TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TJBA decide por reabertura da Comarca de Capela do Alto Alegre:

De todas as comarcas dos territórios do Sisal e Jacuípe, a única que o Tribunal reconsiderou o pedido foi Capela do Alto Alegre, em contrapartida, será desativada a comarca da vizinha cidade de Nova Fátima.
Prevaleceu a luta dos seus representantes e o bom censo dos 35 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, que se reuniram nesta quarta-feira,23, para votar o pedido coletivo de reativação das comarcas de 50 municípios baianos. A votação teve inicio as 08h30 e encerrou-se ás 17h.  

De todas as comarcas dos territórios do Sisal e Jacuípe, a única que o Tribunal reconsiderou o pedido foi Capela do Alto Alegre, em contrapartida, será desativada a comarca da vizinha cidade de Nova Fátima, ou seja a proposta inicial era que fosse transferido tudo do Fórum de Capela para Nova Fátima, com a decisão de hoje, o procedimento irá acontecer ao contrário.      

De acordo com o repórter Valdemí de Assis do Calila Noticias que acompanhou a sessão, o prefeito Claudinei Novato e o presidente da Cãmara Arismário Gomes, atualmente contrários nas ideologias políticas local, comemoraram e aumentaram suas esperanças logo no inicio da tarde, quando a desembargadora Telma Brito, deu parecer favorável a manutenção da Comarca de Capela, faltando apenas a votação dos demais desembargadores.  

As comarcas de Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia e Tremedal também serão reativadas.  

Aguarde novas informações.  
Por: Raimundo Mascarenhas / Calila Notícias

Festa Geral da Quixabeira foi adiada por motivos superiores:

A festa geral anual do movimento da quixabeira que estaria acontecendo nesse fim de semana durante os dias 26 e 27 de Novembro foi adiada, ficando para a nova diretoria decidir entre as possíveis datas sugerida por Jorge do Portal em combinação com outros ex diretores do movimento, ficando assim entre os dias 17 e 18 de Dezembro ou no inicio de Janeiro de 2012. Confira na integra o e-mail de jorge do portal para os demais responsaveis pelo movimento:
   
ENCAMINHO PARA OS COMPANHEIROS RESPONSÁVEIS PELOS GRUPOS E MILITANTE DO MOVIMENTO... INFORME AO POVO!

Caros companheiros, segue anexo a ata da eleição da Assembléia de 
eleição da nova diretoria. Desculpe a demora mas quando chego aqui de 
volta de viagem fico atolado de coisas a resolver e portanto faço o que 
posso. Como eu já esperava, a prestação de contas ficou em cima e por 
isso a Petrobras só poderá liberar o recurso para a continuidade dos 
trabalhos da Quixabeira em princípio na primeira semana de dezembro, o 
que torna impossível realizar nossa Festa anual em novembro. Temos as 
seguintes alternativas, no meu entender:
1 - Realizá-la no final de semana 17 e 18 de dezembro, pois nada me 
garante que os recursos chegariam na primeira semana.
2 - Realizá-la no início do ano que vem, e aí, vocês é quem sabem o 
melhor momento.

Fico aguardando uma comunicação de vocês, da nova diretoria. Não tenho 
correio eletrônico de Maria José, vocês passam essa notícia para ela.

Abraço em todos

Bernard

PS. Não botei o nome de Alípio, de Ana e o meu por dificuldades na 
assinatura, o que poderia atrazar o processo de legalização do Movimento 
da Quixabeira.

Fonte: Blog André Nilton Comunicador

Após separação, ex-goleiro Bruno pagará 2 salários mínimos para ex-mulher:


Nesta quarta (23), defensor entrega documentação no fórum. Os dois vão a júri popular pelo desaparecimento e morte de Eliza Samuidio.

O advogado de Dayanne Rodrigues, Francisco Simim, confirmou  a separação da sua cliente do goleiro Bruno Fernandes. A oficialização com as assinaturas dos documentos foi feita na noite desta terça-feira (22), de acordo com Simim. Bruno está preso desde julho de 2010 pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Dayanne responde pelo sequestro da jovem.
Segundo o advogado, o documento será protocolado e distribuído ainda nesta quarta-feira (23), no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. O acordo prevê a divisão do valor do sítio em Esmeraldas, avaliado em R$ 1,2 milhão e que ainda não foi vendido. Além disso, Bruno terá que pagar pensão no valor de um salário mínimo para cada uma das duas filhas do casal.
O advogado do goleiro, Cláudio Dalledone, disse que não recebeu a confirmação da separação. Ele explicou que, segundo a legislação brasileira, na separação de comum acordo, a documentação com assinatura das parte pode ser levada diretamento ao cartório, sem a exigência de um advogado. Ainda segundo Dalledone, ele acompanha o caso do goleiro apenas na esfera criminal.
A assessoria do fórum informou que, até o início da manhã desta quarta-feira (23), não havia recebido o pedido de separação.
Bruno na saída de audiência em outubro 2010/foto Alex Araújo/G1 MG

