CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Acusado de estuprar menor em Abrantes é identificado.

 
A polícia apresentou nesta sexta-feira (19) o acusado de matar e estuprar a adolescente Adriane Mello de Jesus, 16, no dia 28 de junho em Abrantes. O Guarda Municipal de Lauro de Freitas e Agente Comunitário de Saúde de Salvador, José Pereira da Conceição Júnior, 44 anos, foi preso em 20 de julho. De acordo com o delegado Marcos Tebaldi, titular da 26º CP, em Abrantes, José Pereira foi preso após ser reconhecido por foto pelo namorado da vítima, de 17 anos, única testemunha presencial do crime. "Pelo jeito que ele abordou o casal, o criminoso tinha conhecimento na área de segurança. Diante disso, fizemos um banco fotográfico com 50 imagens de pessoas esse perfil e que trabalham na região. Quando o namorado via as fotos, reconheceu o acusado", explica.  No dia do crime, Adriane namorava próximo a um posto de gasolina a margens da Estrada do Coco, quando foi abordada por um homem em um veículo Palio de cor escura. De acordo com o testemunho do namorado, o criminoso teria se identificado como policial, revistado ele e depois levado a adolescente. Adriane foi violentada e morto com quatro tiros em uma estrada vicinal há cerca de 3 km do local que foi abordada. O corpo dela foi encontrado no dia seguinte ao crime.

Com informações do A Tarde, retirada do Bocão News

Gianecchini teve sangramento na colocação do cateter, mas está estável:

Novo boletim médico diz que câncer de Reynaldo é um linfoma T angioimunoblástico. Ator está sendo preparado para iniciar a quimioterapia.


Reynaldo Gianecchini teve um sangramento na colocação de um cateter na noite de quarta, 17, de acordo com o boletim médico enviado pelo Hospital Sírio Libanês. A intercorrência foi tratada na hora e o estado de saúde dele é estável.

O ator ainda não começou a quimioterapia - ele foi diagnosticado com câncer linfático na última semana. O tratamento foi adiado e não teve a data inicial divulgada. 


O comunicado também dá um diagnóstico mais preciso sobre o câncer do ator. Segundo o novo boletim, Giane tem um linfoma T angioimunoblástico.

Na noite desta quinta-feira, a atriz Claudia Raia, uma das visitas mais assíduas do ator, já tinha adiantado ao EGO que a quimioterapia tinha mudado de data. "Não teve nenhuma complicação, não. Ele colocou o catéter ontem (quarta-feira), e vai precisar de um ou dois dias para começar o tratamento. Mas a dra. Yana Novis, que está coordenando tudo, disse que começa com certeza esta semana ainda", contou Claudia. 

Veja o boletim médico desta sexta, 19, na íntegra:
O ator Reynaldo Gianecchini Júnior segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico final de linfoma T Angioimunoblástico.

Na noite de anteontem (17/8) durante a passagem de cateter central, apresentou como intercorrência sangramento que foi prontamente tratado com as medidas necessárias.

O paciente encontra-se estável sendo preparado para o início da quimioterapia e segue acompanhado pelas equipes coordenadas pelos Profs. Drs. Yana Novis, Raul Cutait e David Uip.

Como funciona o catéter Segundo Daniel Tabak, oncologista que tratou a autora de novelas Glória Perez, a colocação do catéter nesses casos é uma rotina simples e tem a função de criar uma via permanente de acesso para a medicação. “O catéter é um pequeno reservatório colocado sob a pele, normalmente na região abaixo da clavícula. Essa colocação é feita com anestesia local e leva menos de uma hora”, explicou o especialista que foi responsável pelo tratamento da novelista Glória Perez, que também teve um linfoma não-Hodgkin.

Já sobre uma primeira sessão de quimioterapia, o médico explicou que essa ação leva, em média, duas horas. “Mas isso depende do tipo de drogas que são utilizadas e combinadas. Essa medicação só pode ser determinada depois que o subtipo de linfoma não-Hodgkin é especificado. A grande maioria atinge as células do tipo B, mas existe um percentual que ataca os linfócitos do tipo T”, explicou. Segundo o boletim médico, o linfoma de Gianecchini é nas células T.

