CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Jovem de 26 anos é morto a tiros por encapuzados em Serrinha

Um jovem foi morto a tiros no povoado Recanto, em Serrinha, na noite desta quarta-feira (5). As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas, mas segundo apurou o Portal Cleriston Silva, dois homens encapuzados chegaram na residência da vítima e efetuaram os disparos por volta de 19h.
O rapaz, identificado como Genilson Sena Lima, de 26 anos, foi atingido com tiros na cabeça e do tórax. Equipes da Polícia Militar e do Departamento de Polícia Técnica foram acionadas ao local para atender a ocorrência.

ASSISTA: Sexta noite do Novenario em louvor ao Sagrado Coração de Jesus - Padroeiro de Ichu.

Redação Ichu Notícias

Van da Orquestra Santo Antônio é parcialmente destruída pelo fogo na BR 242

A única van da orquestra Santo Antônio (OSA) de Conceição do Coité pegou fogo quando retornava da cidade de Lençois na Chapada Diamantina, distante 325 km da sede da Orquestra.
Segundo o maestro Josevaldo Nim o grupo musical fazia uma viagem de passeio, comemorando mais um ano (2019) de bastante trabalho, e claro aproveitaram para levar alguns instrumentos e fazer música coiteense na admirável noite lençoense.

Sem energia elétrica desde à tarde de segunda-feira (3), moradores da comunidade de Morro Redondo em Ichu já contabilizam prejuízos

Moradores do povoado de Boa União mais conhecido como Morro Redondo zona rural de Ichu entraram em contato com a redação do AL Notícias alegando que parte da comunidade está sem energia elétrica desde à tarde de segunda-feira, 03.
Foram diversas ligações para a COELBA, mas a energia ainda não foi restabelecida, apesar da promessa de que os técnicos estariam seguindo para o local. Com isso muitos moradores já relatam prejuízos com a perda de alimentos, bebidas entre outros produtos.

Governo Bolsonaro nomeia evangelizador de indígenas para chefiar setor de índios isolados

O Ministério da Justiça nomeou nesta quarta-feira (5) o pastor evangélico Ricardo Lopes Dias para o cargo de chefe da coordenação de índios isolados da Funai, considerada um dos setores mais sensíveis do órgão por lidar com a população indígena mais vulnerável. Dias trabalhou "por mais de uma década", segundo ele, na entidade americana Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), que atua na evangelização de indígenas na Amazônia desde os anos 1950.
A nomeação, publicada no Diário Oficial, foi assinada pelo secretário-executivo do ministério, Luiz Pontel, número dois na pasta do ministro da Justiça, Sergio Moro, ao qual a Funai (Fundação Nacional do Índio) é subordinada. Após a divulgação, na semana passada, de que Dias era o principal cotado para o cargo, a escolha foi criticada por organizações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), a Indigenistas Associados (INA) - formada por servidores da própria Funai--, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e até o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), composto por igrejas evangélicas.

Lula é contratado como dirigente partidário e passa a receber salário do PT

Contratado como dirigente partidário pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva já começou a receber uma remuneração mensal do PT. 
O ex-presidente continua com os bens bloqueados em função das investigações das quais é alvo e, após sair da prisão, durante discurso em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no dia 9 de novembro, reclamou da sua situação financeira. “Se me virarem com a bunda pra baixo não vai cair uma moeda do meu bolso”, disse Lula.

Ministério da Saúde investiga 11 casos suspeitos de coronavírus; 21 foram descartados

A atualização do monitoramento de casos suspeitos, confirmados e descartados do coronavírus no Brasil, feita pelo Ministério da Saúde (MS), indicou nova queda do número de casos suspeitos do novo vírus no Brasil para 11. 
As informações foram atualizadas nesta quarta-feira (5), pelo MS. Na terça (4), o número era de 13 casos suspeitos no país (lembre aqui).

Petrobras volta a reduzir preço da gasolina e do diesel nas refinarias, esta é a quarta redução no ano

A Petrobrás informou nesta quarta-feira (5) que vai reduzir o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 4,3% e 4,4%, respectivamente, a partir desta quinta-feira (6).
Neste ano, já é quarta vez que a estatal reduz o preço dos combustíveis na refinaria. O último corte começou a valer em 31 de janeiro.

SINTRAFI informa que algumas carteiras de trabalho e identidades feitas no SINEBAHIA Móvel em Ichu estão disponíveis na sede entidade

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI informa que estão disponíveis algumas carteiras de trabalho e de identidade que foram confeccionada durante a vista do SINEBAHIA Móvel que esteve em Ichu nos dias 07 e 08 de Novembro. (Relembre).
Confira a Lista Carteira de Identidade

Três veículos se envolvem em acidente na BR 324 trecho Tanquinho-Riachão

Pelos menos cinco pessoas ficaram feridas aparentemente sem gravidade após se envolverem em um acidente com três veículos de passeio na manhã desta quarta-feira, 05, no trecho Tanquinho – Riachão do Jacuípe. 
Segundo a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses a equipe foi solicitada por volta das 07h20 e constatou o tripla colisão a cerca de 2 km da ponte do rio Tocós.

