CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Facção PCC inspirou Primeiro Comando do Interior em Cachoeira:

A inspiração do cachoeirano Edmilson Bispo dos Santos Júnior (sem camisa) para criar a facção Primeiro Comando do Interior (PCI) está bem longe das terras margeadas pelo Rio Paraguaçu, onde em 1822 Dom Pedro I foi proclamado Príncipe Regente do Brasil. Acusado de ser o maior traficante em atuação na região, Júnior buscou as referências do seu grupo criminoso no Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista criada na década de 1990 no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, em São Paulo. 

Liderado por Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que cumpre sentença de 44 anos, principalmente por assalto a bancos, no presídio de segurança máxima de Presidente Venceslau II, a facção criminosa PCC tinha a pretensão de combater a opressão dentro do sistema prisional paulista, mas acabou se tornando o maior distribuidor de drogas do país. Mas, de acordo com a avaliação de policiais, Júnior não tem o mesmo lastro que o PCC teve para se firmar. “São realidades diferentes. O PCI não tem lastro político. O problema é que no plano local ele está aterrorizando a região de Cachoeira”, destacou o delegado titular da cidade, Laurindo Neto.

População se cala“Precisamos do apoio da comunidade para prender Júnior”. Esta é a avaliação da subcomandante do pelotão da Polícia Militar de Cachoeira, sargento Genilsa Silva. Ela destaca que o traficante conta com o apoio da comunidade, seja por conveniência, seja por medo. 

“As pessoas precisam denunciar onde ele está para que nós possamos prender ele. Muitas vezes, recebemos pistas falsas. Isso acontece por medo e também com a conivência com o traficante”, diz. A sargento destaca ainda que a geografia da histórica cidade, cheia de morros e ladeiras, conta a favor de Júnior. “Ele nasceu em Cachoeira e conhece todos os becos”. 

O pelotão de Cachoeira conta com cerca de 30 policiais vinculados à 27ª Companhia Independente da Policia Militar, sediada em Cruz das Almas. A PM atua em ações conjuntas com a Polícia Civil na caçada contra Júnior. Para cumprir sua missão criminosa, Júnior conta com alguns apoios: a geografia de Cachoeira, o silêncio dos moradores e a proteção de comparsas adolescentes. 

“Recentemente, a polícia apreendeu menores de idade que traziam de Feira de Santana três escopetas para Júnior. Ele usa menores para facilitar as fugas e não ter complicações para ele”, contou o delegado Laurindo Neto. Moradores do bairro Viradouro, onde Júnior tem forte influência, tremem só de ouvir o nome do traficante. “Ele vive por aí. Pede a gente para guardar coisa aqui, mas se eu falar qualquer coisa, morro”, contou uma dona de casa que, ao ser informada do teor da reportagem, saiu correndo para dentro de casa. Comportamento seguido pelos outros moradores que se aglomeraram no entorno do carro do CORREIO.Reportagem de Jorge Gauthier.  (Correio)

COITÉ - Inscrições para o processo seletivo do conselho tutelar de Conceição do Coité estão abertas:


O Conselho Tutelar é um órgão permanente e com autonomia, composto por cinco membros eleitos pela comunidade local, para um mandato de 3 anos. Sua criação foi prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, seu objetivo é fazer valer, na prática, os princípios estabelecidos pelo ECA, zelando pelo seu cumprimento. Eles atendem crianças, adolescentes e suas famílias; requisitam e garantem a prestação de serviços públicos; representam a autoridade judiciária e fiscalizam os órgãos governamentais e não-governamentais. Em suma, atendem à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados - as atribuições oficiais do Conselho Tutelar estão previstas no artigo 133 do ECA.


Em Conceição do Coité, iniciou nesta terça-feira, 20, as inscrições para o processo seletivo do conselho tutelar, o prazo para a inscrição é até o dia 30 de setembro, os interessados deverão comparecer na Secretaria de Ação Social local da inscrição, horário das 8 às 13 horas,  valor da inscrição vinte reais, a prova será realizada no dia 24 de outubro deste ano na Escola Municipal João Paulo Fragoso, antigo Colégio Wercelêncio Calixto da Mota, qualquer informação ligue (75) 3262 5946.

ASCOM/COITÉ Por: Val César

FEIRA DE SANTANA - DPT libera Laudo do Incêndio do Atacadão São Roque:


De acordo com o resultado, a causa determinante do incêndio se deu por falha humana, de forma acidental, provocada por operários durante execução do serviço de instalação de uma manta asfáltica.

