TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Serrinha - José Raimundo produz matéria sobre o caso Damasceno para o Fantástico da Rede Globo:

Matéria com o radialista Damaceno desperta interesses das emissoras de TV da Bahia e até das grandes redes de televisão do país, a exemplo da Rede Globo.

Após a TV Bahia produzir e exibir uma matéria nesta terça-feira (4), na quarta pela manhã foi a vez das TVs Aratu e Itapoan/Record e pela tarde uma equipe do Fantástico da Rede Globo chegou ao município de Serrinha para realizar a coleta de informações a cerca do caso e gravar com as partes envolvidas.

O experiente repórter jacuipense, José Raimundo, está em Serrinha e na manhã desta quinta-feira (6) vai até os estúdios da rádio Jacuípe onde entrevistará o também radialista José Ferraz que fez o apelo para devolução dos produtos furtados, além de Cival Anjos, o primeiro Portal a noticiar o fato.

Com tantas emissoras de televisão na cidade e a notícia tendo se espalhado pelos principais portais e blogs do país, o comentário da cidade em todas as rodas de amigos é sobre este caso inusitado.
Por Cival Anjos


Feira de Santana - Lançado projeto para educação e segurança em Humildes:


“O projeto vai beneficiar toda a comunidade de Humildes”, disse o coordenador

Foi lançado, na manhã de hoje (6), na Escola Municipal Mãe dos Humildes, no distrito de Humildes em Feira de Santana, o Projeto “Educação e Vida”. A iniciativa tem a proposta de desenvolver ações voltadas para as áreas de saúde, educação e segurança pública.  O projeto é uma iniciativa da escola e será desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), instituições religiosas, Polícia Civil, associações de moradores e membros.
Segundo o coordenador pedagógico da unidade, Reginaldo da Silva Santos, é preciso conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e fortalecer o vínculo familiar e escolar. “O objetivo desse encontro é buscar unir forças com todos os seguimentos sociais para juntos lutarmos pela valorização da vida. Por isso o projeto tem três vertentes: educação, saúde e segurança pública”, disse o coordenador.
A diretora, Roza Angélica Ribeiro, considerou o evento um sucesso, por reunir centenas de pessoas em torno de uma só bandeira. “Cerca de 300 pessoas estiveram em nossa escola. Isso mostra que a população também está preocupada com a qualidade de vida. E não se tem qualidade de vida sem saúde, educação e segurança”, afirmou.
O representante da Funasa, Elcio, que também é agente de endemias na comunidade, proferiu palestra que abordou a importância da parceria na formação da consciência coletiva. Em sua fala, ele assegurou que “quanto mais gente estiver envolvida no combate à dengue do próximo verão, teremos resultados mais satisfatórios e todos vão ganhar com isso”. 
Além do lançamento do projeto ‘Educação e Vida’ a comunidade também conheceu a planta de ampliação da escola. A apresentação foram feita por Alberto Gouveia, chefe da divisão de manutenção da Secretaria de Educação, que garantiu que o projeto de ampliação será realizado pela prefeitura municipal. “Vamos unir forças para melhorar a qualidade no ensino, saúde, segurança e a vida dos moradores de Humildes. O governo municipal tem investido em melhorias nas escolas dos distritos e da sede”, afirmou.

Reginaldo santos para o Ichu Notícias

Feira de Santana - Presos dois acusados de tráfico de drogas:


Policiais militares da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã de ontem (6), prenderam Gemerson Maurício de Lima, 24 anos, e Tarcísio Paixão Gomes, 21. Eles foram flagrados com quatro pedras grandes de crack. A droga foi encontrada no interior da casa de Tarcísio, situada no bairro Sitio Matias.

Segundo a polícia, a guarnição da 67ª CIPM recebeu uma denúncia que dois homens estariam praticando assaltos montados em uma motocicleta Honda Fan de cor preta, na região do conjunto Fraternidade. Os militares se deslocaram até o conjunto, onde encontrou Gemerson montado na motocicleta suspeita. Ao ser questionado, o mesmo alegou que teria emprestado a moto para Tarcísio.


