CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 22 de março de 2020

Santaluz: homem morre após levar choque elétrico em extensão

Murilo Lima de Souza, de 31 anos, morreu após ter levado um choque elétrico, na noite deste sábado (21). O incidente aconteceu em uma propriedade rural localizada nos arredores do povoado Rio do Peixe, em Santaluz, região sisaleira da Bahia. 
Segundo familiares, ele foi eletrocutado ao desenrolar o fio de uma extensão enquanto ligava um ventilador. O homem foi levado para o hospital da cidade e chegou a ser submetido a procedimentos de reanimação, mas não resistiu.

Prefeituras de Araci e Queimadas determinam fechamento do comércio, bares e restaurantes

As Prefeitura de Araci e Queimadas, na região sisaleira da Bahia, proibiram a abertura de todo comércio, incluindo bares e restaurantes. As medidas são válidas a partir deste domingo (22) para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A Prefeitura de Araci foi mais rígida e proibiu também a circulação de pessoas nas ruas do município durante o período das 19h até as 7h.
Apenas supermercados, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos considerados essenciais podem funcionar, restringindo o acesso da quantidade de clientes para evitar aglomerações.

Mulher morre ao ser atropelada por motocicleta pilotada por adolescente em Queimadas

Uma mulher de 59 anos, identificada como Mariluze Rocha Reis, morreu após ser atropelada por uma motocicleta que era pilotada por um adolescente de 17 anos, na cidade de Queimadas, na região do Sisal. O adolescente fugiu do local, mas foi localizado pela Guarda Civil Municipal e conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
De acordo com o site Notícias de Santaluz, o atropelamento aconteceu na tarde deste domingo (22), nas proximidades do bairro Alda Martins. Não há detalhes das circunstâncias do acidente.

Prefeitura de Serrinha registra aumento no número de suspeitos de coronavírus que chega a 12

A Prefeitura de Serrinha divulgou que monitora dois novos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) neste domingo (22). Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha 12 pacientes, que aguardam a confirmação dos exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – LACEN. 
Os dois novos pacientes suspeitos estão internados em isolamento no Hospital Municipal. Os outros dez estão em isolamento domiciliar. Serrinha é a cidade do território do Sisal que registra maior número de casos suspeitos.

Presos por dívida de pensão alimentícia na Bahia serão liberados por crise de covid-19

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu um habeas corpus coletivo para libertar todos os presos por dívidas no pagamento de pensões alimentícias no Estado da Bahia, neste domingo (22). O pedido foi formulado pela Defensoria Pública do Estado (DPE) e os presos ficarão em prisão domiciliar, até o dia 30 de abril.
"Flagrante a necessidade de adoção de medidas excepcionais, que resguardem a saúde e a sobrevivência da coletividade...a Organização Mundial de Saúde declarou publicamente a gravidade da pandemia, em relação ao Covid-19 e, nesse passo, o Conselho Nacional de Justiça, em sua Recomendação nº 62, de 17/03/2020, estabeleceu em seu art. 6º.: Recomendar aos magistrados com competência cível que considerem colocação em prisão domiciliar das pessoas presas por dívida alimentícia, com vistas à redução dos riscos epidemiológicos e em observância ao contexto local de disseminação do vírus", diz a decisão.

Áudio vazado de Rui dá prazo para clínica entregar lista de atendidos por médico com Covid-19

Um áudio vazado do governador Rui Costa (PT) revelou que um médico com diagnóstico de coronavírus prestou atendimentos nas cidades baianas de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu.
No diálogo, a secretária municipal de uma das cidade diz que a clínica particular onde o médico realizou atendimento não queria ceder os pacientes que ele teve contato. "Ela está colocando vários empecilhos para fornecer", diz ela.

Coronavírus: Prefeitos querem 100% do fundo eleitoral para a saúde dos municípios

Com a pandemia de Coronavírus, os prefeitos baianos devem ter dificuldades financeiras. A União dos Municípios da Bahia (UPB) fez reunião virtual e os gestores decidiram de forma democrática defender que os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundão Eleitoral, e do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário, sejam destinados à saúde dos municípios.
Segundo o presidente da entidade, Eures Ribeiro, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, as prefeituras não dispõem de recurso para conter a proliferação da doença. “Imagina contratar mais médicos, comprar medicamentos, com a queda de receita que teremos nos próximos meses. Adiar ou não as eleições é irrelevante discutir neste momento, o importante é ter medidas de prevenção do coronavírus e de fortalecimento da saúde dos municípios”, explica. 

