra foi ministrada por Maria de Fátima Cruz (Médica Veterinária/Mestre em Saúde Coletiva / VIEP/2ª DIRES/SESAB).

Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde
Já na parte da tarde aconteceu a divisão de grupos que buscaram sugestões e ideias a serem enviadas para a Conferência Estadual.

Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde
 Grupo 1 - Política de Saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;
   Grupo 2 - Participação da comunidade e controle social;
   Grupo 3 - Gestão do SUS - Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde.
   Cada grupo contou com um responsável para mediação sendo Dra. Fátima (SESAB), Delio Barbosa (SESAB) e Gilka Moraes (CODES).
   Após a discussão em grupo,  todos os levantamentos foram apresentados para a plenária e realizada as correções. Os delegados votaram pela aprovação ou não das propostas levantadas junto aos participantes.

Para encerrar as atividades foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual que acontecerá em setembro.

Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde
Delegados Eleitos:
    Representando Profissionais da Saúde
    Daline Oliveira Carneiro - Titular
    Marilene Fábia Carneiro - Suplente
    Delegados Gestores
    Iranett Santiago - Titular
    André Luiz Lima Oliveira - Suplente
    Usuários - Delegados Natos (Conselho)
    Maria Margarida Oliveira - Titular
    Durval Cedraz Carneiro - Suplente
   Usuários do Sistema de Saúde
   Maria do Carmo Carneiro - Titular
   Katia Marciana Carneiro - Suplente

   Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Realizada a III Conferência Municipal da Saúde 
Salientando que na abertura e no encerramento das atividades o Grupo Mundo Capoeira realizou apresentações para o público presente.

Fonte: Blog de André Luiz
    

FEIRA DE SANTANA: Assalto na frente de banco provoca pânico no centro da cidade:

Um assalto ocorrido em frente à agência do Banco Itaú da rua Conselheiro Franco, no centro de Feira de Santana, provocou a correria de quem passava pelo local, no início da tarde desta segunda-feira (16). Segundo informações, tiros foram ouvidos, mas ninguém ficou ferido.

Logo após o assalto, uma pessoa que não quis se identificar para a imprensa, registrou uma queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira, relatando que perdeu a quantia de R$ 20 mil, pertencentes à empresa onde trabalha.

Edmilson Cerqueira, diretor do Sindicato dos Bancários, informou que a vítima foi assaltada quando tentava entrar na agência para realizar um depósito. “ A vítima estava com um saco na mão, quando foi abordada. Os clientes da agência ao perceberem o assalto, correram para a área dos caixas e pularam os guichês.

Não há informações sobre os assaltantes e o caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando da delegada Klaudine Passos.

Fonte: Central de Polícia, com informações do repórter Kleiton Costa
Imagem Ilustrativa 

Concurso do INSS oferecerá 2.700 vagas.

O tão esperado concurso do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) oferecerá 2.700 vagas.
A informação foi dada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, por meio de seu perfil no twitter (@garibaldifilho) no último sábado (13). De acordo com o ministro, o edital do certame deverá ser divulgado até o final de setembro.   Do total de oportunidades, 2 mil serão para técnico previdenciário, 500 para perito e 200 para assistente social. Garibaldi Alves informou ainda que “no caso dos assistentes sociais vamos reaproveitar os aprovados no último concurso”. Os detalhes do concurso foram definidos junto ao Ministério do Planejamento. O ministro disse também por meio do twitter que durante a semana serão divulgadas novas informações sobre o próximo concurso do INSS. Ainda deixou mais um recado: “Espero que a novidade agrade aos concurseiros”. Com certeza agradou não é pessoal???
Retirada do Interior da Bahia

Bahia ganha mais duas universidades e nove institutos federais.

A Bahia ganha, nesta terça-feira (16), mais duas Universidades Federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). O governador Jaques Wagner participa, às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), da cerimônia de anúncio, pela presidente Dilma Rousseff, da expansão da rede federal de educação superior e profissional e tecnológica. Além disso, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana.  Serão criadas as Universidades Federais do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães; e IFETs em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.  Na última quinta-feira (11), o governador inaugurou um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Senhor do Bomfim. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.   





Fonte: Tribuna da Bahia

Governo define contribuição maior para pedir aposentadoria:

Com o fim do fator previdenciário, os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda estudam mudanças na aposentadoria do setor privado (INSS) e chegaram à fórmula que consideram ideal: o tempo mínimo de contribuição para requerer o benefício passaria de 35 anos para 42 anos, no caso dos homens, e de 30 para 37 anos, no caso das mulheres. Sem idade mínima.
A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha.

A sugestão já chegou à mesa do ministro Garibaldi Alves, que ainda tem sérias dúvidas sobre sua viabilidade política, mas a palavra final para o tema, polêmico, será da presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, o assunto está em banho-maria.
A Previdência estuda alterações no cálculo da aposentadoria para substituir o fator previdenciário. O governo quer emplacar a inclusão de idade mínima para esse benefício, para o qual atualmente é exigido apenas tempo mínimo de contribuição (35 anos para os homens e 30 para as mulheres).
A proposta é que os benefícios só sejam concedidos para mulheres após os 63 anos de idade e para os homens, após os 65.

