TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Reunião decide por reabertura do comércio com medidas restritivas em R. do Jacuípe

Durante a manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Riachão do Jacuípe Zé Filho, esteve reunido com membros do comércio local e representantes de entidades religiosas discutindo a possibilidade da reabertura do comércio.
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Edvando Marinho, a reabertura se dará a partir da próxima quarta-feira (22), porém, apenas o decreto terá todos os detalhes sobre as medidas de prevenção.

Resultados de exames apontam cura dos pacientes testados positivos da Covid-19 em Coité

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia – LACEN encaminhou nesta segunda-feira, 20, os resultados dos novos exames dos pacientes que testaram positivo para Covid-19 (Coronavírus) de uma mulher de 58 anos, e seu genro de 27, residentes no Bairro do Cruzeiro, em Conceição do Coité. 
Eles contraíram a infecção através de uma mulher de 62 anos, natural de Coité, mas que reside em Camaçari, sendo ela a primeira a ter o caso confirmado após ter o material coletado pela equipe de vigilância epidemiológica de Coité e enviado para o Lacen. Na ocasião, mesmo tendo sido coletado pela equipe de saúde de Coité, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) colocou como sendo caso confirmado em Camaçari, endereço dela.

Serrinha: Jovem de 23 anos morre em hospital após ser baleado na cabeça

Um jovem de 23 anos morreu na noite deste domingo (19) após ser baleado, no bairro Vila de Fátima, em Serrinha. Weverton Silva Araújo, que residia na Fazenda Brejo, estava internado desde a noite de sábado (18), quando foi atingido por quatro tiros na cabeça.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do PCS, ele e outro jovem de 19 anos, identificado como Lucas Cordeiro Araújo, estavam na Rua 1º de Janeiro quando dois homens armados em um moto chegaram atirando. O caso foi registrado por volta das 22h.

Ministério da Saúde amplia para 46,2 milhões aquisição de testes

A previsão inicial era de 23,9 milhões de testes para diagnóstico da COVID-19, tanto por compra direta quanto por doação. Objetivo é aumentar a capacidade de testagem no país
Por Vanessa Aquino e Tinna Oliveira, da Agência Saúde / MS
O Ministério da Saúde ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes, seja por compras diretas ou por meio de doações, para diagnóstico da COVID-19. Deste total, são 24,2 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) e 22 milhões de testes rápidos (sorologia). A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Saúde na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no Brasil.

Nas últimas 24hs foram registrados 128 casos do coronavírus na Bahia; total chega a 1.377 até às 17hs de hoje (20/04)

A Bahia registrou 128 novos casos do coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas e chega a marca de 1.377 casos confirmados da doença no estado, o que representa 13,18% do total de casos notificados de acordo com a SESAB.
Foto: Divulgação
Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 47 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (23); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (20).

Brasil registra 40.581 casos de coronavírus e 2.575 mortes

Foram 1.927 casos novos e 113 mortes em 24 horas. São Paulo concentra maior parte das notificações
Foto: Divulgação
Subiu para 40.581 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Nas últimas 24 horas, foram 1.927 novas confirmações. O número de mortes também subiu, agora são 2.575. Em relação ao dia anterior, foram 113 novos óbitos por coronavírus em todo o Brasil. Os números foram atualizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 14h desta segunda-feira (20).

Lojas de até 200 m² quadrados podem funcionar a partir desta terça-feira (21), decide prefeito

Em uma reunião na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Colbert Martins da Silva Filho decidiu permitir o funcionamento, das 9 às 16h, de lojas com até 200 metros quadrados a partir desta terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes.
"Após reunião com a equipe de secretários, decidimos por ampliar a flexibilização do decreto municipal, entendendo que neste momento temos um cenário de maior controle da pandemia em nossa cidade. Ficou decidido que a partir de amanhã, serão reabertas lojas com áreas de até 200 m². As lojas deverão adotar todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus. Estaremos analisando os números e se necessário, tomaremos outras medidas restritivas. Setores como shoppings, galerias, instituições de ensino, restaurantes e bares, permanecerão fechados até dia 04 de maio", informou o prefeito.