Foram utilizadas chamas abertas alimentadas com Gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que, abertas alimentadas com Gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) motivaram a propagação das chamas, juntamente com as condições arquitetônicas do estabelecimento. Além disso, a ausência de hidrantes e as condições precárias dos caminhões do Corpo de Bombeiros (com água insuficiente) e poucos equipamentos de combate a incêndio de grande porte, não evitaram o alastramento das chamas.

Em entrevista a imprensa, o delegado Matheus Souza, titular da 1º Delegacia disse que o proprietário da empresa responsável pelo serviço e os operários serão ouvidos, com a finalidade de identificar o culpado.

Ele disse ainda que todos os envolvidos serão indiciados e que caberá à Justiça aplicar a penalidade cabível.

“Vamos identificar qual funcionário praticou esse delito de forma acidental, por negligencia ou imprudência, sobre quais regras [de segurança] ele não se atentou e posteriormente repassar a conclusão para a comunidade”, informou Matheus Souza.

De acordo com o delegado, o Atacadão São Roque pode pedir ressarcimento através de uma ação cível contra a empresa responsável pelo serviço.

Ele disse ainda que os trabalhadores estavam usando maçaricos e outros objetos considerados inflamáveis que provocaram a destruição do estabelecimento.

A perícia foi coordenada pelo perito Renato Lacerda.

O INCÊNDIO
A tragédia aconteceu no final da manhã do dia 7 de Julho deste ano, por volta de 11 horas, quando um incêndio de grande proporção destruiu toda estrutura do Atacadão São Roque, situado na Avenida Eduardo Froes da Mota, a conhecida Avenida de Contorno, no bairro Santa Monica. Segundo o encarregado da loja, Lucio Medeiro, o incêndio começou no interior do deposito de produtos inflamáveis como papel higiênico, guardanapo e materiais descartáveis (copo, prato e talheres), funcionários ainda tentaram conter as chamas como extintores da loja, mais o fogo foi muito rápido e em menos de cinco minutos já tinha tomado toda loja.



FSA - Garoto baleado no PGV passa bem no Hospital Estadual da Criança:


Na tarde de hoje (20), a assessoria de comunicação do Hospital Estadual da Criança afirmou para reportagem do Folha do Estado que o garoto Natanael Souza Cordeiro, 10 anos, vítima de um tiro no abdome, no bairro Parque Getúlio Vargas, passa bem.
Hospital Estadual da Criança
“Ele já foi submetido a uma cirurgia e os médicos informaram que o quadro dele é estável. Neste momento, o garoto passa bem. Ele vai ficar um período de 24 horas na UTI, em observação, e quarta-feira (hoje) pode ser transferido para um apartamento”, afirmou Evellin Cordeiro, assessora do HEC.

O TIRO - Natanael Souza Cordeiro, 10 anos, foi baleado com tiro na barriga, no início da manhã de ontem (20), por volta de 6h30. No momento em que foi atingido pelo tiro, o garoto se arrumava, no interior de sua residência, para ir à escola. Na frente da casa do garoto, localizada na Rua Maracá, bairro Parque Getúlio Vargas, aconteceu um tiroteio entre bandidos. Natanael foi socorrido para o HEC.

Local onde ocorreu o tiroteio entre bandidos
A mãe do garoto, Lucinete Brito de Souza, afirmou para a reportagem que no momento do tiroteio estava arrumando os filhos para ir à escola. “Eu estava arrumando ele e minha outra filha para irem para a escola e eu também estava me arrumando para ir para o trabalho. Quando ouvi os disparos de arma de fogo, falei com eles: ‘corre, corre, vem pro quarto’. Mas, nesse momento, Natanael gritou ‘ai, minha mãe’. Vi o buraquinho na barriga dele, que nem estava sangrando, aí fiquei doida, gritando que balearam meu filho. Depois socorremos ele para este hospital”.
Marca onde a bala perdida entrou baleando o garoto
Maura Brito, tia do garoto, afirmou que a família está chocada com o acontecido. “Graças a Deus, ele passa bem. Mas, se ficamos indignados quando um adulto é vítima de uma bala perdida, imagina quando a vítima é uma criança”.