O médico contou ainda que o mal-estar que normalmente acomete o paciente depois das sessões de quimioterapia já são minimizados com outras drogas.

“Hoje em dia o paciente tende a suportar melhor a quimioterapia. Tanto que, normalmente, ela é uma atividade ambulatorial. O paciente recebe a medicação e pode retomar suas atividades, sempre tomando alguns cuidados. Como essas drogas tendem a afetar a imunidade, é importante evitar grandes espaços ou aglomerações e ter um acompanhamento nutricional”, diz ele acrescentando ainda que as sessões são realizadas de três em três semanas.

“Tudo depende do tipo de programa definido pela equipe médica para atacar o câncer e da resposta que vai sendo obtida”, diz.

Daniel Tabak diz ainda que o tratamento contra o linfoma nao-Hodgkin costuma acarretar a queda de cabelo. “A queda ou não de cabelo depende do tipo de quimioterapia que é administrada, mas nos casos de não-Hodgkin, em algum momento, o tratamento vai determinar a queda de cabelo”, disse.

Hematologista explica o câncer de Gianecchini

Mais cedo, a Doutora Yana Novis, hematologista, explicou, de forma genérica, como se comportava o linfoma da céluta. A médica explica que hoje existem, pela classificação da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 30 subtipos diferentes de linfoma, e cada um deles têm as suas particularidades de tratamento e prognóstico. "É impossível generalizar".

Segundo a médica, nos últimos anos o maior avanço no tratamento dos linfomas foram os anticorpos monoclonais. "O mais comumente utilizado é o Rituximab. Esta droga é um anticorpo que ataca uma proteína na superfície das células dos linfomas B. As chances de cura para a maioria dos linfomas é sempre muito boa", diz. "Os linfomas considerados agressivos têm uma maior chance de cura quando comparamos aos linfomas indolentes", emenda.

Yana lembra que, segundo dados do Inca, nos últimos 25 anos a incidência quase que dobrou. "Não há ainda uma explicação conclusiva, mas postula-se que fatores ambientais, doenças virais e exposição a agentes químicos tenham um papel neste aumento", justifica. (ego.com).

ACM Neto provoca ANS sobre mudanças no Planserv:

Foto Ilustração
O deputado ACM Neto (DEM) informou hoje (19) que vai encaminhar, na próxima segunda-feira (20), um requerimento à Agência Nacional de Saúde (ANS) denunciando as mudanças que o governo do estado quer fazer no Planserv, como forma de obter um posicionamento do órgão. 

Para Neto, limitar o atendimento de urgência e emergência para cinco consultas anuais, além de ser “desumano”, está fora das regras estabelecidas para os planos de saúde. 

“Se um policial militar, que é funcionário do estado, for alvejado por uma bala e já tiver usado os cinco atendimentos de urgência e emergência, ele ficará descoberto pelo Planserv? Como se não bastasse a violência tomando conta de todo o estado, por culpa do desgoverno do PT, agora o governo quer promover esse atentado à vida e à saúde dos servidores”, ressaltou o democrata. 

Por Alexandre Reis (Ascom/Deputado ACM Neto)

DEM vai até ao STF contra mudanças no Planserv:


Oposição na Assembleia prepara panfleto conclamando servidores a protestar.
Foto Inlustração
A oposição na Assembleia Legislativa vai usar de todos os artifícios políticos e jurídicos para tentar derrubar o projeto de lei que altera as regras de funcionamento do Planserv, o plano de saúde pago pelos servidores públicos estaduais, limitando em cinco atendimentos de urgência por ano, além de propor o reajuste de até 45%. Os oposicionistas já divulgaram hoje (19) um panfleto que começa a ser distribuído nas repartições públicas do estado segunda-feira, um dia antes da votação do projeto, prevista para terça-feira. 

