TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Narrador esportivo passa mal durante transmissão do jogo Santaluz x Valente.

O forte calor numa pequena cabine foi o principal fator do mal estar sofrido pelo locutor O locutor esportivo da Rádio Regional de Serrinha, Aloísio Farias, 62 anos, passou maus momentos na tarde deste domingo (20),  na cabine de radio do Estádio Milton Goes em Santaluz quando transmitia o jogo entre as seleções de Valente e Santaluz pelo intermunicipal. O narrador, veterano na região do sisal com mais de 30 anos de profissão, sofreu um mal-estar e desmaiou aos 25 minutos do segundo tempo.Ao perceber que algo de anormal estava acontecendo, com cansaço na voz, muito suor e falta de ar, Aloísio pediu no ar ao repórter de pista Jaciel Pinho que subisse até a cabine, pois ele não estava passando bem e em seguida desmaiou. Um médico e uma enfermeira chegaram rápido ao local e  realizaram a aferição da pressão arterial que estava dentro do normal 12 x 07 e talvez pelo forte calor dentro da cabine que mede menos de três metros quadrados protegida por um vidro, além de dividir o pequeno espaço com outro narrador, pode ter sido o motivo principal do seu desmaio. Foi feito ainda na cabine, apesar da presença de uma ambulância, os procedimentos visando diminuir a temperatura do corpo, retirando as pessoas que dividiam com ele o pequeno espaço, um colega de transmissão segurou um ventilador para amenizar o calor até a chegada da equipe médica que  molhou sua cabeça e o tronco com água fria e aos poucos  o radialista voltava ao seu estado normal. “Professor”, com o é conhecido pelos colegas disse ao CN, que não perdeu o sentido e tem lembrança de tudo que ocorreu. Ele contou que não havia almoçado, pois tomou café ás 10h e ás 12h, quando saiu da residência em Serrinha para viajar para Santaluz, tomou apenas um suco. Como seu estado de saúde voltando ao normal, Aloísio Farias foi liberado pelo médico plantonista do estádio e continuou a transmissão.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas enviado pelo e-mail andrenilton.ichu@hotmail.com

Feira de Santana - Lavrador morre dentro de carro em frente ao Hospital Clériston Andrade:

A família reclamou do descaso do hospital e afirmou que o lavrador de 66 anos chegou ao local por volta das 6h desta terça-feira ainda com vida. O corpo só foi retirado do local por volta das 9h50.
O lavrador Jorge de Jesus, 66 anos, que morava na Fazenda Caruá em Antônio Cardoso, morreu dentro de um carro Fiat Uno na frente do Hospital Geral Clériston  Andrade (HGCA), na manhã desta terça-feira (22), em Feira de Santana.   

De acordo com familiares, o lavrador sentiu-se mal durante a madrugada e chegou ao hospital por volta das 6h da manhã, onde morreu sem atendimento. Edmundo Pereira Neri, enteado do lavrador, disse que Jorge de Jesus faleceu em frente ao hospital. “Uma senhora constatou que ele estava morto e disse que não poderia fazer mais nada. Ela não nos deu resposta nenhuma, não falou o que tínhamos que fazer e ficamos com ele aqui dentro do carro. Ele chegou aqui ainda com vida”, afirmou. 

A família ficou revoltada pela falta de atendimento e pela exposição do corpo que só foi retirado do carro por volta das 9h50. “A família passou por um constrangimento. Estamos sofrendo, perdemos um ente querido e ainda temos que passar por essa situação.”, disse Roberto Carlos da Silva Souza, sobrinho da vítima. 
A família de Jorge de Jesus ainda enfrentou outro problema. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) não aceitou o corpo do lavrador, pois não havia um guia do médico. A direção do HGCA orientou que os maqueiros colocassem o corpo dentro do Hospital para que fosse retirada a guia.

“Agora estão colocando o corpo dentro do hospital para conseguirmos a guia, para então levar o corpo para o DPT. É um descaso, isso não existe. Eles querem que a gente afirme que ele já chegou aqui morto, é isso que eles querem. Isso é uma negligência, é um descaso, um trabalho irresponsável”, disse Roberto Carlos. 

Por Daniela Cardoso com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade / Fotos: Ed Santos / Acorda Cidade .

Feira de Santana - Homem é perseguido e executado no bairro do Tomba:


Um homem foi perseguido e executado com vários tiros por volta das 12h50 desta terça-feira (22/11) no bairro do Tomba, em Feira de Santana.