Cantora ichuense agita o público com sua Banda Groove da Lys no Festival de verão de Salvador

No último sábado, 01 de fevereiro de 2020, a banda Groove da Lys, comandada pela cantora Ichuense Suely Rios, vivenciou um momento histórico na sua carreira quando foi selecionada para se apresentar no Festival de verão na capital baiana Salvador.

Ichu: Adversário de Bela Vista na final da Copa Rural 2019/2020 será conhecido neste sábado, 08 de fevereiro

O duelo entre Formigueiro e Varjota que acontece sábado, 08 de fevereiro, definirá o adversário de Bela Vista na grande final da Copa Rural Ichuense edição 2019/2020, competição organizada pela Liga Ichuense de Desportos (LID), em parceria com a Diretoria Municipal de Esporte e com apoio da Prefeitura Municipal de Ichu.
A equipe da comunidade do Formigueiro tem um título no currículo, o qual conquistado no ano de 2005 diante do Vitória da Queimada do Cedro, na época Formigueiro estava com a base de Bela Vista que naquele ano não disputou a Copa. A equipe de Varjota nunca foi campeão e agora tenta o título inédito deste certame.

Procuradoria do TJD-BA denuncia presidente do Vitória por ameaças a árbitros

As declarações de Paulo Carneiro, presidente do Vitória, após o empate em 2 a 2 com a Juazeirense, na semana passada (relembre aqui), pelo Campeonato Baiano, terão desdobramentos nos tribunais. A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA).  
O cartola chamou o árbitro Emerson Ricardo de Andrade de “boçal” e ainda fez uma ameaça contra os profissionais do apito a serem escalados nos jogos do rubro-negro. A informação foi veiculada pelo Galáticos Online e confirmada pelo Bahia Notícias.

Governador anuncia convocação da primeira turma do Partiu Estágio em 2020

Os estudantes selecionados terão dez dias úteis para apresentar documentação exigida em edital no órgão onde irão atuar, no período de 7 a 20 de fevereiro.
O governador Rui Costa anunciou na noite desta terça-feira (4), durante o #PapoCorreria, a publicação de uma nova lista de convocados do Programa Partiu Estágio. Ao todo, 847 estudantes universitários serão chamados a atuar na administração estadual, com postos de trabalho na capital e interior do estado. A lista dos convocados estará disponível para consulta nesta quarta-feira (5), no site institucional da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Esta é a primeira convocação do ano para o programa.

Sexta-feira (07) tem a tradicional Lavagem da Igreja e após a Missa acontece a festa em homenagem a Gil Bar e Restaurante

Nesta sexta-feira, 07 de Fevereiro, Ichu estará bastante movimentado quando acontece a tradicional Lavagem da Igreja com o Concurso de Máscaras, Alegorias, Carros Alegóricos e o Desfile de Baianas fazendo parte dos festejos ao Sagrado Coração de Jesus padroeiro do município.
Idealizada por André Luiz e Henrique (sobrinho de Gil) acontecerá após a Missa, uma festa em homenagem a Gil Bar e Restaurante em reconhecimento pelo que Gil de Dog como é conhecido fez nesta área, já que o mesmo foi um dos precursores do ramo de Bebibas e Comidas, sendo por muito tempo referência de Ichu em toda a região.

Bahia fecha 2019 com crescimento de 603% nos casos prováveis de dengue

Mais de 65,5 mil casos prováveis de dengue foram notificados à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 93% dos municípios do estado no ano passado. O número em 2018 foi de pouco mais de 9,5 mil, o que representa um crescimento de 603% em 12 meses.     
Em 2019 foram registradas 31 mortes devido à infecção por dengue no estado em 17 municípios: Feira de Santana (12), Salvador (3), Paulo Afonso (2), Candeias (1), Rafael Jambeiro (1), Coração de Maria (1), Jacobina (1), Paripiranga (1), Presidente Dutra (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1), Candiba (1), Camaçari (1), Mulungu do Morro (1) e Euclides da Cunha (1), Muritiba (1) e Cruz das Almas (1). Seguem sob investigação outros 20 óbitos em 16 cidades. São elas Salvador (4), Feira de Santana (3), Jandaíra (1), Valença (1), Cruz das Almas(1), Candeias (1), Remanso (1), Tanhaçu (1), Crisópolis (1), Ichu (1), Euclides da Cunha (1), Itapicuru (1), Santa Cruz (1), Cabrália (1), Juazeiro (1) e Simões Filho (1). 

Ichu: Bem avaliada pelos participantes, Jornada Pedagógica da Rede Municipal é encerrada com sucesso

Nos dias 03 e 04 de Fevereiro, professores, coordenadores, gestores escolares e demais profissionais da educação da Rede Municipal participaram da Jornada Pedagógica 2020 de Ichu, evento que marca o início do ano letivo no município.
Abertura da Jornada Pedagógica na segunda-feira (03)
Nesse ano, o Governo da Credibilidade, através da Secretaria Municipal de Educação, discutiu o tema Planejamento em foco: Estratégia essencial para a construção do sucesso escolar. (Veja).