Os militares deram continuidade à diligência. Para confirmar se Gemerson estava falando a verdade, foram até a residência de Tarcísio, que foi questionado por que tinha pegado a motocicleta emprestada. O mesmo alegou que a pediu para ir até a casa de um familiar da esposa dar um recado. Quando os policiais procuram a arma (pistola) usada nos assaltos – no interior da casa de Tarcísio, com a autorização do mesmo–, encontrou um frasco com as pedras de crack, mas a suposta arma não foi encontrada.


Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Na delegacia, Gemerson afirmou que a droga era dele. Ele foi autuado por tráfico de drogas e Tarcísio por associação ao tráfico de drogas. Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) afirmaram que Tarcísio é acusado de traficar drogas no Sítio Matias. (Polícia é Viola)

Feira de Santana - Comerciante morre ao colidir veículo em cruzamento de rua:

A comerciante Aline da Silva Leite, 26 anos, morreu por volta das 10h30 desta quinta-feira (6), após um acidente de trânsito no cruzamento da Rua Mercúrio com a Rua Bonfim, no bairro Jardim Acácia, em Feira de Santana.

Segundo testemunhas, a vítima conduzia um veículo Fiat Uno, verde, de placa NTT-8086, quando houve a colisão com o veículo Fiat Uno, branco, de placa JSB-7603, conduzido por José Dantas.

Com a colisão o veículo de Aline capotou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas ela já estava sem vida. Ela ficou gravemente ferida na cabeça. Os moradores do bairro viraram o veículo para retirar o corpo.

Segundo o agente de trânsito, Vandilson Venas, a preferência na passagem era da comerciante, que estava sem cinto de segurança. O motorista do outro veículo fugiu temendo ser linchado e disse que vai se apresentar na Delegacia.

Aline tinha uma loja no bairro Tomba e, segundo informações, o acidente aconteceu momentos depois de ela ter deixado a filha de 12 anos no reforço escolar (banca). 

O corpo da comerciante foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).  Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade. Fonte: Interior Da Bahia

SERRINHA - Duas motos se envolvem em acidente no centro de Serrinha:


Por volta das 15h de quinta-feira (06), aconteceu um acidente envolvendo duas motocicletas, uma Yamaha Crypton, cor prata, placa NTU 8338, que era conduzida por Luan Pires de Oliveira, 18 anos, residente na Rua Conselheiro Dantas e uma Honda Pop, cor vermelha, placa JRP 6032, que tinha como condutor Gleidson Silva dos Anjos.

A Polícia Militar foi até o local e prestou os primeiros socorros aos condutores das motos, o Luan Pires e Gleidson Silva, além da terceira vítima a Claudineia Ferreira dos Santos que estava como carona de Gleidson Silva.

As vítimas foram socorridas ao Hospital Municipal de Serrinha com ferimentos, a Claudineia(foto) ficou em estado de observação, pois segundo a guarnição após ela cair da moto bateu a cabeça se queixando de fortes dores no local.
O fato aconteceu no cruzamento das ruas Conselheiro Dantas e Pedro Tiago no centro de Serrinha.

Outras imagens:


Fonte: Jota Neto Rádio Jacuípe 

Grupos de Samba de Roda se reencontra em mais uma festa regional da Quixabeira.

