TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ichu - Jovem morre afogado na comunidade de Licuri:

Foi encontrado morto afogado na tarde desta quinta-feira, 17, o jovem Marcone Silva Mota conhecido como Fiinho de 22 anos de idade.

O jovem era filho do senhor Raimundo da Mota e da senhora Maria Margarida Silva Mota, residentes na Rua de Cima, situada na comunidade de Licuri no município de Ichu.

Conforme relato de familiares o jovem sofria de distúrbios mentais e por este motivo todos procuravam mantê-lo sempre por perto para evitar qualquer tipo de eventualidade a exemplo do que aconteceu nesta tarde.

Segundo informações por volta das 14:30 h foi percebida a ausência de Fiinho, quando de  forma desesperada começaram a procurá-lo.

Desconfiando que o corpo estivesse dentro do tanque que fica em frente a residência da família, dois jovens mergulharam e para a tristeza de todos o corpo foi encontrado já sem sinais vitais.
A Polícia Militar de Ichu foi acionada para fazer a ocorrência através dos Policiais Genivaldo e Samuel que permaneceram no local até a chegada do rabecão do Departamento de Polícia Técnica - DPT de Serrinha.

Os Técnicos do DPT chegaram por volta das 21:00 h e realizaram uma vistoria no local do afogamento.
A equipe do DPT como de praxe verificou também o corpo do jovem Marcone Silva

Após a verificação por parte dos agentes do DPT a vítima foi colocada na concha do Rabecão

Realizado o preenchimento da Guia de Transferência o corpo do jovem Marcone Silva Mota "Fiinho" foi encaminhado para Serrinha e de lá seguirá para Feira de Santana com o objetivo de ser necropsiado.

O movimento foi intenso no local onde o fato aconteceu por parte de curiosos, além das viaturas do DPT, Polícia Militar e da ambulância do Hospital de Ichu.


Parentes e amigos estiveram na residência da família e estavam transtornados com o acontecido.
O sepultamento de Marcone deverá acontecer na tarde desta sexta-feira após liberação por parte do IML com horário a ser divulgado pelos familiares.
Por: André Luiz / Fonte: AL NOTÍCIAS

SERRINHA - Cabeleireiro é baleado momento em que fechava sua barbearia:


Por volta das 20h00min desta quinta-feira (17), deu entrada no Hospital Municipal de Serrinha, vítima de tentativa de homicídio, o cabeleireiro José Edilson Silva Barreto residente no bairro Colina das Mangueiras.

Em entrevista concedida ao repórter Jota Neto, o cabeleireiro popularmente conhecido como Zé, informou que estava fechando o seu estabelecimento comercial que fica situado próximo a Igreja Universal na Avenida Manoel Novais, quando se aproximou um elemento de identidade ignorada efetuando vários disparos de arma de fogo, segundo o mesmo estaria sentindo dores na cabeça e no braço, onde possivelmente os tiros devem ter atingido.


Devido à gravidade dos ferimentos, José Edilson foi transferido para o HGE (Hospital Geral do Estado) na cidade de Salvador.
Por: Jota Neto

Coité - 1ª Audiência Publica do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social é realizada:

O município de Conceição do Coité, aderiu ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), nesta quinta-feira (17), no Auditorio do Centro Cultural Ana Rios de Araujo, foi realizada a 1ª Audiência Publica do Plano Municipal de Habitação, o objetivo é elaborar o plano. É importante lembrar que as cidades que possuem PLHIS terão prioridade na distribuição dos recursos na área de habitação. Estavam presentes no evento: secretários municipais, sociedade civil e lideres comunitários.

Nessa 1ª Etapa, foi discutida a Proposta Metodológica do Plano, esse documento é que abrange todos os aspectos dos trabalhos a serem desenvolvidos para elaboração do Plano, detalhando informações referentes ao processo de elaboração, o contexto em que se insere o Plano e seu conteúdo, a organização dos trabalhos e a estrutura de coordenação e elaboração, as atribuições de cada equipe, a infra-estrutura, os prazos e custos, as estratégias de participação e comunicação com a sociedade, as etapas e produtos do Plano, assim como as bases de dados existentes e selecionadas para compor o diagnóstico e análises do setor habitacional do município.

Segundo o Secretario de Desenvolvimento Urbano, Manoel Ribeiro, conhecido por Juruna, na próxima quinta-feira dia 24 de novembro, mais duas etapas vão ser discutidas, são elas: Diagnósticos e Estratégias de Ação do Plano, o evento acontece na câmara de vereadores do município, a partir das 9 horas. “O município, mais uma vez sai na frente, quero parabenizar o prefeito Renato Souza pela adesão a esse Plano de Habitação, que vai beneficiar as famílias da sede e também da zona rural.” Disse Ribeiro.

O Secretario de Gabinete Eudes Mateus, representou o prefeito Renato Souza na abertura da cerimônia, que por motivo de compromisso agendado não pode estar presente. Mateus lembrou que o município já foi beneficiado com projetos de habitação, a exemplo do Casulo Coité que já entregou 200 casas, projeto iniciado pelo o ex-prefeito Everton Rios de Araújo e, o Cidade Jardim, que em breve vai entregar 500 casas. “Como o prefeito Renato Souza tem vários parceiros e quer continuar com o projeto de habitação, o município aderiu ao Sistema Nacional de Habitação e, estar elaborando esse plano municipal.” Lembrou Mateus.

