TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Ichu: Estrutura externa e sistema elétrico e hidráulico da Câmara Municipal passam por reformas

A Câmara Municipal de vereadores da cidade de Ichu vem passando por reformas em sua estrutura física, em especial na parte externa que segundo informações a muito tempo não recebe nenhum tipo de melhorias. O sistema elétrico e hidráulico da casa também vem passando por melhorias.
O vereador Willian Gonçalves (DEM) presidente da casa legislativa informou a reportagem do Ichu Notícias que o investimento será na ordem de R$ 22.991,00 e será realizada 100% com recurso próprios.

Dívidas da Gestão 2013/2016 bloqueia FPM de Riachão do Jacuípe; afirma prefeito

Fim de ano é sempre um período cercado de grandes expectativas onde a população se confraterniza das mais diversas formas, presenteia, viaja, enfim, existem formas de comemorar, mas para isto precisa de dinheiro, muitos têm o privilégio de embolsar salário dobrado com o décimo terceiro e a festa fica muito mais envolvente.
Com o bloqueio da verba o prefeito disse que não há como honrar os compromissos neste fim de ano
Mas está expectativa não nada boa para o município de Riachão do Jacuípe, principalmente para os servidores públicos municipais que correm sério risco de não ter um feliz natal, tomando como base o que a Prefeitura tornou público nesta semana, que a Receita Federal os valores de repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) principal verba destinada a Prefeitura para arcar com os compromissos de rotina. E o mais grave, de acordo com a publicação que pode ser lida na íntegra no fim desta reportagem, é que este bloqueio é para realizar o pagamento de dívida deixada pelo Governo Tânia Matos, ela que geriu o município entre os anos 2013-2016.

664 eleitores de Ichu ainda não realizaram o cadastramento biométrico

A chefe do Cartório Eleitoral de Conceição do Coité, Adriana Velame Branco, que é responsável pelo município de Ichu divulgou nesta sexta-feira, 13, os dados com a quantidade de eleitores biometrizados, bem como o número de aptos que ainda não compareceram para realizar a biometria.  
Contando com 5.548 eleitores aptos, até o momento 4.884 já compareceram, perfazendo 88,03% biometrizados, restando 664, ou seja, 11,97% que ainda não compareceram.

Hoje, 13 de dezembro: Parabéns a ‘Seu Luiz’, o eterno Rei do Baião

Para além de um artista nordestino, Luiz Gonzaga foi cantador de todo um País, e como tal permanece trinta anos depois de sua morte. 
Hoje, 13 de dezembro, se vivo estivesse, completaria 107 anos, e não por acaso, a data celebra, também, o Dia Nacional do Forró, instituído para celebrar o seu nascimento.

Pé de Serra: Sexta edição do Jogo das Estrelas termina empatado

No último domingo (08/12) foi realizada a 6ª. edição do Jogo das Estrelas, que todo ano acontece no Parque Pedra do Urubu, em Pé de Serra. Primeiro aconteceu uma preliminar, depois foi o jogo principal, com os convidados de Dr. Pitada e a equipe local, mesclada com jogadores de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e outros municípios. O evento, intitulado de Natal Sem Fome, é em benefício das famílias carentes de Pé de Serra.
A seleção de Dr. Pitaba, com vários craques do passado que defenderam Bahia e Vitória
O placar final do Jogo das Estrelas foi 3×3, depois de uma partida bem disputada e equilibrada. A equipe de Dr. Pitada saiu na frente, mas o placar foi se alternando ao longo da partida. O primeiro tempo foi melhor para os visitantes, enquanto que na segunda etapa, com jogadores mais jovens, o predomínio foi da equipe de casa.

Acidente envolvendo carros, moto e cavalo deixa uma pessoa morta e duas feridas na BR 116/Norte

Uma mulher identificada como Viviane Brito Campos, 29 anos, morreu na noite de quinta-feira, 12, após se envolver em um acidente na BR 116/ Norte, perímetro urbano da cidade de Santa Bárbara, saída para Serrinha.
Fotos criadas pelo CN a partir de um vídeo encaminhado. A foto do centro mostra
uma mulher acalmando uma das vítimas enquanto esperava o socorro
Segundo a Polícia Militar que primeiro chegou ao local, o acidente aconteceu por volta das 21h e envolveu uma carreta, um carro de passeio, um cavalo e uma motocicleta.