No próximo fim de semana os grupos de samba de roda que compõem o Movimento da Quixabeira estarão se reencontrando em mais uma festa regional da Quixabeira desta feita na cidade de Agua Fria, os grupos estão todos animados por mais um evento marcante para o movimento e que marca o retorno de Bernard um dos grandes lideres e idealizadores do Movimento da Quixabeira na região Sisaleira da Bahia, que por motivo de saúde andou meio afastado mais agora esta de volta e vem mais uma vez para ficar e fazer com que o movimento possa se alavanca como a uns anos atrás se articulando e promovendo a geral que já esta prevista daqui para o fim de 2011 onde há uma concentração maior de grupos e costuma ser realizado em dois dias ao invés de um como são os regionais a exemplo desse do próximo dia 09 de Outubro de 2011 em Agua Fria, evento esse que ira conta com os grupos Ichuenses A voz dos Trabalhadores e O Grupo de Brinquedo de Roda No terreiro da Fazenda e o grupo Recorda é Viver que também faz parte do movimento não estará presente por motivo de força maior. O evento desse fim de semana tem inicio previsto para as 14h00 com o tradicional arrastão pela cidade onde os grupos de samba sai sambando pelas principais ruas da cidade sede do evento com destino ao palco de apresentações, onde cada grupo terá aproximadamente 20 minutos para mostra seus talentos e sua cultura, nessa que é a maior festa da cultura popular da Região Sisaleira do Estado.

Menina sai do 'túmulo' e diz que foi estuprada e enterrada viva.

Uma menina de dez anos saiu do túmulo e denunciou o primo de estrupá-la e enterrá-la viva.  O caso aconteceu na cidade no sul das Filipinas, nesta nesta quinta (6).  Segundo relatou à polícia local, a menina teria sofrido as agressões do primo Dennis Quilatonde, 21 anos, que a violentou, bateu em sua cabeça com um objeto e a enterrou no último domingo (2).  A menina recuperou os sentidos quando já estava enterrada, conseguiu cavar até a superfície e retornou para casa com a ajuda de vários vizinhos. Ela, então, denunciou seu primo.  O suspeito foi detido já na segunda-feira (3) e está sob custódia policial.
Fonte: Correio*

José Raimundo está em Serrinha para cobrir "caso do radialista" para a Globo.

A matéria com radialista Manoel Damasceno, de Serrinha, publicada pela primeira vez neste portal, desperta interesses das emissoras de TV da Bahia e até das grandes redes de televisão do país, a exemplo da Rede Globo. Após a TV Bahia produzir e exibir uma matéria nesta terça-feira (04), na quarta-feira pela manhã foi a vez das TVs Aratu e Itapoan/Record. Pela tarde, uma equipe do Fantástico da Rede Globo chegou ao município de Serrinha para realizar a coleta de informações acerca do caso e gravar com as partes envolvidas. O experiente repórter jacuipense José Raimundo está em Serrinha e, na manhã desta quinta-feira (6), vai até os estúdios da Rádio Jacuípe, em Serrinha, para desenvolver a matéria. Na Jacuipe, ele entrevistará o também radialista José Ferraz, que fez o apelo para devolução dos produtos furtados de Damasceno, além de Cival Anjos, que escreveu a matéria sobre o caso e publicada no Interior da Bahia. Com tantas emissoras de televisão na cidade, a notícia tendo a se espalhar pelos principais portais e blogs do país. Em Serrinha e região o assunto sobre o caso inusitado passou a fazer parte das conversas nas rodas de amigos.

Por Cival Anjos – Fonte - Interior da Bahia

Em nova etapa, projeto Braúna realiza atividades no Território do Sisal.

Promover a inserção de agricultores familiares nas políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e orientar sobre técnicas de convivência com o semiárido, esses são alguns dos objetivos do projeto Braúna. Com as atividades retomadas no início do mês de setembro, o projeto atende 3600 famílias no Território do Sisal, sendo 200 famílias por município. A equipe do projeto é formada por 58 profissionais entre Técnicos Agropecuários, Agentes de Desenvolvimento, Agrônomo, Veterinário, Coordenador Pedagógico e assessores. O Gerente Executivo da FATRES, José Silva, destaca que nessa segunda etapa do projeto serão realizadas oficinas temáticas, reuniões, visitas técnicas e uma visita de intercâmbio em propriedades modelos na questão agroecológica. Essas atividades serão realizadas até o mês de dezembro. De acordo com a Veterinária do Braúna, Marialice Castelo Branco, os técnicos do projeto têm orientado os agricultores sobre o acesso a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional da Alimentação Escolar, Garantia Safra e Pronaf. Além de apresentar técnicas de convivência com o semiárido. São atendidos pelo projeto os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição de Coité, Ichú, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Serrinha, Tucano e Valente.

