TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ichu: Conselheiros Tutelares serão empossados no próximo domingo

No próximo domingo, 10, às 17, no Centro Cultural em Ichu, acontecerá a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares, cumprindo ao que determina o item 5.15 que trata do processo de escolha para Conselheiros Tutelares da Eleição Unificada realizada no dia 04 de Outubro de 2015, conforme a Resolução nº01/2015 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
IMG_8227
Serão empossados Vaneiza e Antonio de Estelita que estão retornando à função, Marcelo e Polyana que conseguiram se reeleger e Geisiane assume pela primeira vez o cargo de Conselheira Tutelar. Como suplentes estão Adelma, Camila, Aldeon Michael, Ângela e Adailza.

Volta a chover em Ichu e região e com isso aumenta volume d’água nas represas e eleva nível de rios

Rio Tocós na fazenda Poços Dantas
Para alegria dos sertanejos, mais uma vez voltou a chover no município de Ichu e em toda região sisaleira e parte da bacia do Jacuípe conforme informações colhidas nesta manhã de terça-feira (06) pela redação do Ichu Notícias através de ligações e até mesmo pelo aplicativo de Whatsapp. Em Ichu, por exemplo, começou a chover por volta de 00h20min e se estendeu até às 06h30min de hoje dia 06/01/2016 acumulando 42 mm em nosso pluviômetro no bairro Cortiço. Vale destacar que agora, muitas daquelas represas pequenas do município já estão cheias e aquelas maiores estão faltando um pouco para sangrar, como se diz na linguagem popular.

URGENTE: Nível do Rio Jacuípe sobe e água começa invadir casas

Depois das fortes chuvas que caem desde segunda-feira (4) na região da Bacia do Jacuípe e também na nascente do Rio Jacuípe, na região de Morro do Chapéu, o nível do rio começa a subir. Nesta quarta-feira (6) as águas subiram subitamente pela manhã deixando moradores em alerta, mas em algumas casas às margens do rio no Bairro Alto do Cemitério a água já expulsou moradores. Existem relatos que no Bairro Alto do Cruzeiro também já tem casas alagadas. A previsão é de mais chuvas para a região até sexta-feira.

Eleição municipal terá campanha mais curta e novas regras


 
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e  vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês.

As principais mudanças nas eleições de 2016 com relação às de 2014 foram determinadas pelo projeto de reforma política aprovado no Congresso em 2015 e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado.

Ichu: Publicada a Lei que Dispõe sobre a reserva de vagas para afro-descendentes e pessoas com deficiência em concursos públicos


 
De autoria da vereadora Geovana, foi publicada no Diário Oficial do Município de Ichu, no último dia 04 de Janeiro, a Lei nº 38 de 30 de Dezembro de 2015 que dispõe sobre a reserva de vagas para afro-descendentes e pessoas com deficiência em concursos públicos para o provimento de cargos efetivos da administração direta e indireta do município de Ichu e dá outras providências.

De acordo com o Artigo 1º da referida Lei ficam reservadas das vagas oferecidas nos concursos públicos, efetuados pelo Poder Público Municipal para provimento de cargos efetivos, para os afro-descendentes 30% (trinta por cento) e para pessoas com deficiência 5% (cinco por centro) das vagas oferecidas nos referidos concursos.