TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FSA - Acusado de matar segurança no Tomba é executado na Pedra do Descanso:

Carlos César Pereira Gomes, 21 anos, que residia na localidade conhecida como “Cidade de Deus”, no bairro Aviário, foi assassinado com vários tiros de pistola, por volta das 17h desta segunda-feira (28), na avenida Rio de Janeiro, no bairro Pedra do Descanso.
Policiais militares e investigadores da Polícia Civil que compareceram ao local do crime, afirmaram que Carlos César era suspeito de matar o segurança Joildo Assunção dos Santos, 41 anos, executado com vários tiros de pistola, na rua Arizona, na rótula do colégio Ana Brandoa, no bairro do Tomba, também na tarde desta segunda-feira.

Segundo informações de testemunhas, a vítima caminhava pela avenida, quando foi surpreendida por três homens que estavam a bordo de um veículo de cor branca e demais dados ignorados. O carona, sem descer do veículo, deflagrou dois tiros acertando no tórax e na cabeça do jovem. Depois, pararam o veículo e efetuaram mais três tiros nas costas. Na cintura de Carlos César, os policiais encontraram um revólver calibre 38 niquelado, que pode ter sido usado na morte do segurança.

O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.

Blog Central de Policia, com informações de Virgilio Porto com fotos do Policia é Viola.

Coité - Prefeito Renato Souza entrega escola no povoado de Goiabeira e assina varias obras:

O Governo de União e Participação continua investido na área de educação, depois da entrega das novas escolas das comunidades de: Bandiaçu e Açude Itarandir, desta vez foi a da comunidade de Goiabeira (Vila Carneiro), a Escola José Lopes de Araújo, foi reformada e ampliada, a entrega aconteceu neste domingo (28), estavam presentes no evento: vereadores, secretários municipais, lideres comunitários, prefeito Renato Souza, vice Deraldo Ramos, moradores da comunidade local e região.

O ato da entrega aconteceu no pátio da escola que ficou lotado, onde centenas de pessoas estavam presentes, a exemplo das crianças que vão estudar na nova escola, diretores, professores e pais. Esta escola foi inaugurada em 1981, devido o crescimento do povoado havia necessidade dessa reforma e ampliação, a escola conta atualmente com seis salas de aula, quatro banheiros, centro de informática, cozinha com refeitório, nova secretaria e um grande pátio.

No momento da solenidade, alguns professores se emocionaram. “Eu me sinto muito feliz, que realmente foi uma conquista da nossa equipe, agente já vinha solicitando, graças a secretaria de educação Genilda Mota e o prefeito Renato Souza o sonho foi realizado e, de poder proporcionar um ambiente melhor para os alunos, professores e diretores.” Destacou Geisa do Carmo diretora.

O prefeito Renato Souza foi homenageado pelo os alunos e professores através de mensagens. Segundo a secretaria de educação e cultura a Genilda Ramos, foi uma tarde de muita emoção, “Nós da secretaria de educação, orgulhosos com essa equipe da Escola José Lopes de Araújo, pelo o empenho e dedicação com a educação da comunidade.” Disse a secretaria.

Para o vice Deraldo Ramos, o governo municipal continua investindo na educação, “Essa é mais importe obra do nosso governo, essa é uma forma de incentivar a educação, a comunidade merece em receber esse beneficio, é parceira e amiga do nosso governo.” Destacou Ramos.

Segundo o prefeito Renato Souza, a entrega dessa escola foi marcante para o governo, pois já entregou as escolas de: Bandiaçu e Açude Itarandir. “Agora chegou a vez de Goiabeira (Vila Carneiro), a escola foi reformada e ampliada, uma reivindicação da comunidade, pois já tinha 30 anos de construída e, necessitava da reforma, também assinei a ordem de serviço para a construção da quadra esportiva e o posto de saúde vai ser reformado e ampliado com o gabinete odontológico.” Lembrou Souza.

ASCOM/Por: Val César

Feira de Santana - Segurança é assassinado a tiros no bairro Tomba:

Em uma segunda-feira violenta em Feira de Santana, a Polícia Civil registrou mais um homicídio. O vigilante Joildo Assunção dos Santos (foto), de 41 anos, que residia na rua Força e Luz, no bairro do Eucaliptos foi morto com quatro tiros no bairro Tomba. O crime aconteceu por volta das 15h45, ao lado da Panificadora Ebenézer, localizada na Avenida João Durval, em frente à rotatória do colégio Ana Brandoa, na rua na rua Arizona.
Joildo trabalhava na panificadora, prestando serviços de segurança e foi morto quando retirava mercadorias do veículo dele para o estabelecimento comercial. O vigilante caiu ao lodo da porta direita do carro Fiat Bravo.
O irmão da vítima, Sandro Assunção dos Santos, disse que ter recebido informações de populares de que o crime foi praticado por um ex-presidiário que estava a pé e fugiu. O acusado teria deixado o Conjunto Penal de Feira de Santana há cerca de três meses.

