TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Coité: Conselho de Sentença absolve lavrador que matou guarda municipal em 2007:

  Por cinco votos a favor da absolvição, contra dois para condenação, o lavrador Leonardo Santos Silva, foi absolvido pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri ocorrido nesta quarta-feira, 24, no Fórum Durval da Silva Pinto em Conceição do Coité. A sessão começou as 08h30 e finalizou as 15h40, tendo o juiz de direito da Comarca, Gerivaldo Alves Neiva presidindo o júri, o representante do Ministério Publico, promotor Tiago Pacheco que ofereceu a denuncia contra Leonardo e o advogado Paulo Carneiro que atuou na defesa do réu.

O lavrador foi julgado por ter matado a facada  no dia 30 de março de 2007, por volta das 20h nas proximidades de uma escola pública no Bairro Casas Populares, o guarda municipal Gildeon Dias Pereira. O acusado vinha respondendo em liberdade pelo crime. 
    
Após a votação dos sete jurados e com a sentença em mãos, por volta das 15h40 o juiz fez a leitura: 

“Submetido a julgamento, entendeu o Conselho de Sentença, por sete contra zero pela materialidade. Em seguida, pela mesma votação, foi confirmada a autoria. Por fim, em resposta ao 3º quesito, por cinco votos contra dois, o conselho de sentença votou pela absolvição”.

  “Isto posto, em face da votação do conselho de sentença, absolvo o acusado Leonardo Santos Silva da acusação pela qual foi denunciado”, concluiu o juiz.
O CN tentou uma entrevista com o promotor de justiça que atuou na tentativa de condenar o lavrador, para comentar o resultado do julgamento, mas ele disse que preferia não se pronunciar.

De acordo com o advogado de defesa Paulo Carneiro, seu cliente não merecia ser condenado, “trata-se  de uma pessoa boa, trabalhadora, sem antecedentes e teve a infelicidade de atingir uma pessoa de forma mortal, mas ele sofreu muito com a vítima, foi humilhado pelo Gildeone, que falava abertamente que tinha caso com sua mulher, ele sofreu muito até agir da forma que agiu, e era uma coisa que todos sabiam da humilhação que ele passava, envolvendo seu casamento” contou o advogado. 
   O juiz de direito Gerivaldo Neiva, avaliou como um dos júris mais tranquilos de todos, segundo ele o povo de Coité é muito educado, “não houve manifestação do público, foi um caso que não teve muita repercussão, o réu tinha uma vida de trabalho normal, não exigiu a presença de grande reforço policial, o acusado esteve durante toda sessão sem algemas e o resultado foi a absolvição do conselho que é soberano e optou pela liberdade do acusado”, justificou o magistrado.

Transmissão via internet – O juiz comemorou o êxito na transmissão, pois, pela primeira vez um júri foi transmitido em Coité via internet, “o que possibilitou que pessoas do mundo inteiro pudessem acompanhar o julgamento, por outro lado deu oportunidade para as pessoas que não conhecem como funciona ou tem receio de vir ao fórum, possam acompanhar de casa passo a passo do júri. Ainda de acordo com o juiz foi tudo realizado dentro da legalidade, depois de testado os equipamentos teve o consentimento do réu, do seu advogado, do promotor e dos jurados, mesmo assim a cada momento que usava o microfone dizia que se alguém não estivesse se sentido confortável pela transmissão, ele poderia suspender imediatamente, fato que não ocorreu. A câmera  não direcionou para mostrar o acusado, pois cumpria um acordo firmado antes de iniciar o julgamento.

Por: Raimundo Mascarenhas/CN

FEIRA DE SANTANA - Ex-presidiário é assassinado no Feira IV:

   O ex-presidiário Marcelo Cerqueira de Souza foi executado com vários tiros na tarde desta quarta-feira (24), na Rua A do conjunto Feira IV, em Feira de Santana. O crime foi praticado nas proximidades da Igreja Batista Monte Calvário, por dois homens que fugiram em uma motocicleta. 

   De acordo com a polícia, a vítima recebeu uma ligação e foi até o local, onde aconteceu o crime. Ele residia na rua C, caminho 13, naquele conjunto. Marcelo estava com um alvará de soltura, datado de 5 de maio deste ano, concedido pela juíza Patrícia Pereira, substituta da Vara de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana. Este foi o 24º homicídio registrado em agosto e será investigado pela 1ª Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza. 

Blog Central de Polícia 

ITABUNA - Mãe é presa por queimar a mão do filho com garfo:

   Lucineuma Medrado dos Santos, 30, foi presa nesta quarta-feira (24) na cidade de Itabuna, a 416 km de Salvador, acusada de maus tratos.  Ela queimou a mão do filho de oito anos com um garfo quente porque ele teria roubado um mercado. 
   De acordo com informações do Radar Notícias, funcionários do estabelecimento relataram que a mãe da criança foi chamada porque o garoto tinha furtado um pacote de beiju. Eles contaram também que esta não é a primeira vez que o menino pratica o crime no local.