Segundo testemunhas, Marivan de Almeida Oliveira, 26 anos, passava pela rua do México quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta. A vítima ainda correu e tentou se esconder no interior de uma residência, mas os homens a perseguiram e deflagraram mais de dez tiros.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O crime será investigado pela equipe da 1ª Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza.

Blog Central de Polícia, com informações do repórter Framário Mendes.

COITÉ - Policia civil investiga furto de dois carros e uma moto no centro da cidade:

A policia civil de Conceição do Coité, vai investigar os furtos de dois carros e uma motocicleta que aconteceram no centro da cidade, os veículos estavam estacionados próximo do ginásio de esportes, os furtos aconteceram no ultimo domingo onde foi realizado um festival de prêmios.

Os veículos foram os seguintes: um carro modelo Santana, ano 1997, cor cinza, placa JMP 9155, pertence Paulo Magno Sampaio de Santana, morador na Avenida Getúlio Vargas, 113, em Pé de Serra. 

Outro foi um modelo Fiat Uno, ano 2001, cor azul, placa JPF 3946, licença de Salvador, pertence a José Higno Martins da Silva, morador na Rua do Campo, Povoado de Almas, 30, zona rural de Coité. 

O terceiro veiculo foi uma motocicleta modelo Sandoou, ano 2010, cor preta, placa JOK 8839, licença de Coité, pertence a Robson Marcelo dos Santos Fermim, morador na Rua Floriano Peixoto, 67, centro de Coité. A policia ainda não tem nenhum informação.   

Por: Val César / Informe Bahia

SALVADOR - Sargento da PM é assassinado em São Caetano:

Curiosos cercam  o local do crime
Um sargento, identificado com o prenome de Givaldo Décio de Souza, 78 anos, foi assassinado no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. De acordo com a primeiras informações da 9ª CIPM, o crime aconteceu durante uma tentativa de assalto na Rua Cleriston Andrade, próximo ao Colégio Adventista do bairro. 
No chão, a marca de sangue da vítima o corpo foi encaminhado ao IML
Uma testemunha que falou, ao vivo, ao programa Se Liga Bocão, disse que na ação os bandidos teriam tomado a arma do sargento, que tentou fugir para dentro de um bar. 
Mas, ainda de acordo com a testemunha, os suspeitos alcançaram a vítima, que foi baleada com diversos tiros. 

Parentes estavam inconsoláveis  na entrada da casa onde também funcionava o bar
O corpo do sargento está no local, atrás do balcão do estabelecimento. Familiares de Givaldo já estão no local do crime. (Fotos: Gilberto Junior//Bocão News)

ICHU - Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural realiza reunião nesta terça-feira no povoado de Mumbuca em Ichu:

O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural realiza nesta terça-feira, dia 22 de Novembro de 2011 mais uma importante reunião à partir das 18 horas na sede da ASCOMUM (AssociaçãoComunitária de Mumbuca), comunidade localizada a pouco mais de 1 quilômetro da sede do município de Ichu

Essa atividade acontece com a parceria do SINTRAFI (Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu), e o MOC (Movimento de OrganizaçãoComunitária) e traz como temas: Agroecologia e Políticas Públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável; essas entidades vem desenvolvendo Projetos que visa a melhoria dos Agricultores Familiares. 

O Técnico Agrícola Paulo de Souza Freitas, bem como o SINTRAFI e MOC convida os agricultores das comunidades de Baixinha, Tolda, Mumbuca e Queimada do Meio para se fazerem presentes e espera contar com a presença de todos para juntos desenvolverem projeto que futuramente venha beneficiar toda a comunidade em geral.

Por Iradilson Lúcio / Fonte: Blog da rádio Independente FM

PROCURADOS PELA POLÍCIA - TODOS FUGITIVOS DO PRESÍDIO DE JEQUIÉ-BA:

Olhe bem para estas fotos. Todos eles são fugitivo do presídio de Jequié-Ba e a polícia pede para quem souber do seu paradeiro ligar para 190.
Ainda permanecem foragidos: 

Diego Costa Silva, o “Paulista”, da Comarca de Itapetinga, que cumpre penas de 5 anos e quatro meses  e de três anos e nove meses, em regime semiaberto desde 22 de julho de 2010, réu nos processos de assalto a mão armada  e furto. 

Edilson Correia dos Santos, da Comarca de Vitória da Conquista, cumpre penas de dez anos e de dois anos e seis meses, em regime semiaberto desde 29 de agosto deste ano, por tráfico de drogas. 