Caso Eliza Samudio
O goleiro Bruno Fernandes e mais sete réus vão a júri popular no processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Para a polícia, Eliza foi morta em junho de 2010 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o corpo nunca foi encontrado.

Após um relacionamento com o goleiro Bruno, Eliza deu à luz um menino em fevereiro de 2010. Ela alegava que o atleta era o pai da criança. Atualmente, o menino mora com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

O goleiro, o amigo Luiz Henrique Romão – conhecido como Macarrão –, e o primo Sérgio Rosa Sales vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Sérgio responde ao processo em liberdade. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro; Wemerson Marques, amigo do jogador, e Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Já Fernanda Gomes de Castro, outra ex-namorada do jogador, responde por sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Eles foram soltos em dezembro de 2010 e respondem ao processo em liberdade. Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, foi inocentado.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), não há previsão de data para o julgamento do caso Eliza Samudio. As informações são do G1.

Deputado ACM Neto convida imprensa para coletiva na próxima segunda-feira dia 28 de novembro:


O deputado ACM Neto (DEM) convida à imprensa para um café da manhã com coletiva, nesta segunda-feira, dia 28, às 9h, no escritório político em Salvador, localizado na Av. Adhemar de Barros (Ondina), para tratar de eleições municipais na capital e interior. Na ocasião, Neto também lança o projeto “A cidade pede paz”, que consiste numa série de eventos ao longo da próxima semana com desfecho num ato público no Farol da Barra no dia 3 de dezembro, às 9h. 

O projeto tem o apoio da Fundação Liberdade e Cidadania do Democratas, e o presidente estadual do partido, José Carlos Aleluia, já confirmou presença no café com a imprensa. A programação envolve o fórum “A cidade e seu futuro”, que vai discutir a segurança pública no bairro do Paripe, na quinta-feira, dia 1°, além de encontros em universidades e panfletagem em pontos estratégicos em defesa da cultura da paz. 


ASCOM/DEP. ACM NETO para o Ichu Notícias

Ceaco realiza viagem pedagógica ao Centro Histórico de Salvador.

Com o objetivo de apreciar obras artísticas variadas, a fim de valorizar elementos da cultura afro-brasileira e conhecer alguns locais de Salvador relacionados ao período histórico da escravidão/colonização, os estudantes do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira, de Ichu, participaram de uma viagem pedagógica ao Centro Histórico da capital baiana. A viagem, promovida pelas professoras de Artes, ocorreu no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e os estudantes tiveram a oportunidade de visitar locais como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu da Misericórdia e a Catedral Basílica.
A viagem contribuiu para compreender aspectos relacionados à formação da sociedade baiana e, principalmente, reconhecer a presença negra na formação da identidade brasileira/baiana através da produção artística. Com foco para as artes visuais (pintura, escultura e arquitetura), foi possível identificar aspectos próprios ao Barroco, estilo que predominou no período colonial. Sabemos que as atividades extraclasses são fundamentais para o processo de construção de conhecimento, na medida em que torna o aprendizado mais real e dinâmico, favorecendo momentos de interação e de contato mais próximo com a realidade. Vale ressaltar que alguns estudantes ainda não conheciam Salvador, o que tornou a viagem ainda mais significativa e prazerosa. 
Fonte: Blog do CEACO
 

FSA - Polícia Civil prende suspeitos de integrar quadrilha de saidinha bancária:

Um homem apontado como líder da quadrilha é acusado de ter assaltado o Presidente do Fluminense de Feira de Santana, após sair de uma agência do banco Itaú.
Após meses de investigação, policiais civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) desarticularam, na manhã desta quarta-feira (23), uma  quadrilha acusada de praticar saidinha bancária, em Feira de Santana. Oito homens foram presos.    
A operação começou no bairro Tomba quando Emerson Rodrigues da Silva, 24 anos, apontado como líder da quadrilha, foi preso. 
Foto: Ed Santos
Segundo a polícia, ele é acusado de ter assaltado o Presidente do Fluminense de Feira de Santana, Luiz Paolilo Filho, no dia 17 de agosto deste ano. O dirigente do clube disse ao Acorda Cidade, que foi assaltado e baleado na perna minutos após sair de uma agência do banco Itaú portando uma quantia de R$ 4.700, para liquidar uma dívida de contribuições sociais do clube. (Relembre o caso)
  
Os policiais se dirigiram em seguida para os bairros Parque Getúlio Vargas, Feira IX, Ponto Central, Rua Nova, Queimadinha e Campo do Gado Novo para dar continuidade à operação.  
  