O objetivo é conclamar os servidores a pressionar os deputados da base governista. Além disso, o deputado Tom Araújo anunciou que o seu partido, o DEM, vai tentar derrubar o texto no Supremo Tribunal Federal (STF), caso seja aprovado. 


“É ponto pacífico no Judiciário que nenhum plano de saúde pode limitar atendimento de urgência e emergência. Se o governador Jaques Wagner conseguir, com o rolo compressor, aprovar a proposta na próxima semana, o Democratas vai buscar as vias judiciais cabíveis, inclusive ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF)”, advertiu Tom Araújo. 


Ele acredita, no entanto, que, com a pressão dos servidores, dos médicos e da imprensa, o governo pode desistir ou “alterar profundamente” o projeto. 

“Aceitamos discutir o projeto, mas queremos mudanças profundas. E um ponto é inegociável: o que limita os atendimentos de urgência e emergência. Não podemos brincar com a vida das pessoas”, disse o líder do bloco formado por PRP e DEM na Assembleia, Bruno Reis. Ele informou que foram confeccionados 20 mil panfletos, que serão distribuídos nas secretarias e órgãos do estado. “Somente com a pressão teremos chances de derrotar essa excrescência”, complementou.



O deputado Elmar Nascimento (PR) disse que o governador Jaques Wagner quer impor à base aliada o desgaste de defender o projeto. “Outro ponto que não concordamos é o reajuste anual por decreto do Planserv. Hoje, para aumentar o valor do plano, é preciso a aprovação da Assembleia. O governador quer ter o direito de aumentar por decreto, diretamente, sem consulta à Casa”, contou. 


Twitter – O deputado federal ACM Neto também criticou o projeto, através do microblog Twitter. “Os servidores públicos e os seus familiares precisam reagir para evitar a aprovação desse projeto”, afirmou. “O PT não cansa de nos surpreender. Eles querem agora burocratizar a saúde do cidadão, como se pudessem controlar quem fica doente e quem precisa de atendimento médico. Esse projeto é inconstitucional e vamos fazer de tudo para derrubá-lo, no Legislativo e no Judiciário”.

Por Alexandre Reis

Zé Elias deixa delegacia após passar 30 dias preso em SP:


Ex-jogador ficou em carceragem por não pagar pensão para filhos.
'A gente aprende a dar valor a pequenas coisas, como beijo na esposa', diz.


