TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

JAGUAQUARA - Facão comeu solto na cidade de Jaguaquara:

Polícia Militar voltou a registrar tentativa de homicídio no bairro Malvina II, em Jaguaquara. No início da noite de quarta-feira (12), a viatura foi solicitada para comparecer em uma área de bairro, no local,dois homens estavam feridos após confusão. Os mesmos foram socorridos por policiais ao Hospital Municipal: Antonildo Xavier Macedo, 34 anos,com cortes na cabeça, e Antônio Santana Dias, também de 34 anos. Segundo informações colhidas pelo BMF, Antônio deu entrada na unidadehospitalar, apresentando graves ferimentos pelo corpo. Ele alega que Antonildo desferiu vários golpes de facão contra a sua pessoa. Houve desentendimento e, durante a discussão, Antônio agrediu Antonildo, quefoi para casa, pegou um facão e armou uma emboscada nas proximidades de uma quadra. Antonildo foi liberado após atendimento médico, mas Antônio Santana Dias segue internado sob cuidados.

Repórter Tatu

Vaqueiro encontra moto no fundo de lagoa em Coité:

Segundo a polícia está foi a quarta moto encontrada em lagoa em menos de dois anos.

Não é história de pescador, nem novidade encontrar motos no fundo de lagoas em Conceição do Coité. Nesta quinta-feira, 13, mais uma motocicleta foi encontrada, trata-se de uma Yamaha YBR de cor azul placa JRM 2276 licença de Serrinha, encontrada por Ronaldo Reis, vaqueiro da Fazenda Lameiro Dantas, que fica as margens da BA 411 sentido centro da cidade ao distrito de Salgadália.   
Eram 11h quando o vaqueiro avisou a um policial militar da existência da moto no fundo da aguada, o soldado então informou a guarnição de serviço que se deslocou até a fazenda, onde constatou a existência da moto coberta de lama.
Após realizar o resgate, o veículo foi levado para a sede da 4ª Cia e depois de fazer um levantamento, não foi encontrada nenhuma queixa de roubo.
A polícia espera que a partir dessa reportagem o proprietário procure e registre o ocorrido a fim de facilitar a prisão do autor do furto ou roubo. “A gente não confirma se a moto foi jogada no lago depois de furtada ou roubada, mas se tomar como base as outras que já foram encontradas, algumas depenadas, podemos imaginar que realmente foi um ato criminoso”, falou o capitão Joilson Lessa, comandante da 4ª Cia.  

Por: Raimundo Mascarenhas/Fonte: Calila Notícias

Feira de Santana - Gestantes perdem bebês enquanto esperam atendimento no Hospital da Mulher:

A direção do hospital informou que a unidade estava supelotada no momento em que elas chegaram. Uma das gestantes veio do município de Água Fria. As duas estavam perdendo muito sangue e já tinham passado em outros hospitais.

Perderam os bebês nesta quinta-feira (13), duas gestantes que não conseguiram ser atendidas no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), em Feira de Santana. Uma delas, Ângela da Silva, saiu em uma ambulância do município de Água Fria e percorreu vários hospitais em Feira de Santana e ao chegar ao Hospital da Mulher, por volta das 7h30 foi informada de que não havia vagas.   

