TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 19 de abril de 2020

População coiteense parece ter entendido a seriedade da Covid-19 e evita sair de casa

A população coiteense parece estar reconhecendo que sem a vacina e um medicamento eficaz para combater a Covid-19  a mais importante medida para evitar a proliferação é ficando em casa. A Caixa Econômica ainda é o local onde existe maior concentração de pessoas, mas não chega ao ponto de aglomerar.
O município tem em decreto um toque de recolher que começar às 20h e vai até às 05h do dia seguinte, mas a população está preferindo se recolher mais cedo que isso ou mesmo tem saído apenas para cumprir algum tipo de tarefa e retorna imediatamente pra casa. Veja a Live do Estúdio8 deste domingo.

Ministros da Saúde do G20 se comprometem a atuar juntos contra a Covid-19

Durante videoconferência na manhã deste domingo, os ministros da Saúde debateram a pandemia por Covid-19 e seus impactos
Por Amanda Costa, da Agência Saúde / MS
Os ministros da Saúde do G20 reafirmaram, neste domingo (19), o compromisso em apresentar uma frente unida contra a ameaça comum, que é a pandemia da Covid-19, “uma emergência de saúde sem precedentes”. Por meio de videoconferência, os países que integram as principais economias do mundo, discutiram o impacto da Covid-19 e discutiram ações para o fortalecimento das redes de atenção à saúde para uma resposta coordenada à pandemia, através de um esforço global urgente, inclusive, apoiando os países com sistemas mais fracos na luta contra a doença para minimizar a perda de vidas.

Fórum Nacional de Governadores divulga carta após ato com Bolsonaro contra democracia

Uma carta aberta em defesa da democracia foi elaborada pelo Fórum Nacional de Governadores neste domingo (19) após o presidente Jair Bolsonaro participar de um ato com manifestantes em Brasília, que entre outras coisas, defendeu a intervenção militar (veja aqui). Ao todo, 20 governadores assinaram, entre eles Rui Costa (PT).No documento, os políticos apoiam o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
"Temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo. A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise", destacam.

Desafetos no STF, Barroso e Gilmar Mendes criticam Bolsonaro por ato contra democracia

A participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manifestação deste domingo (19) que apresentou coros contra a democracia como uma reedição do “AI-5” (veja aqui) rendeu criticas ao governante por parte de seus desafetos do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Luís Roberto Barroso cobrou reação ao aumento do tom usado pelo próprio presidente Jair e por seus apoiadores contra o Congresso Nacional. “É assustador ver manifestações pela volta do regime militar, após 30 anos de democracia. Defender a Constituição e as instituições democráticas faz parte do meu papel e do meu dever. Pior do que o grito dos maus é o silêncio dos bons", afirmou Barroso, em suas redes sociais, citando o líder do movimento negro americano Martin Luther King.

Presença de Bolsonaro em ato contra democracia 'incomoda' ala militar do governo

A presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manifestação deste domingo (19) que, entre as pautas, pedia a intervenção militar (veja aqui) causou incômodo a ala militar do governo. De acordo com informações do G1, dois aspectos foram levantados. Primeiro, por colocar as Forças Armadas numa situação de constrangimento ao participar de um ato contra os direitos democráticos.
Depois, por novamente participar de um evento com aglomeração de pessoas, contrariando as recomendações das autoridades sanitárias internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e, inclusive, o Ministério da Saúde, para o combate à propagação do coronavírus.

Duas mulheres foram diagnosticadas com o Covid-19 em Feira neste domingo (19), nove examinados têm resultado negativo

A exemplo dos registros da sexta-feira (17) e do sábado (18), mulheres foram diagnosticadas com coronavírus em Feira de Santana neste domingo (19). 
O dia registra mais duas pessoas do sexo feminino que testaram positivo para a Covid 19, uma de 35 e outra de 34 anos de idade. O total de casos confirmados na cidade é 59. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.

Nas últimas 24 horas foram registrados 49 casos do coronavírus na Bahia; total chega a 1.249 até às 17hs deste domingo (19/04)

A Bahia registrou 49 novos casos do coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas e chega a marca de 1.249 casos confirmados da doença no estado, o que representa 12,1% do total de casos notificados de acordo com a SESAB.
Foto: Divulgação
Até o momento, 5.294 casos foram descartados e houve 45 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (19).

Brasil registra 38.654 casos confirmados de coronavírus e 2.462 mortes

Foram 2.055 casos novos em 24 horas e 115 óbitos. São Paulo concentra a maior parte das notificações.
Foto: Divulgação
Subiu para 38.654 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Nas últimas 24 horas foram 2.055 novas confirmações. O número de óbitos também aumentou, agora são 2.462, representando uma taxa de letalidade da doença no Brasil de 6,4%. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h deste domingo (19).

Jovem é assassinado no bairro Panorama em Feira

Jurandir Paulo Silva de Almeida, de 21 anos, foi assassinado a tiros por volta das 10h45 deste domingo (19), na Rua Afonso Celso, bairro Panorama em Feira de Santana.
De acordo com a polícia, Juradir estava em companhia de um colega quando foi alvejado pelos tiros. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime e o corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Polícia Civil registra dois homicídios em Feira de Santana

ailson Portugal de Jesus, 45 anos, foi assassinado na madrugada de sábado (18), no residencial Parque da Cidade, no Conjunto Feira VII, em Feira de Santana. Segundo a delegada Thiara Ramos Martins, a vítima foi encontrada no interior do quarto do apto 02 que fica no bloco 03.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) constataram várias perfurações no corpo da vítima. O levantamento cadavérico foi realizado as 2h da madrugada deste domingo (19). 

Cai número de casos suspeitos de coronavírus em Serrinha

O número de casos suspeitos do novo coronavírus caiu para quatro em Serrinha, conforme atualização disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste sábado (18).
Até agora, houve 71 suspeitas de casos do vírus que foram descartadas depois das análises. Na cidade, quatro pessoas foram infectadas pela Covid-19. Destes, dois já estão curados, segundo a SMS.

Em novo Decreto, Prefeitura de Candeal prorroga o fechamento do comércio e os bares até 03 de Maio.

A Prefeitura Municipal de Candeal por meio do Decreto 149, de 18 de Abril de 2020, decidiu prorrogar até o dia 03 de Maio de 2020 as medidas temporária de prevenção e controle para enfrentamento da COVID - 19 entre elas a continuidade do fechamento do comércio e bares em todo o município.
DECRETO 149, DE 18 DE ABRIL DE 2020.