TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Targino Machado defende Glauco Wanderley das agressões de José Neto e pede democracia ao governado baiano:


Nesta última segunda-feira, o respeitado jornalista Glauco Wanderley, da Rádio Subaé AM, em Feira de Santana, denunciou em sua página pessoal no Facebook, às agressões verbais e ameaças feitas pelo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, José Neto (PT), em cortar cortar os anúncios governamentais na rádio. O problema se iniciou após o comunicador ter deixado de anunciar durante o programa que comanda, “Subaé Notícias”, o seminário sobre rádio comunitária, que contava com o apoio do próprio petista.
O deputado estadual Targino Machado, líder do bloco parlamentar PTN/PSC/PRP, demonstrou total solidariedade a Wanderley e atacou o desequilíbrio de Zé Neto. “José Neto está se achando um deus. Esse comportamento é uma vergonha para qualquer um, ainda mais para um líder de governo. Quero dizer à todos que a pena do jornalista, por si só, é autoexplicativa e tradutora de uma sentença justa e acabada contra aqueles que usam o poder para proliferar os sentimentos mais mesquinhos, e se camuflam de democratas”, afirmou.
Segundo Machado, essa atitude antidemocrática o atingiu este ano. “Quero me solidarizar e dizer que ele tem a exata noção do quanto tenho passado com o bloqueio midiático patrocinado pelo líder do governo, junto com o secretário de comunicação do estado, Robinson Almeida, que para Feira de Santana foi levado para ameaçar de tirar a verba de comunicação caso as rádios continuassem a me dar espaços em suas programações diárias. O líder do governo e o secretário são de indicações do governador Jaques Wagner e ele participa de toda essa perseguição. A tradição de Feira, contudo, é de isolar os ditadores e a eleição do próximo ano deixará isso claro”, revelou.
O parlamentar relembrou os momentos difíceis que a Bahia viveu na época de Antônio Carlos Magalhães. “Houve em uma época, de longo período, que quem ousasse discordar do poder, seria perseguido. Diversos empresários feirenses e políticos sofreram isso na pele, além de jornalistas como Samuel Celestino, em que o carlismo entendia que sua pena deveria estar a serviço do poder. Os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia, o radialista Mário Kertész, também não ficaram de fora dessa perseguição. Nem eu, tabaréu de São Gonçalo dos Campos, deixei de ser vítima disto, não só com o bloqueio midiático, mas financeiro. Contudo, nem por isso me curvei ou tornei-me adesista. Resisti e sobrevivi a isso. Assim é a crueldade em todos os regimes autoritários, mas eles existem, creio eu, para fazer crescer em nós outros a capacidade de resistir e evitar que outros ditadores não surjam”, concluiu.
-- 
Por Maurício Naiberg - Assessor de Imprensa / Para o Ichu Notícias

Ichu - TRE confirma o pedido de vista e processo contra Carlos Santiago continua sem decisão:


Buscando informar a todo instante os internautas a respeito do andamento do Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, estamos acompanhando passo a passo as informações do Tribunal Regional Eleitoral - TRE. O site oficial foi atualizado  às 13:49 desta terça-feira, 29, confirmando que foi pedido vista no processo e que o mesmo econtra-se sem decisão.


PROCESSO:
RE Nº 12654 - RECURSO ELEITORAL UF: BA
TRE
Nº ÚNICO:
903.2009.605.0000
MUNICÍPIO:
ICHU - BA
N.° Origem: 1872/2009
PROTOCOLO:
131622009 - 18/06/2009 13:56
RECORRENTE(S):
1. MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
RECORRENTE(S):
2. COLIGAÇÃO "GENTE QUE DECIDE E RENOVA" e EVANIO CORDEIRO DA SILVA
ADVOGADO:
BEL. SÁVIO MAHMED
ADVOGADA:
BELA. SIMONE RIBEIRO PALMEIRA
ADVOGADO:
BEL. ADEMIR ISMERIM
ADVOGADO:
BELA. LILIAN SANTIAGO REIS
RECORRIDO(S):
COLIGAÇÃO "ICHU CADA VEZ MELHOR"
RECORRIDO(S):
CARLOS SANTIAGO DE ALMEIDA e RENATO ADELINO ALMEIDA, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos
ADVOGADO:
BEL. LUIZ VIANA QUEIROZ
ADVOGADO:
BEL. MAURÍCIO OLIVEIRA CAMPOS
ADVOGADO:
BEL. SAULO EMANUEL NASCIMENTO DE CASTRO
RELATOR(A):
JUIZ RENATO GOMES DA ROCHA REIS FILHO
ASSUNTO:
AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO - ABUSO DE PODER ECONÔMICO - ABUSO DE PODER POLÍTICO/AUTORIDADE - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - PEDIDO DE CASSAÇÃO/PERDA DE MANDATO ELETIVO
LOCALIZAÇÃO:
ASJUI2-ASSESSORIA AO JUIZ DO TRIBUNAL 2 - VICE-PRESIDÊNCIA
FASE ATUAL:

29/11/2011 13:49-Pedido vista RE Nº 12654 (9-03.2009.6.05.0000) em 28/11/2011. Sem decisão


 Blog  AL NOTÍCIAS com informações do http://www.tse.jus.br 

Jovem comunicar é eleito Conselheiro Tutelar.

O Conselho Tutelar do município de Retirolândia divulgou no dia 23 de novembro o resultado da eleição, que apresentou os nomes das pessoas que vão ocupar o cargo de conselheiros tutelares do município. Ao todo foram três os candidatos aprovados e ente eles está o jovem Laudécio Silva, morador da comunidade de Lagoa Grande. Aprovado com êxito ele é um jovem bastante envolvido com movimentos sociais, juvenis e também com a comunicação no município. Membro da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, Laudécio é também jovem comunicador do projeto Comunicação pelos Direitos, que é realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o apoio da Petrobras. Através da experiência do projeto, que busca assegurar os direitos da criança e do adolescente na região sisaleira, ele se aproximou das discussões sobre os direitos e hoje é envolvido em diversas ações relacionadas a garantia dos direitos da criança e do adolescente em Retirolândia. Cursando o curso de comunicação social na UNEB, ele foi eleito conselheiro tutelar com grande apoio dos moradores e cria a expectativa para a realização de um bom trabalho e também para o bom funcionamento do Conselho Tutelar em Retirolândia.
Fonte: Blog do Moc

Fenação: tecnologia simples que garante alimento para o rebanho durante a seca.

No último dia 22 de novembro, a Técnica Agrícola Sandra Lima e o Agente de Desenvolvimento Social (ADS), Evanildo Fernandes,  ambos do projeto Braúna, fizeram um dia de campo com produtores atendidos pelo projeto na comunidade de Estrelinha, município de Cansanção.  Realizada em parceira com técnicos da Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão (AREFASE) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção (SINTRAF), a atividade teve como objetivo orientar os agricultores sobre a fenação. A técnica consiste em retirar a água das plantas forrageiras, de modo que elas percam a umidade, sem perder os nutrientes. A fenação é uma alternativa barata e simples de produzir alimento para o período de estiagem no semiárido. De acordo com o Coordenador do Braúna, o agrônomo João Sant'ana, a equipe têm realizado atividades sistemáticas nas comunidades sobre a produção de alimentos para reserva, sanidade animal e acesso a políticas públicas. “O objetivo é fazer com que trabalhadores e trabalhadoras rurais tenham acesso a informações e tecnologias agroecológicas que garantam uma vida melhor” salienta João. O agrônomo destaca que na região semiárida a seca é constante e por esse motivo é importante que o produtor conheça a técnica de fenação para garantir a reserva de alimento para os animais. Confira como produzir o feno com gramínea:

O Primeiro passo para a produção de feno é o corte da forragem (planta utilizada na alimentação animal). Na atividade realizada na propriedade da agricultora Ana Maria Fernandes, a planta usada foi o capim Buffel.

1 – Corte a forragem no início da floração. Esse processo deve ser realizado quando o sereno das plantas tiver secado;

2 – Secagem: Espalhe a forragem em local aberto e ensolarado para iniciar o processo de secagem; 

3 – Viragem: Revire a forragem pelo menos duas vezes durante toda a secagem;

 
4 – Enfardamento: Depois de completamente seco, o feno deve ser enfardado para facilitar o armazenamento. Esse processo pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Para dividir o feno em fardos, cave um buraco quadrado de 40 x 40, com aproximadamente dois palmos de altura como na figura. Forre com lona ou plástico, coloque as cordas que vão amarrar o fardo (figura 2). Encha com o capim já desidratado.  
figura 1

figura 2 (prenda a ponta das cordas com pedras)


 Para armazenar o feno é só guardar os fardos em local seco e arejado.


