TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 10 de março de 2017

Riachão: Tentativa de sequestro de adolescente de 15 anos

No início da tarde, do dia 10 de março, na cidade de Riachão do Jacuípe, aconteceu uma tentativa de sequestro de uma adolescente, com aproximadamente 15 anos.
Segundo relato dá vítima, que não quis se identificar, a mesma caminhava nas proximidades do hospital Samaritano, quando foi abordada por 02 (dois), homens em carro Chevrolet, modelo Corsa, de cor PRATA. O veículo parou ao lado da adolescente, onde abriu a porta e o passageiro tentou agarrar a jovem pelo braço, mas a mesma conseguiu se desviar e sair correndo, assim motivando a evasão dos indivíduos.

Em Salvador, Vereador Arraia solicita da SESAB liberação de cirurgias de grande porte e cobra melhorias por parte da EMBASA para o município de Ichu

Nesta quinta-feira, 09, o vereador Edvaldo Apolônio mais conhecido por Arraia (PROS) esteve na capital baiana visitando a sede da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), onde solicitou a liberação de cirurgias de pequeno porte para o município de Ichu. Conforme o parlamentar, representantes da referida Secretaria o incubiram de juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde encaminharam toda a documentação necessária.
Arraia também visitou a sede da EMBASA com o objetivo de cobrar melhorias no sistema de abastecimento de água no município de Ichu principalmente na sede. Ele também ratificou mais uma vez o pedido que já havia protocolado pedindo que a estatal faça a mudança do CEP do povoado de Barro Preto que ainda continua com o de Riachão do Jacuípe. 

Ichu: Instituto Fazer Acontecer entrega materiais esportivos do Projeto Esporte é Brincadeira

Nesta sexta-feira, 10, uma equipe do Instituto Fazer Acontecer esteve na sede da Secretaria Municipal de Educação de Ichu com o objetivo de fazer a entrega simbólica de materiais esportivos que serão utilizados pelo Projeto Esporte é Brincadeira que conta com o apoio da UNESCO Criança Esperança/Rede Globo.
O Instituto Fazer acontecer atua em Ichu desde o ano de 2007, e esse ano inicialmente estará atendendo 60 crianças/adolescentes, sendo 30 da sede e 30 do Povoado de Barra.

Coité, Ichu, Biritinga e mais 13 municípios baianos têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal.

Seca devasta plantação de sisal em Conceição do Coité | Foto: Raimundo 
Mascarenhas/ Calila Notícias
Dezesseis municípios baianos afetados pelo extenso período de seca e estiagem tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional nesta sexta-feira (10). 

Continuam as atividades pelo 4º Aniversário da CESOL Portal do Sertão em Serrinha

Estão em prosseguimento nesta sexta-feira, 10, as atividades pelo 4º Aniversário do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, Território de Identidade Sisal.
Inicialmente houve uma Oficina com Maria Vandalva Coordenadora Pedagógica do MOC que tratou do tema "Mercado Institucional", enfatizando principalmente da Emancipação da Mulher.

Vereadora Lúcia emite nota de esclarecimento sobre a questão do Projeto de Esgotamento Sanitário de Ichu

NOTA DE ESCLARECIMENTO 
Amigos e amigas Ichuenses, 
Na qualidade de pessoa pública, cidadã ichuense e Coordenadora (que fui) do COMITÊ DE COORDENAÇÃO do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO deste município de ICHU, dirijo-me até vocês para prestar alguns esclarecimentos a respeito de uma entrevista concedida nesta sexta-feira, 10 de março pelo atual prefeito Carlos Santiago à redação do ICHU NOTÍCIAS, Sr. Valdir Carneiro, no tocante ao Plano Municipal de Saneamento Básico.
O gestor afirma que "a informação obtida no órgão da FUNASA é a de que haviam duas propostas de 2014 e 2015 e que não deram andamento, chegando as mesmas serem canceladas". Pois bem, o referido Projeto teve inicio através do DECRETO MUNICIPAL Nº 052/2014 de 07 de Novembro de 2014. Foi Coordenado pelo Crea/BA através do Programa Sanear Mais Bahia com a supervisão da FUNASA. Foram constituídos dois Comitês: o Comitê de Coordenação do qual eu fui a coordenadora e o Comitê Executivo que teve como coordenador o atual Vice Prefeito Renato Adelino de Almeida. Foram vários meses de dedicação na primeira fase do Projeto. 