Justiça manda soltar mais de mil detentos em SC pela pandemia do novo coronavírus

Ao todo, Santa Catarina soltou 1.077 detentos do sistema prisional até o último sábado (21). A medida foi tomada em razão de uma determinação judicial em função da pandemia do novo coronavírus, segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP). O estado decretou situação de emergência no último dia 17 por causa da Covid-19.
A decisão do Poder Judiciário vale para os presos que estão em grupos mais vulneráveis à doença, como idosos e portadores de doenças como diabetes, câncer e HIV, e aqueles internos que já estão perto de progredir para o regime aberto, segundo o G1.

Bahia confirma 55 casos de Covid-19 até este domingo, segundo Sesab

A Bahia registrou seis novos casos de coronavírus até a tarde deste domingo (22). Destes, cinco foram diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e um caso por um laboratório privado da capital baiana. Com estes casos, a Bahia totaliza 55 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local.
Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (33), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (7); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); e Conceição do Jacuípe (1). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato, segundo a Sesab.

Ministério da Saúde apresenta os números de casos do coronavírus de cada estado

O Ministério da Saúde atualizou o registro de casos confirmados da epidemia do coronavírus no Brasil na tarde este domingo (22). De acordo com a pasta, todos os estados do Brasil tem pelo menos uma vítima infectada pelo Covid-19. No total, o país já contabiliza 1.546 pessoas com o vírus, sendo 25 óbitos.
O Ministério da Saúde apresentou os números de casos de cada região. O Norte tem 49 vítimas, sendo 3,2% do total do país. O Nordeste contou 231 casos, 14,9% do total. O Sudeste é o recordista, no momento, com 926, 59,9% do registrado em todo o país. O Centro-Oeste tem 161, 10,4% e o Sul registrou 179, 11,6%.

Colbert diz que novos resultados deram negativo para covid-19 e pede para a população manter isolamento

O prefeito Colbert Martins Filho divulgou um novo vídeo neste fim de semana, no qual comunicou que os novos resultados deste domingo (22), deram negativo para coronavírus.
“Todos os exames que foram coletados não deram positivo, isso significa que nós estamos controlando o vírus, ele não está progredindo, mas esta semana é muito importante, precisamos continuar evitando que o vírus seja transmitido em nossa cidade, por isso o distanciamento entre as pessoas é o mais importante. Eu acredito em você que protege sua família, seu pai, sua mãe, as pessoas idosas, as crianças, sei que vai fazer isso. O mais importante é que a população faça sua parte. Nós estamos fazendo a nossa. Quando este vírus se transmite é extremamente perigoso, mas eu acredito em Feira de Santana e em você. Essa semana que entra é muito importante para a gente evitar a transmissão do coronavírus”, declarou.

Italiano, bispo de Serrinha Dom Ottorino Assolari disse que Covid-19 já matou muitos conhecidos dele

“Já perdi amigos, parentes, vizinhos de casa, conhecido e este numero tem aumentado. Isto representa uma grande dor e estou aqui e não posso fazer nada. Só rezar”
O Calila Notícias sabendo que a Itália atualmente é o País onde existe o maior número de mortos em consequência da Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus, entrou em contato com o bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari que é de origem italiana, para saber o que ele tem de informação acerca dessa pandemia que atinge o mundo inteiro e o religioso mostrou-se bastante preocupado com o grande índice de casos confirmados e o número de mortos dentro de pouco espaço de tempo no seu País.

Missa é celebrada na cidade de Ichu sem fiéis no templo por prevenção ao coronavírus

Pela primeira vez na história uma missa é celebrada na Igreja Matriz da cidade de Ichu sem os fiéis no templo. A medida foi determinada pela diocese e acatada pela paróquia em prevenção ao novo coronavírus.
A celebração do quarto domingo da quaresma aconteceu às 16 horas deste domingo, 22 de março. Apesar da obrigatoriedade do isolamento social por conta do coronavírus os fiéis católicos não ficaram sem ouvir a palavra já que a missa foi transmitida pelo Ichu Notícias, rádio Independente Fm e pelo Facebook da paróquia.