   Ainda segundo o site, a mãe alega que estava em casa conversando com o filho, quando enconstou o garfo quente na mão dele. Lucineuma disse que o menino já roubou dinheiro dentro de casa e que também já foi chamada pelos professores para falar sobre o comportamento da criança.
   A mãe contou ainda que foi a primeira vez que ela teria queimado o filho e que está arrependida. Ela foi encaminhada para prestar depoimento no Complexo Policial e depois conduzida para o presídio da cidade.


Fonte: Bocão News/Foto: Radar Notícias 

COITÉ - 2ª Conferencia Municipal de Cultura é realizada em Conceição do Coité:


   Com o tema “Planejar é preciso: diretrizes para consolidação dos sistemas de cultura”, temática oficial da IV Conferência Estadual de Cultura, o município de Conceição do Coité sediou a abertura das conferências municipais nesta quarta-feira (24).

   Pioneira em implantação do sistema de cultura, bem como em formulação de um plano para o setor, Conceição do Coité manteve-se nessa etapa em um diferencial dos outros municípios, que continuamente irão realizar as próximas conferências este ano. As outras cidades, quando convocadas as conferências irão formular na plenária o seu plano de cultura, no caso de Coité nesta conferência o plano passou por novas reformulações, contemplando mais propostas que foram sugeridas nesta edição por um maior número de representantes da sociedade civil.

   Quatro eixos foram avaliados e incrementando com novas propostas a partir da seguinte segmentação: Expressões Artísticas, Nossas Raízes; Patrimônio e Memoria: Nossa Gente, Nossa História; Transversalidade da Cultura: Entrelaçando as Artes na Escola e, Gestão da Cultura.
   Na solenidade de abertura foram convidados para compor a mesa, a senhorita Renata Reis, representante da Secretaria de Cultura do Estado, João Cesar, DIREC 12, a superintendente de cultura de Coité, Marialva Carneiro, Eldes Matheus, secretário de gabinete representando o prefeito Renato Souza e representantes do Conselho Municipal de Cultura presentes.
   Após a fala dos representantes, o público assistiu a um vídeo em que o secretario de cultura do estado, Albino Rubim teceu alguns comentários sobre a importância de se discutir políticas culturais no país e o papel de cada um enquanto movimentos estaduais e municipais. Em seguida todos prestigiaram apresentações culturais, como danças e os ícones da cultura coiteense, os repentistas Miudinho e Passarinho em companhia de seu pai Canarinho.

   No final dos trabalhos, foram escolhidos os delegados que irão representar e defender as propostas do município de Coité, sendo eles: Raiane Lopes, Jorge Moraes, Eliana Souza e Alexandre Nascimento (Xande do Revolution).

   Para encerrar mais um momento de participação popular em prol de políticas culturais, a jovem Deisiane dos Santos de Bandiaçu e atuante no projeto “Rompendo o Silêncio”, projeto que trabalha com pessoas com necessidades especiais, traduziu em linguagens de sinais a música de Titans, demostrando a necessidade de respeitar e valorizar as pessoas independente de suas diferenças físicas, sociais e culturais.


ASCOM/COITÉ 

SALVADOR: Mulher que matou PM (sargento da Rondesp) deixa a cadeia:

Cleide Souza Cintra, de 36 anos, assassina confessa do sargento da Polícia Militar Fábio Nascimetno Cintra, foi contemplada com alvará de soltura e deixou o Presídio Feminino de Salvador nesta quarta-feira (24).
A liberação foi assinada pelo do juiz Cássio Miranda, da 1ª Vara, que levou em consideração o argumento de legítima defesa, além do fato de Cleide ser réu primária e possuir residência fixa.  Mesmo assim, ela está impedida de sair de Salvador e vai responder por homicídio qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima. O crime aconteceu no último dia 11 num conjunto habitacional no bairro de Tancredo Neves, periferia da capital baiana. 
(Bocão News)

FEIRA DE SANTANA - Jovem é vitima de tentativa de latrocínio na Pedra Ferrada:

 O jovem Marivaldo Gomes Rodrigues Junior, 20 anos, residente no bairro George Américo foi vitima de tentativa de latrocínio, no inicio da tarde de hoje (24), por volta de 12h20, na estrada do Besouro, no bairro Pedra Ferrada. Deflagrado por dois homens que estavam a pés e teriam assaltado o jovem.

Segundo a ocorrência do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), Marivaldo se encontrava na Pedra Ferrada quando foi abordado pelos dois bandidos, onde anunciaram o assalto, levando aparelho celular e a carteira de porta cédula, além de outros objetos, e em seguida, um dos bandidos deflagrou dois tiros atingindo braço e o queixo do jovem.

Ele foi socorrido por uma ambulância da Políclinica do Bairro George Américo e encaminhado para o HGCA. Até o fechamento desta edição, o jovem continuava hospitalizado.

Fonte: Polícia é Viola

FSA: Homem reage assalto e baleia bandidos e recupera duas armas:


Na tarde de terça-feira, por volta de 16 horas, Washington Brito de Jesus, 19 anos, residente na rua Guanaribe, bairro Mangabeira e o menor infrator de 16 anos. Ambos foram baleados com tiros de pistola deflagrados por um homem desconhecido, após tentarem roubar, o mesmo.

