TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Projeto Dom Helder Camara prestará Assitência Técnica

O Diretor da empresa Agroplan, João Filho,  esteve nesta quarta-feira, 19, na Secretaria Municipal de Agricultura de Ichu, realizando esclarecimentos a respeito do Projeto Dom Helder Camara que prestará assistência técnica para 59 agricultores familiares de Ichu.
Estavam presentes a Secretária de Agricultura Débora Mascarenhas, Edicarlos Lima chefe do Departamento de Meio Ambiente, além de integrantes de entidades civis.  

Ichu: Colégio Santo Antonio em Barra realizará a VII Ação Transformadora

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e demais parceiros, o Colégio Santo Antonio no povoado de Barra em ichu, realizará no dia 28 de Setembro, a VII Ação Transformadora com o objetivo de refletir sobre a importância e o papel das ações sociais no tocante a SAÚDE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA no contexto atual, não só como ferramenta de compreensão e reflexão sobre o mundo, mas, acima de tudo, como conscientização de uma forma crítica comunitária em que a qualidade de vida e a harmonia entre os seres humanos, sejam sempre metas a serem alcançadas.
 
Esta Ação Transformadora tem a finalidade de fortalecer ações relacionadas a SAÚDE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
 
É importante ressaltar que a escola tem a missão de ajudar a comunidade, fazer a diferença e trabalhar em prol de um mundo melhor. Portanto, a educação para ser transformadora, precisa colaborar para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na sociedade. E para isto, a unidade de ensino conta com a colaboração e apoio de voluntários.

Ichu: Várias ruas do Conjunto José Carneiro já foram pavimentadas

Moradores do Conjunto José Carneiro situado no Bairro Cortiço em Ichu estão bastante felizes em verem gradativamente as ruas sendo pavimentadas. A obra é custeada pelo Governo Federal e vem trazendo um aspecto bem melhor para todos, bem como possibilitando uma boa trafecabilidade no local.
Para quem convivia com a lama em período de chuva e poeira em tempo de sol, nada melhor que ter nossa rua calçada, afirmou uma moradora. É a realização de um sonho, afirma.

Ichu: Confira arbitragem da 2ª semifinal da Copa de Bairros 2018 entre FMI x Cruzeiro

O Diretor de árbitro da Liga Ichuense de Desportos (LID) André Luiz, divulgou na tarde desta quarta-feira dia 19 de setembro, o trio de arbitragem para o jogo entre FMI x Cruzeiro válido pela segunda semifinal da VI Copa de Bairros de Ichu.

Estado lança edital para construção de um novo hospital em Feira de Santana com 40 leitos de UTI

Foi publicado nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação do novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que será construído no município de Feira de Santana. Com o investimento estimado em R$ 67,5 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade contará com 40 leitos de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico com 11 salas, além de um Centro de Hemorragia Digestiva.   
A edificação terá também um novo setor de Bioimagem com ressonância magnética, dois tomógrafos, raio-X, ultrassom, Doppler e ecocardiograma. Durante coletiva de imprensa, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, apresentou detalhes do projeto.  

Como o trabalho artesanal valoriza a natureza brasileira

Empreendimentos artesanais como a Corte da Terra atentam para a conscientização à respeito do bioma brasileiro e sua preservação  
As datas de 21 de setembro e 04 de outubro, respectivamente Dia da Árvore e Dia da Natureza, trazem consigo a lembrança: é necessário valorizar a biodiversidade brasileira e lutar por sua preservação. Em 2017, 12.562 hectares de Mata Atlântica foram desmatados, de acordo com estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ainda que o período tenha apresentado queda de 56,8% quando comparado ao anterior, o número serve como um alerta para a continuidade do processo de destruição desse bioma. 