Vitória leva gol no fim e deixa triunfo sobre o Vasco escapar

Após ter Euller expulso no último lance do segundo tempo e jogar a etapa final toda com um homem a menos, o Vitória teve tudo para conquistar um triunfo heroico sobre o Vasco. Mas, em um pênalti duvidoso, mas desnecessário, cometido por David, o Rubro-Negro cedeu o empate ao Vasco nos acréscimos e ficou no 1 a 1 em São Januário.
Patric, também de pênalti marcou o gol do time baiano. Nenê deixou tudo igual para o Cruzmaltino.

Feira: Vendedor ambulante é baleado na Marechal Deodoro

Mais um crime foi registrado na rua Marechal Deodoro, no centro de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (10). Por volta das 7h30, o vendedor ambulante Ivan dos Santos, 24 anos, residente no bairro Jardim Cruzeiro, foi vítima de tiros.
Segundo informações, ele vendia aipim nas proximidades da rua Sete de Setembro, quando foi surpreendido por dois homens que estavam de moto. O carona sacou uma arma e atirou no jovem.

Prefeito diz que não existe projeto na FUNASA referente Esgotamento Sanitário para Ichu

O prefeito de Ichu Carlos Santiago disse recentemente em entrevista para o Ichu Notícias que não existe nenhum projeto de Esgotamento Sanitário protocolado na Fundação Nacional de Saúde - FUNASA para o município de Ichu. 
Conforme o gestor, durante a campanha eleitoral o ex-prefeito dizia que o projeto já havia passado por duas etapas, porém de acordo como ele, ao procurar a FUNASA no intuito de dar prosseguimento ao projeto foi informado que não existe projeto. Ele afirmou ainda, que a informação obtida no órgão é que, tinha apenas duas propostas de 2014 e 2015 e que não deram andamento e até essas propostas foram canceladas. 

Tocaia: jovem baleado e morto na porta de casa em Feira de Santana

Na noite passada (9), foi assassinado Paulo Adailson Lima de Carvalho, 21 anos, que morava na rua Ponte Estreita, bairro Calumbi, em Feira de Santana.
De acordo com a delegada Larissa Laje que presidiu o levantamento cadavérico, a vítima estava chegando em em casa quando foi surpreendida por dois homens que chegaram em um veiculo de cor branca.

Sancionada a Lei que cria a nova estrutura administrativa no Poder Executivo do Município de Candeal

Foi sancionada pelo Prefeito Everton Cerqueira a Lei nº 244 de 09 de Março de 2017 que cria a nova estrutura administrativa no Poder Executivo do Município de Candeal e dá outras providências.
O Município de Candeal, Estado da Bahia, unidade territorial com autonomia política, administrativa e financeira, nos termos constantes da Constituição da República Federativa do Brasil, da Constituição do Estado da Bahia e pela Lei Orgânica do Município, através do Poder Executivo Municipal, observará os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, assegurará à população, condições indispensáveis ao acesso a níveis crescentes e progresso, e bem estar dos seus atos.

Consequências da seca III – População rural do território do Sisal vive estado de calamidade. Está faltando comida até para humanos

É visível nos territórios do Sisal e Jacuípe, no estado da Bahia, a situação de calamidade que esta vivendo a população, em especial na zona rural e onde o sisal era a principal fonte de sobrevivência. 
Plantação nos fundos das residencias quase que totalmente perdida | Foto: Raimundo Mascarenhas
No território do Sisal, cuja área abrange 21.256,50 Km² e estão localizados os municípios de Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Tucano, Araci, Candeal, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Serrinha, Teofilândia e Valente, como uma população, de acordo com o último senso, de 582.331 habitantes, dos quais 333.149 vivem na área rural, o que corresponde a 57,21% do total, estima-se que 98% dos motores de desfibra o sisal, já estejam parados.