Segundo a ocorrência do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), a dupla de assaltante abordou o homem na Avenida de Contorno, nas proximidades da entrada do conjunto ACM e ao anunciarem o assalto, o desconhecido reagiu, baleando com dois tiros no braço e na perna de Washington enquanto o menor foi baleado também com dois tiros que acertou os dois braços.

Os dois bandidos foram socorridos por uma guarnição do Tático Móvel, o homem desconhecido mandou que alguém entregasse as duas armas encontradas com os bandidos, dois revolveres calibres 38. Washington e o menor encontram-se hospitalizados e custodiados no HGCA

Polícia é Viola

Jovens do sertão baiano vão conhecer o mar e o cinema pela primeira vez:

Um grupo de 48 adolescentes carentes do sertão da Bahia vai viver, nesta quinta-feira (25), um dia mágico em Salvador, onde nunca estiveram. 

Naturais de Conceição do Coité, a 217 quilômetros da capital, eles vão conhecer o mar, assistir a uma sessão de cinema em 3D, visitar a exposição de Rodin no Palacete das Artes, além de apreciar alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Trata-se da segunda edição do Projeto Olho Mágico, realizado pela Associação dos Amigos de Coité em parceria com a Faculdade Dom Pedro II, a UCI Orient Iguatemi e NK Confecções. 

   A primeira edição do projeto aconteceu em 2009, com crianças de até dez anos, e saiu até na imprensa nacional. Agora, os “aventureiros” são adolescentes de 15 a 17 anos, cursando o segundo grau e que residem nos povoados de Goiabeira e Sambaiba, na zona rural de Coité, e nos bairros do Sonho Meu e Alto da Colina, na sede do município. Todos estudam em colégio público, e serão acompanhados por professores.  

   O primeiro compromisso da viagem é na Faculdade Dom Pedro II, onde, a partir das 10h30, o grupo vai assistir a uma palestra sobre a importância de se escolher a profissão certa. Eles também poderão tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho com um psicopedagogo. Depois, os jovens coiteenses almoçam, fazem um passeio pela cidade e, às 14h, no Shopping Iguatemi, assistem ao filme “Os Smurfs” em 3D. Às 16h, o grupo vai contemplar a exposição de Rodin no Palacete das Artes e, depois, seguem de volta para Conceição do Coité.  

Associação - A Associação dos Amigos de Coité desenvolve há cerca de cinco anos atividades nas áreas da educação, cultura, esporte, lazer e cidadania há quase cinco anos, sobretudo contemplando crianças e jovens da zona rural do município. No início deste mês, a entidade, em parceria com a Orquestra Santo Antônio, inaugurou um curso de música clássica no povoado de Onça, com 32 crianças e jovens matriculados. Também no início do mês, angariou fundos para a obra de construção da Igreja Católica do povoado do Riacho do Morro, em parceria com as Sandálias Piatã.  

   “Começamos distribuindo presentes e doces para as crianças em datas festivas. Hoje, desenvolvemos uma série de projetos em parceria com outras associações, entidades religiosas e iniciativa privada. Entre elas, ajudamos a manter uma escolinha de futebol para crianças no Tanque Novo, onde a associação nasceu, estamos prestes a inaugurar um curso de informática gratuito na Onça e outro no Centro da cidade, além de inúmeras outras atividades na área de saúde e da cidadania. Nosso foco é, sobretudo, a população jovem e mais carente”, disse o jornalista Alexandre Reis, presidente da associação.


 Colaborador - Alexandre Reis/Foto: Arquivos da Associação dos Amigos de Coité 

FSA: Escola Mãe dos Humildes comemora os 21 anos do ECA:

Com o tema Cidadania se faz com Educação, a Escola Municipal Mãe dos Humildes, localizada no distrito de Humildes, realiza, sexta-feira (27/08), a partir das 9 horas, uma passeata pelas principais ruas do distrito. 

   O Objetivo do evento, segundo o coordenador pedagógico da Unidade Escolar, professor Reginaldo da Silva Santos, é celebrar os 21 anos de constitucionalização do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Segundo o coordenador, o Brasil é hoje referência mundial em direitos infanto-juvenis, e o ECA  é responsável por isso. “A criança e o adolescente têm direito à educação que vise o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Isso é garantia de direitos e por isso, vamos às ruas celebrar”, disse o coordenador.
   A expectativa do professor Reginaldo é que cerca de 200 estudantes com idade entre 06 e 13 anos participem do evento. Além destes, o professor contará  com a participação maciça de seus colegas professores, dos funcionários da instituição e dos pais de alunos “que também irão às ruas para celebrar as conquistas de direito dos seus filhos”, disse.