Comerciante é morto durante assalto na zona rural de Conceição do Coité

O dono de um comércio localizado no povoado Alagadiço, na região do distrito de Santa Rosa, em Conceição do Coité, na região do Sisal, foi morto a tiros durante um assalto ao estabelecimento.
O crime aconteceu por volta das 20h20 desta quinta-feira (12). Segundo apurou o Portal Cleriston Silva, a vítima, de 34 anos, teria reagido ao assalto.

Homem é preso após polícia encontrar plantação de maconha e armas em Serrinha

Um homem foi preso por volta das 16h30 de quarta-feira, 11, após a Polícia Militar encontrar uma plantação de maconha dentro de uma propriedade rural, no povoado Tanque do Meio, em Serrinha.
Segundo apurou a reportagem do PCS, policiais da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) do 16º BPM receberam uma denúncia anônima e foram até o local.

Ichu: Neste final de semana acontece a comemoração do 1º aniversário do Centro Espírita Aristóteles Peixinho

Nos dias 14 (Sábado) e 15 (Domingo) serão realizadas várias atividades em comemoração ao primeiro aniversário do Centro Espírita Aristóteles Peixinho em Ichu que foi inaugurado no dia 16 de Dezembro de 2018. (Relembre).
Uma vasta programação está sendo preparada com palestras, seminários e músicas para recepcionar não só os apreciadores da Doutrina Espírita como também integrantes de outras religiões e comunidade em geral.

Confira um breve Histórico do município de Ichu e outras informações

Ichu é um município brasileiro do estado da Bahia administrado atualmente pelo Prefeito Carlos Santiago de Almeida, tendo como Vice-Prefeito Renato Adelino Almeida. A Câmara Municipal é formada por nove parlamentares, sendo seis homens e três mulheres. Integram o legislativo ichuense Willian Gonçalves da Silva (Presidente), Edivaldo Apolônio da Silva, Adalberto Santiago Almeida, Antonio Egberto Mota de Oliveira, Eugênio Carneiro de Queiroz Filho, Reginaldo Pedro Araujo, Geovana Márcia Carneiro Oliveira, Lúcia Maria Carneiro S. Cordeiro e Celidalva Soares Oliveira.  
As vias de acesso pavimentadas com asfalto pela BA  411 ligando a cidade de Tanquinho (30 KM) e consequentemente a BR 324, bem como a BA 233 interligando a BA 409 dando acesso a Serrinha / BR 116 ou sentido Conceição do Coité ligando também a outros municípios da Região do Sisal. O município compõe a microrregião de Serrinha. Situado a 181 km de sua capital, Salvador, Ichu limita-se com os municípios de Candeal e Serrinha por linha imaginária, Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe pelo Rio Tocós, e possui uma área total de 138.016 km2 (2018) . Através da BR-324, dista 181 km de Salvador (capital do estado), 67 km de Feira de Santana e, por estradas vicinais, 23 km de Serrinha, 27 km de Conceição do Coité e 21 km de Riachão do Jacuípe. Localiza-se a 39º19´00” de latitude sul e 11º74´00” de longitude oeste, a uma altitude de 326 metros do nível do mar tendo como bioma predominante a caatinga. Sua população estimada em (2019) é de de 6. 206 habitantes e densidade demográfica de 41,16 hab/km2 (2010) . O IDHM - Índice de (Desenvolvimento Humano Municipal) é de 0,631 (2010).

Dia 22 de Dezembro acontece no Rancho Sossego em Ichu a 8ª Edição do Baba Show Parceria

No dia 22 de Dezembro acontece no Rancho Sossego em Ichu, o Baba Show Parceria com o jogo entre Amigos de Batista da Farmácia Loba e os Amigos de Leivinha.
Batista e Leivinha contam com o apoio dos amigos e parceiros para arrecadarem
alimentos não perecíveis - Foto: Arquivo AL Notícias
O baba que começou como uma brincadeira e ao longo dos anos foi ganhando novos participantes, tem além da confraternização o objetivo de arrecadar alimentos para famílias carentes de Ichu e Candeal.