O ex-jogador Zé Elias deixou a carceragem do 33º Distrito Policial, na região de Pirituba, em São Paulo, por volta de 15h40 desta sexta-feira (19). Zé Elias completou 30 dias preso nesta sexta – ele foi detido no dia 21 de julho por não pagar pensão alimentícia aos dois filhos que tem com sua ex-mulher.
A Justiça de São Paulo autorizou a libertação do ex-jogador no início desta tarde.
"O importante é levantar a cabeça. Paguei como determina a lei. Agora é dar um exemplo para meus filhos", disse, ao deixar a delegacia. "Estou aliviado porque a liberdade não tem preço. O que a gente passou aqui é um aprendizado. A gente aprende a dar valor a pequenas coisas, como um beijo da esposa, um abraço nos filhos."
Ele elogiou o pai, que o visitou por diversas vezes na delegacia. "É nessas horas que a gente sabe as pessoas com que pode contar. Indepentemente dos problemas que tive com ele no passado, ele veio aqui, me apoiou. No Dia dos Pais eu fiquei sabendo que ele veio de ônibus me visitar. Esse apoio é muito importante."
Zé Elias abraça a mulher na saída da delegacia em São Paulo (Foto: Carlos Giffoni/G1)Zé Elias abraça a mulher na saída da delegacia
em São Paulo (Foto: Carlos Giffoni/G1)
Zé Elias também agradeceu a mulher. "Se eu consegui superar tudo isso, é porque eu tenho realmente uma mulher que me ama."
Ele disse que tem saudade de "trabalhar", mas que não pode mais voltar a jogar bola devido a problemas de saúde. "Agora só quero pensar em encontrar meus filhos."
Sobre o cotidiano na cadeia, disse que fez amigos no local. "Fiz amigos aqui que pretendo reencontrar aqui fora." Antes de deixar a delegacia, ele disse que os colegas de cela rezaram, "um hábito toda vez que alguém é liberado".
"Eu não fiz nada. Eu sei disso. Mas foi uma coisa que tive de cumprir. É o que a lei determina. Agora é seguir em frente. O importante é deitar na cama e dormir com a consciência daquilo que faz", disse Zé Elias, que escreveu um livro sobre a experiência na cadeia.
Expectativa
"Não planejamos nada para hoje, só quero que ele aproveite o encontro com os filhos. Foi uma lição de vida, toda a família vai sair fortalecida", disse a mulher dele, a médica Renata de Loreto Ribeiro do Val Moedim.
Zé Elias ficou preso na carceragem da delegacia que é destinada a presos que deixam de fazer o pagamento de pensões. Ele se apresentou à Divisão de Capturas da Polícia Civil no dia 21 de julho após receber um mandado de prisão. O processo está em andamento desde 2006, quando o ex-jogador solicitou a revisão do valor da pensão.
No dia 2 de agosto, a Justiça de São Paulo reduziu o valor. Em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico, a juíza Graciella Salzman, do Fórum de Barueri, reduziu para um salário mínimo o valor a ser pago a cada filho – antes, era de R$ 25 mil para cada um.
O presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Nelson Sussumu, disse que o valor devido pelo ex-jogador não pode justificar uma nova prisão. “A dívida vai ficar, mas se torna uma dívida passível de penhora de bens. Se ele não pagar [a pensão] daqui para frente, ele pode voltar à prisão. Mas por essa mesma dívida, não."
José Elias Moedim Júnior foi revelado no Corinthians, clube que defendeu profissionalmente de 1993 a 1996. Ele também teve passagens por outros times grandes, como Bayer Leverkusen, da Alemanha, Internazionale, Bologna e Genoa, da Itália, e pelo Santos. O ex-atleta defendeu a Seleção Brasileira e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Zé Elias deixa delegacia de carro (Foto: Carlos Giffoni/G1)
(Fonte: G1)

Desmatamento da Amazônia cai 53,6% em Julho na comparação anual.

O desmatamento da Amazônia caiu 53,6% em Julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostraram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, que apontaram perda de 224,94 quilômetros quadrados de floresta no mês passado. A área corresponde a pouco mais de 27 mil campos de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro. A queda no desmatamento reverte uma trajetória de alta identificada em meses anteriores e iniciada entre Março e Abril, quando o desmatamento da floresta subiu 472,9% na comparação anual. A alta, apontada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, como "absolutamente inusitada" por ter ocorrido durante a temporada de chuvas na região, levou a pasta a criar em maio- mês em que a elevação foi divulgada- um gabinete de crise para tratar do assunto. Entre as medidas adotadas, estavam a intensificação da fiscalização em campo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a colaboração da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança e das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados da Amazônia. Em Julho, segundo números do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), Mato Grosso, maior produtor de soja e detentor do maior rebanho bovino do país, caiu para a terceira posição no ranking dos Estados que mais desmataram a floresta. Mato Grosso liderou a alta do desmatamento no período de março e abril e vinha perdendo apenas para o Pará nos meses subsequentes. Em julho, Rondônia assumiu a segunda posição. Entre agosto de 2010 e julho de 2011, o Deter apontou desmatamento de 2.654,44 quilômetros quadrados de floresta amazônica, aumento de 15,6 por cento em relação ao acumulado entre agosto de 2009 e julho de 2010. O período entre agosto de um ano e julho do ano seguinte é considerado por especialistas como o ano-calendário do desmatamento e é o espaço de tempo usado para medir o desmatamento anual. Entretanto, para medir o total desmatado em um ano, o Inpe não usa o Deter, sistema que mede o desmatamento mês a mês e que serve de auxílio para ações de fiscalização. Para a medição anual, o instituto usa o Prodes, que trabalha com imagens de melhor resolução, capazes de mostrar também os pequenos desmatamentos. O total do desmatamento entre agosto do ano passado e julho deste ano pelo Prodes deve ser divulgado pelo Inpe no fim deste ano.
Fonte: iG Notícias.