   Durante a passeata os estudantes, que além de estarem com faixas e cartazes com frases de efeito que valorizem o ECA, realizarão durante o percurso distribuição de material educativo contendo informações importantes no que diz respeito aos direitos inalienáveis das crianças e dos adolescentes brasileiros.  
   “Vamos realizar durante a caminhada, uma panfletagem com material educativo para que se fortaleça a participação da comunidade na construção e consolidação desses direitos”, afirmou a diretora da Escola Mãe dos Humildes, professora Roza Angélica Ribeiro Souza.

   Além de celebrarem os 21 anos do ECA, o desfile também é uma homenagem ao Dia do Soldado, que segundo a diretora, acontece todos os anos na sede do distrito e é prestigiado pela comunidade e por diversas autoridades políticas e religiosas do município de Feira de Santana.

   As comemorações referentes às conquistas e avanços do Estatuto da Criança e do Adolescente fazem parte do caderno de atividade do módulo V do curso PROGESTÃO, uma realização da Secretaria Municipal da Educação em parceria a Secretaria da Educação do Estado.

A concentração será em frente à própria escola. 


Maiores informações: Professor Reginaldo da Silva E-mail - 
Reginaldo_bahia@hotmail.com

Água Fria: Criança de 8 anos mata acidentalmente irmão de 6 com tiro de espingarda em Água Fria:

A criança chegou a ser encaminhada para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, mas morreu no caminho.


Um menino de 6 anos morreu na manhã desta quarta-feira (24) após ser baleado acidentalmente pelo irmão de 8 anos na cidade de Água Fria, a 45 Km de Serrinha. As crianças estavam sozinhas em casa quando resolveram brincar com uma espingarda e o acidente aconteceu. A arma pertence ao pai dos menino, Everaldo de Carvalho e o tiro atingiu o rosto da criança, que morreu a caminho do Hospital Geral do Estado, em Salvador. O pai estava trabalhando e a mãe das crianças participava do velório de um vizinho, quando ocorreu o acidente. Everaldo passou mal ao tomar conhecimento do ocorrido e foi socorrido para o hospital municipal de Lamarão, próximo de Água Fria. 



Blog Central de Polícia, com imagem ilustrativa 

Expomandioca incrementa economia de Santo Antônio de Jesus.

Começa nesta quarta-feira (24) noite e segue até domingo (28) a VIIª Expomandioca, no município de Santo Antônio de Jesus. Em pauta o cultivo, manejo e mercado da raiz. Com mais essa edição, a cidade distante 187 km de Salvador está bastante movimentada. A feira da mandioca reúne 42 municípios da região do Recôncavo baiano e movimenta a economia de todo o entorno. Nos 300 estandes o público poderá conferir produtos, máquinas e equipamentos agrícolas, além de palestras e leilão de cavalos. O Fórum de Secretários de Agricultura reunirá representantes de várias regiões do estado, inclusive a presença do secretário Estadual da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles.  O evento é realizado anualmente com o objetivo de fortalecer o cultivo da mandioca na região, valorizando o trabalhador do campo e contribuindo para dinamizar a economia local.  A expectativa dos organizadores é atrair representantes de estados vizinhos, como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte.    Na programação também estão previstos a reunião da Câmara Setorial, exposição, feira de pequenos animais, shows, parque de diversões, exposição de artesanato e culinária regional.
Fonte: Bocão News

Inscrições do vestibular da Ufba encerram hoje.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) encerra nesta quarta-feira (24) as inscrições para o Vestibular 2012. As vagas disponíveis são para os cursos de graduação nos campus da universidade em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras, nas modalidades Cursos de Progressão Linear (CPL), Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Cursos Superiores de Tecnologia (CST). Os candidatos devem consultar o edital e realizar a inscrição pelo site da instituição ou em um dos postos de atendimento, em Salvador, na sede do Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA), no bairro do Canela, ou nos postos das cidades de Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

37º Festival de Violeiros de Feira de Santana acontece sábado no MAP.

Será realizado no próximo sábado (27) no Mercado de Arte Popular (MAP), às 20 horas, o 37ª Festival de Violeiros do Nordeste, em Feira de Santana. O evento é promovido pela Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade e apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). De acordo com o presidente da associação dos violeiros e organizador do evento, João Ramos, estão confirmadas as participações de seis duplas de diversos estados e do interior baiano. Nomes como Antônio Queiroz, Caboquinho, Bule-Bule, Paraíba da Viola, Leandro Tranquilino, Nadinho e Antônio Maracujá (de Riachão do Jacuipe), devem marcar presenças. 
Fonte: Interior da Bahia

Rebeldes controlam 95% do território da Líbia, diz conselho anti-Kadhafi:

Apesar disso, tropas leais ao regime atacam oposicionistas em Trípoli. Escondido e com a cabeça a prêmio, coronel promete resistir até a morte.

