TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Bolsonaro sanciona lei que obriga autor de violência doméstica a ressarcir governo

Em um prazo de 45 dias passará a valer uma lei que prevê que agressores domésticos reembolsam o Estado pelas despesas com atendimento das vítimas. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (17) e altera a Lei Maria da Penha.
A nova lei faz referência tanto aos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à oferta de dispositivos de segurança às vítimas, a exemplo do botão do pânico.

Ichu: Participe do TRANSFORMAÊ 2019 no CELJC

Redação Ichu Notícias

Ichu: Transformaê presente também nos cursos técnicos do CELJC

Na noite do dia 16 de setembro a Coordenadora Pedagógica, Geovana, convidou os Líderes e representantes das turmas, que ainda não escolheram seus líderes nesse semestre, para apresentar a proposta do TRANSFORMAÊ que acontecerá nesta sexta, dia 20.
Os estudantes aceitaram a proposta que no caso do noturno será na quinta, 19. Assim, teremos apresentações de poemas, músicas, capoeira, propaganda de livros e exposição de artes feitas pelos estudantes.

Relator de MP propõe reincorporar cubanos ao programa Mais Médicos

Médicos cubanos que faziam parte do Mais Médicos poderão voltar a atuar no programa por até dois anos. A proposta consta de relatório apresentado nesta terça-feira (17) em comissão que analisa a medida provisória que cria o Médicos pelo Brasil, programa que deve substituir gradativamente o Mais Médicos.
Nesse período de dois anos, os médicos devem fazer provas de revalidação do diploma e receber o valor integral da bolsa paga aos profissionais. Se aprovados, poderão continuar a exercer a profissão.

Sessão da Câmara Municipal de vereadores de Ichu Ba, dia 17 de setembro de 2019

Redação Ichu Notícias

Segunda-feira (23) é feriado municipal em Ichu pelo Dia dos Evangélicos

Instituído pela Lei 011/2005 na segunda gestão do Prefeito Carlos Santiago, o Dia 23 de Setembro, foi dedicado aos Evangélicos sendo inclusive feriado municipal. Esta data sempre foi comemorada com muito fervor contando com as participações de pregadores, congregados e grandes nomes da música gospel.
De acordo com informações passadas ao AL Notícias, esse ano a comemoração do Dia dos Evangélicos acontecerá em 19 de Outubro com uma vasta programação promovida pela Igreja Assembleia de Deus e Batista.

Visando o 3º Cicloturismo de 2020, CandBike realiza o Pedal dos Amigos em Candeal

Ciclistas de várias cidades participaram e prestigiaram esse evento que contou com uma trilha de 23 km passando pelo povoado de Jenipapo, corredores e rios, em um percurso bem elogiado pelos amantes deste esporte.

ICHU- A importância do exercício físico foi o tema desenvolvido pela equipe de Saúde com o grupo ValiosIdade

A equipe de Saúde da Família Helena Santiago, através da Enfermeira Zeila Andrade e da Recepcionista Cleidiane Araújo participaram nesta terça feira,  17 de Setembro de 2019 de uma atividade com o grupo ValiosIdade no anexo do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Guedes prevê revisão da isenção fiscal de entidades filantrópicas; hospitais são o foco

O governo Bolsonaro, através do Ministério da Economia, prevê mudanças na cobrança de impostos sobre atividades de entidades com status de filantrópicas, a exemplo de universidades e hospitais. As mudanças devem constar, conforme apurado pelo jornal O Globo, na proposta de reforma tributária que vem sendo elaborada pelo governo.
Pelos cálculos do veículo, a União deixa de arrecadar um montante que ultrapassa os R$ 14 bilhões devido a imunidade tributárias dessas entidades.

Detento que determinou chacina em Lauro de Freitas é transferido para presídio de Serrinha

O mandante da chacina que aconteceu em Portão, município de Lauro de Freitas, em maio deste ano, Cláudio de Jesus Soares, 33 anos, o 'Busco Peu', foi transferido do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, para o Presídio de Segurança Máxima, na cidade de Serrinha. A informação foi divulgada, no final da manhã desta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa.
Busco Peu determinou que integrantes do seu bando fossem até Portão, no dia 18 de maio, para matar traficantes rivais. Eduardo Santos da Silva, 19 anos, capturado pela polícia, Mateus Santos de Jesus, 24, Paulo Robson Carvalho dos Santos, 30, e mais dois adolescentes, todos foragidos, chegaram na localidade e, como não encontraram o bando adversário, resolveram atirar contra um grupo que estava reunido.