Além de Emerson, foram presos: Wedson Salvador dos Santos, 25 anos, morador da 1ª Travessa da rua São Roque, no bairro Parque Getulio Vargas; José Nilton da Mota Silva, 27, residente na rua Edval Ferreira Souza, bairro Feira IX; Anderson dos Santos, 19, morador na rua Evelino Lopes, bairros Ponto Central; Leonardo Santos da Conceição, 21, que mora no bairro Rua Nova; Carlos André Quintino de Oliveira, 29, morador do bairro Queimadinha, Danilo da Costa Silva, 25 , morador da rua Tangara, no bairro Campo do Gado Novo e o adolescente das iniciais A.H.S.S. de 16 anos.  
Em poder dos acusados a polícia apreendeu dois revólveres, calibre 38, uma pistola 380, vários telefones celulares, um veículo corsa, placa JRC- 2278 e uma motocicleta Honda Pop, placa JRA- 5964, além de aproximadamente R$ 3 mil.   
  
A polícia acredita que com a prisão dos acusados vários crimes de saidinha bancária registrados na cidade serão elucidados. “Cerca de 15 saidinhas bancárias foram praticadas por esta quadrilha”, disse um investigador de polícia que não quis se identificado.    

Os acusados foram levados para o Complexo Policial Investigador Bandeira ficando a disposição do delegado, André Ribeiro, titular da DRFR.

 Por: Aldo Matos / Fonte: Acorda Cidade


Mais um capítulo da Novela BA 411 - Ichu a Tanquinho:


A recuperação da BA 411 no trecho de 30 km ligando Ichu a Tanquinho já virou uma novela com centenas de capítulos e sem tempo determinado para o final.
Até o presente momento o Governo do Estado não cumpriu o que garantiu e fica realizando os paliativos que duram poucos meses.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Mais um capítulo da Novela BA 411 - Ichu a Tanquinho
Esta semana o DERBA enviou uma patrol que fará o encascalhamento do trecho pertencente ao município de Ichu com a colaboração da Prefeitura Municipal que fornecerá o material a ser utilizado. A máquina ainda se encontra parada no Auto Posto Ichuense aguardando a chegada do operador.
O município de Candeal já está fazendo o trabalho utilizando a máquina própria e material fornecido pela Prefeitura.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Mais um capítulo da Novela BA 411 - Ichu a Tanquinho
O trabalho se resume ao mesmo procedimento feito em estradas vicinais, colocando cascalho nos trechos esburacados.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Mais um capítulo da Novela BA 411 - Ichu a Tanquinho
No perímetro urbano na sede de Candeal o trabalho já foi concluído e segundo o senhor Andrelino operador da máquina, eles já seguiram até a divisa com Tanquinho.

Por André Luiz / Fonte: Blog AL NOTÍCIAS

Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear conta de luz:

Distribuidoras vão definir um intervalo em que o consumo será mais caro
Um novo sistema de cobrança de tarifa aprovado nesta terça-feira (22) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai permitir aos consumidores economizar na conta de luz ao reduzir o consumo de energia no horário de pico.
Pelo novo sistema, cada distribuidora de energia vai definir um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica será mais caro. Neste horário de pico, a energia custará cinco vezes mais do que no horário de baixo consumo (madrugada) e três vezes mais do que no horário intermediário (restante do dia). Hoje, os consumidores pagam uma tarifa única, independente do horário.
De acordo com o diretor da Aneel Edvaldo Santana, a medida deve entrar em vigor em 2014. O objetivo da mudança, de acordo com ele, é permitir aos consumidores controlar o consumo de energia de modo a reduzir o valor da conta. "Essas mudanças vêm modernizar a estrutura da tarifa de energia e dar um pouco mais de responsabilidade aos consumidores para a redução do consumo”, disse Santana. As informações são do G1.