O ditador Muammar Kadhafi e suas tropas perderam o controle de 95% do território da Líbia, disse nesta quarta-feira (24) à rede Al Jazeera um porta-voz militar do Conselho Nacional de Transição, órgão político dos rebeldes que tentam tomar o poder no país.
"Quem governa a Líbia é quem controla Bab al-Aziziya, e isso é o que importa", disse o coronel Abdallah Abu Afra, em uma referência à fortaleza de Kadhafi em Trípoli, tomada pelos rebeldes na véspera.
Apesar disso, forças leais a Kadhafi, estão bombardeando a região central da capital do país, Trípoli, também segundo os rebeldes.
Os ataques estariam partindo da região de Abu Salim, ainda em poder de tropas leais ao regime. Confrontos ocorrem em vários pontos da cidade.
O complexo de Bab al-Aziziyah é um dos alvos dos ataques.
Uma espessa nuvem de fumaça era observada perto do complexo residencial, e nos arredores eram ouvidos disparos de armas leves, metralhadoras pesadas, lança-foguetes e morteiros.
A área próxima ao hotel que abriga jornalistas estrangeiros também está tomada por confrontos, segundo testemunhas.
Várias ruas do centro de Trípoli estavam desertas devido à presença de "dezenas" de franco-atiradores leais a Kadhafi espalhados por toda a cidade, segundo os rebeldes.
O paradeiro do coronel continua desconhecido.
Um líder rebelde disse à agência Reuters que Kadhafi deve estar escondido em algum lugar no sul de Trípoli.
Apesar de a comunidade internacional, com os EUA à frente, já tratarem o Conselho Nacional de Transição como o novo governo líbio, Kadhafi prometeu resistir até a morte. 


As informações são do G1.

FSA: TV Record chega a Feira no próximo sábado com o “Se liga Bocão” ao vivo:


A apresentação ao vivo do programa “Se Liga Bocão”, no próximo sábado (27), no bairro Cidade Nova, vai marcar de forma definitiva a chegada da Record Bahia em Feira de Santana.

Assim como os demais projetos executados por outras emissoras de rádio e TV, a Prefeitura garante apoio ao evento, a exemplo de autorização do espaço para a montagem da estrutura necessária para que o estúdio da Record seja levado para a via pública.

A transmissão ao vivo será feita por uma equipe de aproximadamente 50 profissionais. Serão instaladas na praça próxima ao transbordo da Cidade Nova sete câmeras e grua de cinema e um helicóptero será disponibilizando pela emissora, que acaba de instalar um núcleo de jornalismo na cidade, para a cobertura do evento.

O programa de maior audiência da Record Bahia é apresentado por José Eduardo e mistura denúncia, humor e entretenimento. Em Feira de Santana, o formato será de show de variedades com a participação de artistas como Pablo, as bandas Fantasmão, Saiddy de Bamba e A Bronca, além de atrações feirenses.

Fonte: Interior Da Bahia

Fato Inusitado: Mulher vira garota de programa e foge ao descobrir que 1º cliente era o marido:

image
A mulher foge do marido pulando grades (Foto: Divulgação)
  Querendo ganhar um dinheirinho extra, uma mulher casada que mora em Blumenau, interior de Santa Catarina, resolveu virar garota de programa.


Para tentar conseguir clientes ela publicou anúncio no jornal, com nome e celular diferente, para o marido não desconfiar.

A primeira ligação ocorreu justamente no horário de trabalho do marido, motivo para ela pular de alegria e correr para os braços do primeiro cliente, já pensando na grana que iria ganhar.

Mas o primeiro cliente foi justamente o marido, que viu o anúncio nos Classificados do jornal e telefonou, sem saber que se tratava da sua esposa.

O encontro foi marcado em um galpão abandonado

O cliente foi exigente pedindo para que a garota entrasse no local seminua. Quando a mulher chegou ao local, que tirou parte da roupa e entrou no galpão, viu que o cliente era o seu marido e começou a confusão.

O marido – quase traído – correu atrás da sua esposa, com um pedaço de ferro na mão, mas ela foi mais rápida, pulou várias cercas, e conseguiu escapar.

Ao conversar com um repórter de um jornal local, a mulher lamentou o episódio admitindo ser muito azarenta, e disse que não serve sequer para ser garota de programa.

“Outra vez tentei conseguir um amante pela Internet, mas o cara era o meu pai. Nunca tive sorte na vida”, revelou a mulher.
O marido pediu separação e não quis falar sobre o assunto.




Fonte: Blumenau 24horas.

SALVADOR: Preso, traficante Coco é apresentado pela polícia:

Foto: Reprodução / TV Aratu

O criminoso é acusado de ser o comandante do tráfico de drogas no Calabar.

   O traficante Edeílson da Silva Miranda, 22 anos, mais conhecido como Coco, foi apresentado na 5ª Delegacia (Periperi), na manhã desta quarta-feira (24).
Coco é acusado de ser o comandante do tráfico de drogas no Calabar. Segundo informações da polícia civil, Edeílson foi preso durante uma abordagem da polícia militar a um veículo por volta da meia noite de segunda-feira (22).
   "Como encontraram drogas no carro, o conduziram para a delegacia. Quando jogaram o nome dele no sistema, viram que era procurado e que estava com mandado de prisão em aberto", informou um agente da unidade.
   O traficante ficou famoso após um programa de uma emissora de televisão local ter exibido o vídeo de uma moradora do Calabar, que respondeu a pergunta 'Cadê coco?' - feita pelo repórter - com gestos obscenos.