Fonte: Fatres

Mulher residente em Capim Grosso está desaparecida: Pais estão desesperados!

Está desaparecidade desde o domingo a senhora Jucélia Oliveira de Andrade, 36 anos, residente na  Rua Emiliano Dias Cerqueira, n. 127, Bairro Sacramento. A senhora Jucélia  é de  cor branca, tem aproximadamente 1,60m. de altura,  cabelos pretos e na altura dos ombros, rosto arredondado e tem uma cicatriz em uma das pernas que foi resultado de um corte com arame farpado.
Jucélia     Oliveira     de     Andrade,      36 anos
Seus pais José Pereira de Andrade e Maria Oliveira Matos, estiveram no período da manhã na redação  da Rádio Contorno FM para solicitar ajuda. A mesma saiu de casa no domingo as 8 horas da manhã dizendo que iria trabalhar entre as cidades de Baixa Grande e Itaberaba, vendendo lanches na companhia de um rapaz de prenome Nêgo e daí em diante não fez mais contato com a família. Segundo seus pais José Pereira de Andrade e Maria Oliveira Matos de Andrade, ela sempre saia para trabalhar em diversos eventos mas filha nunca ficou por tanto tempo fora de casa sem dar notícias, o que aumenta ainda mais a preocupação. Suas duas filhas adolescentes também estão aflitas. Os pais nos informaram que estariam indo à polícia agora pela manhã para registrar a ocorrência. Quem tiver qualquer informação que leve ao paradeiro de Jucélia favor entrar em contato pelos telefones; (74) 9147-5908 / (74) 9125-5967, ou ainda pelos e-mails:
sionesantos28@hotmail.com
miltonsantosms@hotmail.com

Quem prefeir também pode contactar a Rádio Contorno FM 104,9 pelo telefone (74) 3651-2856, Desde já agradecemos a todos pela cooperação e estamos juntos nessa corrente em prol destes pais que estão desesperados e ávidos por notícias da sua filha que eles tanto amam. 
 
Por: Milton Santos

Ex-prefeito assassino de cães também é suspeito de outro massacre:



Há cinco meses, cerca de 10 animais foram exterminados de maneira semelhante aos 47 mortos na sexta-feira passada.

“Só consegui salvar um cachorro porque quando ele passou mal dei muito leite e óleo. Outros dois morreram vomitando sangue. Com toda certeza foi veneno. Essa situação é lamentável”, lembra o aposentado Fernando do Prado, 61 anos.

A vereadora Maria Quitéria (PMDB) diz que, nos primeiros casos, todos imaginaram que o assassino de cachorros fosse algum ladrão querendo facilitar seu acesso a casas da região.

Mas, depois que diversas testemunhas viram o ex-prefeito de Conceição de Jacuípe, João Barros de Oliveira (PCdoB), conhecido como João de Roque, jogar carne envenenada nas vias de São Bento enquanto circulava numa moto Biz, Quitéria mudou de opinião. “Eu acho que foi ele na primeira vez também. É muita coincidência acontecer da mesma forma. Só que há meses atrás não vimos quem era. Dessa vez, muita gente o flagrou”, afirma.

O caso mais recente chocou a cidade e veio à tona quando 47 cães, três galinhas, um gato e até um urubu apareceram mortos em um raio de 5 quilômetros a partir da fazenda de João de Roque.