ASCOM/Por: Val César

COITÉ - Liga Coiteense de Futebol escala arbitragem para os jogos do Campeonato dos Quarentões:

O Campeonato Coiteense dos Quarentões, esta na reta final da primeira fase, mais dois jogos serão realizados no estádio municipal, a Liga local, através do diretor de arbitro, escalou a arbitragem para os próximos jogos.

Confira a escala:

Dia 18/11- sexta-feira

Às 20:00- Salgadalia x ETEC

Arbitro Central: Bruno Nascimento Ramos

Assistentes: Francisco de Assis Reis e Henrique Francisco Maciel

Reserva: Reginaldo Araújo

Dia 20/11- domingo

Às 09:30- Boca Jr x Ótica Coité

Arbitro Central: Alfio Pinto Neto

Assistentes: João Rodrigues da Silva Filho e Waldemir da Silva Lima

Reserva: Ildelbrando Mota de Almeida

Essa competição tem o apoio do governo municipal, secretaria de esporte e lazer e liga coiteense de futebol.

ASCOM/Por: Val César

Três acusados de assaltos a casas comerciais em Feira e região morrem em confronto com a polícia:

A quadrilha praticava crimes nas cidades de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Alagoinhas e em Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro.
Três homens acusados de integrar uma quadrilha de assaltantes morreram na manhã desta quinta-feira (17) após entrar em confronto com policiais militares no município de Amélia Rodrigues. Outros três acusados que conseguiram fugir.
Em entrevista ao repórter Aldo Matos do Acorda Cidade, o delegado José Antônio Costa (foto), titular da Delegacia de Santo Amaro, informou que a quadrilha praticava crimes nas cidades de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Alagoinhas e em Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro.

O bando era responsável por assaltos a casas comerciais, postos de gasolina, veículos na BR-324 (sentido Amélia Rodrigues/Feira), homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte). 

Segundo o delegado, os policiais do 2º Pelotão de Amélia Rodrigues, que faz parte da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Santo Amaro, já estavam investigando a ação da quadrilha e após uma denúncia anônima informando o local onde os acusados estavam a equipe de policiais realizou uma campana para capturar o grupo.  
Os seis homens estavam divididos em três veículos quando foram surpreendidos pela presença da polícia e iniciaram a troca de tiros.  Anailton da Silva Pinheiro, o “Nanal”, Moises Souza dos Santos e um homem identificado como Rodrigo e conhecido como  “Neguinho da Volta”, foram atingidos e morreram. Os outros fugiram.
Durante a ação a  polícia apreendeu uma submetralhadora de fabricação americana calibre 380, duas pistolas, uma ponto 40 e outra ponto 45, um revolver calibre 32, várias munições calibres 12, 380, 357, ponto 40, ponto 45 e dois capuzes, além de crack, maconha, cocaína e  dois veículos.

Os corpos dos três acusados mortos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro. 

Fotos: Aldo Matos / Por: Andréa Trindade / Fonte: Acorda Cidade

A péssima arbitragem de Paulo Cesar de Oliveira no jogo de ontem:

Foto: Blog Futebol Baiano
 Errar é humano? Ou depende do erro?
Quem acompanha o futebol sabe que dentro das quatro linhas tudo pode acontecer principalmente em relação erros de arbitragem. Agora uma coisa não é comum se ver durante uma partida de futebol é um arbitro querer corrigir um erro com outro erro ainda pior como se viu ontem no jogo entre Internacional e Bahia pela 35ª rodada do Brasileiro da serie A edição 2011.

O arbitro foi Paulo Cesar de Oliveira que já é um velho conhecido da torcida do Bahia que em 2004 prejudicou o Bahia em um jogo contra o Brasiliense onde interferiu no acesso do Bahia naquele ano.

No início do jogo tudo parecia que o arbitro iria expulsar os dois times de campo, pois em todos os lances de faltas era distribuídos cartões amarelo, no entanto sua postura disciplinar foi tomando outras tendências, foi quando outras faltas piores aconteciam e ELE não dava mais o cartão para o jogador devido o mesmo já ter o cartão amarelo e seria sua expulsão.

O arbitro não convencido de suas imprudências resolveu agir de outras formas para manter sua fama de incompetente na partida. Numa bola cabeceada pela equipe do Internacional o jogador do Bahia deu uma de goleiro defendendo um golaço com a mão o que seria pênalti legítimo contra o Bahia e Paulo Cesar resolveu não marcar, os jogadores do Internacional reclamaram barbaridade do lance o que talvez fizesse com que ele cometesse outro erro grosseiro na partida para compensar o pênalti não marcado; foi quando Dodô do Bahia deu um lençol em um zagueiro e em seguida foi atingido dentro da área de forma covarde por Bolívar do Internacional o que deveria ser pênalti e o jogador expulso de campo. Acredite leitores, o camarada teve a cara-de-pau de marcar a falta deu só catão amarelo em vez do vermelho e ainda não marcou pênalti mesmo o lance sendo dentro da área, talvez tenha dado jogo perigoso sabe-se lá.

