TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 17 de maio de 2011

Servidores públicos municipais de Ichu anuncia mais uma paralização:

O SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu) está mobilizando os trabalhadores em educação filiados ao mesmo, para uma outra paralização que será realizada no dia 31 de Maio deste ano, afim de pressionar o prefeito deste município ao cumprimento de suas reivindicações como.
-Pagamento do piso salarial nacional dos professores.
-Avanço horizontal dos professores.
-Plano de carreira do magistério público.
-E processos contra a prefeitura.

Segundo o Diretor do SINTRAPI Givanildo Santos de Jesus, desde o mês de Abril que a categoria vem se mobilizando em torno destas questões pois espera que todas elas seja atendida, segundo ele com todos os trabalhadores unidos em prol destas causas é que podemos alcançar nossos objetivos. Givanildo nos informou também que o prefeito tem demonstrado interesse em resolver estes impasses e isso com certeza soma a favor da categoria.

A próxima paralização está marcada para o dia 31 de Maio com concentração na prefeitura municipal e o ato público na câmara de vereadores. O SINTRAPI convida a todos para participarem desta importante mobilização.

Da redação

Ichú: População reage a idéia de fechamento da Comarca:

Além da Comarca de Ichú, estão na eminencia de serem agregadas mais 78.

Comentários que o Tribunal de Justiça da Bahia pretende fechar a Comarca de Ichú em virtude da sua inviabilidade econômica provocou uma reação de enfrentamento pela comunidade e reuniram na manhã de segunda-feira (16), líderes políticos de todos os partidos e integrantes da sociedade civil para organizar um grande movimento, onde todos participem e sensibilizem o Tribunal de Justiça da Bahia – TJB a repensar esta intenção, pois, segundo o serventuário Lucas Rodineles, não é uma decisão em definitivo. “As informações são extra oficiais, ainda de bastidores, porém é muito importante esta pressão popular para anteceder os fatos”, explicou.

Ele disse também que a Comarca de Ichú, criada em 1992, atende alguns critérios para o funcionamento, a exemplo de uma sede própria, na época doada pela Prefeitura e tem um significado números de processos, ou seja, entre os cartórios civil e do crime, passam de mil processos em andamento.
“O Tribunal quer cortar gastos e agregar as comarcas pequenas as maiores e caso isto acontece, Ichú pode ser agregada a Santa Bárbara, Riachão do Jacuípe ou Conceição do Coité”, falou Rodineles.
Esta noticia começou a circular na cidade depois que o repórter André Luiz ouviu rumores neste sentido e resolveu tirar dúvida através da Ouvidoria e sexta-feira (13), segundo informações postadas no blog AL Notícia, ele teria recebido uma ligação de uma senhora que se identificou com Patrícia através do nº (71) 3371-5130, lhe dando a informação que realmente existia ampla possibilidade da comarca de Ichú ser agregada.
Ele disse ao bloqueio que se tratava de uma ação administrativa do Tribunal e que ela não poderia dar maiores informações. Falou também que tinha prazo determinado para a decisão final, pois estava sendo realizada uma análise de toda situação.

No fórum onde funciona a sede da Comarca, estão instalado os cartórios civil, crime, registro civil, tabelionato de notas e registros de imóveis. Trabalham com serventuários, 02 oficiais de justiça, 03 escrivãs, 01 tabelião, 01 oficial do registro civil e 05 escreventes de cartórios. Na área de ação da comarca, esta incluída o distrito Judicial de Candeal.
Para André Luiz, é necessário acontecer à união de todos os segmentos da sociedade ichuense para tentar sensibilizar o Tribunal de Justiça sobre a importância de se manter a comarca em Ichú. “Não podemos aceitar essa decisão do Conselho Nacional de Justiça, que impõe ao Tribunal o fechamento de várias Comarcas, já em 2011, inclusive a nossa. Temos que mobilizar as autoridades políticas e lideranças, todos num movimento suprapartidário para buscarmos uma saída. Não é justo. Não podemos assistir passivamente o fechamento de uma conquista tão árdua e que engrandece o nosso município, e agora ameaçada de fechar”, falou o repórter.

Uma manhã de reunião – Apesar da feira-livre na cidade, representantes dos diversos seguimentos, inclusive da zona rural, estiveram presente na reunião que aconteceu no Clube Yara e foi coordenada pela professora Lúcia Carneiro.
O servidor Luiz Alberto, conhecido por Beto de Luiz Júlio, falou da importância do Fórum e da situação em que ficaria o município de Ichú caso a comarca seja agregada a outro município. “Quando ouço dizer que o problema é financeiro e a Comarca não se sustenta, eu fico a pensar, pois os serviços prestados no fórum e de cunho social e não arrecadador”, falou Alberto.
Para o vereador o Antônio Francisco de Oliveira (PHS), além das dificuldades que seriam impostas aos munícipes, os funcionários seriam extremamente prejudicados, pois teriam que se estabelecer em outras cidades.
O aposentado Wilson Soares de Oliveira, foi mais além e disse que Ichú vai virar uma terra sem lei, pois não terá a quem recorrer nos momentos de conflitos e questionamento dos direitos.
O vereador Manoel Afonso Carneiro (PSDB), convocou a todos para recorrerem aos seus deputados, pois na eleição de 2010, 93 candidatos a deputado federal e 148 estadual, receberam votos no município.
Para medir a importância da Comarca, o secretário do Sindicato dos Funcionários Públicos de Candeal, Nilson Freitas Calazans, disse ao CN que atualmente tramitam 150 processos contra á Prefeitura daquela cidade movido pelos funcionários.

O prefeito Carlos Santiago (foto) falou que esta não é a primeira vez que existe a possibilidade de fechamento da Comarca e fizemos um movimento e conseguimos convencer o Tribunal a recuar da decisão. Santiago garantiu que não medirá esforços para evitar que isto aconteça.
No final, ficou acertado que o prefeito intermediaria uma audiência entre a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Telma Brito e a comissão organizadora. Foram distribuídas listas para abaixo-assinado que serão recolhidas e entregues na audiência. “Este é um meio de engajamento da população a esta luta tão importante para ichú. Vamos também anexa à cópia desta ata e faremos os desembargadores perceber a importância da Comarca para todos nós”, destacou Lúcia Cedraz. Além da Comarca de Ichú, estão na eminencia de serem agregadas mais 78.

Situação do momento – A Comarca de Ichú esta sem juiz e promotor e os processos estão sendo levados para despacho com a juíza de Santa Bárbara.

Por: Valdemir de Assis/Fonte: Calila Notícias