A matança pode ter sido uma vingança. “Quem mora perto da fazenda dele diz que alguns cães feriram um bezerro. Talvez por isso ele tenha resolvido acabar com os cães”, diz a vereadora.

Apesar de ter sido visto por diversas pessoas com luvas e um saco amarelo cheio de iscas envenenadas, o ex-prefeito nega as acusações. “Não tenho nada com a última vez (há 5 meses), dessa vez, nem hora alguma. Agora tentarei descobrir quem são as pessoas que estão falando de mim”, avisa João de Roque.


FONTE: ACORDA CIDADE

Sr. do Bonfim - Jovem bonita foi presa acusada de trafico de drogas:

Uma jovem de 26 anos foi presa por suspeita de tráfico de drogas no município de Senhor do Bonfim. Segundo a Polícia Militar, Silvia Daiane Figueiredo foi presa depois que a policia encontrou dentro da bolsa dela 45 pedras de crack. No momento em que foi presa Daiane estava em uma motoneta acompanhado de um adolescente de 16 anos que estava com uma pequena quantidade de maconha. Segundo informações da policia, a viatura estava se deslocando para outro local quando nas proximidades do Buriá de Baixo o condutor da motoneta ao avistar a viatura da policia tentou fazer uma rápida manobra. Os policiais desconfiaram que tinha alguma coisa errada e resolveram fazer abordagem. Daiane ainda teria tentado se desfazer da bolsa.

 (Ivan Silva/fonte:Repórter Tatu)


RIACHÃO - Acidente automobilístico mata aposentado:

Morreu na manhã desta quarta-feira (5) na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), João Araújo, 59 anos, que morava na rua José Rodrigues Alves, 45, centro de Riachão do Jacuípe.

Segundo a ocorrência policial, no sábado passado (1º) o aposentado conduzia o veículo Fiat Uno, de placa JKW-1931 pela BR 324 e colidiu com um caminhão entre os municípios de Capim Grosso e Riachão do Jacuípe.O corpo foi encaminhado ao necrotério do Departamento de Policia Técnica de Feira de Santana para ser necropsiado.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa

PINDOBAÇU - Mulher ketchup foi recebida com muita festa em Pindobaçu:

A cidade de Pindobaçu parou nesta segunda(03), para receber a ”Mulher Ketchup”, considerada no momento o maior sucesso no Brasil.

A filha ilustre da cidade chegou acompanhada por uma equipe de TV de Salvador, e por onde passava tinha seu nome ovacionado pela “galera”. Lupita distribuiu muita simpatia, deu autógrafos e pousou para fotos. 

Pindobaçu nunca esteve tão agitado, a gritaria tomou conta da Pça Pedro Luis, a Policia teve que aumentar o seu efetivo, o trânsito teve que ser desviado em algumas ruas, o comércio parou, todos queriam ver de perto a nova “sensação”. A Banda Primodart lançou o hit “Melô da Mulher Ketchup” e todos caíram na festa. 

O coro era um só “É KETCHUP… É KETCHUP…". Depois de Lupita Pindobaçu não é mais a mesma!


Portal Só Agitos.

COARACI - Mulher mata marido na casa de amante em Coaraci:

Em depoimento, Cleides confessou ter assassinado o marido na casa da amante por ter descoberto a traição.

Uma mulher foi presa em flagrante por esfaquear o marido, na noite desta terça-feira (4), no município de Coaraci, a 442 km de Salvador. Cleides Pereira de Souza, 26 anos, golpeou Gilvan Santos Gonçalves, 34, uma única vez no pescoço, e ele não resistiu ao ferimento.

Segundo informações da delegada titular de Coaraci, Valéria Fonseca Chaves, responsável pelas investigações do caso, Gilvan foi morto na casa da amante. Em depoimento, Cleides confessou ter assassinado o marido na casa da amante por ter descoberto a traição.