“Minha esposa estava sentindo fortes dores, e tivemos em vários hospitais aqui em Feira, mandaram a gente ir para o Hospital da Mulher e quando chegamos disseram que não tinha vaga. Ela ficou no carro sangrando, provavelmente abortando e mandaram a gente ir para Salvador”, contou Gerson Félix da Silva, esposo de Ângela. Muito preocupado, ele disse que só iria sair depois que a esposa dele fosse avaliada. “Quem vai assumir a responsabilidade se ela morrer no caminho? Algum médico tem que avalia-la,” exigiu.
O motorista da ambulância, Jean Cleber Costa Cardeal, informou que o município não tem médico obstetra e que sempre é feito esse serviço de transferência.  Ele teve receio de levá-la de volta porque não sabia o risco que a gestante podia correr durante o percurso. “A ambulância está toda ensaguentada. Só viemos para cá porque o Hospital da Mulher é de referência em Feira de Santana”, declarou. 
A outra gestante, Geisa Oliveira da Silva, 19 anos, grávida de dois meses, também estava sangrando muito e não foi imediatamente atendida.  A mãe dela, Valdeci de Oliveira, disse que chegou ao hospital às 4h e que foi a outro hospital, mas também não foi atendida e retornou para o Hospital da Mulher onde foi atendida momentos depois. A jovem mora no bairro Ponto Central, em Feira de Santana. O hospital; A secretária da direção do hospital, Monaliza Lorene, informou que hoje pela manhã a unidade estava superlotada e que foi feito o possível para atender as duas mulheres  a tempo. Ela disse ainda que Ângela já tinha expulsado o feto no caminho para Feira de Santana e que quando conseguiram colocá-la dentro do hospital ela já tinha perdido o bebê.  “A direção chamou a médica para fazer a avaliação dela, mas a mesma só foi até lá depois, porque estava na hora da troca do plantão e ela ainda estava atendendo outras pessoas. Em nenhum momento o hospital negou atendimento as duas gestantes”, assegurou.

 Grávidas de Feira de Santana e de mais 100 municípios circunvizinhos contam com atendimento do Hospital da Mulher. A unidade é referência em atendimentos a parturientes e também a recém nascidos de alto risco. De janeiro a agosto deste ano, já realizou 3.053 partos e foram atendidas 12.618 mulheres.   

* Com informações e fotos do repórter  Ed Santos do programa Acorda Cidade 

Feira de Santana - PM apreende mais de 30 motos em operação contra saidinha bancária:

Neste mês a polícia já apreendeu aproximadamente 300 motocicletas. Os condutores devem comparecer a 3ª Ciretran e regulamentar a documentação para retirar os veículos.

Pelo menos 35 motocicletas foram apreendidas hoje (13) em Feira de Santana durante a Operação Atalaia, da Polícia Militar, realizada por policiais do Pelotão Asa Branca, no centro da cidade. De acordo com o sargento Valdomiro Xavier, a operação visa coibir as saidinhas bancarias e por esse motivo à ação está sendo realizada em áreas próximas a bancos. Ainda de acordo com o PM, não foram encontrados condutores com armas e drogas, no entanto, a polícia flagrou motociclistas com documentação irregular ou sem Carteira Nacional de Habilitação e encaminhou os veículos para o pátio da 3ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). 

Neste mês a polícia já apreendeu aproximadamente 300 motocicletas. Os condutores devem comparecer a 3ª Ciretran e regulamentar a documentação para retirar os veículos. 

Por Aldo Matos/Fonte: Acorda Cidade

Assaltante comanda roubo de motos do interior de presídio; esposa trabalhava como braço direito no esquema:

Os policiais da Delegacia da Repressão de Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana iniciaram uma investigação para desarticular uma quadrilha especializada em roubos de motocicletas neste município.

No dia 5 de outubro, com a prisão de Milena Souza Sampaio, a “Nêga”, na rua Araújo Pinho, bairro Areal, os investigadores descobriram que o companheiro dela, Donizete Brandão Oliveira, 27 anos, conhecido como “Pé de Ferro” preso há dois meses, comanda uma quadrilha de roubo de motos, do interior do Conjunto Penal de Feira.

Milena foi flagrada dentro de casa, com dois sacos contendo maconha e uma motocicleta Honda Fan, vermelha, de placa NTD-5451, roubada no dia 4 deste mês das mãos de Geovaldo Santana Lima, no bairro Santo Antonio dos Prazeres. Ela permanece presa na ala feminina da unidade penal depois de ter sido autuada em flagrante por trafico de drogas e receptação.

Segundo a polícia, ela confessou em seu depoimento que seu trabalho era guardar as motos roubadas pela quadrilha e que são comercializadas em torno R$ 700, 00 reais em um município próximo de Feira.

O investigador da polícia civil Day Bahiano, em entrevista ao blog Central de Policia prometeu que em breve esta quadrilha será apresentada à imprensa e também a comunidade.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa

Pé de Serra - Incêndio destrói morros do Andaraí e Boqueirão e causa prejuízos:

Desde o começo deste ano vem ocorrendo crimes ambientas na região, que abrange os morros do Andaraí e Boqueirão, em Pé de Serra, municipio localizado na Bacia do Jacuipe.

