TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 21 de março de 2020

ICHU-VIEP emite nota técnica sobre medidas de prevenção da infecção humana pelo novo coronavirus

NOTA TÉCNICA SMS/VIEP Nº 01/2020 de 16/03/2020 
ASSUNTO: Medidas de prevenção da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19) dirigidas à população, escolas públicas e privadas e profissionais de saúde do município de Ichu-Ba dirigidas à comunidade escolar e universitária. 
A Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2, é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada do vírus no trato respiratório, através do contato com gotículas de secreções, a exemplo muco nasal. Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies e utensílios contaminados, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

Brasil tem 1.128 casos confirmados e 18 mortes pelo novo coronavírus

O Ministério da Saúde anunciou no final da tarde deste sábado (21) que o Brasil registrou 1128 casos do novo coronavírus e 18 mortes da doença. A Bahia tem 41 casos confirmados do covid-19, sendo o segundo estado da região Nordeste com mais registros.
As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa no início desta noite. Os dados transmitidos foram coletados até as 17h deste sábado. O Ceará é o primeiro no ranking nordestino, acumulando 68 casos confirmados.

ICHU-Conselho Municipal de Saúde aprova Plano de Contigência Municipal contra o Coronavirus

No dia 19/03/2020, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde aprovou o Plano de Contingencia Municipal contra o Coronavírus com o objetivo de preparar a resposta rápida e coordenada para enfrentamento de possíveis casos suspeitos e/ou confirmados do Novo Coronavírus, dentro das limitações municipais.
 
Aproveitando a oportunidade os conselheiros deram uma passada no hospital avaliando o processo da reforma do mesmo. 

Bahia confirma 41 casos de Covid-19

Sete novos casos de Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nas últimas 24 horas. Os novos casos são de Salvador (5), Prado (1) e Porto Seguro (1). Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e nenhum óbito. Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.
Do total de confirmações, 23 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.

Ipirá: Homem é morto a golpes de facão pelo irmão

Um homem foi morto com golpes de facão na tarde desta sexta-feira (20), em Ipirá, a 161 km de Serrinha. De acordo com informações levantadas pelo PCS, o suspeito do crime é o irmão da vítima, que teria atingido o irmão após uma discussão entre eles. O suspeito fugiu após o crime.
O caso aconteceu por volta das 16h30, na Fazenda Baixa do Mosquito. Conforme a polícia, a vítima foi identificada como Vanderlei Pereira dos Santos, de 26 anos. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberaba.

Em medida contra o coronavírus, Jacobina decide proibir venda de bebida alcoólica

A Prefeitura de Jacobina decidiu decretar na última sexta-feira (20) a proibição da venda de bebida alcoólica na cidade. A medida, segundo o decreto publicado, é para evitar o contágio do coronavírus.
No documento publicado, o decreto indica a proibição do comércio das bebidas. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos ficam sob pena de cassação do alvará de funcionamento e apreensão das mercadorias.

Chuva e vento forte provocam estragos em povoado de Candeal

Chuva forte acompanhado de rajadas de ventos causou estragos em duas residências no povoado de Quatro Estradas no município de Candeal, por volta de 11h30min deste sábado, 21 de março.
Um morador do povoado no qual pediu para não ter o seu nome divulgado relatou que a força do vento foi tão grande que parte do telhado de um dos imóveis foi arrancados e jogados a cerca de 6 metros sobre outro imóvel, que por sorte ninguém se feriu, causando apenas danos materiais.

Associação dos Agentes de Distribuição diz que não há risco de desabastecimento em supermercados

Mesmo com a recomendação de evitar aglomerações e com a informação de que os supermercados funcionarão normalmente durante o período de restrições para o controle de transmissão do novo coronavírus, a população tem lotado supermercados temendo um desabastecimento. No entanto, a Associação dos Agentes de Distribuição da Bahia (Asdab), através do seu presidente, Roque Santos, afirma que não há risco de desabastecimento nos supermercados. 
Em entrevista ao Acorda Cidade, Roque Santos informou que a entidade tem mantido diálogos com setores importantes para a garantia do fornecimento de alimentos em Feira de Santana e em toda a Bahia, e destacou, inclusive, que não há riscos de restrições de acesso de caminhões com alimentos nas estradas.

Coronavirus: Apesar das recomendações de ficar em casa idosos continuam frequentando locais públicos na cidade de Ichu

Uma das principais recomendações da OMS e da Vigilância Epidemiológica da cidade de Ichu é sobre os cuidados com os idosos por serem os mais vulneráveis a contrair o novo Coronavirus - COVID-19 devido seu baixo sistema imunológico.
Imagem reprodução
Apesar disso, é notório a falta de cuidado por parte destes e de seus familiares, visto muitos continuarem frequentando os locais públicos na cidade de Ichu na região sisaleira do estado baiano.

Feira: Polícia registra assassinatos nos bairros Mangabeira e SIM

Mais duas pessoas foram assassinadas em Feira de Santana elevando para 25 o número de homicídios, no município, neste mês e para 88 no ano.
Josenilton Lucas Ferreira Pio Araújo, de 19 anos, foi encontrado morto por volta das 20h de sexta-feira (20), em um matagal na localidade Alto do Rosário no bairro Mangabeira. O corpo foi encontrado em estado avançado de putrefação. Segundo a mãe dele, Bárbara Cristina, Josenilton estava desaparecido desde a quinta-feira (19). Sem notícia do filho, ela esteve no dia seguinte na Rádio Sociedade News pedindo ajuda para encontrá-lo.