Uauá deflagra “Movimento Chapéu de Couro” para debater caprinos e ovinos.

Em ato público em defesa da cultura de caprinos e ovinos, criadores de Uauá e região se reuniram na Câmara deste município para debater e encaminhar soluções capazes de agregar valores à sua cadeia produtiva. 
A iniciativa passou a ser denominada de “Movimento Chapéu de Couro”. O Ato Público contou com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores de Uauá, dos secretários da Agricultura, da Educação e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uauá, representantes da COOPERCUC e ADAB de Uauá, Vereadores, representante da Rádio Piquaraçá de Monte Santo, do município de Sento Sé, além de criadores de caprinos e ovinos de Uauá e região. O encontro analisou todas as dificuldades porque passa a caprinovinocultura local, no que diz respeito ao preço da pele e da carne, à limitada produção e utilização do leite de cabra, bem como a necessidade de um comprometimento comercial com o esterco produzido pelos animais. Foram discutidos temas como a necessidade de serem encetadas campanhas para o combate às verminoses, inclusive com a realização de exames parasitológicos visando identificar o endoparasito que está infestando o rebanho e, em conseqüência, o criador ser informado sobre qual o vermífugo específico para aquele parasito. Ficou decidido, ainda, que há necessidade da implementação do combate à LINFADENITE CASEOSA ou CARÔÇO, que muitos prejuízos trazem para a ovinocaprinocultura, tanto no desenvolvimento do animal quanto na qualidade da pele. Na ocasião foi aprovada uma moção pela necessidade da adoção de políticas capazes de promoverem a conservação da caatinga, buscando a convivência do homem com a seca. Mereceu destaque a importância do trabalho da COOPERCUC na organização do produtor, bem como realçada a esperança da implantação definitiva do Projeto Bioma da Caatinga no desenvolvimento da ovinocaprinocultura do semi-árido. Foram ressaltadas as ações do Matadouro Frigorífico de Pintadas na agregação de valores na caprinovinocultura através do produto carne. Este foi um primeiro passo objetivando a valorização da ovinocaprinocultura no semi-árido, havendo planos de um grande encontro regional na cidade de Juazeiro sobre o mesmo tema.
Ascom Uauá, Extraida do Interior da Bahia

Caminhada do Folclore deve reunir 5 mil pessoas domingo em Feira de Santana.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza domingo (21) a 12ª edição da Caminhada do Folclore. 


O objetivo é preservar, valorizar e divulgar as manifestações culturais do povo nordestino, a chamada cultura de raiz. A proposta é realizar um desfile de grupos folclóricos que mostrem diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia, com expectativa de participação de mais de 5 mil pessoas. Estão inscritos grupos de Feira de Santana e de outras cidades baianas, que vão apresentar puxada de rede, quadrilha, capoeira regional e de angola, literatura de cordel, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado, samba, caretas, entre outras manifestações. 
Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada do Folclore, único evento com esse perfil em toda a Bahia, vem desencadeando um movimento de resgate e revitalização dos grupos locais, evitando a extinção. Marca também o encerramento das comemorações da Semana do Folclore. Já em 12ª edição, a Caminhada se firmou como evento de grande porte, reunindo durante o desfile, os grupos participantes, além de milhares de pessoas que se deslocam dos mais diferentes lugares para prestigiar o cortejo. 
Celismara Gomes, diretora do Cuca, observa que ao longo desses 11 anos, “a Caminhada vem passando por um processo de revitalização, trazendo para as ruas os grupos realmente comprometidos com a cultura de raiz”. A partir desse enfoque, o evento tem apresentado várias mudanças, alcançando repercussão fora dos limites de Feira de Santana. A Caminhada conta com o apoio da TV Subaé, Sesc e Prefeitura Municipal. 
Informações da Assessoria Cuca/Uefs, retirada do interior da Bahia.

Riachão do Jacuípe: homens armados atiram contra mototaxista e passageiro.

