TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Santaluz: Prefeita Quitéria Carneiro e vice Marcinho são cassado por abuso de poder

Prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro (PSD) e o seu vice, Márcio Oliveira (PP), tiveram os mandatos cassados por abuso do poder político. Em decisão assinada na última quarta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) decidiu pelo afastamento dos gestores e ainda condenou Quitéria e Marcinho - como é conhecido na cidade - a oito anos de inelegibilidade a contar das eleições que se realizaram em 2016. 
A condenação ainda atingiu o ex-prefeito Zenon Nunes da Silva Filho (PSD) que também ficará inelegível por ter favorecido, enquanto prefeito, um comício dos herdeiros políticos. 

MP investiga suposta irregularidade na aquisição de combustível pela prefeitura de Ichu

O Núcleo de Crimes Atribuído a Prefeitos (CAP), do Ministério Público da Bahia, investiga uma suposta irregularidade na aquisição de combustível- diesel e gasolina -para abastecimento de veículos leiloado, emprestado e sucateado no exercício de 2017 e 2018 na prefeitura de Ichu, localizado a cerca de 200 km de Salvador.
A representação foi protocolada no MP no dia 6 de dezembro pelo vereador Edivaldo Apolonio da Silva (PROS), conhecido como Arraia, contra o prefeito Carlos Santiago de Almeida (PHS), que negou as acusações ao BNews

Ichu está entre as 10 cidades mais pobres da Bahia, confira ranking das 10 mais pobre e as 10 mais ricas

Em 2016, com apenas 10 municípios (2,4% do total de 417) chegava-se a pouco mais de metade (52,4%) do PIB de toda a Bahia, estimado em R$ 258,6 bilhões naquele ano. No outro extremo, com os 50% de municípios baianos com os menores PIB (208 cidades), chegava-se a somente 7,3% de toda a renda gerada no estado.
Foto: ACL / Arquivo
Esses indicadores mostram a grande concentração da economia baiana, embora num patamar ainda abaixo da brasileira. No país como um todo, 66 municípios (1,2% dos 5.570) respondiam por metade do PIB (50,2%) em 2016, enquanto os 50% de municípios com os menores PIBs (2.785) detinham somente 3,7% da renda gerada no país.

Moro diz que Lula 'fez coisas boas' e lamenta ter condenado o ex-presidente

O ex-juiz e futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, disse lamentar o fato de ter sido o autor da sentença que condenou o ex-presidente Lula. "Da minha parte nada tenho contra o ex-presidente. Acho até lamentável que eu, infelizmente, tenha sido o autor da decisão que condenou uma figura pública que tem a sua popularidade e que fez até coisas boas durante sua gestão, mas também erradas", afirmou durante entrevista ao apresentador José Luiz Datena no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.
"Isso no fundo não é um bônus para mim, é um ônus. Mas o fiz cumprindo o meu dever.", completou o ex-juiz. Lula foi condenado por Moro, em julho de 2017, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Em janeiro deste ano, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) aumentou a pena para 12 anos e um mês de detenção. Depois de negados os recursos da defesa, Moro determinou a prisão do petista. Lula se entregou à Polícia Federal em 7 de abril e continua preso na Superintendência da PF, em Curitiba.

Três jogos fecham a fase classificatória do VI Campeonato de Grota Funda neste domingo, confira confrontos e arbitragem

O encerramento da fase classificatória do VI Campeonato do Bar Tricolor na comunidade de Grota Funda em Serrinha acontece neste domingo dia 16 de dezembro com três partidas a partir das 09:00hs da manhã e a organização já definiu os árbitros, confira.
Ivonilton Queiroz e Vilomar Carneiro da liga serriense, além de Nego Gene que atualmente está sem liga serão os árbitros. Lembrando que cada um atuarão em duas partidas e em cada jogo um deles folga. 

Ichu: ABC/Coité e Boleiras de Serrinha se enfrentam neste domingo (16) pela 5ª rodada do Campeonato feminino do Educativo

Neste Domingo dia 16 de dezembro vai acontecer um grande clássico pelo VI Campeonato Feminino da Associação do Educativo no povoado de Umbuzeiro em Ichu, confronto que vem sendo esperado com muita expectiva por se tratar de um grande clássico entre Serrinha e Conceição do Coité.
Atlético Brasil Coiteense (ABC) e Boleiras de Serrinha se enfrentam pela quinta rodada do certame, sendo que Boleiras já está classificada e precisa de um empate para ser a primeira colocada, enquanto que ABC busca a segunda vitória na competição para brigar pelas primeiras posições na última partida diante da equipe Galáticas de Bom Sucesso.
Ressaltando que na preliminar haverá um jogo amistoso entre as famílias de Umbuzeiro X famílias de Pau D'árco. A organização do campeonato definiu nesta quinta-feira dia 13/12 a arbitragem para esta partida, confira abaixo.
Helbert Silva Bacelar Santos (Negrão) e Sandro Anselmo Santos do Patrocínio (Sandro)

Redação Ichu Notícias

Ichu: Centro Espírita Aristóteles Peixinho vem recebendo os últimos ajustes para a inauguração no domingo

É grande a expectativa para a inauguração em Ichu do Centro Espírita Aristóteles Peixinho que foi construído na Rua Ódália Cedraz próximo a Secretaria Municipal de Saúde. A inauguração acontecerá domingo, 16, às 10:00 horas da manhã.
O centro foi erguido por um empresário ichuense que reside em Salvador e vem recebendo os últimos ajustes para este momento tão importante.

Hoje acontece a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Candeal

Acontece nesta sexta-feira, 14, a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Candeal, sendo realizada também a eleição para a escolha da mesa diretora que comandará os destinos legislativos durante o biênio 2019/2020.
Apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente José Risonaldo mais conhecido por Léo de Deja foi registrada no pleito, e o mesmo deve ser reeleito, para um novo mandato.

Deverá ser conhecida hoje a empresa que irá reformar o Hospital Sagrado Coração de Jesus em Ichu

Às 09:00 da manhã desta sexta-feira, 14, na sede da Prefeitura Municipal de Ichu, será realizado o processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para reforma do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus.
 Foto: Arquivo
De acordo com informações, conhecida a empresa vencedora, a obra deverá ser iniciada no início do próximo ano. O projeto arquitetônico dará um novo visual a Unidade de Saúde que teve a sua última reforma na segunda gestão do ex-prefeito Dorivaldo Ferreira (2001 a 2004).

Ichu: Reisinho, Jacson e Rege formam o trio de árbitros para os jogos de ida da fase semifinal do Campeonato do Rancho Sossego

Foto: Arquivo AL Notícias
No próximo domingo, 16, às 09:30, inicia a fase semifinal do 4º Campeonato Rural do Rancho Sossego com os jogos entre Real de Barra e Aleluia, Os Merdinhas e Juventude do Barro Preto. Esta fase será com jogos de ida e volta.