Contra assaltos - São Paulo proíbe garupa de motos por causas dos assaltos, será que Jequié e outras cidades baiana tomaria esta medida?

A lei é para evitar a quantidade de assaltos cometidos por bandidos em motocicletas.
Os deputados estaduais de São Paulo adotaram uma medida radical para combater os criminosos que usam motocicletas como ferramenta para práticas como a saidinha bancária e o roubo de veículos. Em votação realizada nesta terça-feira (21), a Assembleia paulistana aprovou a proibição de passageiros nas “garupas” das motos nos dias úteis da semana. O texto de autoria do deputado Jooji Hato (PMDB) também obriga o uso de capacetes e coletes com o número da placa da motocicleta afixado na parte de trás, em cor fluorescente, “que o mantenha legível, inclusive à noite”. O descumprimento da lei acarretará multa no valor de R$ 130. Além do aumento da segurança pública, o parlamentar autor da proposta destaca que a medida aumenta “segurança aos motociclistas, visto que os números de acidentes e mortes no trânsito envolvendo motos vêm batendo recordes a cada ano”.

COITÉ - PREFEITO RENATO SOUZA VETA AUMENTO DO SALÁRIO DE PREFEITO, VICE E SECRETÁRIOS:

O prefeito Renato Souza decidiu vetar o aumento de salário do prefeito, do vice-prefeito e os dos secretários municipais. No entanto, o salário dos vereadores foi mantido, já que o prefeito não quis interferir em decisão do Poder legislativo, que é independente.

“Considerando a realidade econômica de nosso município, entendo que o salário de prefeito é suficiente para atender as necessidades e entendo que o vice-prefeito e os secretários também vivem essa mesma realidade.”
disse Renato Souza.

O aumento foi discutido e aprovado na Câmara Municipal de Vereadores este mês e, embora só se aplicaria aos próximos mandatos (2013-2016), provocou reações negativas entre os populares e na imprensa, que questionou a aprovação do reajuste. No entanto, houve uma tentativa de se responsabilizar o prefeito, colocando-o inclusive como o autor do projeto, o que foi desmentido pelo presidente da Câmara de Vereadores José Jailmo (Nego Jai).

“Aumento de salário de prefeito, vice, e secretários é uma prerrogativa da Câmara Municipal e não uma decisão destes. Seria uma incoerência a lei permitir que, enquanto chefe do executivo municipal, o prefeito pudesse encaminhar projeto aumentando seu próprio salário” disse Nego Jai.

Ascom/Val Cesar.

Ministro da Saúde lança programa na Bahia:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Salvador na primeira semana de dezembro para oficializar a implantação do programa SOS Emergências. O Hospital Geral Roberto Santos, que faz em média 35 mil atendimentos ambulatoriais por mês de pacientes da capital e interior, foi contemplado com o programa lançado no início deste mês pelo governo federal, através do ministério. O objetivo do SOS Emergências é qualificar a gestão e o atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde.

Para isso, serão adotadas medidas como o acolhimento e classificação de risco dos pacientes. Logo ao entrar no hospital, o paciente será acolhido por uma equipe que definirá o seu nível de gravidade e o encaminhará ao atendimento específico que necessita. Também será organizada a gestão de leitos, fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos.

Serão tomadas, ainda, medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar. “Estamos preparados e prontos para entrar na arena e tomar o touro à unha, para dar melhor atendimento à população que depende do SUS”, disse o ministro Alexandre Padilha. Ele explicou que o SOS Emergências funcionará articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais em todo o país. Esses serviços englobam serviços como o SAMU 192.

O Hospital Geral Roberto Santos tem gestão estadual e realiza, mensalmente, 1,2 mil internações. Foram 10,3 mil internações de janeiro a agosto de 2011. O Ministério da Saúde repassou em 2011 (até agosto) R$16,8 milhões para custear esses atendimentos hospitalares. A unidade possui quatro habilitações em alta complexidade: cardiovascular, nefrologia, neurologia e trauma-ortopedia. (foto ilustrativa/google)

Ruth Bacelar para o Ichu Notícias

Ribeira do Pombal - Educação recebe milhões e deixa escolas abandonadas:


Dezenas de prédios públicos, onde já funcionaram escolas para as crianças das comunidades rurais, hoje estão completamente abandonados e entregues à ação do tempo e de vândalos.

Os moradores de comunidades como Piqués e Paus Pretos, que abrigam algumas dessas ruínas afirmam não se conformar, com o que chamam de “abandono dos bens públicos”.

