TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Já está em Ichu o veículo escolar do Programa Caminho da Escola. Esse é o segundo no período de um ano.

Chegou em Ichu na tarde desta quarta-feira, 12, veículo escolar com capacidade  enviado pelo Governo do Estado da Bahia em uma parceria com o Governo Federal através Programa Caminho da Escola do Governo Federal junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
Com capacidade para vinte e nove passageiros, o veículo vem para renovar a frota de ônibus escolares, garantindo qualidade e segurança no transporte dos estudantes da zona rural, matriculados na educação básica da rede municipal e estadual. Esse é o segundo micro-ônibus que chega a Ichu no período de um ano.

Nota de Esclarecimento sobre o Concurso de Máscaras e Alegorias de Ichu 2020

A Comissão Organizadora do Concurso de Máscaras e Alegorias, instituída pela Portaria nº 04/2020, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento de Cultura, vem por meio da presente nota prestar esclarecimento a sociedade ichuense.
Como é do esclarecimento de toda a comunidade, o concurso de máscaras e alegorias acontece anualmente contando com cinco categorias, sendo elas máscaras infantil, juvenil e adulto, alegorias e carros alegóricos. Segundo consta o regulamento, cada categoria deve ser premiada em primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme pontuação atribuída a cada participante.

CIPE Nordeste faz surpresa em aniversário de criança em Ribeira do Pombal

O desejo de Jorrana se realizou na noite de terça-feira (11), quando equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste chegaram de surpresa na sua festa de aniversário, na cidade de Ribeira do Pombal.
A garota que completou 9 anos de idade sonha em ser policial militar e tinha comentado com os pais que desejava ser visitada pelos PMs. “Ela já foi na nossa companhia. O pai dela nos fez esse convite de comparecer no aniversário dela e conseguimos marcar presença”, explicou o comandante da unidade, major Wellington Morais.

Motociclista morre após ser achado ferido em rodovia de Serrinha

Jerônimo Anunciação de Santana morreu por volta das 22h desta terça-feira (11) após ser encontrado caído e ferido ao lado de uma moto na rodovia BA-120, próximo ao povoado Curralinho entre Serrinha e Barrocas.
Segundo apurou o repórter Reny Maia, a vítima, que apresentava lesões na cabeça e fratura exposta na perna direita, chegou a ser encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Jovem leva vários tiros em tentativa de homicídio na zona rural de Coité

O jovem Anderson Nascimento Pinto, 20 anos, foi transferido no início da tarde desta quarta-feira, 12, do Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité para outra unidade de saúde em Feira de Santana ou Salvador após sofrer tentativa de homicídio quando estava sentado na varanda da casa do avô, na comunidade rural Ladeira Grande, na região do Distrito Juazeirinho.
Avô da vítima mostra o local onde o jovem caiu
Segundo familiares a vítima estava sentado manuseando o celular quando surgiu dois indivíduos em uma motocicleta e o carona desceu e efetuou o primeiro disparo, ”Anderson correu para o fundo da casa e ele acompanhou atirando até que ele caiu atrás da cisterna e recebeu outros tiros”, contou uma jovem que pediu pra não ser identificada.

Jovem é morto a tiros após ter casa invadida em Serrinha

Pedro José de Jesus Sena, conhecido também como ‘Neném’, de 20 anos, foi morto a tiros após ter a casa onde estava invadida, no bairro Rodagem, em Serrinha, região sisaleira da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (12). 
A Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local e conversou com irmãos da vítima. Segundo a corporação, não há detalhes sobre a autoria do crime, nem sobre a motivação. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Ichu: Ação Social do Projeto Viver Melhor e parceiros distribuem cadernos para estudantes da rede municipal de ensino

Através do Projeto Viver Melhor (PVM) em parceria com SD Junqueira, SD Elmer e por intermediação de Vânia de Judite, alguns adolescentes estudantes da cidade de Ichu foram contemplados com cadernos. 
Segundo Jairo Santos, coordenador do PVM em Ichu e em várias cidades da Bahia, o objetivo do projeto é aumentar as doações no próximo ano. Ele ressalta que através de incentivo ao estudo afasta as crianças e adolescentes das drogas e da criminalidade. 

