TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ichuenses estão participando do XII Iê Berimbau Capoeira Festival em Salvador

Os capoeiristas ichuenses Graduados Sival e Junior, Messias e Otávio estão participando do XII IÊ BERIMBAU CAPOEIRA FESTIVAL que está acontecendo em Salvador sob a organização do Professor Dublê.  
Na programação que começou nesta quinta-feira (12), prossegue até o próximo domingo (15), estão Mini-cursos, Aula Infantil e Roda, Capoeiragem, Batizado e Troca de Cordas, Musicalidade entre outras atividades.

Ichu: Idoso sofre profundo corte no pescoço ao colidir moto em cerca de arame farpado

O idoso Raimundo Cedraz Carneiro, 72 anos, mais conhecido por Raimundo Brabo sofreu um profundo corte no pescoço ao colidir a moto que pilotava em uma cerca de arame farpado em um terreno que foi cercado recentemente na Rua Nair Soares de Oliveira próximo a entrada para o Conjunto José Carneiro em Ichu.  
O acidente aconteceu no final da manhã desta quinta-feira, 12, e segundo informações o senhor Raimundo saiu da avenida Elvira Freitas sentido Conjunto José Carneiro pegando como de costume o caminho que passava pelo terreno, como a cerca tinha sido instalada a poucos dias e não havia nenhum tipo de sinalização alertando que estava fechado o transito no local, houve essa colisão. 

Ichu: SINTRAFI divulga cronograma para o CEFIR

O Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI elaborou um cronograma para o Cadastro Estadual Florestal do Imóvel Rural - CEFIR que é um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais do Estado da Bahia.  
O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado. O cadastramento no CEFIR permite a regularização ambiental do imóvel rural, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes, por meio de compromissos assumidos pelo proprietário ou justo possuidor.

Servidores Municipais de Candeal estão sendo recadastrados

Até o dia 31 de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Candeal que tem à frente o prefeito Everton Cerqueira, estará realizando o Recadastramento de todos os servidores municipais visando a reorganização do quadro funcional.  

Ichu: COMDEMA realiza a primeira reunião de 2017

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ichu - COMDEMA presidido pela vereadora Lúcia realizou nesta quarta-feira, 11, a primeira reunião ordinária de 2017. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores contando com as presenças de representantes do Poder Executivo, Legislativo e Sociedade Civil.
Este primeiro encontro serviu para a discussão sobre o Plano de Ação 2017 com a divisão de grupos para estudos de temas como água, solo e poluição sonora.

Ichu: Mudança do dia do Concurso de Máscaras e Alegorias volta a ser pauta em reunião

A tradicional Lavagem da Igreja, o Concurso de Máscaras e Alegorias, além do Desfile de Baianas realizados sempre na primeira sexta-feira de Fevereiro, de fato formam uma das principais  festas do município de Ichu. Até 2009 esse momento era realizado pela Igreja Católica que no mesmo período festeja o padroeiro Sagrado Coração de Jesus.  
Foto: Arquivo AL Notícias
A partir de 2009, o momento profano passou a ser organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação dando maior profissionalismo e visibilidade a festa tendo atraido além dos ichuenses centenas de visitantes, e até mesmo canais de televisão que mostraram para o Brasil toda a criatividade e alegria dos mascarados, das alegorias e das baianas animados pela Orquestra Muvuka. 

Prefeito de Lamarão Dival Pinheiro é eleito presidente do Consisal

Dival concorreu a eleição com o prefeito de São Domingos Izaque Junior, com a desistência de Adriano Lima, de Serrinha 
José Melquiades secretário executivo do Consisal, José Silva secretário executivo
da FECBahia e Osni Cardoso no seu último trabalho frente ao Consial,
conduziram a eleição | Foto: Raimundo Mascarenhas
Aconteceu na manhã desta quarta-feira,11,no auditório da UNEB, em Serrinha, a eleição para escolha da nova presidência do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal – CONSISAL.

Rui anuncia tabela de pagamento do funcionalismo público estadual para 2017

Após encerrar 2016 com os salários dos servidores rigorosamente em dia e de seguir horando os pagamentos com os fornecedores, o Governo do Estado acaba de dar mais uma demonstração de compromisso com a manutenção do equilíbrio fiscal e com o funcionalismo público. Na noite desta quarta-feira (11), o governador Rui Costa anunciou - por meio do Twitter (@costa_rui) - a publicação da tabela de pagamento de 2017 dos servidores no Diário Oficial do Estado desta quinta (12).
 
Assim como aconteceu no ano passado, os salários serão pagos em lote único, sempre no último dia útil de cada mês, conforme cronograma da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). Já a segunda parcela do 13º será depositada no dia 20 de dezembro. "Em 2016, pagamos em dia porque cumprimos rigorosamente as determinações para o equilíbrio fiscal. Com muito esforço, faremos o mesmo em 2017", afirmou Rui. 

Emenda de Alex da Piatã garante ambulância para o distrito de Juazeirinho de C. do Coité

O distrito de Juazeirinho, o segundo maior de Conceição do Coité, contará com uma ambulância 0 km. O veículo foi entregue nesta quarta-feira (11) pelo governador Rui Costa (PT), em ato realizado na governadoria, em Salvador. A medida foi de autoria do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, Alex da Piatã (PSD).
O pessedista comemorou. “Fico feliz por ter conseguido mais uma ambulância para Conceição do Coité. Em 2013, quando assumi a secretaria de Saúde da cidade percebi a necessidade, pois, praticamente, a nossa frota era zero. O que tínhamos estava sucateado. Aos poucos fomos equipando a Saúde da nossa cidade. Agora, além da sede e de Salgadália, Juazeirinho também terá a sua ambulância”, disse.

Governo da Bahia investe em tecnologias que melhoram a convivência com o semiárido

O acesso à água é condição essencial para a elevação da qualidade de vida da população, sobretudo em regiões que enfrentam períodos de estiagem. Dados da Casa Civil mostram que o Governo da Bahia, nos últimos 10 anos, já investiu mais de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de água para consumo e produção, beneficiando mais de um milhão de pessoas no meio rural baiano.
Programa Água Para Todos - ​Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O chefe de gabinete, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro explica que, desse montante, no que se refere à execução da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), no período de 2007 a 2016 foram entregues para famílias rurais 160.880 tecnologias de acesso água, entre construções de aguadas, barragens, barreiros comunitários ou trincheiras familiares, cisternas calçadão, de consumo e produção, poços, Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).