TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ichuense que testou positivo para COVID-19 em Salvador alerta familiares e amigos e de maneira responsável entra em isolamento social

Existem várias reportargens mostrando pessoas que foram infectadas pelo COVID-19 (Coronavírus) e que resistiram ficar em isolamento, levando riscos de contaminação para familiares, colegas de trabalho e comunidade em geral.
Diferente de muitos, o ichuense Josenilton Arauo de Jesus que reside no Povoado de Barra em Ichu, mas que trabalha em Salvador, teve uma atitude bastante responsável. Ele esteve em Ichu no dia das mães, no entanto, ao retornar para Salvador teve contato com um colega que sentiu os sintomas da COVID-19 sendo confirmado através de exame.

55 novos casos e mais 1 morte de paciente com covid-19 em Feira de Santana

Mais uma pessoa com covid-19 morreu e mais 55 novos casos da doença foram registrados nesta quinta-feira (28). É o maior número de casos já registrados em um dia, desde o dia 6 de março, quando foi diagnosticado o primeiro caso. Com estas novas confirmações, o número total chega a 496.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, deste total 157 pessoas estão recuperadas e 10 pessoas morreram. Ainda de acordo com a secretaria, a 10ª vítima morreu em casa.

110 registros: Valente e Serrinha somam quase metade dos casos de Covid-19 da região sisaleira

Valente e Serrinha, na região sisaleira da Bahia, confirmaram novos diagnósticos de Covid-19 nesta quinta-feira (28). No total, os dois municípios somam 110 casos da doença, o que representa quase metade do número de registros contabilizados em toda a região, que é composta por 20 cidades. 
Valente tem 57 pessoas diagnosticadas, entre elas 2 óbitos e 13 recuperadas. Em Serrinha, a prefeitura informou que a cidade tem 53 casos confirmados, entre eles 9 recuperados e nenhuma morte. A situação mais preocupante é a de Valente, que tem 2 casos confirmados a cada mil habitantes enquanto Serrinha tem menos de um. 

Coité registra 8 novos casos confirmados de Covid-19 e chega a 19 no total

Desde o início da pandemia já foram descartados 149 casos, tem 47 em monitoramento, dois suspeitos e 7 recuperados.
Em quase duas semanas apenas dois casos de Covid-19 foram registrados em Conceição do Coité, sendo que os casos recuperados foram mais expressivos, 4 no total. Tendo neste período queda significativa em casos monitorado e suspeitos, chegando a ficar zerado por vários dias os casos de pessoas aguardando resultados laboratoriais, mas nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Saúde do Município através da Vigilância Epidemiológica divulgou um boletim que mostra que os casos confirmados de Covid-19 no município saltou de 11 para 19 casos, ou seja, oito a mais.

Coronavírus: Serrinha registra mais 4 casos nesta quinta-feira (28) e chega a 53 no total

Imagem: Reprodução SESAB
A Prefeitura de Serrinha informa que nesta quinta-feira, 28/05, surgiram mais 4 casos positivos atingindo um total de 53 casos da COVID-19 no município. A boa notícia é que mais duas pessoas estão curadas.

Em vídeo Prefeito de Tanquinho e Secretária de Saúde confirmam primeiro caso de COVID-19

O caso que estava como suspeito foi confirmado na noite desta quinta-feira (28/05) pelo prefeito Luedson Soares e a Secretária de Saúde Izenildes Silva, após o exame realizado pelo Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública testar positivo.
Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 65 anos de idade, que deu entrada no Hospital Municipal João Campos em Tanquinho, em seguida foi transferida para o Hospital Couto Maia, o prefeito pede calma, tranquilidade a população, pois todas as medidas foram tomadas quanto a pacientes, familiares e pessoas que tiveram contato com a mesma.

Brasil registra 438 mil casos e 26.754 mortes por Covid-19

O Ministério da Saúde apontou no boletim desta quinta-feira (28) que o Brasil soma 26.754 mortes pelo novo coronavírus. O número era de 25.598 na quarta-feira (27), o que mostra a inclusão de 1.156 registros de morte em 24 horas.
O número de casos confirmados da Covid-19 no país é de 438.238 de acordo com o boletim. Eram 411.821 na quarta. Houve um acréscimo de 26.417 casos desde ontem.