Em seguida, a consciência dele deve ter pesado muito e num lance onde todo mundo viu o jogador do Bahia cortar uma bola aérea com a mão dentro da área, Paulo Cesar mais uma vez resolveu fazer vistas grossas no lance e não marcou o pênalti prejudicando mais uma vez o Internacional.

Se ele tivesse errado prejudicando só uma das equipes, podíamos dizer que teve a intenção para beneficiar uma das equipes, mas ele errou para os dois lados e isso mostra que realmente foi incompetência dele. Alguma coisa precisa ser feito em relação a isso, e talvez já esteja sendo feito por parte da direção das duas equipes (Internacional e Bahia), quem sabe abrir um processo no TJD contra este arbitro e pedir uma punição justa para ele para evitar que outras equipes não sejam prejudicadas e os torcedores que nada tem há ver com isso possa de fato torcer por sua equipe de forma pacífica e justa.  

Monomotor não teve falha mecânica, diz Aeronáutica sobre acidente:

O especialista acredita que a morte foi ocasionada pela precipitação do passageiro, que se desesperou porque tinha medo de voar. Quando o avião parou, por uma atitude inesperada, ele abriu a porta.
Foto: Reprodução TV Sudoeste
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa) realizaram avaliação técnica no monomotor que enfrentou problemas no pouso e ocasionou a morte de um dos passageiros na noite de segunda-feira (14), na região sudoeste da Bahia. Segundo o investigador do Cenipa, regional Recife (PE) José Roberto Mendes, não foi detectada falha mecânica, nem irregularidades na documentação da aeronave. 

Segundo o órgão, a avaliação foi realizada por dois oficiais especializados durante toda a quarta-feira (16), na cidade de Condeúba, local do acidente, a cerca de 650 Km de Salvador. “O avião fez pouso em pista legalizada e o piloto, por algum motivo, perdeu controle do avião no solo e saiu da pista. A documentação do avião, do piloto e do aeródromo está legalizada”, diz José Roberto Mendes. 

O especialista acredita que a morte foi ocasionada pela precipitação do passageiro, que se desesperou porque tinha medo de voar. “Quando o avião parou, por uma atitude inesperada, ele abriu a porta, ficou em pé na asa, se desequilibrou, caiu para frente na hélice, que ainda estava girando. Ele entrou em pânico, ficou com medo”, explica Mendes sobre as circunstâncias da morte do ex-vereador da cidade de Condeúba, Agnaldo José Pereira, de 44 anos. Ele foi velado na Câmara de Vereadores do município e o sepultamento ocorreu no distrito de Alegre, na zona rural, a cerca de 50 km da cidade. A aeronave ficou intacta e os demais ocupantes não ficaram feridos. 

A aeronave monomotor, cujo modelo é RV-10, é enquadrada na categoria experimental, que é reconhecida Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com um nível menor de exigências normativas. De acordo com Mendes, o modelo é fabricado nos Estados Unidos e montado no Brasil. O monomotor comporta quatro passageiros e três pessoas viajavam no momento do acidente – o piloto (irmão da vítima) e um primo deles. 

A pista de pouso, que funciona dentro da fazenda da família, foi construída há cerca de dois anos e meio e é coberta de cascalho (não é asfaltada), afirmou os familiares. 

Experimental 
A Anac define o modelo experimental como “toda aeronave fabricada ou montada por amador”, usado “exclusivamente para esporte turismo e lazer”. Nesses casos, o agente da Aeronáutica explica que as responsabilidades do voo são apenas do operador. “Avião que não é certificado é experimental e a operação é por conta e risco do proprietário”, comenta José Roberto Mendes. 

Ele explica que os aviões experimentais são montados no país com os requisitos da Anac, ganha matrícula e deve realizar inspeção anual, assim como outras categorias. Segundo ele, o fato de ser experimental, nesse caso, não tem relação com a causa do acidente. As informações são do G1 / Extraído do Site Acorda Cidade.

Feira de Santana - Jovem é assassinado no bairro Santo Antônio dos Prazeres:

O crime foi testemunhado por várias pessoas. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Um jovem foi assassinado por volta de 13h30 desta quinta-feira (17), no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.    Jutembergue de Santana Rodrigues, 20 anos, foi morto com vários tiros na cabeça e nas costas, por um homem não identificado.   De acordo com o policial militar, Ademir Lima, o homem efetuou o primeiro disparo nas costas da vítima, que ainda tentou fugir, mas foi perseguida e atingida na cabeça. Ainda de acordo com o policial, o crime foi testemunhado por várias pessoas, que não quiseram passar outros detalhes.

Jutembergue morava na rua Bonfim, no bairro santo Antônio dos Prazeres.  O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica – DPT. (As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade).   Foto: Ed Santos / Fonte: Site Acorda Cidade

Ichu - Estádio Municipal continua recebendo melhorias:


Através de solicitação feita pela Diretoria de Esportes do Município a Secretaria  de Administração e Finanças vem realizando melhorias nas dependências do Estádio Municipal Renatão.
Logo na entrada verificamos um visual diferente com a retirada da laje que ameçava desabar e a reabertura do nome do estádio que estava apagado pelo tempo.

O muro que caiu em decorrência das chuvas foi totalmente recuperado e assim como as outras partes recebeu uma nova pintura.

Todos os vestiários receberam melhorias na parte hidráulica e na pintura das paredes.