Segundo informações não oficiais, obtidas pela reportagem, “os imóveis não estariam sendo utilizados por que a Secretaria de Educação teria juntado os alunos em pólos regionais, nas localidades de maior porte”.

Os prédios abandonos sofrem sucateamento e com os furtos. Vândalos retiram o que podem dos prédios, portas, janelas e telhas. A Prefeitura hoje gasta milhares de reais em imóveis alugados ao invés de investir no que seria mais adequado, construir e zelar o patrimônio público.

Para se ter uma idéia a administração, teria construído, em sete anos de governo, apenas duas unidades escolares, apesar de todo tipo de reivindicações que são feitas pelos moradores que exigem uma solução digna para a situação e da grande quantidade de recursos vindo para o município para a área de educação, mais de 19 milhões em 2011.

Os críticos da administração, principalmente líderes da oposição, afirmam que “há soluções práticas e justas para a situação”, como por exemplo doar para que alguma associação possa aproveitar como sede, ou até mesmo para famílias carentes ajudando a diminuindo o déficit habitacional do município. 

Informações e foto do Folha Pombalense / Extraído do Interior Da Bahia

Riachão - Sindicato Rural discute sobre agricultura familiar e questões da água:


Nesta terça-feira (22), houve uma reunião no Cento de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riachão do Jacuípe, promovida pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

O objetivo foi discutir o plano estadual de assistência técnica (PLATER), observar as entidades que prestam serviços técnicos aos agricultores familiares para definir a quantidade de famílias e comunidades sem que haja o sombreamento, ou seja, duas ou mais entidades atendendo ao mesmo agricultor.

O evento contou com parceiros extremamente capacitados, como o Movimento de Organizações Comunitárias (MOC), APEB, EBDA, Centro de Pintadas, Centro de Quixabeira Grande e a participação efetiva de vários membros representando a Bacia do Jacuípe.

Discussão sobre a água
A água é uma preocupação constante dos moradores na região do semiárido brasileiro. Reconhecendo a importância da preservação das nascentes é que a bacia hidrográfica do Rio Paraguassu participou de um congresso em São Luiz (MA), entre os dias 24 à 29 de outubro passado.

Na oportunidade foi discutida a questão da qualidade de água no Brasil, tão debatidas pelo agronegócio do código florestal. No mesmo Congresso também foi elaborada uma carta de apoio à sua preservação, que será entregue ao Senado Federal para ações emergentes para as regiões ribeirinhas.

Segundo Teodomiro Paulo, do Sindicato de Riachão do Jacuipe, que esteve no evento na condição de membro da Bacia Hidrográfica, “caso o Senado acate a solicitação, o Rio Jacuípe também poderá receber tratamento de despoluição”.

Por Noroel Fernandez / Fonte: Interior Da Bahia

SALVADOR - Em Portão: Três acusados morrem em confronto com a polícia:


Três traficantes morreram durante uma operação no bairro de Portão, que teve início na tarde de terça-feira (22), na localidade conhecida como Pé Preto. 
Segundo a 34ª delegacia, a ação da polícia começou por volta das 16h e teve como objetivo desativar 'bocas de fumo' da região, bem como capturar traficantes da área.
Quando os agentes entraram no bairro foram recebidos a tiros. Durante o tiroteio, três traficantes foram mortos, sendo que entre eles, estava o menor D.A.S, de 17 anos. Os outros dois ainda não foram identificados. A suspeita da polícia é que os três sejam do bando do traficante vulgo 'Chalalau', um dos chefes do tráfico na região.
Briga do tráfico em Portão - O traficante, assaltante e homicida Djavan Santos da Conceição, o “Malhado”, apontado como mentor e participante da chacina ocorrida na localidade de Pé Preto, em Portão, ocorrida no dia 13 de outubro deste ano, foi apresentado no dia 18 de novembro, no edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade, me companhia de quatro comparsas.
Segundo o delegado Cláudio Meireles, titular da 34ª DT, que apresentou os criminosos durante coletiva à imprensa, a chacina em Pé Preto foi motivada pela disputada de pontos de tráfico entre Malhado e Diego Reis da Silva, o “Chalalau”, capturado no início deste mês, por policiais militares da Rondesp.
Policiais da 34ª Delegacia Territorial (Portão) apreenderam com o grupo uma pistola 380 municiada, 2,5 kg de drogas, ferramentas para arrombamentos de caixas eletrônicos, como maçaricos e explosivos, além de dois veículos usados em ações criminosas.
Prisão de Chalalau - Um dos líderes do tráfico de drogas no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, foi preso por policiais da Rondas Especiais da Região Metropolitana (Rondesp RMS), no dia 3 de novembro, no bairro de Itapuã, na capital baiana. 
Diego Reis da Silva, 25 anos, conhecido como Chalalau, estava escondido em uma casa na 2ª travessa Abaeté, na localidade do Alto da Vista Alegre, juntamente com dois adolescentes, de 14 e 17 anos. A polícia apreendeu com Chalalau 72 trouxinhas de maconha, 14 dolões da mesma droga e dez pedrinhas de crack prontas para o consumo.
De acordo com o major Sérgio Freire, comandante da Rondesp RMS, Chalalau foi preso após denuncia anônima. “Recebemos a informações de que ele estaria escondido em Itapuã, e fomos averiguar. Encontramos na casa de um indíviduo conhecido como “Cara de Porco”, e eles não ofereceram resistência”, disse Freire.
Segundo a polícia, Chalalau é o líder do tráfico da localidade do Pé Preto e Vila Nova, e deve responder por tráfico de drogas, cerca de três homícidios, e uma tentativa de homicídio, que foi um garoto de 11 anos, amigo de Ricardo Silva dos Santos, 24 anos, o Babão, que comanda o tráfico de drogas em Boca da Mata e Queira Deus, principal rua do bairro de Portão.
A chacina ocorrida no dia 13 de outubro deste ano, que vitimou quatro moradores de Portão, em uma praça, teria sido por conta da tentativa de homicídio contra a criança amiga de Babão, e por isso, a intenção de Babão era matar Chalalau, de acordo com a polícia.
Chalalau está detido na 34ª Delegacia Territorial (DT), em Portão. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia do Menor Infrator (DAI). A prisão de Babão é o próximo passo da polícia. “Estamos trabalhando para prender o líder do tráfico da “Queira Deus”, o Babão, que é o rival de Chalalau”, finalizou o comandante da Rondesp.

Por: Caroline Gois Fonte: Bocão News

Feira de Santana - Record ganha Trófeu Imprensa Arnold Ferreira da Silva 2011:


Em sessão especial e votação quase que unânime, a TV Record Bahia  - que não para de crescer no estado, ganhou o prêmio Trófeu Imprensa Arnold Ferreira da Silva 2011. Esta homenagem - concedida a grandes veículos de comunicação há mais de 14 anos - pela 1ª vez será entregue à Record, que recentemente instalou uma filiada no município - gerando empregos e levando mais informação e jornalismo à segunda maior cidade da Bahia.
 
O prêmio será entregue no dia 8 de dezembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. A principal concorrente da Record na cidade - a TV Subaé, ficou em segundo lugar na contagem dos votos.

Preso 19 anos por engano, ex-mecânico morre ao saber que seria indenizado:

Marcos Mariano da Silva brigou na justiça por 19 anos e morreu no dia em que ganhou a causa

Preso por engano em 1976, Marcos Mariano passou 19 anos preso


Morreu no Recife, na noite desta terça-feira (22), o ex-mecânico Marcos Mariano da Silva, 63 anos. Ele foi, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), vítima do “maior e mais grave atentado à violação humana já visto na sociedade brasileira”. Preso por engano, Marcos passou 19 anos na cadeia, de onde saiu cego e tuberculoso. Faleceu apenas algumas horas depois de saber que havia ganhado na Justiça – por unanimidade – a causa que movia contra o Governo de Pernambuco. O valor inicial do processo estava avaliado em R$ 2 milhões, mas aproximadamente metade do valor foi pago em 2008. Hoje ele soube que receberia o restante.
“A vitória só não foi mais completa porque ele não chegou a receber o dinheiro. Ele sempre acreditou na justiça que só tornou-se concreta hoje”, afirma o advogado de Marcos, Afonso Bragança. O processo concluído nesta terça – um Agravo de Recurso Especial – dá ganho de causa a Marcos Mariano por danos morais e materiais. O valor definitivo da indenização ainda vai ser calculado. “Com a primeira parte, ele ajudou a família, comprou uma casa. Teve momentos nesses três últimos anos de ter uma vida digna, com condições de ter um mínimo de conforto”, conta o advogado.
O advogado afirma que deu a notícia ao cliente por volta das 15h. Em torno das 16h ele foi tirar o cochilo habitual e não acordou mais. Segundo Bragança, Marcos não estava doente. O corpo ainda está na residência dele, no bairro de Afogados, e ainda será liberado pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). “Já era esperada essa decisão, é a segunda. O estado recorreu de novo e ganhamos de novo”, explica o advogado. Segundo ele, a parcela de hoje vai requerer “outra guerra. O valor ainda vai ser calculado e deve ser revertido para a esposa dele”, afirma.
Entenda o caso
Marcos Mariano da Silva foi preso, em 1976, porque tinha o mesmo nome de um homem que cometeu um homicídio – o verdadeiro culpado só apareceu seis anos depois. Posto em liberdade, passou por um novo pesadelo três anos depois: foi parado por uma blitz, quando dirigia um caminhão, e detido pelo policial que o reconheceu. O juiz que analisou a causa o mandou, sem consultar o prontuário, de volta para a prisão por violação de liberdade condicional.