INVESTIGAÇÕES 
Um policial militar, que não quis ser identificado, afirmou para a reportagem que o responsável pelo tiroteio é um traficante conhecido como “Chocolate”, que estava cumprindo pena no Presídio Lemos de Brito, em Salvador. ‘Chocolate’ teria recebido benefício do Dia das Mães e não retornou mais para o presídio.

As três tias do garoto aguardam informações no HEC
“Ele é acusado de balear dois irmãos na semana passada, no bairro Rocinha, sendo que um deles morreu e outro ficou ferido. De lá para cá, o que está acontecendo é isso, tiroteio e tiroteio”, disse o policial.

O tiroteio está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Motociclista fica ferido ao bater na traseira de carro na BA-120:

Uma colisão por volta das 19h20m desta segunda-feira (19) no quilometro 06 da BA-120, trecho entre Conceição do Coité e Retirolândia, próximo ao distrito de Santa Rosa, deixou uma pessoa com vários ferimentos graves.

O marceneiro Renilson dos Santos Rodrigues, 23 anos, seguia sentido Retirolândia com sua motocicleta Honda Titan, placa JOP- 7773, quando colidiu na traseira do Fiat Uno - JKU-4607, conduzido por Hamilton Jesus de Santana, 38 anos. 

Segundo informações de pessoas que ajudaram no socorro á vítima, o motociclista estava sob efeito de bebida alcoólica e em alta velocidade. Ele perdeu o controle e bateu na traseira do carro. Renilson recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional de Coité e depois foi transferido para Salvador com suspeita de traumatismo craniano. O motorista do Uno fugiu do local abandonando o veículo.

Veja outras imagens
O acidente aconteceu no quilometro 06 da BA-120, entre Coité e Retirolândia


Segundo informações, o condutor da moto estava em alta velocidade


Fonte: Clériston Silva/Foto: Informe Bahia

Santo Antônio de Jesus - Acidente na BR-101 deixa dois mortos:

Um acidente envolvendo um carro e um caminhão deixou dois mortos e três pessoas feridas na tarde desta terça-feira (21) no KM 268 da BR-101, próximo ao município de Santo Antônio de Jesus, a 196 km de Serrinha. 

Segundo informações de Cristiano Franklin, coordenador da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região, o acidente que envolveu um caminhão baú, placa CNR-3351com licença de São Paulo e um veículo modelo Gol, placa NYH-5611 com licença de Porto Seguro que vinha de Eunápolis, aconteceu por volta das 14h10.

Ainda segundo o coordenador, as vítimas estavam no carro, que se chocou de frente com o caminhão após uma ultrapassagem do Gol. “O acidente foi uma colisão frontal decorrente e presumivelmente por ultrapassagem. Só após o laudo pericial que estas circunstâncias serão confirmadas” disse o coordenador. George Guatama Oliveira Silva, 27 anos, natural de Eunápolis e Perolina Borges de Jesus, 45 anos, natural de Gandu, morreram na hora. Os corpos do casal foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Já Manuel do Carmo do Nascimento, 48 anos, Joilson Silva dos Santos, 24 anos e um homem apenas identificado pelo prenome de Jackson, de aparentemente 26 anos, foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde continuam internados. Manuel teve ferimentos leves e não corre risco de morte. Joilson e Jackson estão em estado grave. 

Veja outras imagens




Fonte: Clériston Silva com informações do blog local A Voz da Bahia.

Bandidos roubam moto de ichuense no município de Santa Bárbara:

Blog de andreluizichu :REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Bandidos roubam moto de ichuense no município de Santa Bárbara
foto inlustração
Por volta das 13 horas desta terça-feira, 20, dois bandidos tomaram de assalto uma moto CG TITAN 150, ano 2007 modelo 2008, de placa JNY 3703 - licença de Ichu, pertencente a Gerson  Freitas Araujo morador da Av. Elvira Freitas em Ichu.
A moto foi locada por um senhor conhecido como Antonio residente na comunidade do Cedro que fica a aproximadamente 1 km da sede do município.
Antonio que trabalha como vendedor se dirigiu até Serrinha e de lá foi para Santa Bárbara. Quando estava retornando para Ichu nas proximidades das comunidades de Noventinha e Tomba os dois homens em uma moto anunciaram o assalto.
Conforme informações passadas por Antonio para o proprietário da moto Gerson Freitas, um dos bandidos estava armado com um revólver.
O proprietário se descolou até a delegacia de Santa Bárbara e registrou a queixa. Qualquer informação, comunicar a Polícia ou ligar para (75) 8152-0233.
Gerson Freitas Araujo  trabalha como Motoboy e esta é a segunda moto que ele perde para os bandidos. Por ironia do destino a primeira foi tomada de assalto próximo à comunidade Licuri, município de Ichu, e acreditem, também no mês de setembro só que de 2009. (AL NOTÍCIAS, Blog de André Luiz)