Na arquibancada algumas partes receberam um novo reboco e para melhorar o aspecto, está sendo realizada a pintura com as cores da bandeira do município.

O Diretor de Esportes Vercelêncio de Oliveira informou que está aguardando um funcionário designado pela Secretaria de Administração para realizar a limpeza com a máquina roçadeira, pois, com as chuvas o mato cresceu bastante.

Até o próximo sábado é possível que toda murada interna do estádio já esteja organizada e com uma aparência bem melhor.

Detalhe:
Copa Rural - Apesar do pedido feito pela equipe do Vitória da Queimada do Cedro para que a partida diante de Bela Vista fosse antecipada do domingo (20) para o sábado (19), os jogos do final de semana permanecerão como estabelecidos na tabela.
O Vitória fez a solicitação em virtude de no domingo acontecer o encerramento da festa religiosa na comunidade de Queimada do Cedro. Algumas equipes sinalizaram aceitar a proposta, mas, a equipe de Morro Redondo que enfrenta o Educativo descartou esta possibilidade.
Desta forma, permanece no sábado Morro Redondo x Educativo e no domingo Bela Vista x Vitória da Queimada do Cedro.

Por: André Luiz / Fonte: AL NOTÍCIAS

Ciclista que buscava Livro dos Recordes e passou em Riachão morre em Tocantins.

O ciclista Antonio Rogério do Nascimento, o “Perereca”, que passou em Riachão do Jacuipe em 2009, morreu no último domingo (13), no Hospital Regional de Gurupi, em Tocantins. “Perereca” morreu de uma complicação neurológica. Ele estava em uma casa de apoio a “sem teto” da cidade de Gurupi. Um senhor responsável pela casa cuidou do sepultamento do ciclista, pois o hospital não conseguiu entrar em contato com os familiares dele. O sepultamento ocorreu na cidade de Gurupi, no Estado de Tocantins. A Informação foi dada ao Interior da Bahia pelo leitor Igor Gonçalves Pinto. Antonio Rogério do Nascimento nasceu na cidade de Arenópolis, em Mato Grosso. Ele morreu com 42 anos. No último em que passou pela Bahia e Riachão do Jacuipe, Perereca percorreu mais de 10 mil quilômetros como ciclista, passando pela Argentina, Uruguai e Chile. Ele deixa dois filhos: Jônatas, de 12 anos, e Talita, de 15.  Clique no link abaixo para ler a matéria sobre a passagem do ciclista em Riachão do Jacuipe, em agosto de 2009: http://www.interiordabahia.com.br/p_esporte/3982.html
Fonte: Interior da Bahia

Petrobras abre novo processo seletivo com 350 vagas.

A Petrobras divulgou novo edital de processo seletivo público nesta quinta-feira, 17, para o preenchimento de 350 vagas. As inscrições serão abertas no dia 24 e seguem até o dia 13 de dezembro, com taxas de inscrição de R$ 35 para cargos de nível médio e de R$ 50 para cargos de nível superior. >> Clique aqui e confira o quadro de vagas da seleção Das oportunidades, 274 serão destinadas aos cargos de nível médio e 76 para nível superior. O edital está disponível no site da (www.cesgranrio.org.br) e no site da Companhia (www.petrobras.com.br). A remuneração mínima inicial varia entre R$ 2.170,84 e R$ 6.217,19. As provas são objetivas e estão previstas para serem realizadas em 22 de janeiro de 2012. Benefícios - Além da remuneração, a Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
Fonte: A Tarde

Prefeitura de Biritinga abre concurso para 88 vagas.

A Prefeitura de Biritinga, a 20 km de Serrinha, lançou nesta segunda-feira (14) o edital de abertura das inscrições do concurso público do município. São 88 vagas para todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 1.348,03. Os cargos disponíveis serão os seguintes: 
Cargos de nível superior: professor nível I.

Nível médio completo: agente de meio ambiente, digitador, professor nível especial, técnico em enfermagem, técnico de patologia clínica e técnico de radiologia.

Nível fundamental completo: agente de endemias e auxiliar de dentista.

Nível fundamental incompleto: motorista de ônibus escolar, motorista categoria ‘B’, motorista categoria ‘D’, eletricista, auxiliar de eletricista, auxiliar de vigilância escolar e auxiliar de serviços administrativos educacionais, e auxiliar de limpeza.

As inscrições presenciais poderão ser feitas no período de 16 a 25/11/2011, na sede da prefeitura localizada na Praça Municipal, 02, centro; de segunda-feira a sexta-feira no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. As inscrições pela internet podem ser feitas no mesmo período. O site ainda não foi divulgado. As taxas de inscrição variam de R$ 40,00 a R$ 50,00. 

Fonte: Interior da Bahia

Barreiras: Feira de Artesanato de Natal movimenta espaço há 8 anos.