Dicas para ajudar na preparação do feno

Para saber o ponto certo do feno, corte em pedaços pequenos um pouco do material que você fenou, coloque dento de um vidro de boca grande (pode ser de café solúvel ou de maionese) juntamente com sal. Em seguida agite o vidro e coloque de cabeça para baixo. Se o sal ficar preso nas paredes do vidro ainda não está no ponto ideal, pois isto indica que o material ainda  tem certa quantidade de água (umidade). Se a forragem sair toda do recipiente é sinal que ela está no “ponto de feno”. Não corte as plantas em dia nublado, pois vai aumentar o tempo de secagem. Quanto menor o tempo de secagem, menor a perda do valor nutritivo do feno.

Fonte: Blog da Fatres

SALVADOR - Campanha leva solidariedade para mais de 250 crianças com câncer:


Lançada nesta segunda (28.11), a iniciativa, desenvolvida pelo Aerpark, estimula a doação de alimentos para o GACC e premia participantes com um ano de estacionamento grátis

Despertar o sorriso de centenas de crianças. Esta é a missão da campanha “Aerpark Solidário: Alimente esta Ideia”, lançada nesta segunda-feira (28.11), em Salvador. Inspirada nas festas de fim de ano, a iniciativa foi desenvolvida pelo empresário Nelson Alves, proprietário do estacionamento Aerpark, localizado na Av. Paralela. “O nosso objetivo é sensibilizar os clientes do estabelecimento, incentivando-os a doar alimentos para crianças que são carentes não só de mantimentos, mas de carinho e conforto”, explica Nelson.
Os alimentos arrecadados serão destinados ao Grupo de Apoio à Casa da Criança com Câncer (GACC), localizado em Pau da Lima. Tendo como missão promover a assistência psicossocial, médica e financeira para meninos e meninas, vítimas de câncer e pertencentes a famílias baianas carentes, o GACC, criado há mais de 20 anos, abriga, atualmente, cerca de 250 crianças. “Nós queremos canalizar todo esse espírito de solidariedade, ainda mais acentuado nesta época do ano, para levar conforto e alegria a quem realmente precisa”, destaca o empresário.
Nelson Alves 
Para estimular a campanha, Nelson Alves está promovendo um concurso cultural. As pessoas que quiserem participar da iniciativa, além de doarem um quilo de alimento não perecível no posto de arrecadação localizado no próprio Aerpark, deverão produzir um texto de até três linhas, utilizando as palavras “Natal” e “solidariedade”. Os formulários já estão disponíveis dentro do estabelecimento. Os donos das duas melhores frases ganharão um ano de estacionamento grátis, a contar a partir de 14 de janeiro de 2012, dia em que serão doados os alimentos. A campanha será válida até o dia 06/01/12 (sexta-feira - Dia de Reis), e a divulgação do resultado do concurso cultural será realizada no dia 13/01/12 (sexta-feira).

Campanha: “Aerpark Solidário: Alimente esta Ideia”
Validade: 28/11/11 a 06/01/12
Local: Estacionamento Aerpark
Endereço: Avenida Paralela, nº 250, Itapoan – localizado ao lado do Parque de Exposições. As informações são de Ativa Comunicação Inteli.

Baixe o cd da BalaChic, a banda que encanta o publico do Norte/Nordeste:


A BandaChic nasceu de um sonho do Baterista NETINHO GOMES. Ele Sonhava em fazer uma banda nessa pegada numa batida mais chicleteira.

Baixe o cd da BalaChic ao vivo em Serrinha-Ba e entre nesse ritimo.
Esse e outros cds estão disponiveis no 4Shared.
Mas você pode baixar por aqui. 


FSA - Acusados de assalto param para observar corpo de homem assassinado e são presos:

Os acusados foram reconhecidos pela vítima enquanto observavam tranquilamente o corpo de Carlos César Pereira Gomes que havia sido executado instantes antes do assalto.
Foto: Polícia Militar
Dois irmãos identificados como Genário dos Santos Rodrigues, 27 anos, e Geilson dos Santos Rodrigues, 19, foram presos em flagrante por uma equipe policial do Pelotão Espacial da 64ª CIPM. A prisão aconteceu no final da tarde de segunda-feira (28) após um assalto contra um comerciante na rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade.    

A dupla levou da vítima relógio, celulares e R$ 600 em espécie. O comerciante entrou em contato com a polícia através do 190 que efetuou rondas pelo setor na tentativa de localizar os suspeitos.   

Ainda de acordo com a polícia, o comerciante estava na viatura com os Pms e reconheceu de imediato os dois acusados, quando passaram pela avenida Rio de Janeiro.  A dupla observava tranquilamente o corpo de Carlos César Pereira Gomes que havia sido executado instantes antes do assalto.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Os irmãos perceberam a aproximação da viatura e fugiram tomando direções opostas, cada um. Os policiais também se dividiram e conseguiram prendê-los.   