Eldson Santana Santos, o “Som”, de Itapetinga, cumpre pena de seis anos e quatro meses desde 20 de outubro de 2009, em regime fechado. 

Evandro Castro Dias, o “Pit”, de Vitória da Conquista, condenado a 21 anos em regime fechado, desde 12 de janeiro de 2010, por assalto à mão armada. 

Felisberto Caires Gomes, o “Bilau”, de Vitória da Conquista, com penas de seis anos e oito meses e de nove anos e sete meses, em regime fechado por tráfico de drogas e assalto à mão armada; Geovânio 

Ferreira Oliveira, o “Zói de Gato”, de Jequié, condenado a nove anos em regime fechado, por estupro, seqüestro e furto, desde 16 de fevereiro de 2004. 

José Aldo dos Santos, de Vitória da Conquista, preso provisório desde 7 de maio deste ano, acusado de tráfico de drogas. 

Matheus Gomes Lima, de Jequié, condenado a 28 anos em regime fechado, acusado de assalto à mão armada, desde 11 de novembro de 2008. 

Rodrigo dos Santos, de Vitória da Conquista, em regime semiaberto, condenado a cinco anos e quatro meses, desde 29 de agosto deste ano, por tráfico de drogas. 

Valdivino Silva Viana, o “Vardo”, de Maracás, em regime fechado, por assalto a mão armada, desde 24 de novembro de 2004. 

De acordo com a administração do Presídio, o detento Lourival dos Santos (LOURIVAL), preso provisório, desde 8 de fevereiro deste ano, proveniente da Comarca de Jaguaquara, onde foi acusado de homicídio, foi recapturado na cidade de Ibirataia e Reinaldo dos Santos Oliveira, o “Galego”, que cumpria pena de quatro anos por tráfico de drogas, desde 9 de abril deste ano, proveniente da Comarca de Vitória da Conquista, foi encontrado morto no leito do Rio das Contas. 

Fonte: Administração do CPJ

TJ-BA vota pedido de reativação das comarcas de 50 municípios na próxima quarta-feira (23): Do Território do Sisal perderam suas comarcas, Ichu, Nordestina e São Domingos.

Imagem Ilustrada
 Do Território do Sisal perderam suas comarcas, Ichu, Nordestina e São Domingos.


Em comunicado enviado ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito Luiz Caetano, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, informou que na próxima quarta-feira (23) o pedido coletivo de reativação das comarcas de 50 municípios baianos estará na pauta de votação do pleno, que se reunirá das 08:30 às 18h, quando serão discutidas as impugnações referentes ao Edital nº 212/2010, os pedidos de reconsideração relativos à desativação de comarcas (PA 50230/2009) e à Resolução nº 10/2011 (Divisão Judiciária do Estado da Bahia), e outros assuntos que ocorrerem.

Luiz Caetano, presidente da UPB, destaca que, “este é o momento de mostrarmos união ao TJ-BA. É preciso que na quarta-feira todos os prefeitos dos municípios penalizados estejam juntos no tribunal para mostrarmos força e dialogarmos com o TJ-BA em prol do interesse coletivo de nossos municípios”.

DESATIVAÇÃO COMARCAS- Prefeitos de 50 municípios baianos, que tiveram os cartórios civis e criminais das comarcas de suas cidades desativados, entraram com uma ação administrativa junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pedindo a reativação imediata das comarcas desativadas, decisão que vem penalizando cerca de 700 mil pessoas.

Os 50 municípios penalizados foram: Gentio do Ouro, América Dourada, Barro Preto, Botuporã, Gavião, Ibititá, Ichu, Iramaia, Jussara, Macururé, Malhada, Morpará, Pindaí, Quixabeira, Rio do Antonio, Santa Luzia, São Domingos, São José do Jacuípe, Serrolândia, Souto Soares, Uibaí, Varzea do Poço, Acajutiba, Baianópolis, Caldeirão Grande, Canudos, Glória, Ibiquera, Itaeté, Itagimirim, Itaquara, Jitaúna, Maraú, Marcionílio Souza, Nilo Peçanha, Rodelas, Sátiro Dias, Teodoro Sampaio, Tremedal, Boa Vista do Tupim, Capela do Alto Alegre, Ibitiara, Itagi, Itamari, Licínio de Almeida, Nordestina, Palmeiras, Pé de Serra, Planalto e Potiraguá.
Ascom – UPB / Extraído do Calila Notícias

Acidente mata duas pessoas na BA-262 entre as cidades de Coaraci e Almadina:

Duas pessoas morreram em um grave acidente no quilômetro 15 do trecho que liga Coaraci-Almadina na BA-262, nesta segunda (21).