Um mototaxista quase foi baleado na noite desta quarta-feira (17) em uma tentativa de homicídio no bairro da Bela Vista, em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira da Bahia. 


Segundo informações da Central de Comunicação da Polícia Militar (CCPM), Joel de Jesus, de 29 anos, foi solicitado a fazer uma corrida a partir da Bela Vista, e o passageiro pediu para ser deixado em um local próximo ao Posto Carreiro, que fica na saída de Riachão para Feira de Santana.   Ao passar pela ponte do Rio Tocós, na BR-324, logo após a saída da cidade, o mototaxista foi interceptado por um veículo modelo Gol, ocupado por dois homens que já se aproximaram atirando. O mototaxista conseguiu se livrar dos tiros e escapou correndo pelo mato. A polícia acredita que o alvo dos criminosos era o passageiro que ainda não foi identificado, e que também conseguiu escapar sem ser atingido. A polícia fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento do fechamento desta matéria.
Fonte: Interior da Bahia

SALVADOR: Suspeitos de atirar em baterista do Estakazero são presos pela polícia:

Segundo a Polícia Civil, ele aparecem nas imagens do crime divulgadas no último dia 5.
Dois suspeitos de participação no crime que deixou o baterista Paulo César Perrone Souza Júnior, da banda Estakazero, em estado grave de saúde, foram presos pela polícia. Leonardo Bruno dos Santos Santana, 26 anos, e Cassio de Souza Alves, 26 anos, o Cau, serão apresentados no auditório da Sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde desta sexta-feira (19).


Suspeitas descartadas  – Outros dois suspeitos de terem cometido o crime já haviam sido presos no final do mês de julho por policiais da 23ª CP (Lauro de Freitas). A possibilidade dos dois terem sido os responsáveis pelo crime foi descartada em seguida.
Segundo informações da Polícia Civil, os dois suspeitos aparecem nas imagens do crime divulgadas no último dia 5 pelo delegado Marcelo Tannus, responsável pela investigação do caso. Um terceiro suspeito também foi identificado nas imagens das câmeras de circuito interno de TV, captadas em prédios localizados nas imediações do local do crime, e está sendo procurado pela polícia. 


Segundo a polícia, suspeitos aparecem nas imagens captadas em agência bancária
 O músico foi baleado no mês passado na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores. O veículo de Paulo César, um Fiat Uno, foi abordado por dois homens em uma moto quando passava pelo local, que estava bastante movimentado. Atingido na cabeça, ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral do Estado (HGE).
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Leonardo foi quem atirou no baterista, enquanto Cássio estava pilotando a motocicleta utilizada na ação.
Uma das hipóteses investigadas pela polícia é a de saidinha bancária, porque os investigadores do DHPP encontraram no local do crime um envelope do Banco do Brasil vazio, com o nome da mãe da vítima escrito, caído do lado de fora do veículo. (correio)

FSA: Justiça condena três acusados de chacina na Rocinha:

Três homens foram julgados e condenados nesta quinta-feira (18) no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana, por participação em uma chacina ocorrida no dia 13 de outubro de 2009, no bairro Rocinha. Os irmãos Luís Cláudio Gomes Morais e Antonio Carlos Gomes Morais foram condenados a 36 anos de prisão, enquanto Ailton de Jesus Sena teve a pena decretada de 27 anos de reclusão. 

As vítimas foram Júlio César Sales Carneiro, Sérgio dos Santos Arlindo, Márcio dos Santos Arlindo e Weldton Ferreira de Jesus; assassinados com vários tiros. “ O motivo dos crimes é uma constante nas comunidades; o tráfico de drogas e a guerrilha entre os grupos “, disse o promotor de justiça, Cláudio Jenner Bezerra, em entrevista ao repórter Messias Teles. 

O promotor, que atuou na acusação, acrescentou que os réus vão cumprir um terço da pena em regime fechado. Os três condenados retornaram ao Conjunto Penal de Feira de Santana, onde já estavam presos. 


