CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus: PM interrompe carreata a favor da reabertura do comércio em cidade na Bahia

Oito veículos que iniciariam uma carreata a favor da reabertura do comércio em meio à pandemia da covid-19 em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, foram interceptados por equipes da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). O caso aconteceu na manhã deste sábado (28), no bairro Vilas do Atlântico.
Foto: Divulgação/SSP
Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP-BA), ao tomar conhecimento da concentração de veículos e da consequente aglomeração de pessoas, os militares foram até a Avenida Luís Tarquínio Pontes, local da reunião. De imediato, a liderança do movimento foi identificada. “Avisamos que está proibida aglomeração e, se o grupo descumprisse a advertência, seria encaminhado para Delegacia”, contou o comandante da 52ª CIPM, major Everton Monteiro.

Brasil registra 3.904 casos confirmados de Covid-19 e 114 mortes

Subiu para 3.904 os casos confirmados de Covid-19 no Brasil. O número de óbitos também aumentou para 114. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 16h deste sábado (28). 
Foto: Reprodução/Pixabay
As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (4), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio de Janeiro (13), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 84 óbitos no estado. 

Bahia registra 127 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 127 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 3,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1380 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (28). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 14 encontram-se hospitalizadas.
Foto: Divulgação
Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Prefeito prorroga o fechamento do comércio até o dia 5 de abril

O Acorda Cidade teve acesso na tarde deste sábado (28), as discussões de hoje, do prefeito municipal Colbert Martins da Silva e secretários de governo sobre o funcionamento do comércio de Feira de Santana e, seguindo a tendência de outros países e locais que estão acometidos pelo coronavírus e ressaltam a importância do isolamento social e também de evitar aglomerações como forma de prevenção da doença, a cidade mantém a decisão do comércio continuar fechado.
Foto: Acorda Cidade
A informação oficial será divulgada no site da prefeitura, após nova reunião do prefeito e equipe, mas já é possível adiantar que o fechamento do comércio da cidade será prorrogado por mais um período de sete dias, a partir de segunda-feira (30). O comércio deverá ficar fechado do dia 30/03/2020 a 05/04/2020.

Justiça proíbe Bolsonaro de adotar medidas contra isolamento social

A Justiça Federal proibiu o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Foto: Reprodução
Também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que classificaram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em estados e municípios. A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil.

Serrinha descarta mais 2 casos de coronavírus e prefeitura vai desinfetar locais com maior circulação de pessoas

A Secretaria Municipal de Serrinha descartou mais dois casos suspeitos de coronavírus na manhã deste sábado (28) e subiu para 14 casos descartados no total.
Em entrevista à Rádio Continental na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Adriano Lima, indicou que, dos 13 exames descartados para Covid-19, a maioria deles indicaram que os pacientes estavam infectados por outros vírus que causam doenças respiratórias, como H1N1.

Conceição do Coité: Jovem é morto a tiros após deixar presídio por causa da pandemia do novo coronavírus

Um jovem de 28 anos foi assassinado na manhã deste sábado (28) com vários tiros no distrito de Santa Rosa, em Conceição do Coité, horas depois de sair do presídio em função da pandemia do novo coronavírus. Não há informações sobre os suspeitos do crime.
De acordo com informações apuradas pelo PCS, Danilo Silva Campos, vulgo "Danilinho", cumpria pena por tráfico de drogas e, antes de ser morto, teria sido visto pilotando uma motocicleta.

Médicos relatam medo e angústia com avanço da pandemia de Covid-19

A médica mineira Júlia Rocha, 36, completou na manhã desta sexta (27) o seu quinto plantão de 12 horas em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Belo Horizonte (MG). Ela diz que toda a equipe está no limite. “Num plantão normal, a gente já não almoça. Mas agora está num ritmo absurdo tão grande que a gente está deixando de tomar água para não precisar parar e ir ao banheiro.”
Sua maior angústia é pensar na possibilidade de muita gente jovem e idosa morrer de Covid-19 por causa da sobrecarga e da falta de recursos dos serviços de saúde. “Não vai ter respirador, não vai ter oxigênio, não vai ter medicação. E não vai ter corpo clínico ou de enfermagem para atender todo mundo. O número de médicos, de enfermeiros, está longe de ser o ideal para o que nos avizinha.”