Outra proposta, que seria transitória entre o sistema atual e o com idade mínima, ressuscita o modelo do fator 85/95, em que o benefício só seria concedido quando a soma da idade e do tempo de contribuição do segurado der 85, para a mulher, e 95, para o homem.
O fator previdenciário é um mecanismo criado em 1999 para incentivar os trabalhadores a adiar a aposentadoria. (bocão news)

ESTUDANTE DO CEACO FICA EM 2º LUGAR NO TAL DA DIREC.

Da direita para esquerda: 1º, 2º e 3º lugares 

Os campeões do Projeto Tempos de Arte Literária – TAL foram conhecidos no final da tarde dessa quarta-feira (10), durante a culminância regional do projeto, que aconteceu no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Feira.
Sob o olhar atento do júri presidido pela professora, historiadora e escritora, Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, os alunos estimulados pelo gosto da leitura e literatura, pela arte de interpretar e de escrever, estudantes da 5ª. série do Ensino Fundamental ao 3º. ano do Ensino Médio e equivalentes, de escolas de onze municípios que compreendem a DIREC 02, declamaram amor, problemas e relações sociais.
O poema “Nossa Terra Bahia”, dos alunos Rhafael de Jesus Rios e Manuela de Oliveira Rios, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, do município baiano de Pé de Serra, foi a primeira colocada, ficando o segundo lugar para a crônica “Um dia para nunca mais esquecer” de autoria de Joice Natane Barboza de Souza, do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira, da cidade de Ichu. O pequeno John Cleiton Santos Almeida, do Colégio Estadual Ubaldina Régis, de Feira de Santana, recebeu o terceiro lugar com sua poesia “Itiúba-Exemplo de Cidade”.
O evento coordenado por Gleide Gavin e conduzido pelo professor Mário Leal, contou com a presença do diretor da Direc 02, Beldes Ramos, da Coordenadora de Educação Básica, Isaura Alves e reuniu diretores, professores, alunos em torcidas organizadas, além de pessoas da comunidade.
O momento cultural do encontro foi enriquecido com a apresentação lúdica da música “Comida” do cantor Arnaldo Antunes, feita por estudantes do Colégio Estadual Teotônio Vilella e com a contribuição  do professor Custódio, intérprete e autor de poesias e canções. 

O Projeto

O projeto Tempos de Arte Literária (Tal) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde março de 2009, visando estimular o hábito da leitura e incentivar a produção literária nos ambientes escolares. 


por Maria José Esteves - Extraida do bog do Ceaco

Festa pelo aniversário de Riachão acaba em tragédia com um morto e um ferido:


A festa pelo aniversário de emancipação política de Riachão do Jacuipe, na região sisaleira do Estado, comemorada neste domingo (14) com um show do cantor Diego Costa, acabou em tiroteio com um morto e um gravemente ferido.

A confusão aconteceu por volta da 0h30 desta segunda-feira (15), quando o cantor Diego Costa praticamente começava o show. Segundo informações, dois homens, não identificados, em uma moto com dados não anotados, chegaram na festa, que acontecia na Praça Landulfo Alves, e foram logo atirando contra dois jovens que participavam do evento.

Antônio Anderson Rangel da Silva, de 22 anos, levou três tiros na cabeça e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Riachão do Jacuipe. “Ele ainda chegou ao hospital respirando, mas veio a óbito logo”, disse um funcionário do hospital.

A outra vítima foi Marcelo da Silva Oliveira, de 18 anos, que levou um tiro no abdômen, também deu entrada neste Hospital, mas logo foi transferido para Salvador. Marcelo pertence aos juniores do Sport Jacuipense e recentemente esteve em Minas Gerais para uma rápida temporada em uma equipe deste estado.

Como foi

Segundo testemunhas, a confusão começou no momento em que o cantor Diego Costa fazia um show, quando, de repente, dois homens apareceram em uma moto para praticar a ação. “Um estava de capacete e ficou na moto esperando; o outro, que deu os tiros, estava de cara limpa e chegou já atirando. Este era meio branco, mas não deu para ver porque eles fugiram logo”, disse uma testemunha que não quis se identificar.

Segundo a testemunha, com o tiroteio, o cantor Diego Costa e a banda fugiram do palco imediatamente. “Ele só tinha cantado umas cinco músicas, mas quando viu os tiros fugiu e nem se despediu do povo”, disse a testemunha. “Também, a cidade virou graça, todo mundo anda armado como bem quer e ainda tem proteção. Acaba nisso”, acrescentou.

Conforme avaliação de quem estava presente, cerca de 4 mil pessoas estavam na Praça da Avenida Landulfo Alves, no centro da cidade, quando o tiroteio aconteceu. “Na hora, só tinha três policiais na praça, mesmo com tanta gente presente. Isso é uma vergonha”, disse uma pessoa, revoltada.

Marcelo Oliveira foi transferido para Salvador a ainda não se sabe o seu estado de saúde, mas um funcionário do Hospital Municipal de Riachão disse que ele não corria risco de morte. A policia já deu inicio às investigações para identificar e prender os dois agressores.

Fonte: Interior da Bahia (Foto: ilustração / show de Diego Costa).