"Segundo Cleides, Gilvan já havia traído a mulher algumas outras vezes durante os mais de 12 anos de relacionamento com ela", explicou a delegada. Ainda de acordo com Cleides, foi o sogro, pai de Gilvan, quem contou para ela na noite desta terça (4) que ele a estava traindo com uma mulher chamada Nilzete.
"Ela já estava desconfiada que Gilvan a traía com Nilzete, que morava no município há apenas três meses, e desconfiamos que ela seja natural de Eunápolis", afirmou Valéria. Segundo Cleides, há algum tempo Gilvan deixou de ajudar nas despesas da casa e ela e seus quatro filhos, de 8, 6, 4 e 2 anos estavam passando dificuldades.
Segundo o pai de Gilvan, depois de começar o relacionamento com Nilzete, que morava na mesma rua que sua mulher, Gilvan alugou uma casa para a amante em um outro bairro do município, para que Cleides não desconfiasse. O sogro ainda deu a Cleides o endereço da amante de Gilvan.
Armada com uma faca, Cleides foi até a casa de Nilzete, encontrou o portão aberto e ficou durante algum tempo escutando a conversa dos dois pelo lado de fora de uma das janelas. " Cleides escutou que o plano de Gilvan era vender os dois imóveis que ele tinha, inclusive a casa onde ela morava com os filhos, contar para a mulher que o dinheiro seria para comprar gado, mas, ao final, fugiria da cidade com a amante", explicou a delegada Chaves.
Depois de descobrir quais eram os planos de Gilvan, Cleide decidiu tocar a campanhia da casa e discutir com os dois. No depoimento, Cleides afirmou que Gilvan percebeu que era ela quem estava à porta e já atendeu com dois tijolos nas mãos, ameçando agredí-la.

Quando se sentiu ameaçada, Cleides atingiu Gilvan no pescoço e fugiu correndo para a casa da cunhada, Gilvânia, onde contou o que tinha acabado de acontecer. "Já na casa da irmã de Gilvan, as duas tentaram ligar para o celular dele para saber seu estado de saúde, mas ninguém atendeu", disse Valéria.
Momentos depois, Nilzete mandou uma mensagem de texto para Gilvânia para contar-lhe que Gilvan estava em estado grave. Diante da notícia, Cleides e Gilvânia foram ao hospital da cidade, mas não encontraram nenhum paciente esfaqueado.
"Foi depois de descobrir que ele não estava no hospital que Cleides ligou para a polícia, contou o que aconteceu e foi com os agentes ao local para socorrer Gilvan, que já estava morto", explicou a delegada.
Cleides se entregou à polícia e está custodiada na carceragem da Delegacia Territorial de Coaraci. O enterro deve ser realizada na tarde desta quarta-feira (5) e, nos próximos dias, os familiares prestarão depoimento sobre o caso.
"Nilzete fugiu depois da confusão e continua desaparecida. Como ela não era da cidade e morava há pouco tempo aqui, ninguém sabe como encontrá-la, mas esperamos que ela compareça à delegacia prestar esclarecimentos sobre o caso", concluiu a delegada Valéria Chaves sobre as investigações.
Anna Larissa Falcão | Redação CORREIO/ Fotos Radar Notícias

RIACHÃO - Lixão provoca morte de animais e polui rio em Riachão do Jacuípe:


Um depósito de lixo sem tratamento tem provocado mau cheiro e transtornos para moradores, além de poluir as águas do rio Jacuípe e causar a morte de animais na zona rural de Riachão do Jacuípe, a 55 km de Serrinha.

O lixão está localizado em um grande terreno e existe há quase sete anos. São despejados no local todos os resíduos oriundos da coleta de lixo na cidade. Os urubus são atraídos e incomoda quem mora nas redondezas. Entre eles, está o mecânico Heldegardes Pinto de Matos, que diz ter procurado o Ministério Público algumas vezes, mas não obteve solução até o momento. "Temos problema de cachorro, problema de urubu, problema de carcará, muito mau cheiro, fumaça", descreve o mecânico.

