TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 11 de outubro de 2011

IRMÃO MATA IRMÃO POR CAUSA DE DROGAS EM ITANHÉM SUL DA BAHIA:

José Sousa Santos, 20 anos, o Zezim, matou, com três tiros de revólver calibre 38, o irmão Ronivon Sousa Santos, 24 anos.
O crime aconteceu por volta das 21 horas, mas o assassino só foi preso uma hora depois pela guarnição da Polícia Militar, formada pelo tenente Dorgival Cerqueira e pelos soldados Dorozeth Moreira e Vagner Costa. Depois do crime o assassino se escondeu em uma residência próxima ao local do homicídio.
De acordo com o delegado titular de Itanhém, Jorge da Silva Nascimento, Zezim teria disparado cinco tiros, dos quais três acertaram o pescoço e a lateral da cabeça da vítima. A motivação mais provável, de acordo com o delegado, teria sido um desentendimento por drogas. 
A mãe deles entregou à Polícia Civil treze pedras de crack, uma garrucha e um revolver calibre 38, que segundo o assassino estava sendo portada pela vítima.


Fonte: Repórter Tatu com Informações de Vermelinho

CAMACAN - NOMES DOS VIZINHOS SÃO COLOCADOS EM BOCA DE DEFUNTO. ELES QUEREM EXUMAÇÃO:


 
A índia Marinei dos Santos Rodrigues 51 anos, morreu de cancer e foi criada a maior confusão na Rua do Sarampo no Município de Camacan.

A filha da defunta, Marileide Dias Conceição, 30 anos, achou que os vizinhos fizeram obra de magia negra (macumba) para matar sua mãe. Ela então resolveu dar o troco.Enquanto acontecia o velório, ela expulsou as pessoas que velavam o corpo, fez uma lista com os nomes dos moradores em uma folha de papel, junto com uma moeda de R$ 0,50 centavos, colocou dentro da boca da mãe morta e fechou o caixão para sepultamento.
Quando as pessoas foram informadas que Marileide teria revelado que seus nomes teriam sido colocados na boca da defunta e sepultado, eles começaram entrar em pânico criando um clima de muita intranquilidade e desespero naquela rua.

Os moradores querem seus nomes fora da boca da falecida. 
Ana Claudia Oliveira Couto 34 anos, disse que não quer seu nome dentro da boca de uma pessoa que já morreu e pediu urgência na exumação do corpo, Lindélia de Jesus Oliveira, 32, disse querer providências por parte das autoridades, para que estas providenciassem exumar o corpo e tirar seu nome de dentro da boca da mulher. 

Enquanto uma parte dos moradores foram até a delegacia, pedir a exumação do cadáver, outra procurava por Marileide, temendo pela segurança dela por causa da grande fúria por parte da população da rua, alguns moradores a levaram para a delegacia, chegando ao complexo policial uma entidade demoniaca se apossou de Marileide se manifestando por três vezes. A entidade foi expulsa por um policial da PM que é pastor evangélico da cidade de Itabuna e estava de serviço.
Após sair do transe a mulher confessou aos policiais que teria mesmo colocado os nomes de pelo menos 10 pessoas da sua rua na boca da sua mãe antes de sepulta-la, pelo fato delas terem feito uma macumba que resultou na morte da sua mãe. As autoridades ficaram de acionar a justiça da comarca de Camacan para que esta autorize a exumação do corpo no decorrer desta semana.
Por: Agnaldo Silva Fonte: Repórter Tatu

Ichu - TCM aprova com ressalvas as contas do Prefeito Carlos Santiago exercício financeiro de 2010:


O Tribunal de Contas dos Municípios  opinou pela aprovação, porque regulares, porém com ressalvas, das contas da Prefetirua Municpal de Ichu, relativas ao exercício financeiro de 2010.
Observando ao prazo estabelecido pelo art. 8º, da Resolução TCM nº 1.060/05, as contas da Prefeitura de Ichu, referente ao exercício/2010, foram enviadas ao Tribunal de Contas dos Municípios para apreciação, havendo nos autos a indicação do encaminhamento à Câmara Municipal para colocação em disponibilidade pública, em atenção ao estabelecido pelo artigo 7º da Resolução TCM 1060/05.
Mesmo emitindo o parecer prévio pela aprovação das contas, o Tribunal aplicou uma multa de R$ 3.500,00  em função das irregularidades consignadas nos relatórios elaborados pela equipe técnica deste TCM, que não foram descaracterizadas, com relação as realizações de diversas despesas utilizando-se de fontes distintas daquelas identificadas nos respectivos processos de pagamentos; apropriação indébita de recursos previdenciários, haja vista que os recursos financeiros existentes ao final do exercício são insuficientes para honrar tais obrigações, aumentando assim o endividamento do município; não atualização dos valores inscritos na divida ativa; não apresentação do parecer do Conselho Municipal de Saúde, em desatenção ao estabelecido pela Resolução TCM 1.277/08; precariedade no funcionamento do controle interno; e extrapolação do limite de gastos com pessoal, conforme apurado no exercício em exame..
Conforme o TCM o recolhimento aos cofres públicos municipais da penalidade pecuniária supramencionada deverá ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias do trânsito em julgado deste decisório, através de cheques do próprio devedor, nominal à Prefeitura Municipal de Ichu, sob pena de adoção das medidas previstas no art. 49, combinado com o art. 74, da Lei Complementar Estadual nº 06/91, com a cobrança judicial do débito, considerando que as decisões dos Tribunais de Contas que imputam débito possuem eficácia de título executivo, nos termos do § 3°, do art. 71, da Constituição Federal, e do §1° do art. 91, da Constituição do Estado da Bahia.
Fonte: AL NOTÍCIAS

FSA - Federais e civis prendem dois traficantes com 3Kg da Pasta Base da Cocaína:


No início da noite de hoje (11), por volta de 18h, policiais federais e civis de Feira de Santana, sob o comando dos delegados Wal Goulart (PF); Madson Sampaio e Matheus Souza, estes da Polícia Civil, prenderam dois traficantes de drogas. Com eles, os policiais encontraram 3Kg da Pasta Base da Cocaína, avaliada em mais de 30 mil reais. Os acusados foram identificados como Bruno Santos Moura, 26 anos, residente no município de Tucano e Wllisses José dos Santos Silva, 25.

Em entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal, responsável pela prisão dos dois acusados, afirmou que o Posto da Polícia Federal de Feira de Santana recebeu uma denúncia anônima informando que no final da tarde de ontem, aconteceria uma entrega de drogas no bairro São João (antigo Campo do Gado Velho), nas proximidades da Avenida Maria Quitéria.

“Recebemos uma denúncia anônima e, com apoio dos delegados Madson e Matheus e seus agentes, deslocamo-nos até o local da denúncia e conseguimos flagrar o acusado Bruno, que trazia a droga do município de Tucano e de Wllisses, que recebeu a entrega da Cocaína. Agora vou lavrar os flagrantes dos dois e iniciar uma investigação para descobrir de onde, realmente, essa droga veio e aonde seria distribuída aqui em Feira de Santana”.

Após serem ouvidos pela Polícia Federal, os dois traficantes serão encaminhados para o Conjunto penal de Feira de Santana, onde ficará a disposição da Justiça Federal.


Polícia é Viola

Feira de Santana - Jovem é baleado após posar para fotografia:


Um jovem ainda de identidade ignorada foi vitima de um tiro na testa, nesta tarde (11), por volta de 14h. Segundo informações, o jovem se encontrava no interior de uma casa, localizada, em uma travessa da rua Senador Quintino, no bairro Olhos D’Água, juntamente com outros jovens (meninos e meninas), quando a vitima posava para tirar uma fotografia a arma disparou.