Nos 13 anos em que passou preso, além da tuberculose e cegueira, Marcos foi abandonado pela primeira mulher. A liberdade definitiva só veio durante um mutirão judiciário. O julgamento em primeiro grau demorou quase seis anos. O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou que o governo deveria pagar R$ 2 milhões. O governo recorreu da decisão, mas se propôs a pagar uma pensão vitalícia de R$ 1.200 ao homem. O caso chegou ao STJ em 2006. As informações são do G1.

ICHU - Começou a instalação das grades ao redor da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Ichu:

Começou nesta terça-feira, dia 22 de Novembro, a instalação das grades ao redor da Igreja Matriz que servirão como proteção para o Templo Sagrado que vinha sendo bastante danificado por vândalos.
São mais de 300 metros de grades que foram adquiridas pela Paróquia após ampla discussão sobre o impacto que causaria ao centro da cidade.
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Ichu: Começou a instalação das grades ao redor da Igreja Matriz
Segundo o administrador paroquial Pe. José Jairo, muitas pessoas perderam o respeito com o "Sagrado" e por este motivo foi tomada esta decisão.
Você pode colaborar com esta obra fazendo a sua doação através de depósito na Conta Corrente - 150452, Agência 0225 em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Ichu - BA - Banco ASCOOB ou até mesmo se dirigindo a Casa Paroquial.
Fonte: Repórter André Luiz. Blog AL Notícias.

Feira de Santana - Carceragem do Complexo Policial é desocupada:


Enfim, na tarde de hoje (22), 30 presos que se encontravam na carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira foram transferidos para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

A REBELIÃO

Um policial civil e um preso saíram gravemente feridos durante a rebelião, que estourou na manhã do dia 23 de setembro deste ano, por volta de 9h30, na Carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira. O investigador Novais, que é chefe de custodia, entrou na carceragem, como de costume, para fazer a contagem dos detentos. Nesse momento, um grupo de presos que estavam armados com chuços, os surpreenderam e dominaram, com o intuito de conduzi-lo até o portão que dá acesso ao pátio do Complexo para, em seguida, fugir. Nesse momento, um investigador que trabalha na Polícia Civil do município de Irecê, Regivaldo, conhecido como Chocolate, passava pela carceragem e ouviu o chamado de Novais, pedindo socorro.

Feira de Santana - Dois jovens dos Capuchinhos mortos a tiros:


Marcos do Socorro Silva (foto), 30 anos, que residia na 2ª Travessa da rua Rio Itapicurú, casa 16 no bairro dos Capuchinhos foi baleado no domingo a noite (20) na praça do George Américo veio a óbito na emergência do Hospital Geral Cleriston Andrade ( HGCA) na noite desta terça-feira (22).

Segundo parentes, a vítima se envolveu em uma confusão por causa de uma rixa antiga quando foi atingido com vários tiros por homens desconhecidos.

OUTRO CRIME

Durante a madrugada desta quarta-feira (23) Herbert Cerqueira do Sacramento (foto), 26 anos, que residia na avenida Santo Antonio, 112 F no bairro dos Capuchinhos foi morto com vários tiros que atingiram o rosto, braços e tórax. O crime aconteceu nos fundos da residência .

Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para serem necropsiados.