ICHU- Realizada reunião de comitê de gestão que decide por reabertura do comércio com medidas restritivas

Aconteceu nesta segunda feira, 20 de abril de 2020, mais uma reunião com o comitê de gestão visando discutir soluções de combate ao COVID-19 bem como flexibilizar a abertura do comércio que chega há 30 dias fechado.
Edcarlos Silva secretário de Saúde e presidente da comissão,  fez um breve relato sobre as estratégias tomadas pela secretaria dentre elas a capacitação das equipes, sala de  isolamento,a montagem de um comitê onde é decidido coisas importantes. Destacou as coordenadoras de Atenção Básica e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica que embora não estejam com os nomes na comissão, têm um papel importante nas decisões. 

Com 70% dos leitos de UTI ocupados na Bahia, subsecretária de saúde faz alerta: 'Ficar em casa ajuda a evitar óbitos'

A Bahia tem 70% dos leitos de UTI destinados a pacientes com o novo coronavírus ocupados, de acordo com números da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Segundo o boletim mais recente divulgado pela pasta, no início da tarde desta segunda-feira (20), a Bahia apresenta 1.341 casos da COVID-19, com 46 mortes.
A taxa de crescimento está abaixo dos 15%, de modo que Tereza Paim, subsecretaria de saúde do estado, considera o estado como um exemplo positivo de combate ao vírus no país. “A Bahia ainda tem sido um exemplo positivo, isso é muito importante. A despeito do vírus ser exponencial, nós vínhamos de uma curva de 30%, hoje estamos abaixo dos 15%. É muito importante que a população saiba que é uma contribuição dela”, disse.

Médico de 55 anos é a 46ª morte por coronavírus na Bahia

Um médico de 55 anos é a 46ª morte por coronavírus na Bahia. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), Gilmar Calazans estava internado um hospital público no município de Ilhéus, no sul do estado. 
Ainda segundo a pasta, o médico tinha histórico de hipertensão e diabetes. Ele apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 em 11 de abril, foi internado no dia 15 e faleceu nesta segunda (20).

Laudo feito por polícia do Rio confirma autópsia baiana em morte de miliciano

Um laudo feito pela Polícia Técnica do Rio de Janeiro confirmou uma primeira autópsia feita pela polícia baiana em relação à morte do miliciano Adriano da Nóbrega. A informação foi divulgada neste domingo (19) na coluna de Lauro Jardim, no O Globo. Conforme o exame feito no Rio de Janeiro, Adriano da Nóbrega foi atingido por dois tiros, um entre o pescoço e a clavícula, e outro, no peito.
O laudo também apontou o mesmo trajeto das balas apontado pela polícia baiana, "os trajetos dos disparos foram identificados da mesma forma, assim como as fraturas nas costelas, todas causadas pela passagem das balas". Adriano da Nóbrega foi morto no dia 9 de fevereiro em Esplanada, no agreste baiano, em uma ação policial (lembre aqui).

Pesquisa aponta que 89,1% de brasileiros sofreram efeito financeiro devido à covid-19

Um percentual de 81,9% dos brasileiros declarou que foi impactado financeiramente pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. A informação é de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Insituto Paraná Pesquisas. Pelo levantamento, 16,2% disseram não sofrer os impactos financeiros e 1,9% não sabe ou não opinou.
NORDESTE
No Nordeste, 78,1% dos entrevistados disseram ter sido impactados financeiramente, enquanto que 19,4% negaram as consequências, e 2,5% não souberam ou preferiram não responder à questão. A Pesquisa foi feita com uma amostra de 2.218 pessoas, divididas por critérios de sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. 

ACM Neto e Rui Costa têm reunião para tratar do combate ao coronavírus

O prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) terão um novo encontro, na tarde desta segunda-feira (20), para tratar do combate ao avanço do coronavírus em Salvador e na Bahia.
A informação foi dada pelo prefeito da capital baiana em ato nesta manhã, quando entregou 83 novos respiradores ao sistema de saúde de Salvador.

Bahia registra 157 profissionais de saúde infectados com a Covid-19

Entre os infectados pelo novo coronavírus, 157 pessoas são profissionais de saúde. A secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), revelou o dado nesta segunda-feira (20).
Entre os que não fazem parte do grupo de profissionais de saúde, o total de recuperados da Covid-19, 342 pessoas já estão sem o vírus e 158 encontram-se internadas nos hospitais da Bahia, sendo 64 em UTI. 

