TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 26 de abril de 2020

Papa Francisco liga para arcebispo de Manaus para saber sobre pandemia

O papa Francisco telefonou na tarde deste sábado (25) para o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner. O sumo pontífice perguntou sobre a situação da cidade e manifestou preocupação com os povos indígenas, tradicionais e pobres, segundo comunicado da Arquidiocese de Manaus.
Segundo monitoramento diário da Covid-19 feito pela Repam (Rede Eclesiástica Pan-Amazônica), a região de Manaus é a que mais sofre com a pandemia entre todas as cidades da Amazônia, incluindo municípios de nove países, entre os quais Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Bolívia.

PT oficializa pré-candidatura de Denice Santiago para disputa em Salvador

A major da Polícia Milita da Bahia (PM-BA), Denice Santiago, teve sua pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Salvador oficializada pelo Diretório Municipal do PT nesta tarde (26). A decisão por Denice, indicada e apoiada, principalmente, pelo governador Rui Costa, fecha um prolongado ciclo e uma intensa disputa interna na sigla.
A votação foi realizada de forma virtual e nominal com a participação de cerca de 45 delegados do PT de Salvador. O resultado final foi: 32 votos para Denice, sete para Juca Ferreira, ex-ministro da cultura, seis para Vilma Reis e uma abstenção. O PT de Salvador chegou a ter uma lista com sete nomes - Robinsom Almeida, Vilma, Juca, Fabya Reis, que substituiu o esposo Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Miosés Rocha e Jorge Solla -, mas findou optando pela major. 

Bahia registra 132 novos casos do coronavírus nas últimas 24 horas; total é de 2.248 até às 17hs de hoje (26/04)

A Bahia registrou 132 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e chega ao total de 2.248 casos confirmados da doença no estado, o que representa 19,86% do total notificados, de acordo com a SESAB. 
Considerando o número de 473 pacientes recuperados e 74 óbitos, 1.701 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Mulher testa positivo para Covid-19 em Feira neste domingo; 3 pessoas são liberadas do isolamento social

O exame de uma mulher, 30 anos, testou positivo para diagnóstico da Covid-19 em Feira de Santana neste domingo (26). Com este novo resultado o total de casos registrados para a doença no município sobe para 77. A informação é da Vigilância Epidemiológica.
Dentre o total de casos confirmados, três pessoas foram liberadas do isolamento social neste domingo, aumentando o índice de recuperados para 47.

Detran-BA passa a oferecer impressão do CRLV-e em casa nesta segunda (27)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com o SAC Digital, passa a oferecer nesta segunda-feira (27), a partir das 9h, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico obrigatório ( CRLV-e), que acaba com a versão impressa e a segunda via do documento. O serviço será oferecido no site www.sacdigital.ba.gov.br, onde a pessoa poderá também fazer uma cópia do CRLV-e.
Assim que o acesso estiver disponível, o cidadão terá a comodidade de baixar gratuitamente o documento do veículo digital no celular, válido em todo o país, se estiver com o licenciamento em dia. Ele deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessário informar também a placa do carro, se a empresa não possuir certificado digital. A cópia do CRLV-e só poderá ser feita pelo site, com validade atestada por um QR Code que deve constar na impressão.

Coronavírus: LACEN-BA analisa mais de 15 mil amostras de Covid-19 em menos de 60 dias

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) analisou 15.475 amostras de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) entre 1º de março e as 15h30 de hoje (26). No momento, há 1.840 exames aguardando resultado devido ao incremento gerado pela região Sul, sobretudo, pelos municípios de Ilhéus e Itabuna.
O aumento expressivo do número de exames processados, que alcança 1.000 por dia, deve-se ao investimento do Governo do Estado na unidade, que passou a contar com novas máquinas e funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana.

Coronavírus: Brasil registra 3.379 novos casos nas últimas 24hs; total é de 61.888 e 4.205 mortes

As informações foram atualizadas até às 14h deste domingo (26)
O Ministério da Saúde registrou 61.888 casos de coronavírus no Brasil e 4.205 mortes até às 14h deste domingo (26), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.379 novos casos e 189 novos óbitos.

"E daí?", diz Bolsonaro sobre indicação de amigo de filho para comandar PF

O presidente Jair Bolsonaro defendeu neste domingo (26) para o comando da Polícia Federal o nome de Alexandre Ramagem, que é amigo de seu filho Carlos Bolsonaro. "E daí?", respondeu, após ser questionado em uma rede social sobre a proximidade familiar com o escolhido.
Foto: Reprodução
O presidente também disse que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro mentiu ao afirmar que houve tentativa de interferência política na atuação da PF.

Bolsonaro vai anunciar Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro teria definido Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça e Segurança neste domingo (26). A informação de que o secretário-geral da Presidência da República vai assumir a função foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil.
Já era de interesse do atual presidente que Jorge Oliveira aceitasse o cargo de ministro e o anúncio oficial deve sair em breve.