A Associação Barreirense de Artesanato (Asbart) encerrou sábado (12), na Praça Castro Alves, em Barreiras, a primeira etapa da Feira de Artesanato de Natal. O evento acontece há 8 anos consecutivos. A próxima etapa acontece dias 21, 22 e 23 de dezembro, no mesmo local. Segundo a presidente da Asbart, Walda Martins, o principal objetivo dos eventos, que tem apoio do Departamento Municipal de Cultura, é incentivar a produção artesanal, disponibilizar em um só espaço diversos estilos, bem como divulgar os trabalhos dos artesãos da cidade. Entre os expositores, a aposentada Nerci Teixeira, 63 anos, estava animada com a feira. Para ela, que iniciou a produção artesanal desde que se aposentou, “além de ser uma fonte de renda, o artesanato é um passatempo prazeroso e instigante”. Para a professora Neide Casca, 46 anos, “esta feira deveria acontecer o ano todo, pois acho que artesanato é um ótimo presente. Não apenas porque pode ser uma peça única, mas porque valoriza a produção local. Aqui tem tanta coisa linda, que estou em dúvida sobre o que levar”, salientou.
Por: Miriam Hermes | Fonte A Tarde on line, extraido do Interior da Bahia

Cícero Dantas sedia 5º Encontro Regional de Radialistas.

Acontece de 25 a 27 de novembro o 5º Encontro Regional de Radialistas do SINTERP-BA, regional nordeste. O evento pretende reunir os profissionais do rádio, TV e publicidade, em mais uma etapa de formação, estudo e celebração pela passagem do dia do radialista (21 de setembro). O encontro será aberto no dia 25/11, e no dia 26/11, será realizada uma Audiência Pública com o tema: Marco Regulatório para as Comunicações e o Plano de Banda Larga 3G no estado da Bahia.O evento contará com as presenças de várias autoridades do estado (setor público e privado), além de representantes dos setores de comunicação social e novas tecnologias. “Os radialistas e comunicadores, vivem momento extremamente importante, diante dos avanços das novas tecnologias, e por uma comunicação social e democrática. É essencial interferir neste processo de discussão para a consolidação de um marco regulatório para as comunicações, e que possibilite, a todos, o verdadeiro papel de uma comunicação social, e neste sentido, não podemos ficar de fora!” Destacou Richard Novaes, diretor da regional nordeste SINTERP-BA, organizador do evento. Serão realizados três oficinas de interesse dos comunicadores: 1ª- Linguagem: Preconceitos no Rádio 2ª – Adversidades na profissão: Saúde do Trabalhador 3ª – Dicas de Voz e Locução no rádio. O evento conta com a assessoria de ARNALDO MARCOLINO (São Paulo), diretor da Federação Nacional dos Radialistas – FITERT, e membro do Conselho Nacional de Saúde; Everaldo Monteiro – coordenador estadual do SINTERP-BA (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio, TV, e Publicidade do estado da Bahia); entre outros assessores e convidados. O 5º Encontro Regional de Radialistas de Cícero Dantas é para todos os profissionais de rádio, TV e publicidade. No entanto, as vagas são limitadas sendo necessário realizar inscrição. Maiores informações no site: www.observatoriodanoticia.com.br
Fonte: Calila Noticias

SINTRAFI de Ichu realiza Assembleia Geral e Reunião do Coletivo de Mulheres nesta Segunda-Feira.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), realiza nesta segunda-feira, dia 21 de Novembro de 2011 uma ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA. Essa Assembleia cumpre o Estatuto Social da entidade em seu Capítulo V, Artigo 25, Parágrafo Único, Inciso III; é baseado nesse Estatuto que a diretoria convoca seus associados a comparecem na sede da entidade, situada na Avenida Adalberto Ferreira Santiago, nº 333, centro de Ichu-Bahia, sendo que em primeira convocação às 08 horas e 30 minutos com 50% mais um de seus associados quites (balcão e aposentados autorizados) e às 09 horas e 30 minutos, com qualquer número de associados quites presentes, para deliberarem a seguinte ordem do dia:
*Apresentação e Aprovação da Previsão Orçamentaria para o exercício de 2012.

A presidente do SINTRAFI Cristiana Brito, bem como toda a diretoria convoca todos os associados em geral e ao mesmo tempo lembra da grande importância dos trabalhadores rurais e agricultores familiares estarem juntos nessa luta e sempre unidos para que assim possam estar buscando e conseguindo seus direitos com apoio dessa entidade que vem sempre buscando o bem para seus associados. Lembrando que nesse mesmo dia- 21 de Novembro de 2011, na sede deste Sindicato acontece a Reunião do Coletivo de Mulheres a partir das 14 horas; esse grupo vem desenvolvendo cada vez mais e desempenhado um papel de grande importância, onde as mulheres se organizam e lutam em busca de seus direitos dentro da sociedade.
Por: Iradilson Lúcio, Fonte Independente FM

Feira de Santana - Quatorze presos transferidos para Salvador:


No final da manhã de ontem (16), 14 presos que estavam encarcerados na 2ª Delegacia foram transferidos para Cadeia Pública, situada no Conjunto Penal Lemos de Brito, em Salvador. Após decisão judicial, de 08 deste mês, ficou determinado que todos os presos em flagrante em Feira de Santana deverão ser encaminhados para Cadeia Pública de Salvador.

Os presos transferidos foram identificados como: Gleidson de Jesus Silva; Wanderlei Ferreira dos Santos; Jose Nilton Cundes da Silva; Valnei Melo Barbosa; Jean Magno da Silva; Adriano Oliveira de Souza; Sizinio Brandão Oliveira; Misael Lima de Oliveira; Rodrigo Rodrigues Moreira Souza; José Augusto de Carvalho; Wilson Antonio de Cerqueira Nogueira; Yago Magalhães Gonçalves; Raul da Silva Barros e Ednilson Costa de Almeida.