Policiais militares, a Guarda Civil Municipal compareceram ao local juntamente com o SAMU para socorrerem a vitima e iniciar as primeiras investigações. Ao chegarem no local, o jovem estava caído e a arma ao lado, imediatamente, a vitima foi socorrida para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

Enquanto, os outros jovens que se encontravam no interior da casa, foram conduzidos a delegacia, para esclarecer o fato. De acordo ainda com a polícia, os jovens estavam se preparando para ir a Praia de Cabuçu (localizada no município de Saubara).

Até o fechamento desta edição, o estado de saúde do jovem continuava estável.

Informações e Fotos Placido Cãmera Fonte: Polícia é Viola

Riachão - Casal misterioso se aloja em rua central e deixa população assustada:


Sem dizer o que quer, de onde veio e para onde vai, um casal de forasteiro se alojou desde o último dia 03 de outubro no centro da cidade de Riachão do Jacuípe, na região sisaleira do estado, e vem deixando a população apreensiva.

Alojados na Rua J. J. Seabra, uma das mais tradicionais da cidade, o casal vem chamando a atenção tanto pelo comportamento estranho e atípico quanto pelo período em que permanece no mesmo local, sem que as pessoas saibam qual a sua real situação.

A nova morada do casal fica a cerca de 70 metros da Prefeitura Municipal, a 40 da casa de uma promotora da cidade e a 200 para o Batalhão da Policia Militar.

Neste domingo, por volta do meio dia, a reportagem do Interior da Bahia se aproximou do casal. Jony Clayton Gochomoto Hauamani e Maria do Carmo Viana Vasco (mas tratada por Carmem) estavam deitados, mas, com a nossa chegada, Jony se levantou.

De inicio, tivemos de usar alguns truques de comunicação para justificar a nossa presença no “lar” alheio e não dar espaço para uma possível reação. Junto ao casal, uma pedra solta, no chão, anunciava uma arma para um eventual ataque inimigo.

“Boa tarde, tudo bem? Sou jornalista e gostaria de ter uma conversa rápida com vocês, seria possível? disse, meio temeroso com a resposta, mas bem próximo para encurtar o seu poder de movimento e demonstrar a minha boa intenção.

“Você é jornalista? Que bom, cara”, respondeu sarcasticamente, mas sem me dar muita guarida. Insisti. E aí, vocês tem sentido muito frio aqui? Perguntei, já tentando quebrar o gelo inicial e avançar na conversa. “Faz frio no mundo?”, indagou Jony, ironicamente.

Enfim, senti que já poderia avançar um pouco mais e tirar algo daquele casal estranho. Ao perguntar o que mesmo eu desejava, propus-lhe faze ao menos cinco perguntas, no que ele concordou, mas condicionando que lhe pagasse R$ 2,00, alegando que estava precisando.

“Mas jornalista não tem dinheiro”, argumentei. “Não, não. Se você der os R$ 2,00, tudo bem, senão, nada feito, cara”, reforçou. Ao seu lado, a sua companheira – descobri que o seu nome é Carmem – sorria constantemente, mas não descobri o motivo.

Perguntas

Como é que é o seu nome completo?, indaguei: “Jony Clayton Gochomoto Hauamani”, respondeu; De onde vocês vêm: “São Paulo”, disse;

Está indo para onde: “Estou indo para Juazeiro (do Norte) ou Quixadá, vai depender de uma resposta”, disse, pondo mais mistério. No Ceará? indaguei: “Isso”, respondeu.

E vocês estão fazendo o quê, aqui: “Estamos de férias”, colocou Jony.

Foi então que lhe fiz umas três perguntas em uma para tentar confundi-lo. Vocês estão com algum problema, as pessoas tem ajudado vocês, pretendem ir embora quando?