 (Texto correio, Foto reprodução TV Aratu)

Brasil pode deixar de ser país mais católico do mundo:

O Brasil pode deixar de ser o país mais católico do mundo nos próximos 20 anos, de acordo com o Novo Mapa das Religiões, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. “É um ritmo forte de transformação. As mudanças que aconteceram em 100 anos agora estão acontecendo em dez [anos]. Se continuar essa perda de 1 ponto de porcentagem [de católicos] por ano, em 20 anos você teria menos de metade da população”, calcula Marcelo Neri, coordenador do levantamento.

O relatório mostra que atualmente o percentual de mulheres católicas (71,3%) é menor do que o de homens (75,3%). “Acima de tudo, acho que seja a chamada revolução feminina. Poucas coisas mudaram mais no cotidiano das pessoas do que questões como trabalho e anticoncepção entre as mulheres. O fato é que, embora as mulheres sejam bem mais religiosas do que os homens, elas são menos católicas, talvez por uma questão de afinidade”, disse Neri.
O Novo Mapa das Religiões revela que o sexo feminino representa a maioria entre adeptos de 23 das 25 religiões listadas como as mais populares pela pesquisa, como a católica, a evangélica pentecostal, a evangélica tradicional, a espírita kardecista, a luterana e a umbanda. Segundo o documento, enquanto os homens abandonaram crenças, elas mudaram de religião. “O catolicismo, o candomblé e o budismo são religiões masculinas. Todas as outras são basicamente femininas”, acrescentou o coordenador.
A pesquisa da FGV mostra que o Brasil vai de encontro à tese do sociólogo alemão Max Weber que associa a situação econômica à opção religiosa. “O Brasil talvez seja o grande contraexemplo dessa tese. Os países mais tradicionais europeus estão passando por grande dificuldade econômica e todos os maiores são essencialmente católicos. Já entre o Brics [Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul], o Brasil é o maior [em relação à economia e a adesão ao catolicismo]”, avaliou Marcelo Neri.
Outro dado do levantamento é que a taxa de catolicismo no Nordeste é a mais alta do Brasil (74%) e no Sudeste é a mais baixa (64%). “No entanto, no Nordeste [a taxa] tem crescido em velocidade 2,5 vezes maior do que no Sudeste”, ressaltou o coordenador da pesquisa.
Entre os estados, o Piauí é o que concentra o maior número de católicos. Na outra ponta, está Roraima, com a menor população adepta ao catolicismo e que também apresenta a menor religiosidade.
O catolicismo está mais presente entre os mais ricos, da classe AB (69,07%), e entre os mais pobres, da classe E (72,76%). Entre as outras religiões, os evangélicos tradicionais estão concentrados, principalmente, nas classes AB (8,35%) e C (8,72%), reduzindo a participação nas camadas mais baixas, chegando a representar 4,69% da classe E. Seitas espíritas e espiritualistas representam 5,52% da população na classe AB. Entre as faixas de renda, a classe E foi a que se mostrou como a menos religiosa de todas (7,72% não têm religião).
“Religiões orientais e afro-brasileiras estão mais presentes no topo [considerando a renda]. Quanto mais a renda aumenta, existe mais diversidade religiosa. Nos últimos anos no Brasil, houve uma queda acelerada do catolicismo, mas não em direção aos evangélicos pentecostais, como nas chamadas décadas perdidas, e mais em direção aos evangélicos tradicionais e todas as religiões alternativas ao catolicismo e aos grupos evangélicos”, destacou Marcelo Neri. 
(Fonte: A tarde)

Ichu: COOMAPI receberá galpão e tanque resfriador do Governo do Estado:


A COOMAPI - Cooperativa Mista Agropecuária de Ichu Responsabilidade Ltda, receberá do Governo do Estado da Bahia, através da Secretária da Agricultura e SUAF, um Galpão, a ser construído na cidade de Candeal, através da Empresa TENAZ CONSTRUTORA, além de um Tanque  Resfriador a ser colocado no próprio Galpão, para capitar uma parte do Leite do Município de Candeal. 
  O leite coletado naquele município será destinado a Ichu e entregue na futura Fábrica de Beneficiamento a ser construída na Rodovia BA 411 Km 2, Ichu a Tanquinho, que a qualquer momento está sendo licitada pela SUCAB órgão do Governo da Bahia.
    Fonte: Blog de André Luiz com Informações de Durval Cedraz - Presidente da COOMAPI

Prêmio garante preço mínimo para o sisal produzido na Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte:

Através da realização de leilões, o PEP garante o preço mínimo de R$ 1,04 para o produtor e concede subvenção econômica para os compradores de R$ 0,34 por quilo de sisal bruto, facilitando o escoamento da produção.
    
   Os produtores de sisal da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte ganharam um incentivo para escoar a produção com a garantia de um preço mínimo de R$1,04 para o quilo de sisal bruto. Uma portaria interministerial publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU), garante subvenção econômica, através do Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) para a safra 2011/2012 produzida nesses estados.
   