A DECISÃO
Após mais uma reunião entre a Justiça, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública e Defensoria Pública, ocorrida com portas fechadas no Fórum Filinto Bastos, na manhã de terça-feira (8), ficou decidido que a partir desta data todos os presos que foram autuados em flagrante deverão ser encaminhados para os presídios de Salvador.


O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Edmundo Dimed, afirmou que durante as discussões foi levantada a possibilidade de levar os presos do Conjunto Penal da cidade para o presídio do município de Esplanada, mas o local também já está superlotado. “Por isso, ficou definido que, a partir de agora, os flagranteados vão para Salvador".

De acordo com Clériston Leite, diretor-adjunto do presídio, afirmou que antes da reforma, a unidade tinha capacidade total para 340 presos, sendo que, após as obras, o local poderá abrigar até 1.242 pessoas. “Hoje, com quatro pavilhões interditados, a capacidade da unidade prisional foi reduzida para 150 detentos, o que motivou a decisão de transferência para Salvador. Cerca de 840 presos ainda estão no local”.

A defensora pública, Liliane Amaral, afirmou que as obras já foram iniciadas e a previsão de conclusão é de oito a noves meses, para que esses presos voltem à unidade.

Atraso de 50 anos e falta de tecnologia trava a economia do setor sisaleiro:


Atraso tecnológico de 50 anos e a falta de entendimento entre os exportadores são os maiores entraves para o desenvolvimento da cultura do sisal no semiárido baiano.

Esta é a opinião do empresário do ramo sisaleiro e ex-deputado estadual, Misael Ferreira. Desse modo depois de experimentar uma época áurea, principalmente nas décadas de 60 e 70, quando o produto era chamado de “ouro verde” e fez a fortuna de muitas pessoas, houve um retrocesso significativo sem que a região voltasse a equilibrar a sua economia.

Com a experiência de muitos anos na atividade, Misael Ferreira lembra que as décadas de 60/70 foram “uma fase espetacular, mas ai veio à crise do petróleo e o preço do sisal teve uma queda incrível”.

Tendo trabalhado na Sibrazem nos anos 1970, Misael lembra que chegava a armazenar mais de 60 mil toneladas de sisal.  “Tínhamos sisal armazenado de Coité a Monte Santo, através da Comissão de Financiamento da Produção”, nessa época o sisal ocupava mais de 100 mil hectares hoje esse número, segundo ele “não deve chegar a 60 mil hectares”. 

Produção
Na Bahia, Conceição do Coité, a “Rainha do Sisal”, continua ostentando posição de maior produtor, seguido de Campo Formoso. Contudo, Misael observa que, “com os incentivos que serão oferecidos pelo governo Jaques Wagner, que demonstra estar sensível ao problema, quero crer que futuros melhores virão”.

“Tínhamos aqui vizinho o município e Valente, mas eles abandonaram o plantio. A APAEB, que deveria incentivar, está cambaleando. Precisamos de incremento pra melhorar. O sisal tem mercado, estamos vendendo o produto até para a África do Sul, Egito e Ásia, além de países do Leste Europeu. A China é hoje a maior compradora de fibra de sisal do Brasil”, disse. 

“Temos mercado, o que falta é união nossa, aqui dentro do país”, lamenta o empresário, destacando que são mais de 140 países que compram a fibra de sisal do Brasil. Os preços atuais, segundo ele, são: sisal tipo 3 U$ 950  e o tipo 2  U$ 970 a tonelada. No mercado interior o quilo do sisal bruto vem sendo pago ao produtor a R$1.10. 

Um dos maiores problemas enfrentados pela cultura sisaleira continua sendo os equipamentos. Apesar das notícias sobre novas maquinas para o desfibramento do sisal, sem o perigo de mutilar o trabalhador com as existentes, mas Misael garante que essa nova tecnologia não chegou.

“Estamos trabalhando para ver se chega. Entrei com uma proposta na Secretaria de Ciência e Tecnologia e estou esperando o resultado. Estive com o secretário Paulo Câmara mostrando a ele a necessidade de contarmos com essa máquina e, se ela for aprovada, teremos um grande desenvolvimento no setor sisaleiro, porque a máquina Paraibana não aprovou quando fizeram cem unidades, que estão por ai, jogadas”, conclui.

As informações são de Pedro Oliveira – Tribuna da Bahia - Extraído do Interior Da Bahia

Coité - Policia civil investiga arrombamento em farmácia:

Na madrugada desta quarta-feira (15), elementos não identificados, arrombaram a Farmácia Modelo, localizada no centro comercial do distrito de Salgadalia, zona rural de Conceição do Coité. 

Segundo informação de Valdir dos Santos Pastor, morador na rua do Cemitério do distrito, os elementos arrombaram uma janela do primeiro andar, em seguida arrombaram uma porta que da acesso ao estabelecimento comercial, furtaram dinheiro e há suspeita que eles tenham furtados outros objetos, mais só será confirmado após a vistoria. A policia civil vai investigar esse arrombamento. 

