CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Vídeo: Sessão da Câmara Municipal de vereadores de Ichu-Ba, dia 09 de outubro de 2018

A Sessão da Câmara desta terça-feira, 09/10, teve a apreciação e votação de uma indicação da vereadora Geovana Marcia solicitando a criação de um espaço infantil na Praça da Matriz denominado Professora Maria Socorro contendo brinquedos, como balanço, gangorra, escorregador, dentre outros.
A indicação foi aprovada por aclamação e segue agora para o executivo, onde poderá ser atendida ou não pelo gestor municipal. Na pauta livre o principal tema foi as eleições do dia 07, momento que os edis aproveitaram para agradecer os votos conseguidos para seu candidato preferido. Confira tudo como foi no vídeo abaixo.

Ichu: Escola Tia Zula convida equipe do PELC e Escola Marcolino para um momento de integração pelo Dia das Crianças

Em virtude da comemoração da Semana da Criança e por compreender a relevância de atividades que envolvam a comunidade, a Escola Tia Zula propôs  a equipe do Programa Esporte e Lazer na Cidade - PELC, através da responsável pelo Projeto, Débora Reis, um momento de lazer e integração com a Escola Municipal Marcolino Santana Lima, que abraçou a proposta e permitiu com que a mesma pudesse se tornar realidade.

TRE rejeita embargos de Assis e Val por unanimidade e pede o afastamento do prefeito e da vice de Coité

O processo que tramita no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral – TRE em Salvador em relação a cassação do prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT) e da sua vice Genivalda Pinto da Silva (PSD), teve mais um novo capítulo em Sessão Plenária na manhã desta terça-feira, 09 para julgar  dois embargos apresentados pelo prefeito e pela vice que tentavam anular a decisão da última sessão ocorrida no dia que resultou na cassação de ambos, embora não tivessem sido penalizados com o afastamento dos cargos, pagamento de multas e nem a suspensão dos direitos políticos de ambos.  
Foto: Reprodução
A desembargadora Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer é a relatora do processo que desde o princípio defendeu  a cassação do mandato de Assis e Val como são conhecidos politicamente em seu município. De acordo com a relatora, ela rejeita “porque foi uma decisão que o acordão enfrentou em verdade, todos os pontos do processo que foi bastante discutido e vários desembargadores tiveram acesso aos autos para e puderam se manifestar, e eu não encontrei nem a omissão e nem a contradição (…) Então nesse breve resumo eu estou rejeitando os embargos de Francisco de Assis e Genivalda Pinto da Silva.  

Ichu: Secretarias de Educação e Saúde realizam nesta quarta-feira o Fórum de Saúde Mental.

As Secretarias de Educação e Saúde estão promovendo nesta quarta-feira, 10, o Fórum de Saúde Mental com o tema Acolher e Cuidar com o objetivo de articular a Rede de Usuários em Saúde Mental do Município  de Ichu.
Esse evento que acontecerá no Auditório Municipal  Aristides Pinto,  tem como público alvo Trabalhadores da Saúde, Educação e demais Instituições Sociais.

Projeto Retratos de Esperança está de volta a cidade de Ichu

O Projeto Retratos de Esperança está de volta a cidade de Ichu, e estará realizando 2 (duas) apresentações no dia 11 de Outubro de 2018. A primeira delas ocorrerá no auditório da EMAC, a partir das 10:30, e a segunda ocorrerá no CSA (Comunidade de Barra) a partir das 13:30.
O Projeto Retratos de Esperança esteve no município de Ichu no mês de Agosto/2018, e dada a repercussão das apresentações que ocorreram através do intermédio do Coordenador Cultural do Projeto Escolas Culturais, o Prof. Lennon Borges, surgiram novos pedidos para que ocorresse o retorno ao município.

Estiagem: União reconhece situação de emergência em 146 municípios baianos

Um total de 146 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos nesta terça-feira (9) pela União. 
Trecho da BA-120 em Cansanção
Antes, os mesmos municípios tinham decretado a situação no âmbito local e depois os decretos foram reconhecidos pelo Estado. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação.