Bahia confirma oito novos casos em 12 horas; total sobe para 49

Oito casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados na Bahia nas últimas 12 horas, sendo diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Todos os casos são importados ou de transmissão local. Com estes casos, a Bahia totaliza 49 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados.
Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (28), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (7); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); e Barreiras (1). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Estão bem os seis pacientes com coronavírus em Feira de Santana

Até o momento seis casos de coronavírus foram confirmados em Feira de Santana. Todos os casos foram confirmados em março, num período de 14 dias. Dois deles foram importados da Itália e Estados Unidos, três foram de transmissão local e o sexto contraiu a doença provavelmente durante uma viagem ao Rio de Janeiro, estado que já tem 119 casos confirmados.
Segundo a médica infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, todos tiveram casos leves e foram tratados em casa, sem necessidade de internação hospitalar. “Sem nenhuma complicação ou risco”, afirmou.

Feira: Homem é assassinado no bairro Mangabeira e três são baleados

Um homem foi assassinado com vários tiros na noite de sábado (21) em Feira de Santana. Segundo a polícia, moradores informaram que ele estava na Rua Itacemirim, no bairro Mangabeira, quando dois homens que estavam em uma motocicleta se aproximaram e dispararam os tiros.
Baleado na cabeça, braços e costas, a vítima morreu no local. O delegado Fabrício Linard e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) efetuaram o levantamento cadavérico às 19h40. A vítima estava sem identificação, mas familiares apresentaram um registro de nascimento em nome de Willian Silva Souza, de 22 anos.

Coronavirus: PM de Ichu usa sirene e megafone para orientar a população ficar em casa, comunidade aprova ação nas redes sociais

A orientação do Ministério da Saúde para a população não sair de casa nas cidades próximas ou onde tem casos suspeitos do novo Coronavirus - COVID-19 não foi obedecida pela população ichuense, principalmente os idosos que neste sábado, 21, participaram normalmente de partidas de dominó em bares da cidade, inclusive foi alertado numa matéria publicada ontem no site Ichu Notícias (Relembre). 
Diante disso a Guarnição da Polícia Militar do 2º pelotão/Ichu pertencente ao 16ºBPM/Serrinha, sob o comando do Cabo PM Santos e Soldados Elmer e Murilo tiveram a brilhante ideia em saírem às ruas do centro da cidade com um megafone orientando a ninguém saírem de suas casas, conforme registro feito por um morador e que logo viralizou nas redes sociais.

Coronavírus: Prefeitura de Conceição do Coité determina fechamento de comércios, inclusive bares

Decreto também prevê proibição de funcionamento de bares
Um decreto publicado neste sábado (21) pela Prefeitura de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, determina o fechamento do comércio varejista e atacadista na cidade, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, frigoríficos, revendas de água mineral e gás de cozinha, postos de combustíveis, instituições bancárias, casas lotéricas e supermercados, entre outros. A medida é válida deste domingo, 22 de março, até o dia 6 de abril. 

Feira: Preocupado, Colbert diz que muita gente será infectada pelo coronavírus e pede para a população manter isolamento social

O Prefeito Colbert Martins divulgou um vídeo, neste sábado (21), conscientizando a população sobre a importância de seguir as recomendações de controle da transmissão do coronavírus. Exibindo um gráfico, ele explicou que caso muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo e precisem de internação, não haverá leitos para receber todos os pacientes na cidade.  
Foto: Reprodução/Mídias Sociais
Preocupado, ele inicia o vídeo justificando as medidas que precisou tomar como fechamento do comércio e suspensão de serviços, e em seguida ele declara que, conforme saem os relatórios, mais claro fica que o número de infectados na cidade pode aumentar. No momento há seis casos confirmados em Feira de Santana, porém, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 66 pacientes estão aguardando resultados de exames do Laboratório Central da Bahia (Lacen).