A Polícia Civil de Feira contabilizou 31 assassinatos no mês de novembro e 334 no ano de 2011, sendo que 43 das vítimas eram menores de idade.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Feira de Santana - Adolescente baleado morre em hospital:

Morreu na noite desta quarta-feira (22) na emergência do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) o adolescente Lucas Costa de Oliveira, 14 anos, que morava no Caminho 06, casa 91, no conjunto Feira V, em Feira de Santana.
O menor foi baleado na cabeça e tórax, e não resistiu. Ele estava na companhia do amigo Danilo Silva Reis, que foi atingido no braço e também foi socorrido para a unidade de saúde.
A polícia investiga se o assassinato tem motivação passional, já que familiares contaram a policiais que tudo foi iniciado por causa de uma jovem namorada de um homem identificado como Eugênio, acusado de ter deflagrado os tiros.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares.

Feira de Santana - Jovem é morto no George Américo após ter casa invadida:


Roniery Pereira Santana, 17 anos, que morava na rua Bartolomeu de Gusmão, 2.564 no bairro George Américo teve a casa invadida por desconhecidos e foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (22).

Segundo a ocorrência policial, o primo Gilberto Pereira, 25, que dormia na mesma casa foi baleado com três tiros na cabeça e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Três crianças morreram afogadas na região de Feira de Santana:

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana registrou na tarde desta terça-feira (22) três afogamentos envolvendo crianças que tiveram os corpos encaminhados para o necrotério.

PEDRA FERRADA
William Sales Vieira, 10 anos que residia na rua Vênus no bairro da Pedra Ferrada teve o corpo encontrado no tanque de Moura , próximo da residência .

Segundo a perícia técnica, foram notadas lesões no órgão genital e no olho da vítima que teve o corpo encaminhado para o necrotério para ser periciado.

DISTRITO DE IPUAÇU
Eloá Costa dos Santos, 1 ano de idade que residia no distrito de Governador João Durval Carneiro, ( Ipuaçu) na fazenda Riachão teve o corpo retirado de uma lagoa próximo da residência .

IRARÁ
Na mesma tarde (22), a adolescente Nadjany Sena Gomes, 13 anos que residia na fazenda Mocó na fazenda Saco do Capim no município de Irará também morreu afogada.

O corpo foi encontrado por populares na lagoa conhecida com Fantinha, e posteriormente foi encaminhado para o necrotério para ser periciado pelos médicos legistas .

Blog Central de Polícia, com informações de Virgílio Porto

Violência:Aluno ameaça colega com punhal dentro de escola em Feira de Santana:

Dois jovens foram presos após uma discussão dentro de uma escola da zona rural de Feira de Segundo informações do comandante Marcos Vinícius, da Guarda Municipal da cidade, Flávio paquerou a namorada do colega, que não gostou da atitude, e os dois iniciaram uma discussão.

A diretora da Escola Núcleo Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, no distrito de Tiquaruçu, acionou os guardas municipais e a situação foi controlada. Antes dos guardas chegarem, no entanto, eles foram surpreendidos por um grupo armado.
A dona de casa Railda dos Santos Lima, mãe de Mauricio, emocionada na delegacia, afirmou para reportagem que por pouco não viu o filho e o sobrinho mortos. “Estava em casa, quando meu outro filho de 14 anos, chegou chorando, informando que três homens e Flavio queriam matar Mauricio, ai fiquei doida e desesperada, sair correndo para escola, quando cheguei, realmente eles estavam querendo invadir a escola pra matar meu filho e meu sobrinho, mas a polícia (Guarda Municipal) chegou e eles correram, mesmo assim deflagraram tiros contra os guardas”.
“Havia seis homens armados na área externa. Fomos recebidos a balas e reagimos”, diz o comandante. Todo o grupo conseguiu fugir, mas dois jovens envolvidos na briga em classe foram presos - além de Flávio, também foi preso Maurício dos Santos Lima, 18, irmão do colega ameaçado e que também se envolveu na confusão. “Ia acontecer uma chacina se não chegássemos. Os amigos de Flávio já estavam no lado de fora, um deles estava em uma moto preparado para dar fuga depois dele matar o colega”.

Segundo a polícia, o grupo armado do lado de fora da escola era formado por amigos de Flávio, que negou conhecer os rapazes. Eles estaria esperando para ajudar Flávio a fugir.
Com a situação controlada, os guardas fizeram uma operação na escola e um aluno de 11 anos foi surpreendido com uma faca. De acordo com o comandante, ele disse que estava se defendendo de um colega que o estava ameaçando. A mãe de um dos alunos foi até a delegacia e depois da situação ser registrada em boletim de ocorrência o garoto foi liberado.

Blog Central de Polícia , com informações de Denivaldo Costa