Leones Firmino dos Santos, 55 anos, perdeu a direção do VW Gol (JME-3126) numa curva próximo à fazenda Bonfim, a três quilômetros da área urbana de Almadina. Ele e o irmão, Ivan Firmino dos Santos, morreram no local do acidente.

Leones, o irmão e outras duas pessoas viajavam para Coaraci. O carro saiu da pista e chocou-se contra duas árvores. No acidente, saíram feridos João da Lapa da Conceição, 49, e Rosenilda Silva dos Santos, 38, esposa de Leones.

Segundo patrulheiros,  a pista está em boas condições e o trecho é bem sinalizado. Leones era servidor da prefeitura de Coaraci. Informações e foto do blog do Pimenta / Extraído do Interior Da Bahia

Riachão - Mulher fabrica artesanato de barro de alta qualidade na Mandassaia:

Fabricar objetos de argila é uma prática que há 25 anos transforma a vida de Jeruza Guimarães Carneiro em uma grande artesã, na Comunidade de Mandassaia, zona rural de Riachão do Jacuípe, na região sisaleira da Bahia.

Filha de Dona Cidália Guimarães Carneiro e seu Roque Cosme Carneiro, moradores da referida comunidade, desde cedo o casal vislumbrava um grande talento na filha Jerusa pelas peças modeladas manualmente.

Ela informou à reportagem do Interior da Bahia que a escassez de lenha para queimar os objetos artesanais tem colaborado no atraso para entregar as encomendas no prazo estabelecido.

É natural que, agora, bem próximo do Natal, a procura por presépios de lapinha aumente, além de ser bastante solicitadas também réplicas de animais que simbolizam a chegada do nascimento do menino Jesus: jumento, carneiro, boi, galo, além de outros que seguem ás exigências da encomenda.

Todas as peças são modeladas e comercializadas para encomenda. Jamais para serem expostas em lugar nenhum. Além do barro utilizado por Jeruza, pedaços de pau, lápis e tábua também são acessórios indispensáveis para garantir melhor qualidade no acabamento das peças.

A artesã informa ainda que o acabamento é a conclusão final, usando somente a tinta e o pincel.

Por Noroel Fernandez / Fonte: Interior Da Bahia

Feira de Santana - Ocorrências do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)

FACADAS

Um homem de pele escura, aproximadamente 32 anos, que reside no município de Serrinha foi vítima de golpe de faca nesta segunda-feira (21) que atingiu a barriga.

O fato ocorreu no povoado de Laje e as vítimas permanecem internada na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

IAÇU
João Teixeira de Souza, 36 anos e Maria Célia Teixeira Souza, 35 anos, moradores da estrada de Iaçu foram vítimas de golpes de faca que atingiu o tórax.

Segundo a ocorrência policial, as facadas foram aplicadas pelo ex- marido de Célia, cujo nome não foi citado no boletim de ocorrência.

ACIDENTE
Três pessoas que ficaram feridas em um acidente com uma ambulância na noite de segunda-feira (21) foram socorridas para unidade de saúde de Feira de Santana.

André Luiz de Souza Rodrigues, 36 anos, morador da rua Oliveira Brito no município de Euclides da Cunha , Fabiane da Silva Abreu , 32 anos , Vera Lucia da Silva Abreu , 53 anos foram medicados no hospital .

As vítimas estavam no interior da ambulância do município de Euclides da Cunha e seguiam para Feira de Santana, ao chegar próximo do viaduto José Ronaldo de Carvalho, um veiculo Pólo JPK 6081 que segundo ocorrência da unidade de saúde, estava na contra mão teria colidiu frontalmente com a ambulância. Segundo um policial militar, as pessoas que ocupavam o veículo de passeio acabaram fugindo sem prestar socorro às vítimas.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares

Acidente próximo à Curva do Cavaco mata uma pessoa e deixa outra ferida:

 Com escoriações pelo corpo, o motorista foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas um pessoa que estava no banco do carona ficou presa nas ferragens e morreu.
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente ocorrido por volta das 4h40 desta terça-feira (22), na BR- 116 Sul, próximo a Curva do Cavaco. 