Estados Unidos têm 100 mil casos confirmados de coronavírus

Os Estados Unidos já é considerado o novo epicentro do novo coronavírus no mundo, considerando o alto número de casos em relação ao tempo de circulação da doença no país. De acordo com a agência de notícias Reuters, já foram contabilizados 100.040 diagnósticos.
A Itália vem na sequência, com 86.498 casos, e a China ocupa a terceira posição, com 81.340 infecções confirmadas.

Prefeitura de Salvador institui Dia Municipal do Samba Junino

Através da Lei N° 9.516 / 2020, sancionada pelo prefeito ACM Neto no último dia 26 de março, foi instituído o Dia Municipal do Samba Junino, com data comemorativa definida para o dia 17 de abril. A manifestação cultural soteropolitana que tem origens no candomblé é considerada um subgênero do samba e é executada no período das festas de São João na capital baiana. 
Foto: Reprodução / TV Bahia
De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial do Município, “as comemorações alusivas à data farão parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador”. Além disso, as manifestações culturais ligadas ao Samba Junino “poderão  ser destacas com programas sociais e educativos, destinados a difundir informações e orientações que conscientizem a sociedade”.  

Sem isolamento e ações contra a Covid-19, Brasil pode ter até 1 milhão de mortes, diz estudo

Um estudo feito pelo Imperial College de Londres diz que o Brasil em caso de nenhuma estratégia de isolamento e de enfrentamento da pandemia fosse feita, poderia ter mais de 1,15 milhão de mortes devido à Covid-19.
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O estudo analisa impacto em 202 países, eles concluíram que, se os governos adotarem medidas rigorosas cedo, como testes de diagnóstico, isolamento de doentes e distanciamento social para frear a disseminação do vírus, 38,6 milhões vidas podem ser salvas. Isso representa uma redução de mortalidade de cerca de 95%.

Coronavírus – Após nova reunião com grupo de gerenciamento de crise, prefeito decide manter todas as restrições até 6 de abril

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis, se reuniu nesta sexta-feira, 27, com o grupo de gerenciamento de crise para tratar da pandemia da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus e após a reunião que contou com profissionais de saúde e advogados ficou decidido pela manutenção de tudo que foi proibido  e assinado em decretos até o dia 6 de abril.
Segundo o prefeito tem recebido diversas manifestações de pessoas do comércio e de igrejas que gostariam que a Prefeitura flexibilizasse e que recuasse em algumas medidas entendendo que já teria chegado o momento da chamada normalidade das atividades econômicas, religiosas entre outras – Veja a entrevista completa do prefeito no link abaixo.

Mulher cujo corpo se encontra no DPT de Santo Amaro não é de Coité

A foto da identidade de Ariane Araújo dos Santos Silva vem circulado nos grupos de WhastsApp e propagado com sendo natural de Conceição do Coité e seu corpo estaria no Departamento de Polícia Técnica – DPT da cidade de Santo Amaro e que aquela especializada teria encaminhado a foto na tentativa de encontrar familiares.
Neste sábado, 27, em contato com a Delegacia de Polícia de Santo Amaro, já que a parte onde aparece a naturalidade, filiação e data de nascimento da vítima não foi enviada, o CN foi informado que realmente se encontra lá um corpo do sexo feminino da mesma pessoa do RG e que deu entrada há cinco dias e foi constatado como morte violenta, ou seja, vitima de homicídio.

Serrinha tem 6 novos casos suspeitos de coronavírus; número de pacientes investigados chega a 16

A Secretaria da Saúde de Serrinha confirmou, na noite desta sexta-feira (27), mais seis novos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus no município. Com isso, o total de casos investigados na cidade totaliza 16. Segundo informações do órgão, onze suspeitas foram descartadas e não há nenhum caso confirmado.
Após a divulgação dos números, a secretaria reforçou a orientação para que a população evite sair de casa, especialmente pessoas idosas e com doenças crônicas. "A notificação de seis casos acende o sinal de alerta para que a população leve a sério as medidas preventivas, como lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e se manter em casa", disse a pasta por meio de nota publicada nas redes sociais.