Coité – Morre aos 79 anos o empresário Jorge Tirço

Morreu na manhã deste domingo, 26, em Feira de Santana, o empresário coiteense Jorge Tirço Carneiro, 79 anos, quando dava entrada no Hospital EMEC naquela cidade.
Informações dão conta que o empresário estava em sua residência quando foi tomar banho por volta das 22h de sábado, 25, e desmaiou no banheiro, a esposa ao chegar encontrou ele com sangramento e chamou os filhos Teones e Jarbas Carneiro que o levou para o Hospital Português, diante da gravidade de suspeita de estrangulamento de ulcera no estomago a equipe médica pediu sua transferência. Por volta das 07h ele foi transferido para o EMEC onde sofreu uma parada cardíaca e faleceu por volta das 08h30 de hoje.

Ichu: Após denuncia PM fecha bar na zona rural por descumprir medidas de enfrentamento da COVID-19

O destacamento da Polícia Militar de Ichu, pertencente ao 16ºBPM/Serrinha, sob o comando da cabo PM Santos e soldado PM Murilo, fechou um bar na zona rural por descumprir medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). 
Foto: Arquivo IN
Segundo informações da Polícia Militar, após várias denuncias dando conta de aglomeração de pessoas e festa de paredão, a Guarnição (GU) foi até o local e ao constatar o fato fechou o estabelecimento.

Estudante de 18 anos morre após levar choque elétrico

Morreu no hospital Emec, a estudante Gabriela de Jesus Carvalho, 18 anos, que morava no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana.
Segundo informações de um tio da vítima, ela estava em uma festa no município de Coração de Maria, teria ido ao banheiro e ao tocar em um fio recebeu uma descarga elétrica.

Jovem baleado no bairro Caseb morre no Hospital Clériston Andrade

Um jovem de 17 anos morreu por volta das 19h30 no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Segundo a guia de necropsia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), trata-se de Igor da Silva.
Ele estava no bairro Caseb quando foi baleado. Não foram divulgadas outras informações sobre o crime. O levantamento cadavérico foi feito pelo delegado Luiz Osório Nobre e peritos do DPT.

Asteroide com formato de máscara facial passará perto da Terra

Um asteroide de proporções gigantescas passará próximo da Terra na próxima quarta-feira (29). Pesquisadores ficaram intrigados com o formato deixado pelo rastro do corpo celeste. A foto da NASA mostra o asteroide como uma ‘máscara facial’, usada para evitar o contágio do novo coronavírus.
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "ele foi fotografado pelos funcionários do Observatório Arecibo, em Porto Rico, que acompanham a órbita dele. "Como todos estamos pensando no Covid-19, esses recursos [do asteroide] fazem com que ele lembre uma máscara", diz Anne Virkki, chefe do radar do observatório."

Jovem de 19 anos é morto a tiros dentro de casa em Irará

Um jovem de 19 anos foi morto a tiros dentro da casa onde morava, na cidade de Irará, a 72 km de Serrinha, na madrugada desta sexta-feira (24). Segundo a Polícia Civil, cerca de vários disparos foram feitos contra Sávio Santos Brito.
Os autores do crime chegaram na casa, que fica na Rua São Simão, em um veículo não identificado. Ao menos quatro criminosos encapuzados violaram a porta dos fundos e invadiram a residência.

Moradores denunciam sepultamentos noturnos em Alagoinhas

Alguns sepultamentos realizados durante a noite, após o horário de expediente dos cemitérios municipais de Alagoinhas, a 119 km de Serrinha, tem deixado moradores da região temerosos devido à pandemia do novo coronavírus, segundo o site BNews.
Alagoinhenses encaminharam imagens que flagram coveiros com roupas de proteção para evitar o contágio, ambulância em frente ao cemitério, além do carro da funerária que levava o caixão. Os populares também registraram o horário de sepultamento no cemitério que é de 8 às 11h30 e 14h às 16h30, contudo o enterro foi realizado de noite.

Ex-jogador da seleção coiteense de vôlei morre com suspeita da Covid-19

Morreu na tarde deste sábado (25) em Feira de Santana, aos 28 anos, o ex-jogador da Seleção Coiteense de Vôlei, Willian Martins Gomes. 
Segundo informações ele foi internado em uma unidade de saúde daquela cidade com sintomas do coronavirus e com agravamento do seu quadro clinico, tentou-se a transferência para o Hospital Clériston Andrade e por estar lotado, o paciente foi regulado para um hospital na capital do estado, mas não resistiu e veio a óbito às 14h.

Secretaria de Saúde de Ichu continua a fiscalização em combate ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu vem diariamente junto a sua equipe tomando medidas pensando no bem-estar da população, diante disso foram montadas escalas de rondas para fazer garantir o cumprimento do decreto estabelecido pela Prefeitura Municipal em combate ao novo coronavirus.
Com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, os profissionais da saúde, têm se desdobrado na visita ao comércio e outros locais realizando orientações de higiene, uso de máscaras, álcool em gel,  número de pessoas acessando o estabelecimento ao mesmo tempo e horário de funcionamento.