A polícia recuperou o dinheiro e os celulares da vítima e apreendeu um revólver calibre 32 com seis cartuchos. Os policiais informaram que os acusados já passaram pela delegacia outras vezes por tráfico de drogas e roubo.

SALVADOR - Funcionário da Embasa é executado em Pernambués:


O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) trabalha com a hipótese de execução no episódio em que Maurício Silva de Souza, funcionário de uma empresa terceirizada da Embasa, foi morto com cinco tiros, na manhã desta terça-feira (29), em Pernambués. A polícia procura descobrir a motivação para o crime.
 
Dois homens em uma moto se aproximaram da vítima e dispararam cinco tiros à queima roupa, sendo dois na cabeça, dois no tórax e um nas costas. Maurício tinha o hábito diário de ir à pé para o trabalho, que fica numa unidade de reversão de esgoto da Embasa, localizada nas proximidades da Rodoviária. Não há informações sobre troca de tiros entre quadrilhas.
Depois do ataque, os criminosos fugiram e não levaram nada da vitima. Na mochila que Mauricio carregava, além de documentos, farda e outros pertences, os policiais encontraram também uma trouxinha de maconha, a qual não foi possível identificar a procedência. Todo o material foi encaminhado para perícia.
 
O delegado Antônio Cláudio Oliveira Pereira, do DHPP/SILC, esteve no local e conversou com testemunhas. Apurou, por exemplo, que Maurício tinha um temperamento explosivo e fama de brigão na localidade onde morava e no trabalho. Recentemente se indispôs com quatro colegas da empresa em que atua.

Fotos: Gilberto Junior // Bocão News

SALVADOR - Polícia prende Homem-aranha na Pituba:

Autor de uma série de crimes contra o patrimônio registrados na região da Pituba, Anderson Andrade Conceição, o “Dando” ou “Homem-aranha”, 24 anos, foi capturado na tarde de segunda-feira (28), durante operação deflagrada pela equipe da 16ª Delegacia Territorial (DT) – Pituba. Anderson ganhou o apelido de “homem-aranha” por escalar prédios para ter acesso ao apartamentos, de onde furtava objetos de valor.

Além de “Dando” os investigadores capturaram Anderson Matos Nascimento, o “Danilo” ou “Keka”, preso em flagrante portando crack, e o casal Antônia Lúcia do Carmo Andrade e Iranilton Santos de Jesus, surpreendido logo após praticar um assalto. “Danilo” tinha um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Crime e já esteve preso na 16ª DT e 28ª DT – Nordeste de Amaralina.

“Homem- Aranha” também estava com a prisão decretada pela 8ª Vara Crime, desde junho deste ano. Segundo informou a delegada Jussara Souza, titular da 16ª DT, a operação que resultou nas quatro prisões visava identificar e capturar os responsáveis por roubos, arrombamentos de veículos e tráfico de drogas, no bairro da Pituba e adjacências.

As incursões devem prosseguir até a captura de outros assaltantes, três deles conhecidos pelos apelidos de “Gigantão”, “Pernalonga” e “Popó”. Todos os presos foram encaminhados para a carceragem da 11ª DT (Tancredo Neves), onde ficarão custodiados, exceto Antônia Lúcia que seguiu para a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), em Brotas.

Feira De Santana - Plantão do Hospital Geral Clériston Andrade:


BALA PERDIDA 
Foi atendido na emergência do Hospital Geral Clerístom Andrade (HGCA) na noite desta segunda-feira (28) vítima de bala perdida que atingiu o joelho Marciene Moreira da Conceição, 22 anos, moradora da 3ª Travessa da Matriz no município de Antonio Cardoso.

Segundo informações, a jovem participava de uma festa quando foi atingida por um disparo efetuado por um homem desconhecido.

FACADA
Adriana Barbosa dos Santos, 33 anos, moradora da rua Iucatã no bairro da Queimadinha foi atingido com uma facada nas costas deferida por uma mulher conhecida como “Tinha” após um discussão .

TROCA DE TIROS 
Os irmãos Geilson dos Santos Rodrigues, 19 anos, Genaro dos Santos Rodrigues, 27, residentes no conjunto Feira X foram vítimas de disparos de arma de fogo em confronto com policiais militares. Segundo informações contidas na ocorrência hospitalar, a troca de tiros foi iniciada após o assalto contra Jailton Santos Lopes.