Segundo informações, Adilton Cabral da Silva, 38 anos, que reside em Guarulhos (SP) estava conduzindo uma carreta de placa BWA-5369, quando perdeu o controle e capotou. Com escoriações pelo corpo, Adilton foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas Roque Gilson Cabral da Silva, que estava no banco do carona ficou preso nas ferragens e morreu no local.   

A estrada:
O motorista Flávio Carneiro, que vinha de São Paulo para Feira de Santana e passou pelo local do acidente, disse ao Acorda Cidade que está preocupado com a situação da rodovia. Ele disse que de Vitória da Conquista a Feira, a estrada está cheia de ondulações e falta acostamento.  “O final do ano está chegando e tem muitas pessoas vindo de outros estados que não conhecem a estrada”, disse o motorista se referindo aos riscos encontrados durante o trajeto. 

Por Andréa Trindade / Fonte: Site Acorda Cidade / Com informações do  repórter Paulo José do programa Acorda Cidade / Foto: Ilustração. 

Feira de Santana - Polícia militar prende suspeitos de assaltos:

Os policiais militares do pelotão da Cavalaria de Feira de Santana apresentou no plantão do Complexo Policial nesta segunda- feira (21) dois jovens suspeito de pratica de assaltos no município que foram presos na rua E no bairro do George Américo.

Jean Fabio Nascimento Silva, 18 anos, residente no bairro do George Américo na companhia do menor J.S C. 17 anos que estava com uma bicicleta quando foi abordados pelos policiais . Segundo o menor, ele já teve passagens pela Escola Sócio Educativo Juiz Melo Matos de Feira, mas cumpriu a pena .


Os policiais encontraram um revolver calibre 38 municiado que foi apreendido e apresentado na delegacia na hora do flagrante de Jean. 

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa

ICHU - Realizado a grande final do campeonato Futsal do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro:

Aconteceu na tarde desta segunda-feira dia 21, as finais do campeonato futsal do colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, nas categorias infantil, feminino e masculino.

Os jogos foram realizados na quadra Polivalente e contou com a presença do presidente da Liga Ichuense de Desporto André Luiz e é claro, com a cobertura ao vivo da equipe Show de Bola Independente da Rádio Comunitária Independente Fm de Ichu.

No primeiro jogo valendo pela categoria infantil a equipe SUPER 11 sagrou-se campeã ao derrotar a equipe ESTOURADO pelo placar de 7X3 com 3 gols de Reilan, 2 gols de Alvaro e 2 gols de Manoel pela equipe Super 11. Pela equipe Estourado os gols foram marcados por Kelvyns 2 vezes e Darlan 1 vez.

Super 11 jogou e venceu com: Wilian, Manoel, Alvaro, Ícaro, Reilan, Filipe e Rafael.
Estourado jogou e perdeu com: Gustavo, Euler, Artur, Deilson, Darlan e Kelvyns.
O garoto Alvaro da equipe Super 11 foi o artilheiro da competição na categoria infantil.

No segundo jogo valendo pela categoria feminino, a equipe do CORINTHIANS sagrou-se campeã ao vencer a equipe do BOTA FOGO pelo placar de 6X0 com 4 gols de Isolda e 2 gols de Rafaele.

Corinthians jogou e venceu com: Rosane, Isolda, Barbara, Rafaele, Carla e Ketila.
Bota fogo jogou e perdeu com: Suzane, Cida, Alécia, Giovana, Pâmana, Jaqueline e Marina.
A garota Isolda da equipe do Corinthians foi a artilheira da competição na categoria feminino.

No terceiro e último jogo valendo pela categoria masculino, a equipe FUT ART sagrou-se campeã ao vencer a equipe do SÃO PAULO nos pênalti pelo placar de 3X2 já que nos tempos normais terminou empatado por 4X4. Os gols da equipe Fut Art foram marcado por Marcelo 3 vezes, Emerson 2 vezes, Miraldo 1 vez e Adriano 1 vez. Já os gols da equipe do São Paulo foram marcados por Maguila 3 vezes, Elisson 2 vezes e Genebaldo 1 vez; lembrando que Genebaldo ainda perdeu um pênalti defendido pelo goleiro Tomás.

Fut Art jogou e venceu com: Tomás, Marcelo, Miraldo, João Cesar, Emerson, Adriano e Gabriel.
São Paulo jogou e perdeu com: Wsley, Genebaldo, Osvaldo, Maguila, Maurício, Elisson e Rafael.
O Jogador Marcelo da equipe Fut Art foi o artilheiro da competição na categoria masculino.