TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de março de 2020

Sistema de saúde pode entrar em colapso em abril, diz ministro

O sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus, disse hoje (20) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras hoje (20).
“No final de abril sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”, afirmou o ministro.

Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda feira. Em Ichu a programação será diferente. Confira:


ICHU-VIEP lança Fluoxograma para atendimento e detecção precoce de COVID-19 em serviços de saúde


Ichu: Prefeito anuncia pavimentação das ruas Cidália Romana e Luiz de França na sede

Mais duas ruas da sede serão pavimentadas pela prefeitura municipal de Ichu através de recurso oriundo do governo federal. A informação foi repassada na manhã de hoje, 20 de março, pelo prefeito Carlos Santiago.
De acordo com o gestor, a Caixa Econômica Federal autorizou o início da obra e a previsão é que se inicie na próxima semana. As ruas beneficiadas serão a Luiz de França Carneiro e Cidália Romana Carneiro.

Sobe para 33 o número de casos do novo coronavírus na Bahia

De janeiro até as 17 horas às 11h desta sexta-feira (20), a Bahia registrou 1310 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 33 foram confirmados, 459 foram descartados e 818 aguardam análise laboratorial.
Os dois novos casos confirmados foram registrados em Lauro de Freitas e Feira de Santana e são considerados importados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar. Do total de confirmações, 18 foram em Salvador; 4 em Porto Seguro; 1 em Prado; 3 em Lauro de Freitas; 6 em Feira de Santana; e 1 em Itabuna. 

Adolescente de 13 anos é morto a tiros dentro de casa e mãe é baleada em Serrinha

Um adolescente de 13 anos foi morto a tiros na casa onde morava, na Rua Vitória, no bairro Mutirão, na cidade de Serrinha, na noite desta quinta-feira (19). Segundo informações apuradas pela reportagem do PCS, a casa da vítima foi invadida por três homens e a mãe do garoto morto acabou sendo atingida por um dos disparos.
Os homens arrombaram a porta da casa onde Carlos dos Santos Filho, o "Carlinhos", morava, surpreenderam a vítima com vários tiros e depois fugiram. A mãe do jovem, Glecia Silva Lima, de 36 anos, foi atingida e socorrida por populares até o Hospital Municipal (HM).

Ichu: Prefeitura publica novo Decreto que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do COVID-19.

DECRETO Nº. 018/202  
20 de março de 2020 
Dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento do COVID-19 no âmbito do município de Ichu, e dá outras providencias.
O Prefeito Municipal de Ichu, Estado da Bahia, no uso de suas Atribuições legais e nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil e da Lei Orgânica Municipal.

Residindo em Portugal, cantora candealense Grazy Moreno diz como está se protegendo contra o Coronavírus

Natural da cidade de Candeal, região sisaleira da Bahia, e morando há oito meses em Lisboa capital de Portugal, a cantora Graziela Carneiro Martins conhecida como Grazy Moreno, enviou à Redação do AL Notícias um vídeo contando como tem sido esses dias diante da COVID - 19 (Coronavírus), sendo que no país onde ela reside atualmente, conforme o site publico.pt já foram registrados mais de mil casos da doença com seis mortes.
Redação do AL Notícias

Defensores pedem a Bolsonaro para conceder indulto a presos até mesmo por tráfico

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) pediu ao presidente Jair Bolsonara um indulto presidencial concedendo liberdade a presos para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) nas penitenciárias. A prioridade seria para idosos, pessoas deficientes e pessoas do grupo de risco.
Os defensores querem que o indulto inclua mulheres com filhos de até 18 anos, gestantes ou lactantes. Caso a solicitação não seja atendida, a Condege argumenta que o decreto presidencial acolha ao menos mulheres com filhos com até dois anos de idade. “Não há maneira de contenção do contágio entre as pessoas que estão presas ou que trabalham e circulam nos estabelecimentos prisionais. A única medida capaz de mitigar os danos à saúde pública advindos dessa situação é a diminuição da lotação desses estabelecimentos e a exclusão de pessoas presas e funcionários enquadrados em grupo de risco mais grave à saúde e à vida”, afirma a petição. 

Desabafo de Olavo e artilharia do setor rural ampliam desgaste de Bolsonaro na direita

Jair Bolsonaro chega ao fim da sua pior semana desde que assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2019, sofrendo críticas em sequência de aliados próximos e ouvindo apelos por um comportamento mais conciliador para tentar virar a página.
A artilharia nesta quinta-feira (19) veio sobretudo dos representantes do setor rural, furiosos com a provocação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao governo chinês, que ele culpou pela crise do coronavírus.

Feira: Frota de ônibus circula com redução de 30% a partir desta sexta-feira (20)

Com redução de aproximadamente 42 mil passageiros desde que as aulas e outros serviços foram suspensos em Feira de Santana, após o decreto com medidas de enfrentamento e controle do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) acatou a solicitação das empresas de ônibus de reduzir a frota em 30%
Isso quer dizer cerca de 60 ônibus deixarão de estar à disposição da população a partir desta sexta-feira (20). O secretário Saulo Figueiredo informou ao Acorda Cidade que a redução está ocorrendo em outras grandes cidades que estão passando por situação semelhante à de Feira.

Barrocas e Biritinga registram suspeitas de infecção pelo coronavírus

Chega a três o número de pacientes que receberam atendimento médico por suspeita de infecção pelo novo coronavírus na microrregião de Serrinha. Esse número se refere aos casos oficialmente divulgados como suspeitos nos municípios de Serrinha, Barrocas e Biritinga.
Na manhã desta quinta-feira, 19, o secretário de saúde de Serrinha, Alexandre Taim, divulgou nota confirmando a investigação de um caso no município. "O comitê de contingenciamento do coronavírus criado pela prefeitura de Serrinha foi informado sobre a existência de um caso suspeito na cidade. O LACEN foi acionado e foi realizado teste no paciente que permanece em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela vigilância epidemiológica", diz a nota.