AGRESSÃO 
Josenilson Souza da Cruz, 27 anos, morador da fazenda Jenipapo no distrito de Tiquaruçu foi atingido golpes de facão que de atingiu dois dedos que foram amputados 

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares

ITIÚBA - CRIANÇA MORRE ELETROCUTADA NO MUNICÍPIO DE ITIÚBA - BAHIA:


No dia 28 de novembro de 2011, Segunda–feira, por volta das 11h20min deu entrada no Hospital da cidade de Itiúba – Bahia, o corpo da criança de iniciais I.T.S, de apenas 02 anos de idade, com sinais de queimaduras provocada por choque elétrico. 

O Delegado Titular do Município Dr. Cláudio Gomes, instaurou Inquérito Policial para apuração do caso e verificação se não houve negligência por parte da família.

Informação- Maravilha Noticias

Polícia prende quatro de paus do Baralho do Crime da SSP-BA:


O homem que ilustrava o “quatro de paus” do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foi preso neste fim de semana no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado.

De acordo com a polícia, Arnaldo Silva dos Santos, de 21 anos, era fugitivo da prisão e suspeito de roubo. Ele foi preso em flagrante por PMs da 5ª Companhia, do 10º Batalhão da Polícia Militar (Barreiras), no sábado (26), após arrombar uma casa. Segundo a polícia, o suspeito também tentou estuprar a dona da casa.

As informações são do G1.

Prefeito de Ichu é cassado afirma Evânio Cordeiro da Silva:

Foto: uol / Evânio Cordeiro
Em entrevista na noite desta segunda-feira 28, para o comunicador Bobó da Rádio Comunitária Independente Fm de Ichu "ao vivo", Evânio Cordeiro da Silva (foto ao lado) que concorreu as eleições para prefeito de Ichu em 2008 com o atual prefeito Carlos Santiago e vem movendo uma ação no TRE "Tribunal Regional Eleitoral" contra o mesmo desde o ano da eleição referida, disse que o então prefeito, Carlos Santiago teve seu mandato cassado por diversos crimes eleitorais, entre eles, Abuso de Poder Econômico - Abuso de Poder Político e Autoridade e ainda Captação Ilícita de Sufrágio. 

Depois de ter sido julgado pelo Juiz da 114ª Zona Eleitoral, Bel. José Ferreira Filho em Janeiro deste ano e considerado improcedente as acusações da coligação "Gente que Decide e Renova de Evânio Cordeiro da Silva", O Ministério Público recorreu da decisão e hoje, dia 28 houve o julgamento em 2ª Estância no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Salvador. 

Segundo Evânio Cordeiro por telefone ao vivo para Rádio Comunitária Independente Fm de Ichu, as informações não são oficiais visto que não foi publicado ainda no Diário Oficial do Órgão julgador, mas segundo ele foi informado pelo seu Advogado que 4 dos 5 desembargadores votaram a favor de sua cassação sendo que este Um (1) que falta dar o seu voto não mudará o resultado do julgamento, afirma.

Perguntado sobre o destino do município ou quem iria assumir a vaga do prefeito cassado, Evânio deixou claro na entrevista, que o presidente da Câmara assumiria por um período e depois numa eleição direta, ou (Indireta que é o mais provável) se escolheria o prefeito que assumiria até o término do mandato. Ele ainda disse, que qualquer pessoa em condições legais perante o TRE pode concorrer nesta eleição, basta que esteja afiliado em um partido político dentro do prazo estabelecido e ter sua ficha limpa é claro.

Para quem não sabe, a eleição indireta é aquela que só os vereadores podem votar na escolha do candidato, que no caso de Ichu são 9 vereadores, 5 da situação e 4 da oposição.
  
A notícia pegou todos os ichuenses de surpresa, já que quase ninguém sabia deste julgamento que iria acontecer hoje, mas assim que se soube do resultado do julgamento, os correligionários de Evânio Cordeiro da Silva vieram até a frente da residência do Vereador Carlinhos para comemorar. Algumas pessoas soltaram fogos comemorando o resultado, outras saíram buzinando seus veículos automotores pelas ruas da cidade, e outras em espécie de desabafo dizia que a justiça tarda mais não falha.  

Uma Carreata está sendo programada para esta Quarta-feira dia 30 pelas ruas da cidade, assim que Evânio Cordeiro que foi o principal responsável por esta proeza chegar de viagem, a concentração provavelmente será na entrada da cidade que percorrerá as principais ruas e avenidas de Ichu.

Aguardem novas informações:    Confira a entrevista na integra