A CHACINA Quatro pessoas da mesma família morreram em uma chacina na manhã de terça-feira, 13, na Rocinha, bairro Ponto Central, em Feira de Santana. Márcio dos Santos Arlindo, 24 anos, seu irmão Sérgio dos Santos Arlindo, 22 anos, e seus primos Júlio César Sales Carneiro, 23 anos e Weldton Ferreira de Jesus, 22 anos, foram assassinados com vários tiros. 
Segundo informações, desconhecidos chegaram na localidade e mataram Júlio César. Ao verificar o que havia acontecido, os primos foram recebidos à bala, sendo que Sérgio e Márcio morreram em uma taboa, na lagoa do bairro. Weldton conseguiu correr e tentou esconder-se na casa de sua avó, mas foi alcançado pelos assassinos, sendo atingido por vários disparos. 
Apesar de estar ferido, Weldton fugiu e foi encontrado ainda com vida por policiais militares nas proximidades da avenida de Contorno. Socorrido até o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), morreu antes de receber atendimento médico. 
Policiais que estavam no local informaram que o crime foi motivado por disputa pelo tráfico de drogas na região. O crime foi investigado pela 2ª Delegacia, sob o comando do delegado Madson Sampaio. 


Central de Polícia, com informações de Messias Teles e foto de Reginaldo Tracajá 

STº Antônio de Jesus: Dupla acusada de estuprar casal é presa em Santo Antônio de Jesus:

Hélio de Jesus Santos, 24 anos, e um adolescente de 17 anos foram reconhecidos pelo casal

Dois acusados de estuprar um casal em Santo Antonio de Jesus, a 185 km de Salvador, foram apresentados na 4ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (4ª Coorpin). Hélio de Jesus Santos, 24 anos, e um adolescente de 17 anos foram reconhecidos pelo casal nesta quinta-feira (18) na delegacia do município.

Outros três acusados de participar do ataque tiveram mandados de prisão preventivos expedidos. Segundo a polícia, os três já foram identificados e a prisão deve ocorrer ainda esta semana.

O homem de 59 anos e a mulher de 57 foram agredidos e estuprados no dia 2 de agosto na Fazenda Tabocal, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Eles foram amarrados e tiveram objetos da casa roubados pelo grupo.

De acordo com o site regional Voz da Bahia, o homem reconheceu o adolescente como o responsável pelos abusos sexuais. O jovem confessou ter abusado da mulher, mas acusou um outro suspeito pelo estupro contra o homem.

O adolescente foi encaminhado para a Casa de Acolhimento ao Menor (CAM), em Feira de Santana. O outro está custodiado na delegacia de Santo Antônio de Jesus.

Os acusados serão submetidos a exames periciais que comprovarão os dois como autores dos estupros. (correio)

Candeal - sua história:

É muito importante que todo o povo candealense saiba a história de sua cidade.
Pesquisei e fiquei impressionado com o fato de não saber se existe por acaso algum pé de candeia em alguma praça ou rua, ou até mesmo na região de Candeal. Porque afinal de contas,  a história nos diz que o município originou-se de um pequeno povoado erguido de uma fazenda denominada Capoeira, onde havia muitos pés de CANDEIA. 



Eis o que é a CANDEIA (Gochnatia polymorpha):
Outros nomes populares: cambará, cambará de folha grande, cambará do mato, cambará guaçu
Características:
Adulta, tem entre 6- 8 metros de altura, com tronco tortuoso de 40 - 50 cm de diâmetro. Devido à dureza de sua madeira, o machado pode produzir faísca durante o corte.
Espécie de cerrado, é encontrada na BA, MG, MS, até o RS.
É pioneira adaptada a terrenos pobres, secos e arenosos.
A cor prateada de sua folhagem e a forma retorcida de seus ramos lhe garantem características ornamentais.
O óleo de candeia é muito valorizado para o uso de cosméticos e sua madeira de grande valor, além de suas flores serem uma preciosidade para a produção de mel.
É importante que nossa gente não deixe de saber a origem do nosso município. Vamos em busca de candeias para dar sombra às crianças e àqueles que buscam um pouco de alivio dos raios solares no verão.