ICHU - Conheça a história do Flamengo da Baixinha - Fundado em 1976:

Na década de 70, na comunidade de baixinha, zona rural do município de Ichu, região sisaleira do estado, surge um time de futebol amador que hoje conhecemos por Flamengo da Baixinha. Este time amador sempre tem se destacado no município por possuir uma torcida alegre e apaixonada pelo time, também pelo seu prestígio no município onde atua durante estes 35 anos de existência.

Tendo na sua trajetória muitas conquistas, também encontrou muitos obstáculos no decorrer de sua história, sendo todos eles superados pela força de seus dirigentes que trouxe seu nome até os dias de hoje. Em 1976 quando tudo começou através de uma brincadeira entre amigos, torcedores dos dois maiores times profissionais da Bahia que são o "Bahia e o Vitória" , inicia-se sua história que segue narrada.

SUA HISTÓRIA:
Nos meados da década de 70, precisamente em 1976, cerca de dez amigos moradores da comunidade de Baixinha, se reuniram para disputa de uma partida de futebol no terreiro da fazenda (foto) pertencente ao já falecido Antônio Ramos Carneiro. Devido na época existir nesta comunidade, torcedores do Bahia e do Vitória ambos da capital, foi dividido com torcedores do Bahia de um lado e torcedores do Vitória do outro. Era apenas dez jogadores sendo cinco de um lado e cinco do outro.

Jogadores torcedores do Bahia:
Dinho de Antero, Oséas de Militão, Gildásio de Joãozinho, Antônio menino e o saudoso José Pitula.
Jogadores torcedores do Vitória:
Almir filho da casa, Vevé de Maria, José Cigano, Jonas de Joséliontino, e o saudoso Antônio, conhecido como Chocho.
Esta brincadeira foi ganhando força e outros amigos se ajuntavam ao grupo que crescia a cada dia vindo o terreiro da fazenda ficar muito pequeno para suportar tanta gente. Foi aí que surgiu a ideia de se construir um campo maior para suportar aquelas pessoas. Logo se construiu um campo ao lado (foto) daquela fazenda onde passou atuar 22 atletas sendo 11 de um lado e 11 do outro, formando assim em dez de maio de 1976 o primeiro time de futebol amador da comunidade e seu nome ficou sendo Vitória da Baixinha.

Alguns anos depois, já na década de 80, um amigo da família, o senhor Antônio Bitelo deu de presente um uniforme (padrão) completo do Flamengo, passando assim se chamar Flamengo da Baixinha onde está até os dias de hoje.
Durante 35 anos de existência, o Flamengo já conquistou além de sua linda história, vários títulos regionais, entre eles o de campeão da copa rural de Ichu em 1999, e ainda três vice campeão, sendo o último no ano passado (2010) deste, que é o maior campeonato de futebol amador da região. Em sua vitrine (foto ao lado) estão expostos os mais de 50 troféus que prova a sua história de conquistas durante estes anos de sua existência.

Os maiores artilheiros da equipe foram, Manoel de Militão, Vevé de Maria, Renato conhecido como Coquinho, Oséas de Militão, Adelson de Lô e Tico. Já na atualidade os maiores artilheiros são, Ronilson, Eliseu e Jorginho.
Coquinho por exemplo que está nesta foto segurando o primeiro troféu conquistado pela equipe juniores em 1983, atuando na época como goleiro, conseguiu um feito jamais alcançado por outros jogadores. O mesmo atuando na linha como atacante, marcou 11 gols em duas partidas no ano de 1988, sendo 6 gols contra a equipe da Queimada do meio onde o flamengo sapecou uma goleada de 7X2 fora de casa, e depois fez 5 gols contra a equipe do Licuri jogando dentro de casa onde mais uma vez o Flamengo goleou por 9X1. 
Hoje o Flamengo é bastante organizado, pois possui sua sede própria com dois vestiários (foto ao lado) que oferece uma boa comodidade para os atletas. Tem como presidente do time o senhor Isac Jesus Oliveira que é casado com uma neta do antigo proprietário da fazenda, o saudoso Antônio Ramos Carneiro; e tem como vice presidente o senhor Almir Conceição Carneiro que é filho da casa e um dos fundadores deste time a 35 anos atraz.