Há meses atrás, foi desmatada uma grande área verde da mata e, mesmo depois de várias denúncias, os órgão ambientais não se mobilizaram para aplicar a lei e punir os responsáveis, o que mostra a inefeciência do Ibama, do Ima e demais intituições responsáveis.

Desta vez, achando pouco o desmatamento, os criminosos colocaram fogo em uma área grande no Andaraí, e depois o fogo migrou para o Boqueirão, com as chamas vistas de longe no período da noite. O local desmatado e incendiado não tem capacidade de produzir nada, já que trata-se de uma região de muita pedra, com árvores de várias espécies e com mais de cem anos de idade.

Segundo relatos de algumas pessoas, vários animais foram mortos queimados e alguns fugiram do local, pois tiveram seu habitat destruído pelo fogo, provocando uma grande perda na fauna local.

Espera-se que os responsáveis por esses atos insanos tenham um pouco de consciência ambiental e parem de destruir o meio ambiente, pois se for para esperar pelo Ibama e o IMA, tudo será destruído.

Fonte: Interior Da Bahia, com informações de Rildo Rios (Navozdaserra).

Com ajuda do disk denúncia policia prende dupla que furtou produtos da Jornada Ampliada de Barreiros.

Por volta das 9h de terça-feira, 11, com ajuda do disk denúncia, policiais da 5ª Cia de Riachão do Jacuípe tiveram informações sobre os alimentos que foram roubados do PETI de Barreiros no domingo (9).  Com informações que os alimentos estariam em uma casa no Barreiros Velho, o sargento Lindoval, e os soldados Trindade, Nilson e Adeblando estiveram no local e constataram que havia vários frangos e um botijão de gás que supostamente seriam da Jornada Ampliada, então os policiais ao perguntarem ao moradores, eles confessaram o crime.  As quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia, Elielson Silva da Conceição conhecido por fuminho e Ivo de Jesus Almeida, vulgo Tatá foram autuados em fragrante. Um homem e uma mulher que também estavam na casa, foram ouvidos e liberados, porém foi instaurado o inquérito para apurar a participação deles.  “A comunidade pode ficar sossegada, e quando acontecer algo parecido é só ligar para 190 ou para o disk denúncia 3264-2022 e não precisa se identificar que a policia vem rápido para apurar”  informou um dos policiais á importância do disk denúncia.  Os moradores Já estavam cansados com a onda de arrombamentos, só no último final de semana foram dois  “não conseguia dormir direito,já que todos os dias estava acontecendo arrombamento ,pra você ver, até o PETI que tem o trabalho Voltado pra crianças estava sendo alvo, só esse ano foram furtados cinco botijões de gás, isso é uma vergonha” disse uma moradora.  “Os policiais foram rápidos, pois os bandidos nem tiveram tempo de comer a carne toda, ta vendo? Que o trabalho da policia tá sendo feito?  Mas queremos mais, e o que depender da comunidade barreirense para prender marginais, a população vai colaborar com alimentos, alojamento, transporte e que precisar para fazer esse trabalho de combate ao crime em nossa comunidade”.  A sociedade barreirense aplaudiu o trabalho da Policia Militar “a policia está fazendo seu papel, tirando os criminosos da sociedade, agora vamos ver se os padrinhos (políticos) vão passar a ‘mão pela cabeça’ dos suspeitos dos crimes de nossa comunidade e colocar advogado para soltar”, disse outro morador que pediu para não ser identificado.

Por: Diego Sandes e Daniel Oliveira, Fonte: Radio Comunitaria Barreiros FM

Lixão provoca morte de animais e polui rio no interior da Bahia.

