TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

SINTRAF Coité elege primeira mulher presidenta na história do Sindicato

A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF), a partir de 2020, terá pela primeira vez em sua história uma mulher como presidenta. Em eleição realizada durante o I° Congresso da Agricultura Familiar do SINTRAF, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) os delegados e delegadas elegeram a nova diretoria do Sindicato para os próximos 4 anos e debateram sobre educação do campo, política sindical e os desafios e perspectivas da Agricultura Familiar no município. 
A sindicalista Maria Eliana Lima Santos, atual coordenadora de finanças da instituição, assumirá a presidência. Aos 47 anos de idade, Eliana vem de um histórico de luta e dedicação ao movimento sindical e social no Estado da Bahia e está no sindicato desde 1998, onde já coordenou as secretarias de Mulheres, Jovens e a secretaria de finanças do SINTRAF. Eliana também tem passagens em entidades territorial, estadual e nacional, como na Federação Baiana dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), na Fundação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Seminário do Estado da Bahia (FATRES) e atualmente compõe a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). 

TRE fará plantão da biometria neste fim de semana em Conceição do Coité e diversas cidades da Bahia; veja lista

Neste final de semana sábado (7) e domingo (8), 19 zonas eleitorais da Bahia vão realizar atendimento extraordinário, com o objetivo de facilitar o recadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o procedimento é obrigatório e quem não realizar terá o título cancelado.   
Além de não poder votar, o cancelamento do título resulta nas restrições em cadastro de recebimento de benefícios sociais, impossibilidade de nomeação em cargo público, e dificuldade para obter empréstimos em instituições públicas.  

Diretores do Sindicato Rural de Ichu participam do Iº Congresso da Agricultura Familiar do SINTRAF Coité

Os Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI, Luiz Ferreira (Presidente), e a diretora Anatália Araujo, participaram do Iº Congresso da Agricultura Familiar do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – BA - SINTRAF realizado nos dias 05 e 06 de dezembro 2019, na Mansão Pai Bico, em Conceição do Coité.
O tema central do Congresso foi Desafios e Resistência no Movimento Sindical: Agricultura Familiar e os desafios no município, Educação e Qualificação Profissional e Políticas Sindical. 

Capitão Lessa é homenageado com Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Serrinha

Na noite da última quinta-feira (05), o capitão Joilson Lessa da Costa, coordenador de Planejamento Operacional, lotado no Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar, recebeu da Câmara Municipal de Serrinha a Moção de Aplausos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Unidade.
Capitão Lessa nasceu em São Gonçalo dos Campos na Bahia, é Oficial de 2002, comandou a 4ª Companhia de Conceição do Coité por quase 11 anos e desde o ano de 2016 chefia o planejamento operacional da Unidade, computando 16 anos no 16º BPM.

Feira de Saúde, Novembro Azul e Outubro Rosa ações que fortaleceram e ampliaram os serviços de Saúde em Tanquinho

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanquinho promoveu diversas ações que além de fornecer serviços pontuais à população, conscientizou e incentivaram o cidadão a cuidar da saúde.
No mês de outubro mês de conscientização e realização da campanha Outubro Rosa, com a finalidade de orientar e prevenir o Câncer de Mama. As ações aconteceram nas unidades de saúde da Sede e Zona Rural do município. Dentre as ações os profissionais da saúde abordaram em palestras sobre a prevenção ao câncer de mama, entrega de lembrancinhas que enfatizam a campanha, sessão de maquiagem para as participantes e realização de exames preventivos, além de uma caminhada que contou com o envolvimento do público em geral e profissionais da saúde do município. Do mesmo modo o novembro azul teve diversas ações com o objetivo de conscientizar também os servidores municipais além da população, e as atividades alusivas ao “Novembro Azul”, teve a sua atenção e empenho de profissionais da Secretaria de Saúde de Tanquinho.

Banda Som Di Truck lançará novo clipe que promete agitar o Verão 2020

Boa notícia para os fãs do forró vaquejada moderno. A Banda Som Di Truck, criada em Salvador a 3 anos, se prepara para lançar novo clipe com a música de trabalho intitulada “Di paredão”, a gravação aconteceu a beira mar em na capital baiana e promete agitar neste verão.
O grupo Som Di Truck, gravou recentemente um cd contendo 7 faixas, sendo 5 canções inéditas e 2 regravações, e já está disponível para baixar nos principais sites de músicas do Brasil.

Confira os jogos deste sábado dia 07 de dezembro pela 2ª rodada da Copa Rural de Ichu

Redação do Ichu Notícias

Cantora candealense Kelly Lima lança seu primeiro projeto de forró com músicas autorais

A cantora Kelly Lima da cidade de Candeal-Ba lançou seu primeiro projeto de forró com músicas autorais, e promete muitas novidades para o ano de 2020. Suas músicas já estão disponíveis para baixar no site SuaMusica.

20 anos de Saudade: Elmo & Delson será neste sábado dia 07 no Rancho Sossego em Ichu

Do AL Notícias

Ichu: Vereadoras Lúcia e Celidalva participam do encontro de Parlamento Feminista da Bahia

As vereadoras ichuenses Lúcia Maria (PSB) e Celivalda (PCdoB) participaram nesta quinta-feira, 05, em Salvador, do Encontro do Parlamento Feminista da Bahia promovido pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia.
Este encontro reuniu mulheres parlamentares e da sociedade civil com o objetivo de estimular uma maior participação das mulheres nos espaços de poder de decisão política, um mportante espaço para pensar e propor estratégias e ações para o empoderamento feminino, trocar experiências e aprovar um manifesto em favor da paridade de gênero, em sintonia com os objetivos do milênio, previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.

Bahia abre o placar, mas cede o empate ao Vasco no último jogo do ano na Fonte Nova

O jejum de triunfos do Bahia na Arena Fonte Nova só poderá ser quebrado no ano que vem. Na despedida da praça esportiva em 2019, o Tricolor abriu o placar, mas acabou sofrendo o gol no final do segundo tempo e ficou no empate em 1 a 1 com o Vasco, na noite desta quinta-feira (5), pela 37ª rodada do Brasileirão. 
Gilberto marcou aos 44 minutos do primeiro tempo para os donos da casa e Marrony anotou o tento dos visitantes aos 39 da etapa final. É o oitavo jogo que o time baiano não faz o seu torcedor voltar para casa comemorando.

Futebol amador movimenta Ichu e região neste final de semana, confira.

Ichu e região terá mais um final de semana movimentado com vários campeonatos amadores para você assistir com a sua família. Os destaques fica por conta da final do I Campeonato Regional de Veteranos do Educativo. 
CONFIRA OS JOGOS