Por: Val César / Fonte: Informe Bahia

SIMÕES FILHOS - Uma pessoa morre e três ficam feridas em acidente na BA-093:

FotoReprodução/TV Bahia
Duas carretas e um Fiat Uno colidiram no trecho Simões Filho-Camaçari.

Um homem morreu e três ficaram gravemente feridos em um acidente envolvendo três veículos no final da tarde desta quarta-feira (16), na BA-093, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A vítima fatal tinha 70 anos.  Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a rodovia ficou congestionada e o engarrafamento atingiu a região próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-324.  De acordo com a PRE, houve uma colisão entre duas carretas e um Fiat Uno no trecho Simões Filho-Camaçari. Testemunhas disseram que uma das carretas estava atrás do Uno, se aproximou do veículo e não conseguiu frear. O carro foi empurrado na direção da outra carreta envolvida no acidente e ficou prensado entre os veículos. 
FotoReprodução/TV Bahia
As vítimas ficaram presas nas ferragem e foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio  pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). As outras duas, de acordo com informações do Graer, foram levadas pela UTI móvel do Samu para a mesma unidade de saúde. A PRE informou que os motoristas das carretas envolvidas no acidente fugiram do local. As informações são do G1. (Extraído do site Acorda Cidade

SALVADOR - Assaltantes se envolvem em acidente na Paralela:

Assaltantes se envolvem em colisão na Av. Paralela e fogem deixando objetos roubados
Quatro assaltantes se envolveram em um acidente de carro na Avenida Paralela, sentido rodoviária, por volta das 6h30 desta quinta-feira (17). De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), os homens, que estavam armados, ocupavam um GM Celta de cor prata, placa JQW-6329, que foi tomado de assalto às 21h de ontem no Cabula VI.
O acidente aconteceu quando o condutor perdeu o controle do veículo e bateu no fundo de um ônibus da empresa BTU. Após a colisão, os homens fugiram. Por conta do ocorrido, o tráfego de veículos segue bastante congestionado no local, já que o carro e os objetos roubados foram abandonados na pista. 

GM Celta foi roubado no final da noite de ontem no Cabula VI
A Polícia Militar está no local e o veículo ainda deve passar por perícia. Os homens ainda não foram localizados.
Nas demais vias da cidade, o tráfego segue intenso por conta do fluxo de veículos, mas sem pontos de retenção. Os motoristas encontram movimento maior nas avenidas ACM, Bonocô, na Rótula do Abacaxi e na orla, sentido Pituba.
Ainda de acordo com a Transalvador, nas últimas 24 horas, entre as 7h desta quarta-feira (16) e as 7h de hoje, foram contabilizados 13 acidentes, com dois feridos e uma morte.
| Serviço |
Em caso de emergência ou acidente com vítimas, a Transalvador pode ser acionada pelo número de urgência 118. A ligação é gratuita.
Arestides Baptista | Ag. A TARDE

Decarga prende empresário e caminhoneiros acusados de roubos no estado; dois assaltos foram cometidos em Feira:

Com a prisão do empresário do ramo de transportes Juarez Antônio Silva Santos, 40 anos, e dos caminhoneiros Antônio Roci de Oliveira Cunha, 36, e Aílton Francisco de Andrade, o “Alemão”, 39, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) elucidou uma série de roubos a cargas de pneus, nos últimos 10 meses, em diversos pontos do estado. Três dias após o último assalto, a polícia recuperou uma carga contendo 636 pneus da Bridgestone, avaliados em mais de R$ 100 mil.
A carga roubada estava escondida no baú de um dos caminhões estacionados no pátio da empresa de Juarez, a Elitte Transporte e Logística Ltda, sediada em Candeias. O empresário confessou o roubo e a polícia investiga agora a participação dele e dos comparsas em outros dois assaltos a cargas de pneus da Bridgestone. Juarez, Alemão e Roci foram localizados e presos em Simões Filho. Um quarto integrante do bando, já identificado como Iranildo Farias, segundo informou o delegado João Uzzum, titular da Decarga, está sendo procurado.
“Vamos entrar em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, onde ele nasceu, para confirmar sua identificação”, explicou Uzzum, desconfiado que aquele bandido esteja utilizando uma identidade falsa. A polícia investiga também a participação de contadores, que estariam participando do esquema, falsificando notas fiscais.
Depois de receber a carga roubada, Juarez conseguia notas frias com valores equivalentes às mercadorias e depois as revendia, principalmente em São Paulo. Desde fevereiro deste ano foram quatro assaltos, dois em Feira de Santana, um na BR-324 e outro próximo ao município de Itatim. Uma das cargas continha pneus de caminhões e outras três, pneus de aro 16 e 17 para carros de passeio, com maior apelo comercial.
Ação criminosa
Na última quarta-feira (8), o motorista que transportava a carga de pneus ao parar o veiculo no pátio do posto de combustível Uirapuru, próximo a Itatim, foi abordado por três assaltantes, sendo amordaçado e colocado na cama da cabina da caminhão trator. Em seguida, a vítima foi levada para um matagal por um dos assaltantes, onde foi feito refém enquanto os outros dois escapavam com a carga.
Albino, Alemão foi facilmente identificado por meio de um retrato falado, elaborado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador. Roci já esteve preso em, pelo menos, 14 ocasiões diferentes por crimes contra o patrimônio (furtos, roubos e formação de quadrilha), em várias cidades de São Paulo.
Já o empresário Juarez Santos é apontado como fornecedor dos caminhões e reboques utilizados para transportar as cargas roubadas pela quadrilha e responsável por esconder o produto e posteriormente revendê-lo. Autuados em flagrante pelo delegado João Rodrigo Uzzum, Juarez, Roci e Alemão ficarão custodiados na Unidade Especial Disciplinar (UED), no Complexo da Mata Escura em Salvador.