Um depósito de lixo sem tratamento tem provocado mau cheiro e transtornos para moradores, além de poluir as águas do rio Jacuípe e causar a morte de animais na zona rural da cidade de Riachão do Jacuípe, 183 km de Salvador. O lixão está localizado em um grande terreno e existe há quase sete anos. São despejados no local todos os resíduos oriundos da coleta de lixo na cidade. Os urubus são atraídos e incomodam quem mora nas redondezas. Entre eles, está o mecânico Heldegardes Pinto de Matos, que diz ter procurado o Ministério Público algumas vezes, mas não obteve solução até o momento. "Temos problema de cachorro, problema de urubu, problema de carcará, muito mau cheiro, fumaça", descreve o mecânico. Ossos de animais e móveis quebrados, além de lixo hospitalar e tecnológico são alguns dos resíduos sólidos despejados no lixão. Ao longo dos anos, o riacho que existia no local acabou encoberto pelo lixo. Os moradores contam que, quando chove, a água arrasta o lixo para o rio Jacuípe. Parte dos resíduos é queimado. Os moradores dizem que raramente veem máquinas trabalhando no local para tentar amenizar o problema. "É a primeira vez que vejo máquinas aqui fazendo esse movimento", diz o agricultor João Oliveira. O lavrador Tertuliano da Silva Santos diz que não sabe mais o que fazer. Ele tem uma pequena fazenda vizinha ao local, que fica cheia de sacos plásticos levados pelo vento e, por conta disso, afirma que muitos de seus animais já morreram. "Em duas horas, já perdi três bezerros, tudo embuchados de plásticos. Tem horas que dá vontade de botar fogo em tudo e dizer adeus, acabou. Tanto que eu trabalhei para ver uma miséria dessa aqui. É difícil", comenta o lavrador. O prefeito da cidade, Lauro Falcão, disse que está à procura de um novo terreno, em local mais distante da cidade para implantar um aterro sanitário. Ele afirma que o projeto do aterro já foi aprovado pelo Governo Federal como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
Fonte: G1

Parceria entre ASA e APAEB Serrinha garante acesso à água para agricultores familiares de Retirolândia.

Uma cerimônia simbólica realizada no dia (9) de outubro, na comunidade de Barriguda em Retirolândia, marcou a entrega de 20 cisternas calçadão, 2 barragens subterrâneas e um tanque de pedra. A ação é fruto de uma parceria entre a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e a APAEB Serrinha, através do Programa Um Milhão de Cisternas. 

Foto ilustrativa de Cisterna Calçadão. Fonte Blog Cofaspi
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, João Nilton Ferreira, as cisternas e barragens, reservatórios individuais, foram distribuídos entre algumas comunidades do município. O tanque de pedra, construído na comunidade de Baixa do Couro, é de uso coletivo e deve atender as famílias mais próximas.
Barragem subterranea. Foto ilustrativa. Fonte blog Caramuru


Tanque de pedra. Foto ilustrativa. Fonte Opiracuruquensetrilheiros


João Nilton informou que paralelo a essa ação, o Sindicato construiu 30 cisternas como forma de minimizar os efeitos da seca e que novos projetos estão sendo pensados para o município. 
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é uma rede formada por cerca de 750 organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida. Tendo como uma de suas ações prioritárias a multiplicação de tecnologias populares para captação e armazenamento de água.
Fonte: FATRES

Coité - Mais de 5 mil crianças participaram de comemoração na Praça da Matriz:


No seu segundo ano, o Dias das Crianças foi comemorado em Conceição do Coité, o governo municipal apoiou vários eventos que foram realizados nas comunidades e bairros, nesta quarta-feira, 12, a concentração maior aconteceu na Praça da Matriz, quando as crianças se divertiram, sendo a equipe organizadora mais de 5 mil crianças participaram dessa comemoração.
O Prefeito Renato Souza esteve presente, brincou e abraçou as crianças. “Também me sentir como uma criança, percebi a alegria delas quando me abraçaram e brincaram, esse foi um compromisso que estou honrando,  já é o segundo ano e, no próximo ano se Deus quiser vamos fazer melhor ainda, além de construir obras estamos investido na área social, através de vários projetos municipais, quero agradecer as secretarias do município que organizaram esse evento, alguns funcionários da prefeitura com trajes de personagens, a exemplo de Chaves, Chiquinha e outro, os pais das crianças também participaram das brincadeiras, a felicidade foi uma só”. Relatou Souza.
O evento começou por volta das 14 horas e, terminou a noite, para resgatar a cultura houve cantigas de rodas e outras brincadeiras, foram instalados vários brinquedos infantis, a exemplo de pula pulas,  tobogã de ar e outros, foram distribuídas as senhas para as crianças, essa foi a principal forma de organização do evento.
Segundo a coordenadora do CRAS (Centro de Referencia de Assistencia Social), Maria Fernanda Sampaio, o evento foi participativo. “Eu também fiz parte da organização do evento, mais também me divertir bastante, o prefeito Renato Souza esteve presente, brincou, abraçou a as crianças foi legal mesmo, no próximo ano vamos estar aqui comemorando esse maravilhoso dia”. Disse Sampaio.
Além das brincadeiras, durante o evento aconteceu distribuição de doces, pipocas, algodão doce, merenda e outros, a distribuição foi através de senha. Para a dona de casa senhora Elisangela Cruz, esse evento foi importante para as crianças. “O meu filho se divertiu muito, os nossos filhos necessitavam de um lazer, foi isso que aconteceu em Conceição do Coité, quero agradecer ao governo municipal, por oferecer um lazer nesse dia tão especial que é o Dia da Crianças, torço que no próximo ano as crianças da zona rural possam também participar desse evento, as crianças que participaram foram principalmente de famílias carentes”. Disse Cruz.
Só lembrando que algumas comunidades realizaram esse tipo de evento e, contou com o apoio do governo municipal.

ASCOM/Por: Val César

Santa Barbara - Ladrão é linchado após assaltar e esfaquear mototaxista:

Um ladrão foi perseguido e linchado pela população depois de assaltar um mototaxista na manhã desta quarta-feira (12) em Santa Bárbara, a 45 km de Serrinha.

O acusado que foi identificado como Sérgio de Souza, morador no bairro do Novo Horizonte, em Feira de Santana, tomou de assalto a moto Honda 150, cor vermelha, placa JQL 4086, e ainda esfaqueou o proprietário Josenilton Barbosa dos Santos, 28 anos, morador na localidade conhecida como Capim Grosso, em Santa Bárbara.

Após o assalto que ocorreu por volta das 07h00m, o assaltante fugiu com a motocicleta em direção ao povoado de Candeal, mas foi perseguido pelos colegas da vítima que o lincharam após perder o controle da moto e bater em uma cerca de arame. O mototaxista foi levado para o Hospital Municipal e não corre risco de morrer. Já o ladrão foi socorrido por policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO/Serrinha) e levado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, que diante da gravidade dos ferimentos decidiu encaminhá-lo ao Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador.

Segundo informações da Delegacia da cidade o estado de saúde de Sérgio de Souza é grave. 

Fonte: Blog Serrinha em Foco

Serrinha - Disputa por causa de namorada acaba em morte:


Uma disputa entre dois rapazes, por causa do amor de uma namorada, acabou em tragédia. Adailson Santos Almeida, conhecido como “Dai”, de 15 anos, que morava na Travessa Aloísio Carneiro, foi assassinado com dois golpes de faca tipo peixeira no final da tarde desta quarta-feira (12) na Rua Herbert de Souza, bairro Colina das Mangueiras, em Serrinha. 

O acusado do crime, o jovem Anderson Luciano Vieira, 18 anos, morador da Rua José de Alencar, foi preso por policiais militares do 16º BPM  no terminal rodoviário da cidade no momento em que se preparava para embarcar em um ônibus e fugir.Em entrevista à Rádio Continental, o réu confesso disse que matou em legítima defesa. Segundo ele, Adailson tinha ciúmes dele com a namorada, uma adolescente de também 15 anos, e que por causa disso se desentendiam constantemente. Minutos antes do crime os dois amigos que cresceram e moravam no mesmo bairro tomavam cerveja em um bar quando Adailson teria chamado Anderson para conversar em uma área próxima ao estabelecimento. Antes de sair Anderson pegou uma faca na cozinha do bar e colocou na cintura. 