Coronavírus: Bahia registra 893 novos casos nas últimas 24hs; total é de 15.963 e 570 óbitos até às 17hs de hoje (28/05)

A Bahia registrou 893 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas e chega ao total de 15.963 casos confirmados da doença no estado, sendo 570 óbitos. As informações estão no site oficial da SESAB.
Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

'Acabou, porra!', diz Bolsonaro após operação contra fake news

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez duras críticas na manhã desta quinta-feira (28) à operação da Polícia Federal (PF) que apreendeu computadores, celulares e tablets de empresários, comunicadores e influenciadores digitais acusados de propagar fake news. 
“Acabou, porra!”, gritou o chefe do Executivo. “As coisas têm limite, ontem [quarta-feira] foi o último dia. Me desculpe o desabafo, mas não dá para admitir decisões individuais. Não vamos admitir que uma única pessoa tome decisão em nome de todos”, criticou. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Brasil não integra reunião com líderes mundiais para planejar reconstrução da economia

O governo brasileiro, assim como o estadunidense, não faz parte da lista de países e entidades internacionais que se reunirão para traçar uma estratégia em prol da recuperação sustentável do mundo pós-pandemia. O evento será realizado nesta quinta-feira (28), sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU) e liderado pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e da Jamaica, Andrew Holness.
O grupo com mais de 50 membros é composto pela União Européia e países como Argentina, Haiti, Costa Rica, Colômbia, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, além de entidades como o Banco Mundial, FMI e outras instituições.

Fachin encaminha pedido de suspensão do inquérito das fake news para plenário do STF

O ministro do Supremo tribunal Federal (STF), Edson Fachin, encaminhou ao plenário da corte o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, de suspender o inquérito que investiga a divulgação massiva de fake news. 
O pedido de Aras foi feito nesta quarta-feira (28) após uma operação da Polícia Federal que teve como alvo apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. 

2.230 pessoas perderam empregos com carteira assinada no mês de abril em Feira de Santana

Os dados são do Caged. Depois de Salvador, Feira de Santana foi a cidade da Bahia que mais perdeu postos de empregos
Feira de Santana perdeu 2.230 postos de trabalhos com carteira assinada em abril, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo negativo refere-se a diferença entre o número de admissões (1.146 contratações) e desligamentos (3.376) no mês passado. Depois de Salvador, Feira de Santana foi a cidade da Bahia que mais desempregou.

São Domingos: pré-candidato a vereador é assassinado na zona rural do município

Informações dão conta que os criminosos chegaram em duas motos chamado por ele e dizendo que era da Policia
Um homem identificado como Josemar Jesus de Afonso, conhecido por “Sebastian” foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira, 27, na zona rural do Município de São Domingos, no território do sisal. As primeiras informações que chegaram a redação do Calila Noticias dão conta que a vítima estava em sua residência na comunidade Queimada do Rumo quando surgiram duas motocicletas por volta das 21h e os homens o chamaram dizendo que era a Polícia, quando o mesmo abriu a porta derrubaram ele e fizeram diversos disparos atingindo várias partes do corpo e o mesmo morreu no local.

‘Sem ouvir o grupo político e partidos aliados, Assis quer Danilo candidato a prefeito de todo jeito’, diz vereador Betão

Vereador disse que sempre foi fiel ao Partido dos Trabalhadores e só votou em candidatos do PT ou aliados, colocou seu nome para possível candidatura, mas o prefeito já tem sua preferência.
Betão Gordiano
O vereador Adalberto Neres Gordiano, popularmente conhecido por ‘Betão do PT’, ‘Betão Gordiano’, fez uma publicação em uma lista de transmissão criada por ele com o nome “Mandato Comprometido com o Social” na noite desta quarta-feira, 27, onde mostra-se extremamente insatisfeito com a posição do prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT) na condução da escolha do candidato a sua sucessão.

Vigilância Epidemiológica divulga dados referentes a Dengue e Chikungunya no município de Ichu.

A Secretaria Municipal de Saúde através da VIEP (Vigilância Epidemiológica) divulgou dados referentes as doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti como Dengue, Zika ou Chikungunya.

Em reunião com ministros, Bolsonaro critica STF e ameaça resistir a decisões da corte

A relação de alvos do ministro Alexandre de Moraes no inquérito das fake news mistura alguns dos maiores expoentes da tropa de choque digital do presidente Jair Bolsonaro a militantes quase insignificantes, cuja presença é difícil de entender.
Parte das pessoas são peças importantes numa correia de transmissão que se inicia no Palácio do Planalto e é filtrada para a base bolsonarista, por meio de comentários, memes, ataques e relatos hiperpartidarizados de fatos, nem sempre fiéis à verdade, segundo a Folha de São Paulo.

Dois meses depois de registrar o primeiro caso de Covid-19 no Território do Sisal, São Domingos tem o segundo

O paciente é um jovem de 17 anos, filho de um caminhoneiro
A Secretaria Municipal de Saúde de São Domingos, através da Vigilância Epidemiológica comunicou à população são-dominguense que foi confirmado o segundo caso de Covid-19 (Coronavírus) no município. O anúncio acontece 61 dias depois do primeiro caso no município e também de todo território do sisal composto por 20 municípios. Vale lembrar que o primeiro paciente tinha chegado de São Paulo e se recuperou em isolamento domiciliar.