“Você quer que eu responda qual mesmo, cara? Já completaram as cinco perguntas. Agora só com mais R$ 2,00”, exigiu Jony. “Meu pai é peruano e minha origem, você é inteligente, já sabe”, disse, ignorando as outras perguntas.

E foi só o que eu consegui tirar no domingo. Jony demonstrou muita habilidade com as palavras e equilíbrio nas respostas. Durante a conversa, provocado por um morador de uma rua próxima que passava na hora, falou inglês fluentemente e ainda arranhou o japonês.

Tentei levar a conversa adiante, mas logo percebi ele de olho fixo na companheira, já deitado, sem sequer olhar para mim. E para mostrar que a minha presença estava incomodando, levantou-se e saiu, deixando Carmem sozinha.

Com isso, me toquei e apressei a minha saída. “Não, pode ficar, eu vou embora”, disse-lhe. Mas, ainda assim, ele saiu caminhando pela J. J. Seabra. Foi então que entrei no carro e o acompanhei, oferecendo carona. Queria uma foto de perto. Gritei o seu nome e ele olhou. Pronto.

Opiniões diferentes

Os vizinhos parecem divididos sobre a permanência e o que representa o casal na rua J. J. Seabra. Uma senhora que mora em frente à árvore onde eles estão alojados tem dado comida e até agasalhos, e outra lhes abre as portas para o banho. Outros, já olham com mais desconfiança.

No domingo, uma moradora da J. J. Seabra viu um carro verde, placa de São Paulo, parar e “ficar conversando” onde os dois estão alojados. “Sei não, achei muito estranho esse carro com placa de São Paulo parar logo ali”, disse a moradora, assustada. “Acho que eles têm fumado maconha ali”, reforçou outro morador da vizinhança.

Em outros bairros da cidade, ao tomar conhecimento, as pessoas também acham que tem algo estranho. “Com a história desse carro, ou eles tem envolvimento com droga, ou querem roubar uma criança ou podem estar tramando um assalto a banco”, disse uma pessoa de um bairro diferente.

“São sacizeiros (pessoas que se envolvem com drogas). Eles me pediram para eu ir buscar maconha debaixo da ponte nova, mas eu não fui. Vá você buscar sua desgraça, eu disse a ele”, revelou uma pessoa da cidade, no sábado à noite, que rondava o casal.

“Como é que pode uma coisa dessas no centro da cidade e ninguém toma providências?", disse outra moradora do bairro Asa Branca. “Ele pode ser um policial federal e estaria só se disfarçando”, disse outro, com uma versão totalmente diferente.

Por mais que as pessoas fiquem assustadas, Jony e Carmem pouco a pouco parecem superar o mistério que os cerca. Nesta segunda-feira (10), estavam mais acessíveis e nossa reportagem voltou para obter mais informações. Se é verdade ou não, descobrimos que Jony foi cabeleireiro durante 24 anos e tem a arte da pintura.

Enfim, a presença do casal Jony e Carmem em Riachão tem deixado a população apreensiva e curiosa. Os dois pode não representar nada do que a maioria das pessoas está pensando, mas uma coisa ninguém pode duvidar: eles são, no mínimo, enigmáticos. Ou melhor, misteriosos.

Por: Evandro Matos Fonte: Interior Da Bahia

TEOLÂNDIA - Homem é preso acusado de abusar da filha de 15 anos em Teofilândia:

Garota contou a uma professora que vinha sendo abusada pelo pai há pelo menos três anos.