No local da conversa o acusado disse que Adilson sacou uma faca e tentou golpeá-lo. Anderson reagiu à ação do amigo e esfaqueou o adolescente no peito e nas costas. “Eu já andava desconfiado porque ele (Adailson) já tentou me matar três vezes, por isso que quando ele me chamou pra sair eu peguei uma faca”, contou. 

O crime aconteceu por volta das 16h30m. O adolescente ainda foi levado com vida para o Hospital Municipal (HM), porém não resistiu e morreu trinta minutos depois. 
O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado. O criminoso foi autuado em flagrante pela delegada Maristela da Silva Martins, plantonista da Delegacia Territorial de Serrinha, e ficará detido à disposição da Justiça. Com este sobe para 13 o número de homicídios registrados no ano de 2011 em Serrinha.

Acusado foi preso no terminal rodoviário quando se preparava para embarcar em um ônibus

Fonte: Portal Clériston Silva

SALVADOR - Baianos saem às ruas em protesto contra corrupção:

Cerca de 500 pessoas participaram da marcha contra a corrupção entre o Morro do Cristo e Ondina
As caras pintadas e o grito contra a corrupção lembravam um passado não tão distante.  Jovens como os que foram para a rua pedir o impeachment de Collor fizeram uma manifestação na orla de Salvador ontem à tarde. O movimento Todos Contra a Corrupção reuniu cerca de 500 pessoas munidas de faixas, cartazes, apitos.
Entre o Morro do Cristo e Ondina, a multidão pedia que os corruptos fossem varridos do país. O movimento teve sua primeira edição  no dia 20 de setembro. Naquela tarde, organizado por quatro amigos, pouca gente se engajou. Mas a semente foi plantada.
Com a divulgação nas redes sociais, principalmente o Facebook, o Todos Contra a Corrupção atingiu os jovens e ganhou força. “Depois que a gente botou na internet, o movimento ‘bombou’”, confirmou um dos organizadores, o estudante Francisco Solla, de 17 anos.
O evento teve apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). “Esse é um momento que mostra a mobilização crescente em prol da honradez em nosso país”, afirmou a presidente da Amab, Nartir Weber. Entre as dezenas de gritos de ordem, a cobrança pela demora na construção do metrô e a aprovação do projeto Ficha Limpa. “Voto secreto, não.
Eu quero ver a cara do ladrão”, era outra reivindicação. O movimento não aconteceu somente em Salvador, mas também em outros 17 estados. Em Brasília, em torno de 13 mil pessoas participaram da Marcha contra a Corrupção. Com faixas e vassouras, os manifestantes percorreram 1 quilômetro de distância na Esplanada dos Ministérios,  seguindo do Museu da República até a Praça dos Três Poderes. (correio)

CANDEAL - PREFEITO DE CANDEAL TEM CONTAS REJEITADAS E REPRESENTAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO:

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (11/10), rejeitou as contas da Prefeitura de Candeal, na gestão de José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, relativas ao exercício de 2010.

O relator, conselheiro Fernando Vita, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público e determinou o ressarcimento de R$ 1.566,10 ao erário municipal, referente a despesas com tarifas, taxas e multas decorrentes da emissão de cheques sem provisão de fundos.

O gestor ainda foi multado em R$ 18 mil, pelas irregularidades remanescentes no parecer, e em R$ 27.900,00, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, em razão de ter publicado fora do prazo os relatórios referentes ao 1º, 2º e 3º quadrimestres, em descumprimento ao art. 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ainda cabe recurso da decisão. As prestações de contas dos exercícios de 2006, 2008 e 2009, da responsabilidade deste mesmo prefeito, já foram objeto de manifestação deste Tribunal pela rejeição, em razão das diversas improbidades praticadas.

O Município apresentou uma receita arrecadada de R$ 9.526.259,48 e uma despesa executada de R$ 11.395.966,08, demonstrando um déficit orçamentário de execução de R$ 1.869.706,60.

A administração municipal descumpriu o art. 212 da Constituição Federal, vez que aplicou na manutenção e desenvolvimento do ensino o total de R$ 2.202.955,61, alcançando o percentual de apenas 17,92%, quando a exigência legal é de 25%.