O diferencial desta equipe, é a base que sempre foi mantida entre os membros da família, sendo eles Almir, Lechéu, Coquinho, Tico e Bonifácio; hoje com a idade atrapalhando suas participações em campo, eles ajudam no que pode fora das quatro linhas. Porém seus filhos genros e amigos procuram manter esta base como pode, sendo hoje apenas Ronilson, Rodrinho, Isac e Jorginho. São pessoas simples, que vem lutando para zelar o nome do Flamengo da Baixinha, equipe de futebol amador que tem história e tradição no nosso município. 

Salientando que entre os primeiros atletas desta equipe, o senhor Valtinho tem sido um Mártir neste grupo pois desde o início tem se empenhado assiduamente pelo crescimento da equipe o qual, Almir destaca com muito orgulho sua colaboração sem esquecer de todos os outros amigos que compôs os primeiros atletas do time.  Segundo o vice presidente, Almir Conceição Carneiro, todos os anos entre os dias 10 e 17 de maio, se comemora o aniversário do time com muito futebol, som e comes e bebes.



Por: Valdir Carneiro     

ICHU - Sessão da Câmara foi marcada por denuncias contra administração do executivo:

A sessão da câmara municipal de Ichu nesta terça-feira (20), foi bastante movimentada, principalmente com sérias denuncias contra o prefeito Carlos Santiago de Almeida. 
Primeiro foi o vereador Antônio George que acusou a forma como está sendo aplicado o dinheiro destinado a distribuição de água em carros-pipas para as pessoas necessitadas do município. Sem citar nomes, o vereador disse que a pessoa que ganhou a licitação para fazer o transporte, está recebendo duas ordens de serviço por uma única viagem  de água, ele disse ainda que cada viagem que a prefeitura deveria pagar R$ 50,00 reais, que é o estabelecido na licitação, está sendo pagos R$ 100,00 reais com o dinheiro público.

Depois foi a vez do pastor Vanderlei Alves, da Igreja Batista de Ichu, que usando sua fala disse que solicitou do prefeito municipal desde maio deste ano a substituição de uma lâmpada bem a frente da Igreja, pois segundo ele, o prefeito não lhe atendeu, alegando falta de recursos, e que em virtude das festas juninas, a prefeitura não poderia lhe atender.

O pastor Vanderlei Alves, pediu também aos vereadores da casa, que exigissem uma explicação do prefeito, sobre a verba pública destinado ao dia dos evangélicos deste ano e se possível dos anos anteriores; segundo ele, a Igreja Batista com representantes de outras denominações evangélicas do município se reuniu com o prefeito por duas vezes para tratar deste assunto, e em nenhuma dessas reuniões, o prefeito tem dado uma posição concreta a respeito. Segundo Vanderlei, á boatos em que o prefeito já destinou a verba a uma unica denominação evangélica, deixando as outras denominações de fora;  Vanderlei ainda disse que na conversa que teve com o prefeito, ele deixou transparecer um certo favorecimento a uma única denominação evangélica, a qual o mesmo não quis revelar o nome. O dia dos evangélicos está á três dias e por falta deste recurso, os evangélicos da cidade ficarão sem este importante evento, afirma o pastor. O vereador Antônio George, reiterando a fala do pastor, disse que a câmara municipal aprovou no ano passado uma verba orçamentária de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), para ser gastos durante todo ano de 2011 com festas no município, ele ainda disse que este dinheiro daria para se fazer uma festa por mês com custos de R$ 12.500,00 reais, sendo que nem todos os meses existem festa no nosso município, afirma George, que prometeu investigar com mais rigor a destinação desta verba. 

Ainda na sua fala, o pastor Vanderlei chamou atenção dos vereadores, sobre o compromisso que a Igreja Batista vem tendo com o social neste município, a exemplo de um mutirão com 40 profissionais nas áreas de saúde e estética, que será realizado nos dias 08 e 09 de Outubro para atender a toda população ichuense, a qual aproveitou para convidar as autoridades e os cidadãos civil para se fazerem presente.

As autoridades do legislativo, prometeu cobrar do prefeito um esclarecimento a respeito desta denuncia e disse que iria convocar o prefeito para vim até a câmara dar uma posição a sociedade.