Um homem de 43 anos foi preso em Teofilândia, a 199 km de Salvador, acusado de molestar sexualmente a filha de 15 anos. Uma denúncia encaminhada ao Conselho Tutelar resultou na prisão de Pedro Muniz de Oliveira, 43 anos.
A garota contou a uma professora da escola onde estuda que vinha sendo abusada pelo pai há pelo menos três anos. A docente procurou o Conselho Tutelar e informou sobre o caso. Nesta terça-feira (11), Pedro foi preso pela delegada Alda Estrela Perez, titular da Delegacia Territorial de Teofilândia, em cumprimento a um mandado de prisão expedido contra o agressor.
Ele ficará custodiado na carceragem da delegacia de Teofilândia à disposição da Justiça.  (Correio)

REFLEXÃO - A disputa entre o homem e a mulher:


Homem:Eu posso fazer xixi em pé.
Mulher:Eu posso ficar excitada sem que ninguém perceba.
Homem:Eu não menstruo todo mês.
Mulher:Eu não tenho de fazer a barba todos os dias.
Homem:Eu não preciso ficar nove meses esperando uma criança.
Mulher:Eu não preciso fazer o exame de toque.
Homem:Ninguém me encoxa no ônibus.
Mulher:Eu tenho a preferência, onde quer que eu vá.
Homem:Eu posso fazer muito sexo, sem sofrer preconceitos por isso.
Mulher:Eu posso fazer sexo até o fim da vida, sem perder a potência;
Homem:Eu posso me desapegar das pessoas rapidamente.
Mulher:Eu também posso.
Homem:Então porque não se desapegou de mim?
Mulher:Eu lhe pergunto a mesma coisa.
(silêncio).
Meyre Carvalho

REFLEXÃO - Antes e depois do casamento:


Antes do Casamento:
Ele: — Finalmente! Custou tanto esperar por este momento.
Ela: — Você quer que eu vá embora?
Ele: — Não! Nem pense nisso.
Ela: — Você me ama?
Ele: — Claro! Muito e muito!
Ela: — Alguma vez você já me traiu?
Ele: — NÃO! Por que ainda pergunta?
Ela: — Me beija?
Ele: — Evidente! Sempre que possível!
Ela: — Você seria capaz de me bater?
Ele: — Você está doida? Não sou desse tipo de homem!
Ela: — Posso confiar em você?
Ele: — Sim.
Ela: — Querido!

Depois do Casamento:
Leia de baixo para cima.

Protesto deixa mais de 5 km de engarrafamento nos dois sentidos da BR-324.

Um protesto realizado na manhã desta terça-feira (11) por moradores do município de Amélia Rodrigues, a 85 km de Salvador, já provoca um engarrafamento de mais de 5 quilômetros nos dois sentidos da BR-324, Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles não aceitam o projeto que prevê a instalação de um presídio no município. De acordo com a PRF, os cerca de 20 manifestantes queimam pneus e pedaços de madeira nos dois sentidos da rodovia. O movimento local intitulado “Por amor à Amélia Rodrigues, não ao presídio” teme que os índices de violência aumentem com a instalação do presídio.  Eles ainda alegam que a instalação pode provocar desvalorização dos imóveis.
Informações do Correio.

Privatização dos cartórios: Valores de serviços aguardam regulamentação.

Sancionada no mês de setembro pelo governador Jaques Wagner (PT), a lei que privatiza os cartórios extrajudiciais do Estado ainda aguarda uma lei complementar para estruturar o serviço. No processo, caberá à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) votar e aprovar a nova tabela de custas extrajudiciais, que será elaborada a partir de estudos realizados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O projeto será então encaminhado ao governador, que o enviará para apreciação dos deputados. A medida é necessária para regulamentar os valores de todos os serviços prestados pelos tabelionatos. Para entrar em vigor no próximo ano, a matéria precisa ser votada ainda em 2011. Junto com a tabela, será instituído o direito à gratuidade para o cidadão baiano que comprovar não dispor de recursos para pagar as despesas. Em outros estados da Federação, a gratuidade alcança, em média, apenas 5% do volume de serviços prestados. Informações do jornal Tribuna da Bahia.

Fonte: Bahia Notícias

Prorrogado até dezembro prazo para atualizar cadastro no Bolsa Família.