Domingo (22) tem Márcio Moreno no Encerramento da Campanha de Oração da Igreja Assembleia de Deus em Ichu

No próximo domingo, 22 de Setembro, acontecerá o encerramento da Campanha de Oração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade de Ichu iniciada em agosto. Durante trinta dias, os membros da igreja se reuniram em oração e por isso organizaram esse evento em agradecimento à Deus.
A programação inicia às 9h da manhã com a Escola Bíblica Dominical tendo a participação da Missionária Dra. Daiana Fatel, além do cantor Márcio Moreno que era conhecido como o Rei do Arrocha.

Centro São João de Deus e Conselhos de Direitos do Município de Ichu promovem Chá da Manhã visando o fortalecimento da Rede Municipal

A Associação Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus e os Conselhos de Direitos do Município de Ichu realizarão nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 08:30h,  no CRAS José Osvaldo Carneiro um Chá da Manhã visando o fortalecimento da rede municipal.
Esse encontro é por conta do Projeto Vivendo a Inclusão Social firmado entre a entidade, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CECA e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS.

Novidade na prova de vida: comprovação poderá ser feita nas agências do INSS

Até agora, procedimento ocorria apenas nas agências dos bancos onde os segurados recebem o benefício. Mas essa opção segue valendo
Por GaúchaZH
O governo federal publicou nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União, mudanças na prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os segurados com mais de 60 anos também poderão realizar o procedimento em uma agência da Previdência Social. Até então, a comprovação – que tem o objetivo de evitar pagamentos indevidos – era realizada somente no banco onde se recebe o benefício.

Projeto Mais Estudo inicia sessões de reforço escolar com 10 mil monitores. Em Ichu, CEACO e Luiz Júlio aderiram a essa iniciativa

O governo do estado com objetivo de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual, da inicio as monitorias do Mais Estudo (+ Estudo) nesta segunda-feira (16). Executado pela Secretaria da Educação do Estado, o programa selecionou 10 mil estudantes com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Eles irão ganhar uma bolsa de R$ 200 pelos próximos três meses para ajudar os colegas com notas abaixo da média nessas disciplinas.
Foto: Blog Luiz Júlio Carneiro
Em Ichu os Colégios CEACO e Luiz Júlio Carneiro aderiram ao projeto, sendo que no CEACO foram três vagas ficando duas para Matemática e uma para Língua Portuguesa, enquanto que no Luiz Júlio foram duas vagas uma para cada disciplina.

Relatório aponta assassinatos e impunidade na Amazônia

Há uma década denunciando a extração ilegal de madeira, Osvalinda e Daniel Pereira encontraram duas covas com duas cruzes de madeira no quintal de casa, no assentamento Areia, próximo a Trairão (oeste do Pará), em junho do ano passado. Depois de denunciar ao Ministério Público o desmatamento ilegal, Gilson Temponi, presidente de uma associação de agricultores em Placas (PA), foi executado a tiros em casa em dezembro de 2018.
Em março deste ano, criminosos mataram a ativista Dilma Ferreira da Silva no assentamento Salvador Allende, na região de Tucuruí (PA), e mais cinco pessoas, segundo a polícia a mando de um fazendeiro envolvido em extração ilegal que temia ser denunciado. Casos como esses estão no relatório "Máfias do Ipê: como a violência e a impunidade impulsionam o desmatamento na Amazônia brasileira", da organização não-governamental Human Rights Watch.

Homem sofre fratura após acidente de moto em Riachão do Jacuípe

Um homem conhecido como João Victor foi socorrido pela Briga Voluntária Anjos Jacuipense após sofrer um acidente de moto na noite do último sábado, dia 14 de setembro. O acidente aconteceu próximo a Ponte velha no Bairro Alto do Cruzeiro em Riachão do Jacuípe.
Foto: Jacuípe News
Os Anjos Jacuipenses informaram a reportagem que ao chegarem no local os brigadistas constataram que a vítima havia sofrido fratura exposta em uma das pernas. Ainda segundo Os Anjos, às circunstâncias do acidente são desconhecidas. 

Por meio da CETO, PM detém adolescentes suspeitos de assalto a loja de milk-shake em Serrinha

Dois adolescentes suspeitos de assaltar uma loja de sorvete milk-shake em Serrinha, no fim de semana passado, foram apreendidos na manhã desta segunda-feira (16).
A prisão foi feita por policiais do Tático 01 da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) da Polícia Militar (PM) na Rua Fernando Carneiro, no bairro da Santa.