Fonte: Blog Candeal em Foco

CANDEAL: Grande Cavalgada do Belo Alto:

A fim de realizar um grande congraçamento entre amigos, o nosso querido Vereador e amigo Pêu criou a Cavalgada do Belo Alto. Um evento que todos os anos tem sido um sucesso e neste não será diferente.
Prepare sua montaria, arreie seu cavalo e pé na estrada.
Não perca! Agente se encontra lá!



Data: 04 de setembro 2011 Concentração: Povoado de Belo Alto.


Fonte: Blog Candeal em foco

Ichu: Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na próxima segunda-feira:


  Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, a partir das 08:00 h será realizada no Auditório do CRAS a III Conferência Municipal de Assistência Social.
 O Tema Central é:  "Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programa, projetos e benefícios".
  Várias entidades civis e públicas além de diversas pessoas da sociedade ichuense foram convidadas para debater a Assistência Social e traçar metas a serem atingidas.  Esse levantamento será encaminhado para Conferência Estadual através dos delegados que serão eleitos durante o evento.
  O Secretário de Assistência Social Osvaldo Junior espera atingir todos os objetivos e consequentemente melhorar cada vez mais o atendimento as famílias principalmente as mais carentes. (por: André Luiz).

FSA: Mulher sofre tentativa de homicídio em Feira:

Uma mulher sofreu tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (18), na praça do Alto do Cruzeiro, em Feira de Santana. Juliana Oliveira da Silva foi baleada na barriga e na perna. 


De acordo com a ocorrência registrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a jovem estava conversando com amigas, quando surgiu um homem em um veículo e perguntou quem era July. Ao ser apontada, o desconhecido sacou uma arma e atirou contra a vítima. A jovem reside na rua Petrolina, no bairro Jardim Cruzeiro e foi socorrida para o HGCA. 

Central de Polícia, com informações do repórter Carlos Valadares 

FSA: Homem morre em troca de tiros com a polícia:

Morreu nesta quinta-feira (18) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Lourito Silva dos Santos, 32 anos, que residia na rua Maguari, 129, no Parque Ipê. De acordo com a ocorrência, ele reagiu a abordagem da Polícia Militar e trocou tiros com os policiais da viatura Lobo 66, no bairro do Campo Limpo. 


Lourito ainda foi socorrido até a unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. 


Central de Polícia, com informações do repórter Carlos Valadares 

FSA: 67ª CIPM realiza Operação Sul Tranquilo e divulga balanço do 1º semestre:

A 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) está realizando em toda a área sul do município de Feira de Santana, a “Operação Sul Tranquilo”, com abordagens a carros, motos, ônibus e pedestres em pontos e horários estratégicos. Na manhã desta quinta-feira (18), os policiais militares fizeram abordagens embaixo do viaduto do Tomba.

Em menos de duas horas, 9 veículos, sendo seis carros e três motos, foram conduzidos para o pátio da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e também foram apreendidas 2 mil mídias de CDs e 2 mil capas. Sandro Oliveira Souza, 31 anos, que conduzia o veículo Siena, com a mercadoria foi conduzido até o Complexo Policial, pois não apresentou nota fiscal durante a abordagem.

ESTATÍSTICA

No primeiro semestre deste ano, a 67ª CIPM realizou abordagens a 4.122 veículos, apreendendo 61 carros e 305 motos, e efetuou 89 prisões em flagrantes. 61 menores foram apreendidos e 23 armas de fogo foram tiradas de circulação.

Segundo o Subcomandante da 67ª Companhia, capitão PM José Luiz, 90% das conduções de pessoas até as delegacias,estão relacionadas ao tráfico de drogas. Informou ainda que 7 armas foram apreendidas no mês de julho, na área de cobertura da companhia, totalizando 23 no semestre.

A Operação está sendo realizada nos bairros e distritos pertencentes à Companhia, com o apoio do policiamento da Companhia Especializada Tático Operacional (CETO).
Central de Polícia, com informações da 67ª CIPM