O prazo para atualizar o cadastro dos benefícios do Programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 31 de dezembro. A ampliação do prazo em dois meses para gestores e beneficiários, determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único.  Quem permanecer com informações cadastrais desatualizadas há mais de dois anos terá o benefício bloqueado em janeiro de 2012. Em março, começam os cancelamentos de benefícios.  A revisão cadastral é feita pelo ministério e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores, e as famílias identificadas também recebem avisos nos extratos bancários de pagamento.  Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 48% dos 1,3 milhão de beneficiários que precisavam renovar seus dados este ano. Restam 52% que devem passar pelo mesmo processo.  O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal que atende atualmente 13 milhões de famílias. 


Fonte: Agencia Brasil

Abertura da Copa do Jacuipe sub-17 foi adiada.

A abertura da Copa do Jacuipe sub-17 que seria realizada no Feriado do dia das Crianças, 12 de outubro, foi adiada e a nova data ainda não foi marcada.  Segundo o Coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, o Drº Sinval Vieira, o motivo da mudança foi porque a cidade de Pintadas ainda não concluiu o processo de parceria com a Sudesb, portanto, após a finalização e a liberação do numerário, será marcada uma nova data para abertura e o prazo para inscrição dos atletas. Várzea da Roça fará sua estréia em casa contra a seleção de Mairi no Estádio José Bonifácio (Campo do Cruzeiro).  Doze cidades do centro norte baiano já estão se preparando para disputar a quarta edição da Copa do Jacuípe de futebol sub-17.  Nesse ano, as seleções municipais estão divididas em três grupos de quatro equipes: Grupo A (Várzea da Roça, Pintadas, Capela de Alto Alegre e Mairi). Grupo B (Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima e Capim Grosso) e Grupo C (Serrolândia, São José do Jacuípe, Jacobina e Quixabeira).  Em 2010, a copa teve início em maio, e contou com a participação das seleções das cidades de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Serrolândia, Gavião, São José do Jacuípe, Pé de Serra, Pintadas, Ipirá e Riachão do Jacuípe.  A campeã foi Várzea da Roça, após empatar em 1 a 1 com Pintadas, por isso a cidade ganhou o direito de sediar a abertura neste ano. A Copa do Jacuípe será promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, com o apoio das prefeituras dos municípios que disputarão a competição.
 
Fonte: Blog do Agmar Rios

Jovens do Nordeste são alvos de ações sociais:


Cerca de 450 jovens moradores do Complexo do Nordeste de Amaralina serão beneficiados com cursos voltados para o varejo. A capacitação faz parte do Programa Coletivo, lançado nesta segunda-feira (10) pelo Governo do Estado, através do Pacto pela Vida, e a Coca-Coca Brasil, na Associação Educacional Social de Ágape (AESA), no bairro Santa Cruz, em Salvador.

O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico de jovens de baixa renda, entre 16 e 25 anos, facilitando o acesso desst população ao mercado de trabalho.

A primeira turma deve concluir o curso no final do mês e as inscrições para a segunda turma, no período de 17 a 25 de outubro, poderão ser feitas nas ONGs Associação Educacional Social de Ágape (AESA), em Santa Cruz, Alecrim, na Chapada do Rio Vermelho, e na Cecop, em Paripe.

A capacitação terá 32 horas em dois meses de duração com turmas de 50 alunos e a ideia é formar 450 alunos por ano. Haverá ainda uma turma de empreendedorismo, também com 50 vagas, voltada para donas de casas que desejam ter uma renda extra com a comercialização de produtos em suas residências.

A solenidade de lançamento teve a presença dos secretários estaduais Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Maurício Barbosa (Segurança Pública), de representantes da Coca-Cola Brasil e da Polícia Militar da Bahia.

O Coletivo é desenvolvido a partir da montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades e os cursos combinam aulas teóricas com atividades práticas. O encaminhamento para o mercado de trabalho será feito por meio da Coca-Cola Brasil, dos fabricantes que integram o Sistema Coca-Cola Brasil e de parceiros da companhia. Polícia é Viola.