Da mesma forma, o pronunciamento técnico registrou que dos recursos recebidos do FUNDEB foram aplicados apenas R$ 1.191.922,30 no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, correspondendo a 45,05%, inobservando, assim, a obrigação legal que determina o mínimo de 60%.

No acompanhamento da execução orçamentária, a Inspetoria Regional de Controle Externo, sediada em Serrinha, identificou irregularidades cometidas pelo gestor, entre elas, a emissão de 253 cheques sem provisão de fundos, durante todo o exercício, e casos de ausência de processo licitatório, como também de irregularidades nestes procedimentos. A voz do Jacuípe foto ilustração.

Bahia tropeça contra o Cruzeiro:

Se o glorioso empate do último sábado, de 2 x 2 contra o Botafogo-RJ, em São Januário, a torcida do Bahia comemorou acertadamente como sendo uma vitória maiúsculas, o empate de 0 x 0, hoje em Pituaçu contra o fraquíssimo Cruzeiro, deve ser contabilizado como fracasso e encaixotado com a tarja preta de “tropeço” no depósito da montoeira de empates registrado pelo clube em Pituaçu. Empate que pode colocar em risco a momentânea tranquilidade que o clube ostenta além da zona de rebaixamento, no decorrer no difícil campeonato.

O certo é que enfrentando um Cruzeiro que é bem longe daquele que conhecemos, o Bahia foi não capaz de sair de um 0 x 0, contra um time que ainda não obteve uma única vitória no returno, isto apesar de ter dominado grande parte do jogo e ter merecido uma sorte melhor no primeiro tempo. O time criou, correu atrás, lutou, jogou em cima, porém, o resultado e os três pontos que engordam e faz crescer na tabela de posições, infelizmente não aconteceu.

Com o péssimo resultado de empate, o Bahia foi aos 35 pontos, aumentou de sete para oito os pontos do primeiro clube da lista dos rebaixados, entretanto, a vigésima nona rodada não acabou, tem continuidade nesta quinta-feira, com o Atlético-MG (17º) enfrentando o Santos, em Sete Lagoas, Minas Gerais e o Atlético-PR (18º) encarando o Vasco, na baixada da Arena. Agora é torcer contra os “Atléticos”, para manter a distância e os dois pontos perdidos hoje dentro de casa, sejam minimizados.

Sem descanso, já no próximo domingo (16/10), o Bahia tem outro jogo duríssimo valendo pela trigésima rodada, agora no Estádio Couto Pereira, às 18h, local onde terá pela frente o quase imbatível Coritiba, quando atuando dentro dos seus domínios. Para este jogo, o Bahia terá o desfalque do zagueiro Titi, penalizado no jogo de hoje com o terceiro cartão amarelo. (BFB)

Igreja Batista amplia área de evangelização e pregação no município de Ichu:

A Igreja Batista de Ichu vem ampliando o seu ministério de evangelização e pregação no município, desde a fundação da Missão Batista em 11 de outubro de 1997 quando os primeiros Batista vindo da pituba em Salvador-Ba, iniciou aqui os seus trabalhos, reunindo na época nos lares dos irmãos. De lá para cá, muitas conquistas foram alcançadas por estes irmãos persistente com a obra ministerial do Senhor no município; em 2003 foi erguido o primeiro Templo Batista, na rua Cidália Romana Carneiro onde seus membros e congregados reúnem-se todas as terças, quintas e Domingos para orar e ministrar a palavra de Deus.

Ontem 12, foi realizado um culto de consagração inaugurando mais um ponto de pregação na cidade, desta feita no conjunto José Carneiro de Almeida bem próximo a Creche que está sendo construída no conjunto, salientando que já existem outros pontos de pregações em Retirinho, Quixaba e Barra na zona rural do município e agora este ponto que vai servir para alcançar novos adoradores para o Deus Todo-poderoso. 

Segundo o pastor Vanderley Alves Batista, haverá cultos neste novo ponto de pregação todos os sábados a partir das 19h e 30min. O pastor aproveita a oportunidade e faz o convite para os moradores daquela localidade a estarem presentes nos cultos de todos os sábados onde segundo ele Deus vai operar grandes bençãos nas vidas de cada pessoa que lá forem ouvir a palavra de Deus, diz.