Auxílio emergencial já foi pago para 24,2 milhões de brasileiros, diz Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou que até a manhã desta segunda-feira (20) 24,2 milhões de brasileiros já receberam o Auxílio Emergencial de R$ 600. 
De acordo com o banco, foi pago a quantia de R$ 16,3 bilhões referentes ao benefício concedido pelo governo federal aos trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEIs que fizeram a solicitação. Até o momento 40,9 milhões de cidadãos já concluíram o cadastro no site e aplicativo.

Aras pede abertura de inquérito para apurar atos antidemocráticos do último domingo

Procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (20), que seja aberto um inquérito para apurar a eventual participação de deputados federais na organização de "atos delituosos" que pediram fechamento de instituições como o Congresso e o STF (leia mais aqui).
A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo. Os atos aconteceram no último domingo (19), em todo o Brasil. Em Brasília, a manifestação contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Parte dos manifestantes pediu uma intervenção militar no país.

Único paciente testado com a Covid-19 em Valente apresentou problemas respiratórios e está internado em Salvador

O município de valente foi o último do território do sisal a anunciar caso confirmado da Covid-19 e pelo que se tem conhecimento está sendo o primeiro que o paciente teve o quadro de saúde agravado em consequencia da doença.A informação foi passada em um vídeo pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Heloísa Helena no último domingo (19).
Paciente está no Hospital Couto Maia especializado em doenças infecto-contagiosas
Heloísa conta que o paciente estava cumprindo isolamento domiciliar em Feira de santana onde tem uma casa quando reclamou de falta de ar, e que uma equipe de profissionais de saúde de Valente se deslocou em uma ambulância com oxigênio e o levou até Salvador, mas precisamente ao Instituto Couto Maia principal hospital no atendimento da Covid-19 onde ficou internado. A informação dos profissionais que fizeram a transferência é de que o mesmo estava bem. Veja o vídeo

Ministério da Saúde sinaliza ampliar exames rápidos para trabalhadores

Após o novo ministro Nelson Teich defender testagem em massa para "começar a sair do isolamento", o Ministério da Saúde sinalizou que pretende ofertar testes rápidos para a população economicamente ativa, pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas que apresentarem sintomas de Covid-19.
Até então, esses testes estavam restritos a profissionais da saúde e da área de segurança. A nova orientação consta em boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (19).

Prefeito decide ainda hoje (20) sobre funcionamento do comércio de Feira de Santana

Termina nesta segunda-feira (20), o prazo para o prefeito Colbert Martins Filho decidir se mantém ou não o fechamento do comércio de Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, o prefeito informou que vai se reunir com sua equipe ainda nesta manhã para tomar a decisão, que deve sair a qualquer momento.
Ele informou também que já ouviu vários argumentos e posicionamentos e que fez várias consultas. O comércio está fechado desde o último dia 21 de março, teve duas prorrogações, e na última o prefeito liberou o funcionamento de vários segmentos ligados a serviços essenciais, e que não costumam aglomerar pessoas durante o atendimento.

Uma mulher e três homens assassinados no fim de semana em Feira

A polícia de Feira de Santana registrou quatro assassinatos no fim de semana, elevando para 22, o número de homicídios no mês, e para 129 no ano.
Foto: Carlos Valadares | Bairro Parque Panorama
O primeiro homicídio aconteceu na noite de sábado (18), quando Jonathas Almeida Santos, 22 anos, foi alvejado com vários tiros na Rua Cosme e Damião, no bairro Santa Mônica I. Os autores dos disparos ainda não foram identificados. O levantamento cadavérico foi realizado às 23h50. 

Comércio de Serrinha continua fechado como prevenção ao Covid-19, diz prefeito

O comércio de Serrinha, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos e limpeza, permanecerá fechado para conter o avanço do novo coronavírus, de acordo com o prefeito Adriano Lima (PP). A decisão foi anunciada pelo gestor em uma rede social na noite deste domingo (19).
Segundo Adriano, as ações já implementadas na cidade, por mais drásticas que possam parecer inicialmente, respaldam-se em protocolo da Organização Mundial da Saúde e diretrizes técnicas de especialistas, inclusive do Ministério da Saúde.