   A publicação da portaria vinha sendo cobrada aos ministros signatários pelos senadores que representam os estados produtores beneficiados. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a cultura do sisal gera a renda que possibilita a sobrevivência de aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 40 municípios do semiárido baiano. “Esta ação oferece sustentação ao comércio do sisal, melhorando a geração de renda das pessoas no campo, principalmente daquelas que dependem exclusivamente dessa produção para o sustento de suas famílias”, disse Pinheiro.
   
   O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas. Segundo a vereadora Leninha (PT-Valente), que também é diretora do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Valente, “sendo a região sisaleira da Bahia a maior produtora dessa fibra, os produtores rurais serão os maiores beneficiados com esse prêmio. Sem contar que ele chegou no momento certo, justo quando a cultura do sisal vivenciava o seu pior momento”.
   
   De acordo com o diretor executivo da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), Ismael Ferreira, o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) vem sendo decisivo desde 2010, quando passou a valer para a cadeia do sisal. “o Prêmio mudou a realidade dos produtores baianos, que antes não conseguiam vender sua produção por mais que R$ 0,80, o quilo. Hoje, por conta desta ação da Conab, o quilo do sisal está sendo negociado na região entre R$ 1,15 e R$ 1,25, o que representa um ganho real para o produtor”, diz Ismael.

   Através da realização de leilões, o PEP garante o preço mínimo de R$ 1,04 para o produtor e concede subvenção econômica para os compradores de R$ 0,34 por quilo de sisal bruto, facilitando o escoamento da produção. A publicação da portaria pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento vinha sendo aguardada com ansiedade pelos produtores e compradores de sisal. “Se esta política não tivesse continuidade, certamente os preços cairiam ao patamar que era praticado antes do programa. Com o prêmio, iniciado na safra de 2010, o preço do sisal foi subindo e no próximo leilão a expectativa é que seja negociado acima do valor mínimo exigido pelo governo”, prevê Ferreira.

Fonte: CN - ASCOM / Senador Pinheiro

CANDEAL - 1º CIRCUITO DE JEGUE – O JEGUERÊ:

DIA 25 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 13:00 HS

PREMIAÇÃO
1º LUGAR – 01 CARNEIRO
2º LUGAR – R$ 100,00
3º LUGAR – 01 CX DE CERVEJA

PREMIAÇÃO EXTRA: 
NOME MAIS ENGRAÇADO E JEGUE MAIS ENFEITADO

ATRAÇÕES: 
BALANÇA AÊ / MUSICAL EVENTOS

SAÍDA: BAIRRO DO URUBU – CANDEAL-BA
CHEGADA: NA FAZ MORRO DO CURRAL

REALIZAÇÃO: ANTONIO DE CECÍLIA E NININHO DE MARIETA


Fonte: Candeal em foco

SANTA LUZIA - Vergonha e falta de Respeito: Corpos expostos em cemitério da cidade:

É revoltante a situação em que chegou a cidade de Santa Luzia. Realmente é o fundo do poço. Uma cidade sem governante, sem autoridade e enterrada em denuncias de corrupção e malversação do dinheiro público.
Quem foi em Santa Luzia há 30 anos e retorna hoje, vê que a cidade não melhorou em nada. Ficou pior.
Além das denuncias de corrupção, o descaso toma conta, até no cemitério da cidade. Desde o início do mês de agosto dois corpos foram encontrados em um rio na Região do poço (Zona Rural da Cidade), mas só após uma semana foi que os corpos foram recolhidos do rio pela população e trazidos para cidade. No entanto mais uma semana se passou e nenhuma decisão foi tomada pelo Poder Público Municipal com relação ao destino dos corpos e a apuração dos fatos, sendo que estão expostos mo Cemitério local em estado muito Avançado de decomposição, o que está ocasionando revolta e indignação muito grande da população, visto que os corpos estão acarretando vários transtornos, até mesmo podendo ocasionar doenças para os funcionários do cemitério, visinhos e demais curiosos.
Os corpos são dos irmãos Aranildo Nunes de Oliveira, 21 anos, e Givanildo Nunes de Oliveira, 23 anos. Os dois foram encontrados na Fazenda Betânia, em um rio que corta a cidade.

 Fonte: Blog Reporter Tatu com Informações de Vermelinho

INSS: Aposentados podem pedir revisão na Justiça:

Com o cálculo em mãos, beneficiário deve recorrer a um Juizado Especial



Os aposentados e pensionistas que têm direito à revisão do benefício limitado ao teto, mas não foram contemplados na lista da Previdência Social, devem recorrer à Justiça Federal para receber o abono. A ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser aberta individualmente - e não necessariamente com a ajuda de um advogado -, nos Juizados Especiais Federais. Entretanto, é preciso que o segurado tenha em mãos o cálculo do benefício que comprove o direito de fato à revisão. 

   Em Salvador, a análise poderá ser feita gratuitamente a partir da semana que vem, todas as sextas-feiras, na Casa do Aposentado (Asaprev-BA).  Se você consultou o site da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou ligou no telefone 135 e foi informado que não tem direito à correção no salário, não precisa se desesperar.          