Fonte: SSP / Extraído do blog Central de Polícia

Feira de Santana - Carregador é assassinado dentro de casa na zona rural de Feira:

O carregador Rosenildo Santos da Silva, 35 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira (16) dentro de sua casa, na fazenda Umbuzeiro, no distrito de Governador João Durval (Ipuaçú), em Feira de Santana.

Segundo a polícia, ele estava jantando com familiares quando dois homens invadiram a residência e deflagraram vários tiros. Rosenildo foi atingido no tórax, cabeça e ombro e ainda teve um dedo decepado pelos matadores.

A família informou que ele trabalhava como carregador no Centro de Abastecimento, mas não tem idéia do que motivou o assassinato.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o crime serão investigado pela 1ª Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza.

Blog Central de Polícia, com informações de Virgílio Porto.

SERRINHA - Polícia prende acusado de praticar um homicídio há 05 anos atrás:


Agentes do Serviço de Investigação da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN) e do Departamento de Homicídios (DH) prenderam na manhã desta quarta-feira, 16, no bairro do Arco-íris, em Serrinha, o autônomo Gerson Pinheiro da Silva, mais conhecido como “mutante ou amigão”. Ele é acusado de assassinar um homem no bairro de Vila de Fátima no ano de 2005.

Segundo informações da 15ª COORPIN, contra Gerson já havia um mandado de prisão expedido pela Juíza Maria Helena Lordelo de Salles Ribeiro. O acusado que estava sendo investigado há vários dias foi preso no momento em que saía da casa onde estava morando atualmente. 

Foto: J.Neto / Fonte: Portal Clériston Silva


COITÉ - Urbano Carvalho foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Straf ):

O sindicalista Urbano Carvalho foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Straf ), sábado, 12. O resultado foi divulgado por volta das 21h. Urbano concorreu em chapa única e recebeu 1.224 votos de 1298 votantes. Foram registrados 68 votos nulos e seis em branco.
Apesar de ser uma eleição de chapa única, foram dois dias de eleições, sexta (11) e sábado. “Foi em dois dias para garantir o máximo de participação dos associados da ativa e aposentados. Às vezes, por ser uma chapa de consenso, chapa única, as pessoas não se esforçam em votar, mas não foi nosso caso. No sábado, no inicio da manhã, já tínhamos atingido o quorum estatutário”, avalia Alivan, funcionário do Sindicato.
“A eleição foi tranqüila”, disse João Nilton, que coordenou o processo eleitoral, representando a Fatres. Dezenas de lideranças sindicais acompanharam a votação e apuração. Quem registrou presença na apuração foi o pré candidato a prefeito de Coité pelo partido dos trabalhadores, Assis da Caixa.
“Quero agradecer aos trabalhadores, agricultores e as lideranças do Straf Coité que mais uma vez confiaram em mim para presidir sua entidade. Ainda vamos reunir o grupo para planejamento de projetos que temos para continuar nosso projeto de melhoria da qualidade de vida dos associados. Posso garantir, será um governo com a marca que carrego comigo: trabalho, trabalho, trabalho… E quando cansar, trabalho”, afirma Urbano.
A posse será em janeiro. Será a segunda vez que Urbano Carvalho assume a presidência da entidade. Urbano é um agricultor assentado de reforma agrária e, por duas vezes, foi coordenador da Fatres e candidato a deputado estadual.
O calendário de eleições sindicais ainda não terminou. Entre outros, ainda falta Santa Luz, que será em março do ano que vem e a Fatres, provavelmente em maio.

Chapa eleita:
Nome
Função
Urbano Carvalho Oliveira
Coordenador
Adozilma Carneiro da Silva
Suplente
Maria Eliana Lima Santos
Coord. De Finanças e Serviços
Anelci Souza da Silva
Suplente
Pedro Paulo dos Santos Simões
Secretário Geral
Maria Rute Lima Silva
Suplente
Renivaldo dos Santos Lima
Coord. De Políticas Sociais
Lírio Rosa de Jesus
Suplente
Gilca da Silva Carneiro Morais
Coord. De Política de Mulher
Jonas Araújo Santos
Suplente
Hilda Mercê da Silva
Coord. De Política Agric. E Agrária
José Miranda de Oliveira
Suplente
Flaviano Santiago de Oliveira
Coord. De Política ara Juventude
Maria Flora Mota Neponuceno
Suplente
Maria Luiza do Carmo Santana
Depart. De Educação do Campo
CONSELHO FISCAL
TITULAR
SUPLENTE
Jucelia Rodrigues Cerqueira
Lucineide de Santana Xavier
Cleudenice dos Reis Mota Oliveira
Valdivino Silva
Francisco Araújo de Oliveira
Cristiane dos Santos Miranda Mota

Por: Evandro Junior / Fonte: Junior Notícias