TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 3 de junho de 2017

TCM adverte gestores sobre prazos para prestação de contas

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, advertiu nesta sexta-feira, (02/06), em entrevista, prefeitos, ex-prefeitos e os ordenadores de despesas, de modo geral, responsáveis por contas municipais relativas ao exercício de 2016, para o cumprimento dos prazos legais, sob pena de graves punições administrativa. Isto porque, de acordo com levantamento realizado pela área técnica do tribunal, pelo menos 63 prefeituras, 15 câmaras municipais e 10 entidades vinculadas ainda não puseram em disponibilidade pública suas contas, de modo a permitir o devido controle social, por parte dos cidadãos. O prazo legal para isso se encerrou no dia 31 de março, e quanto maior o atraso, mais grave serão as sanções a que os gestores serão submetidos. 
O conselheiro Francisco Andrade Netto explicou que as contas das prefeituras devem ser apresentadas de forma eletrônica, através do e-TCM – disponível no site do tribunal -, para que sejam imediatamente encaminhadas às câmaras municipais, que têm a obrigação legal de deixar em disponibilidade pública, para análise de qualquer cidadão interessado, pelo prazo de 60 dias, antes de começar a tramitar no TCM, que fará o julgamento ao final do processo. O presidente da câmara, ao receber as contas do Poder Executivo, deve anexar as do Poder Legislativo, que também ficaram em exposição pública. “Os prazos são constitucionais, e portanto o não descumprimento impõe punição que poderá ter consequências no próprio exercício de funções pública”, disse. 

Feira: Homem é assassinado e polícia encontra máquina de caça níquel dentro de veículo

O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Um homem foi assassinado na manhã deste sábado (3) na Rua Primavera, bairro Asa Branca, em Feira de Santana. Valério Morais de Sousa, 35 anos, estava a bordo de um veículo Uno Way de cor azul, placa JSO 3463, licença Salvador, quando foi vítima de disparos de arma de fogo. Ele morreu no local.

MPF pede prisão do ex-presidente Lula e pagamento de R$ 87 milhões em multas no caso do triplex

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao juiz Sérgio Moro, nesta sexta-feira (3), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado.  
Depoimento de Lula a Moro em Curitiba (Foto: Reprodução/GloboNews)
O pedido consta nas alegações finais do processo que apura um suposto pagamento de propina por parte da OAS, por meio da entrega de um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista. 

CMEI Judith Cordeiro Santiago realiza projeto de sustentabilidade

No período de  29/05 à 02/06 a equipe do CMEI Judith Cordeiro Santiago realizou, juntamente com as crianças, um projeto de sustentabilidade intitulado "Sementinha do Amanhã", com o objetivo de conscientizar os alunos acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e desenvolvimento sustentável.   
Na segunda-feira, primeiro dia do projeto, houve exibição de vídeos educativos infantis onde abordou a questão do lixo, da preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem.  

Casal é preso após se passar por corretores de imóveis para aplicar golpes; 15 vítimas prestam queixa

Um homem e uma mulher que se passavam por corretores de imóveis de uma construtora, para aplicar golpes no município de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, foi preso. Os suspeitos foram localizados na noite de quinta-feira (1º) e, já na manhã desta sexta (2), 15 vítimas compareceram ao complexo de delegacias do bairro Sobradinho para prestar queixa.
A dupla, Mônica Franco Pereira da Silva, de 40 anos, e Fernando José Ismael da Silva, de 45 anos, atraía as vítimas ao facilitar o pagamento da primeira parcela de imóveis e prometendo prestações com valores bem abaixo do mercado. Os suspeitos, no entanto, desapareciam após receber os valores referentes à entrada dos imóveis.

Ichu: Família de Edna ganha material para reforma do Banheiro

Depois do material para reforma do quarto de Edna Bacelar, moradora da fazenda Capoeira do Rio em Ichu, portadora de uma doença misteriosa, agora a família ganha o material para reforma do banheiro. Mais uma vez a entrega foi realizada pelo projeto MATEUS 6:19 que tem Marli e Fernando como responsáveis.
De acordo com Marli, dessa vez o projeto contou com apoio de um professor e um funcionário do CEACO, bem como de um fazendeiro da região e outros voluntários, todos preferem não se identificar.  O material foi entregue na manhã desta sexta-feira dia 02 de junho.

Ichu esteve presente no Encontro de Secretários de Educação do Território do Sisal

A Secretaria Municipal de Educação de Ichu, representada pela Coordenadora Pedagógica Lúcia Martins e pela Diretora de Educação Samira Ramos, esteve presente no município de Araci, participando do Encontro de Secretários de Educação do Território do Sisal.  
O evento teve como objetivo discutir sobre os Programas Federais que estão sendo desenvolvidos pelos municípios, a partir do seguinte foco: Programa Novo Mais Educação, Programa Nacional da Alimentação Escolar e Programa Dinheiro Direto na Escola.  

Coité – Jovem esfaqueado morre quando estava sendo providenciada a transferência

O jovem Paulo Góes Mota, 20 anos, morador da comunidade de Peba I, na região do Distrito de Salgadália, morreu no inicio da madrugada deste sábado,03, no Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité, por não resisti ao ferimento causado por um golpe de faca na altura do pulmão esquerdo desferida por um homem identificado por Cosme Pereira da Conceição, morador da mesma localidade.  
Motociclista foi transferido em estado grave.
Segundo informações da Policia Militar, por volta das 22h, a Guarnição da viatura 8.1669,da 4ª Companhia foi informada através da recepção do Hospital, que uma vítima ferida a facada havia dado entrada na emergência, ao chegar na unidade encontrou Paulo consciente e o mesmo informou que foi atingido, após ter entrado em vias de fato (briga) com o assassino. Outra versão de uma moradora dava conta que ele tentava separar uma briga quando terminou atingido.