    De acordo com especialistas ouvidos pelo CORREIO, essa tem sido uma situação bastante comum. Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento dos aposentados e pensionistas, a lista da Previdência tem sido alterada constantemente. Da última vez, o órgão reduziu o número de beneficiados de 117 mil para 107 mil. Em contrapartida, informou que recebeu mais de 11,6 mil nomes de pessoas que teriam direito e não foram agraciadas. Os casos estariam sendo analisados. “O segurado não deve tomar a negativa como uma verdade absoluta. A todo momento, a lista está sendo alterada, portanto, é importante checar”, informou o advogado Marcos Barroso. 
   Uma das alternativas para quem ainda está em dúvida é consultar o extrato de pagamento do mês de agosto, já disponível no site da Previdência (veja quadro ao lado para saber como consultar). Quem foi beneficiado já poderá visualizar o novo valor no contracheque, bem como a metade do pagamento do 13º salário e os 0,6% do reajuste acima do mínimo. Marcos Barroso explica ainda que uma análise simples na carta de concessão do benefício pode indicar se a pessoa teria ou não direito ao benefício. Se ele se aposentou entre abril de 1991 e janeiro de 2004 e na carta houver a inscrição “limitado ao teto”, pode ser um indício de que tem direito. “Mas, ainda assim, é preciso que um profissional capacitado faça os cálculos”, orientou Barroso.


Processo - A partir da semana que vem, a Casa do Aposentado vai abrir, gratuitamente, uma consulta para quem está em dúvida se tem direito ao benefício. O serviço será oferecido todas as sextas-feiras, sempre com horário agendado. Para isso, o segurado terá que ligar na sede e marcar a data. “Serão grupos de 100 pessoas, para esclarecer as dúvidas”, informou Barroso. Com o cálculo em mãos e a certeza de que tem direito à revisão, o segurado poderá usar o documento no processo judicial. A advogada Rafaela Domingos explica que basta ele levar a cópia desse documento, junto com a identidade, CPF e comprovante de residência a um Juizado Especial Federal e ingressar com uma ação pedindo a revisão do benefício e atrasados, com base na majoração do teto atualizado pelas emendas 20 (1998) e 41 (2003). De acordo com a advogada, as ações nos Juizados Especiais tendem a ser julgadas rapidamente, em torno de quatro meses a um ano. Com a ajuda de um advogado especialista na área previdenciária, explica Rafaela, o julgamento poderia ser acelerado. “Por que forneceríamos mais informações jurídicas que seriam anexadas no processo, facilitando o entendimento do juiz”. Os honorários, explicou a advogada, não ultrapassariam 30% do valor do ganho da causa.

   Aposentados farão passeata por reajuste - No próximo dia 31, os aposentados baianos farão a primeira manifestação contra o veto da presidente Dilma Rousseff ao dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantia recursos para um reajuste real - acima da inflação - no benefício no ano que vem. O protesto terá início às 10h da manhã, na Praça da Piedade, no Centro da cidade.

    Previdência vai avisar segurados sobre atrasados - A Previdência Social vai informar, a partir do mês que vem, quanto os aposentados com direito ao retroativo da revisão do teto irão receber em conta. Inicialmente, 131.161 pessoas serão beneficiadas e os pagamentos começarão a ser feitos em 31 de outubro para o primeiro grupo (70 mil pessoas), que tem direito a receber até R$ 6 mil. A maneira como a Previdência vai avisar ao segurado ainda não foi definida.

   O pagamento dos atrasados chega ao montante de R$ 1,6 bilhão, e ainda haverá outros três grupos.  A segunda leva, formada pelos que têm crédito entre R$ 6 mil e R$ 15 mil, receberá em 31 de maio de 2012. O terceiro grupo é daqueles que têm direito a receber entre R$ 15 mil e R$ 19 mil. Nesse caso, o dinheiro cairá na conta em 30 de novembro de 2012.
   O último grupo de beneficiários, que têm direito a receber acima de R$ 19 mil, terá o dinheiro creditado em 31 de janeiro de 2013. O pagamento será feito em parcela única, segundo a proposta divulgada pela Previdência, e os valores devidos serão atualizados até a data do pagamento. O valor médio dos atrasados é de R$ 11.586.
VEJA COMOCONSULTAR O EXTRATO DE PAGAMENTO
- Para descobrir se foi contemplado, o aposentado pode consultar o contracheque no site da Previdência (www.previdencia.gov.br)
- Se ele foi beneficiado, na folha de pagamento do mês sairá o salário de
agosto, mais a correção do teto. Além disso, ele poderá verificar o
pagamento da metade do 13º salário e a diferença de 0,06% do aumento
dos benefícios acima do salário mínimo
- Número do benefício Data de Nascimento Nome do beneficiário
- CPF Código de segurança que o sistema indica
- Em seguida, o segurado vai precisar preencher os campos:
- Depois, basta clicar em Extrato Pagamento Benefício
- No portal, ele deve acessar o campo Agência Eletrônica: Segurado  (correio)