R. do Jacuípe: exame de caso suspeito deu resultado negativo para COVID-19

A Prefeitura de Riachão do Jacuípe, através da Secretaria de Saúde informou na noite desta sexta-feira (20), que o primeiro caso suspeito de coronavírus(COVID-19) no município apresentou resultado negativo para a doença.
A suspeita tratava-se de um homem de 36 anos, recém chegado de São Paulo, ele estava em isolamento total, se tratando a espera do resultado. A secretaria continua monitorando a situação e orientando à população que evite sair de casa.

Decreto municipal pede fechamento de comércio em R. do Jacuípe

Nesta sexta-feira (20), aconteceu uma reunião do presidente da CDL Edvando Marinho, com a secretária de saúde do município Juliana Carneiro, juntamente com membros de sua equipe, para tomar novas decisões relacionados ao funcionamento do comércio na cidade.

Pastor pode responder por homicídio culposo após culto cristão espalhar covid-19 na Coreia

O líder religioso da Igreja sul-coreana de Jesus, Lee Man-hee, pediu desculpas de joelhos em uma entrevista coletiva nesta semana. Ele é investigado por negligência grave por 60% dos mais de 4 mil casos do novo coronavírus confirmados na Coreia do Sul serem de membros da sua igreja. Até agora, 28 pessoas morreram por causa da doença.
O Ministério Público coreano investiga Lee Lee Man-hee e ele pode ser acusado por homicídio culposo. “Embora não tenha sido intencional, muitas pessoas foram infectadas”, admitiu o pastor. Na capital da Seul, o prefeito determinou situação de emergência e mais de 10 milhões de pessoas estão trabalhando de casa para evitar aglomeração de pessoas.

Coronavírus: Prefeito de Serrinha decreta situação de emergência e determina fechamento do comércio

O prefeito de Serrinha, Adriano Lima, assinou decreto nesta sexta-feira, 20, determinando a suspensão de atividades no comércio, como feira livre de confecções e eletrônicos, bares, restaurantes, academias, clínicas odontológicas, salões de beleza, entre outros. A medida, segundo o gestor, é extremamente restritiva, mas contribui para diminuir a movimentação da população em tempos de pandemia do coronavírus.
"Ficam suspensos por 15 dias: atividades em casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; boates, danceterias e salões de dança; casas de festas e eventos; feiras, exposições, congressos e seminários; shopping e galerias; cinemas; clubes de serviço e de lazer; academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; clínicas de estética e salões de beleza; parques de diversão e parques temáticos; bares e restaurantes; feira livre de confecções, eletrônicos e afins; comércio em geral; clínicas odontológicas, fisioterápicas e nutricionais, salvo em casos de emergência", detalha o decreto.

Número de suspeitos de coronavírus sobe para 10 em Serrinha

O número de casos suspeitos para o novo coronavírus na cidade de Serrinha subiu para 10, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Há um dia, o município contabilizava 3 casos suspeitos - o que representa um aumento de 300% em relação ao último boletim. Segundo a SMS, todo o protocolo foi seguido e os pacientes suspeitos já estão em isolamento domiciliar.
No boletim, divulgado às 18h20, a prefeitura reforça a necessidade de quarentena. "Serve de alerta para a população seguir as orientações de não sair de casa, manter o isolamento social como principal forma de impedir que o coronavírus se espalhe ainda mais pela cidade. O controle dessa doença depende de cada um de nós. Faça a sua parte. Fique em casa", diz a nota.

Deputado e vice-prefeita de Coité vão doar salários para compra de cestas básicas

Através de uma live na redes redes sociais, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e a vice-prefeita de Conceição do Coité, Val (PSD), sua esposa, anunciaram que vão doar integralmente seus salários para a compra de cestas básicas. De acordo com o líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, os alimentos serão doados para as famílias que serão afetadas economicamente com a crise provocada pelo coronavírus.
“A gente não pode esperar só pela atuação do Poder Público, por governo estadual ou federal… É preciso que haja solidariedade do povo! O ideal de quem tem, repartir com quem não tem”, publicou em sua conta do Twitter na noite desta sexta-feira (20).

Acidente envolvendo carro e moto deixa um morto e outro ferido na BA 120

Um acidente por volta das 17h desta sexta-feira, 20, na BA 120, saída Valente – Retirolândia provocou a morte de um homem e outro ferido em frente a um motel e a cerca de 300 metros do portal de entrada da cidade. Após a colisão o carro tombou.
O carona da moto identificado como Hernando da Silva Lima, conhecido por Nando Pedreiro, morador do Povoado Bezerra em Valente, morreu na hora enquanto o condutor Diogo Pereira Lima, morador da Fazenda Malhada de Cima na comunidade Alagoinhas, no mesmo município, foi socorrido em estado grave para o Hospital Municipal e em seguida transferido para Feira ou Salvador.

Dono de supermercado é alvejado com 4 tiros e morre durante transferência

Um empresário do ramo de supermercado sofreu tentativa de homicídio quando chegava para abrir o estabelecimento na manhã desta sexta-feira, 20, no centro da cidade de Capim Grosso. A vítima identificada como Ednaldo Ferreira era dono do Supermercado Ferreira.
Centro de Capim Grosso| Foto: Raimundo Mascarenhas
De acordo com o site FR Notícias o comerciante foi alvejado por cerca de 4 tiros nas costas, sendo o mesmo socorrido para UPA onde recebeu os primeiros socorros e diante da gravidade dos ferimentos o mesmo foi transferido para outra unidade de saúde em Feira de Santana ou Salvador, mas ele não resistiu e morreu dentro da ambulância quando passava pela cidade de Nova Fátima.