Ossos de animais e móveis quebrados, além de lixo hospitalar e tecnológico são alguns dos resíduos sólidos despejados no lixão. Ao longo dos anos, o riacho que existia no local acabou encoberto pelo lixo. Os moradores contam que, quando chove, a água arrasta o lixo para o rio Jacuípe. Parte dos resíduos é queimado. Os moradores dizem que raramente vêem máquinas trabalhando no local para tentar amenizar o problema. "É a primeira vez que vejo máquinas aqui fazendo esse movimento", diz o agricultor João Oliveira.



O lavrador Tertuliano da Silva Santos diz que não sabe mais o que fazer. Ele tem uma pequena fazenda vizinha ao local, que fica cheia de sacos plásticos levados pelo vento e, por conta disso, afirma que muitos de seus animais já morreram. "Em duas horas, já perdi três bezerros, tudo embuchados de plásticos. Tem horas que dá vontade de botar fogo em tudo e dizer adeus, acabou. Tanto que eu trabalhei para ver uma miséria dessa aqui. É difícil", comenta o lavrador.

O prefeito da cidade, Lauro Falcão, disse que está à procura de um novo terreno, em local mais distante da cidade para implantar um aterro sanitário. Ele afirma que o projeto do aterro já foi aprovado pelo Governo Federal como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Fonte: Clériston Silva

ICHU - Quantidade de chuvas no município de Ichu em 2011 são bem menor que em 2010:

A quantidade de chuvas no município baiano de Ichu, localizado a 178 quilômetros de Salvador está sendo bem abaixo da média do ano passado; as informações são do agricultor Eraldo Cedraz (Dinhode Pedro de Seu ), ele faz um trabalho muito bem feito medindo assim a quantidade de chuvas que cai em nosso município mês a mês e no final ele vai anotando para registrar no final do ano. "Não tenho hidrômetro- disse ele, uso um meio bem simples e fácil para fazer esse registro, coloco um vaso num lugar aberto onde possa cair água da chuva naturalmente e sempre depois da chuva eu meço com uma régua sendo que o segredo é que cada centímetro da régua corresponde a 10 milímetros de chuva". Segundo Eraldo, nos 12 meses do ano de 2010 a quantidade de chuvas em Ichu foi de 606 milímetros, já em 2011 com os números atualizados dos nove meses que já se passaram (Janeiro a Setembro) a quantidade em mílimetros só chegou aos 265, portanto pouco mais de um terço da quantidade do ano passado e bem longe da média anual do nordeste.

Se compararmos bem a quantidade de chuvas de 2010 está quase dentro da média anual do nordeste que é de 800 a 1.200 milímetros anuais variando muito, já que as chuvas na região semí-árida são escassas e irregulares, ou seja, em algumas épocas chove uma grande quantidade num pequeno período e em outras vezes, passa muitos meses sem chover com frequência ocasionando assim um dos maiores problemas do Nordeste- a seca ou estiagem.

Esse ano, as coisas pioraram nesse sentido, pois os 265 milímetros chovidos até setembro estão deixando principalmente os criadores e produtores muito apreensivos com a estiagem, já que não se teve trovoadas no final do ano passado e nem o chamado "inverno" esse ano e consequentemente as reservas de alimentos e água estão cada vez menores.

O município de Ichu está situado na região chamada de Polígono das Secas- uma área no nordeste brasileiro com 1.108.434 km² que inclui além de oito dos nove estados dessa região, também o norte do estado de Minas Gerais, correspondentes a 1.348 municípios, distribuídos pelos Estados do Piauí (214), Ceará (180), Rio Grande do Norte (161), Paraíba (223), Pernambuco (145), Alagoas (51), Sergipe (32), Bahia (256) e Minas Gerais (86).

A população ichuense espera no Grande e Bom Deus que as chuvas possam vir o mais rápido possível para assim amenizar a estiagem que assola o nosso município.