Polícia Civil indicia homem que furtou cheques da Câmara de Vereadores de Nova Fátima

A Polícia Civil em Nova Fátima concluiu na última terça-feira, 18, a investigação sobre o furto de folhas de cheques da Câmara de Vereadores de Nova Fátima. O inquérito policial foi instaurado a partir da ocorrência registrada pelo próprio presidente da Câmara local, Josenaldo de Oliveira Porto (DEM), que informou o sumiço das folhas do talonário, bem como indicou o suspeito do fato, José Paulo Alves Silva, conhecido por “Zé Paulo”, solicitando a apuração do fato.
Delegacia de Nova Fátima
De acordo com o delegado titular Igor Spock, na investigação, 10 pessoas foram ouvidas, entre vítimas, testemunhas e o próprio indiciado, tendo ainda sido requisitados exames periciais nas folhas de cheques apreendidas e juntados documentos obtidos junto à rede bancária. A apuração demonstrou que, além de furtar 07 folhas de cheque, no início do mês de junho deste ano, José Paulo preencheu três delas em valores que, somados, chegaram a R$ 6.054,26. Duas folhas foram repassadas a terceiros em Nova Fátima, sendo que uma chegou a ser depositada na rede bancária e outra foi apreendida pela Polícia Civil em cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar.

ICHU- Secretaria de saúde fechou contrato com empresa que recolhe lixo hospitalar

A coleta de lixo hospitalar é um problema grave paraa gestão do município e também para as comunidades que vivem ao redor das unidades de saúde e dos aterros sanitários. O descarte desses resíduos exige uma coleta rigorosa e que só pode ser feita por empresas especializadas que transportam o lixo para a sua disposição final. 

Vera Cruz: MP abre inquérito para apurar causas de abertura de cratera

Um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) vai investigar as causas da abertura de uma cratera na Vila de Matarandiba, em Vera Cruz, (ver aqui) na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi repassada ao G1 nesta terça-feira (18), sendo o inquérito aberto na sexta (14). Segundo a empresa responsável pela área, a Dow Química, o buraco está com 77,9 metros de comprimento.
O MP, através dos promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). O motivo das perícias servirá para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera.

ICHU- Projeto Girassois continua cuidando da Saúde do trabalhador. Equipe de Licuri foi a contemplada dessa semana.

O projeto Girassóis formado pela equipe de Saúde do Município de Ichu Bahia foi criado há cerca de 20 dias pensando no cuidado aos profissionais que atuam   nas unidades Básicas.

Na última segunda-feira,  17 de Setembro de 2018, os profissionais do NASF ( Nucleo de Apoio a Saúde da Família) através da terapeuta holística Iran Santiago realizou praticas de respiração com a equipe Aureliano Evaristo no povoado de Licuri.

PF ainda não descarta coautoria em ataque a Bolsonaro, diz Jungmann

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reafirmou hoje (18) que a Polícia Federal (PF) deve concluir ainda nesta semana um primeiro inquérito sobre a agressão ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Ele disse que, até o momento, nenhuma hipótese foi descartada sobre uma eventual coautoria do crime, por isso uma nova investigação poderá ser aberta.
Jungmann disse que inquérito sobre a agressão a Bolsonaro deve ser concluído esta semana
Bolsonaro foi esfaqueado em 6 de setembro durante um ato de campanha na rua em Juiz de Fora (MG). O agressor, identificado como Adélio Bispo de Oliveira, foi preso e encontra-se numa penitenciária de Campo Grande (MS). Em depoimentos, ele diz ter agido sozinho.

ICHU- Gestor do Bolsa familia realiza capacitação do programa com os ACS.

O gestor que responde pelo programa Bolsa familia em Ichu Bahia, Tarcísio Santiago, realizou na ultima segunda feira, 17 de setembro de 2018, uma capacitação com os ACS ( Agentes Comunitários de Saúde)  sobre o que é o programa bolsa familia esclarecendo o seu principal objetivo e quais são as obrigatoriedades para que uma pessoa tenha direito ao benefício. 

Adolescente é morto a tiros no CIS em Feira de Santana

Até o momento a autoria e motivação do crime são desconhecidas.
O adolescente de 17 anos Ruan Patrick Ramos Cruz, que morava na Travessa Boa Esperança, no bairro Tomba, em Feira de Santana, foi morto a tiros por volta das 21h de ontem (18), na Rua Das Acácias no bairro CIS, no limite entre as cidades de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Segundo a polícia, os tiros atingiram a cabeça e o tórax.