Lei baiana que proíbe expiração de crédito de celular é inconstitucional, dizem especialistas

A proibição do limite de tempo para utilização de créditos ativados de telefones celulares pré-pagos na Bahia, em vigor desde a última sexta-feira (7) por força da Lei nº 14.228, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, pode ter uma vigência bem breve no estado e invalidar mais de três anos de tramitação, já que, como apontam especialistas, o fato de avançar em um tema de competência exclusivamente federal, a torna inconstitucional. A proposta é iniciativa do deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e foi aprovada pelo Plenário da Casa legislativa em dezembro de 2019, após ser votada por dispensa de formalidades.
Para o advogado Saulo Daniel Lopes, especialista em Direito Civil, com atuação concentrada em Direito do Consumidor, a lei é controversa, pois, apesar de o Estado ter competência para legislar sobre as questões relacionadas à defesa do consumidor, as telecomunicações é matéria específica da União.

Irmão de Eduardo Campos diz sofrer ameaça de morte e pede proteção a Moro

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e filho da ministra do TCU (Tribunal de Contas da União) Ana Arraes, pediu proteção de vida na tarde desta terça-feira (11) ao ministro da Justiça, Sergio Moro.Sem apresentar detalhes publicamente, ele relata que vem sofrendo ameaças de morte por denunciar irregularidades que teriam sido praticadas pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Pernambuco.
Tonca, como é conhecido no estado, preside a Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), ligada ao MEC (Ministério da Educação). No documento, também encaminhado à superintendência da Polícia Federal em PE e à Procuradoria da República no estado, Antônio Campos diz que na última sexta-feira (8) prestou depoimento como testemunha ao MPF (Ministério Público Federal).

Sandro Magalhães toma posse como presidente do PT Serrinha nesta sexta (14)

Nesta sexta-feira (14), o novo diretório dos Partidos dos Trabalhadores (PT), do município de Serrinha, toma posse, num evento que marca a comemoração dos 40 anos do partido. A posse acontece às 19h, no Espaço @ Casa - na Rua Joaquim Silvio Ribeiro, 295, no Parque Santana, em cima do Kumon - e conta com a presença do presidente estadual do PT, Éden Valadares, deputados, dirigentes, militantes e a sociedade civil.
Os novos dirigentes locais foram definidos por aclamação, em reunião do diretório municipal, em novembro. Sandro Magalhães que é professor, já foi vereador no município, secretário de educação em Serrinha e superintendente de cultura da Bahia, assume a presidência do PT Serrinha até 2024, sucedendo o dirigente Josenildo Shodan. Magalhães atualmente é chefe de gabinete do deputado estadual e ex-prefeito de Serrinha por dois mandatos, Osni Cardoso (PT).

Faltando menos de oito dias para o encerramento do prazo, mais de 500 eleitores ichuenses ainda não foram biometrizados

O recadastramento biométrico encerra na próxima terça-feira (18). Aquele que não atender a convocação terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições Municipais 2020. Conforme estatística do Cartório Eleitoral de Conceição do Coité responsável pelo município de Ichu, cerca de 544 eleitoires ainda não foram biometrizados.
Contando com 5.519 eleitores aptos, até o momento 4.670 já compareceram, perfazendo 84,62% biometrizados, restando 849, ou seja, 9,70% que ainda não compareceram.

Sob pressão, Bahia estreia na Copa Sul-Americana contra o Nacional-PAR

Em uma fase de contestação depois de ser eliminado da Copa do Brasil e perder o clássico Ba-Vi, o Bahia estreia nesta quarta-feira (12), às 21h30, para enfrentar o Nacional do Paraguai no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. A missão do Tricolor é afastar o mau momento e fazer um bom resultado.
A competição internacional não traz boas lembranças para o Esquadrão de Aço. Em 2019, a equipe acabou eliminada pelo Liverpool do Uruguai na primeira fase. Dessa vez, a expectativa é de ir longe. De acordo com Élber, o Tricolor não vai cair na primeira fase.