Ichu: Secretaria de Obras está realizando poda de árvores na Avenida Elvira Freitas

Com autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, órgão atrelado a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura Municipal de Ichu está realizando a poda de árvores na Avenida Elvira Freitas Ferreira. 
Esse trabalho vinha sendo cobrado pelos moradores, pois além de melhorar a estética, melhora significamente a iluminação do local.

Tribunal Regional do Trabalho abre vagas de estágio em Feira de Santana

Segundo o edital, são sete vagas e há destinação de 10% delas para pessoas com deficiência.
Estão abertas até o dia 18 de outubro, as inscrições para a seleção de estágio e cadastro reserva no Tribunal Regional do Trabalho (TRF5) em Feira de Santana, nos turnos matutino e vespertino. Podem se inscrever estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, da rede pública, com idade a partir de 16 anos.

Cerca de 3 toneladas de maconha escondidas em carga de milho são apreendidas em Feira de Santana

O caminhão foi abordado no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116.
Um motorista de caminhão foi preso com cerca de três toneladas de maconha na noite de ontem (8) em Feira de Santana, após ser abordado durante uma operação conjunta entre as policiais Federal, Rodoviária Federal e Militar.

Haddad desiste de constituinte, diz que vai propor apenas emendas e se afasta de José Dirceu

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (8) em entrevista ao Jornal Nacional ter desistido de propor uma constituinte se eleito, conforme previa inicialmente o programa de governo do partido. Ele afirmou que pretende fazer reformas, como a bancária e a tributária, por meio de propostas de emenda constitucional enviadas ao Congresso.
O presidenciável do PT, que disputará o segundo turno da eleição com Jair Bolsonaro (PSL), também disse discordar do companheiro de partido José Dirceu. Em entrevista ao jornal "El Pais", o ex-ministro afirmou que é "uma questão de tempo para a gente tomar o poder". Depois de Haddad ter feito uma apresentação inicial de dois minutos, ele respondeu a duas perguntas da jornalista Renata Vasconcellos:

Bolsonaro afirma que ele é quem manda, desautoriza vice, descarta constituinte e diz que 'não existe' autogolpe

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, desautorizou nesta segunda-feira (8) em entrevista ao Jornal Nacional o general Hamilton Mourão, candidato a vice em sua chapa. Em entrevistas, o vice afirmou que a elaboração de uma nova Constituição não precisaria passar por eleitos, sugeriu uma constituinte de notáveis e cogitou, em caso de anarquia, um "autogolpe" por parte do presidente com apoio das Forças Armadas. Após uma apresentação inicial de dois minutos, Bolsonaro respondeu à seguinte pergunta do jornalista William Bonner:
"No mês passado, durante uma palestra, o seu vice, general Hamilton Mourão, disse que a Constituição brasileira de 1988 foi um erro. A chamada Constituição cidadã, que é o que garante a nossa democracia e que acabou de completar apenas 30 anos. O general Mourão disse que a elaboração de uma Constituição nova 'não precisa ser feita por eleitos pelo povo', que poderia ser feita por um conselho de notáveis, nas palavras usadas pelo seu vice, e apenas referendada, depois, pelos eleitores. Juristas dizem que a nossa Constituição não permite a convocação de uma constituinte, não há previsão para isso. Existe uma previsão de reforma por emenda constitucional, que precisa da aprovação de 3/5 dos deputados e dos senadores. E essas emendas. o senhor sabe, não podem mudar cláusulas pétreas. Essas não podem ser alteradas de jeito nenhum. Também em setembro, em uma entrevista à GloboNews, o general Mourão admitiu a possibilidade de o presidente da República perpetrar o chamado autogolpe. O que o senhor diria aos seus críticos, que se preocupam com a democracia brasileira no caso de o senhor se eleger presidente?"

Várias equipes já sinalizaram participação na Copa Rural Ichuense 2018

Aconteceu uma reunião nesta segunda-feira, 08, para tratar da Copa Rural Ichuense 2018 organizada pela Liga Ichuense de Desportos e Diretoria de Esportes do Município.
A competição que iniciará em Novembro por conta do segundo turno das eleições presidenciáveis deverá contar com um número expressivo de equipes.