A morte de Joildo provocou engarrafamento na Avenida João Durval e nas ruas que dão acesso ao bairro Tomba. No local, era grande a concentração de curiosos e policiais civis e militares. O crime será investigado pela 1ª delegacia, que realizou o levantamento cadavérico.
As informações e as fotos são do repórter Kleiton Costa (De Olho na Cidade).
Extraído do blog Central de Polícia

Neto quer novamente incluir segurança na pauta das eleições:

O deputado ACM Neto (DEM) lançou hoje (28), em coletiva à imprensa de Salvador, o projeto “A cidade pede paz”, que tem como objetivo levantar propostas que serão apresentadas nas eleições de 2012 na área da segurança pública. “Como em 2008, queremos colocar novamente na pauta das eleições municipais a questão da segurança pública, só que agora com mais antecedência. Acreditamos que a prefeitura também tem que fazer a sua parte para ajudar principalmente na prevenção, mas também na repressão ao crime”, disse o parlamentar.

O projeto, que termina na manhã do próximo sábado, dia 3, com um grande ato em favor da paz no Farol da Barra, consiste na realização de fóruns em universidades e bairros da capital, além de panfletagem em pontos estratégicos da cidade. Hoje à noite, o primeiro evento: um fórum no campus da Ucsal da Federação, a partir das 19h, com a presença do ex-secretário de Segurança do Espírito Santo, Rodney Miranda, que trabalhou duro para reduzir a criminalidade naquele estado na gestão de Paulo Hartung.
ACM Neto afirmou que uma das heranças deixadas pelo governador Jaques Wagner será o aumento da criminalidade em Salvador e toda a Bahia. Ele afirmou ainda que a prefeitura poderia ter feito muito mais para ajudar o estado na área da segurança. “Em 2008, apresentei propostas como o Observatório da Violência e a implantação de câmeras nos bairros, além do fortalecimento da guarda municipal. Muito pouco foi adotado”.
Eleições - Durante a coletiva de lançamento do projeto “A cidade pede paz”, realizada hoje (28), no escritório político de Salvador, ACM Neto também foi questionado sobre sucessão municipal. “Apostaria todas as minhas fichas na unidade da oposição já no primeiro turno”, disse, alertando que está em sintonia com os demais partidos, como PSDB, PMDB, PR, PTN, PPS, PRP, PSC e PRB. “Acho que depois do Carnaval, lá no final de fevereiro e começo de março, nós possamos definir o nome que irá disputar a prefeitura de Salvador”, sinalizou.

Diante de uma platéia formada por jornalistas, políticos e pré-candidatos de vários partidos, Neto afirmou que não adianta definir o nome agora, já que a população ainda não está voltada para as eleições do ano que vem. Ele revelou ainda que as pesquisas não serão o único critério para a escolha do candidato. “Estou a vontade para falar isso, já que estou liderando todas as pesquisas até aqui”, frisou. Entre os outros critérios, as eleições de 2014 também estarão na mesa de negociação. “É preciso definir o papel de cada um nas duas próximas eleições majoritárias, sem imposições de nomes ou projetos pessoais”.
O deputado lembrou que a oposição está avançando na união em várias cidades do interior, a exemplo de Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana. “Mas não teremos êxito se não conseguirmos a união também em Salvador, o que acredito que acontecerá já no primeiro turno, algo fundamental. Se depender só do Democratas, essa aliança vai acontecer”.
Estiveram presentes na coletiva, além de jornalistas de praticamente todos os veículos de comunicação de Salvador, os deputados estaduais Paulo Azi (DEM), Elmar Nascimento (PR), Sandro Régis (PR), Augusto Castro (PSDB) e Luizinho Sobral (PTN).

Por Alexandre Reis / ASCOM Deputado ACM NETO

Mancini condenado por estupro na Itália:

O meia Mancini, do Atlético-MG, foi condenado a dois anos e oito meses de prisão pela justiça italiana por agressão sexual (estupro) e lesão corporal contra uma jovem na madrugada do dia 9 de dezembro de 2010, em Milão. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport.

O crime teria sido cometido após o jogador conhecer a garota em uma festa organizada pelo meia Ronaldinho Gaúcho, que atuava no Milan. Na época, Mancini era jogador da Inter de Milão. Segundo a Gazzetta, a garota teria bebido e passado mal, e Mancini ofereceu uma carona até a casa dela. Lá, a mulher desmaiou e Mancini a teria violentado. Um amigo do jogador, Eugenio Nascimento, foi condenado a dez meses de prisão como cúmplice do caso.

Mancini foi contratado pelo Atlético-MG no início deste ano e vem acompanhando o processo na justiça italiana de longe. No último domingo, o jogador participou da goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

(Por: Veja / Com agência Gazeta Press)

SERRINHA - Homem é encontrado morto a facadas na zona rural de Serrinha:

Na manhã desta segunda-feira (28) por volta das 09h00min, um jovem foi encontrado morto dentro de uma residência na zona rural do município de Serrinha.

Antônio Carlos Leal de Jesus de 22 anos, mais conhecido por “Teco”, foi golpeado com várias facadas no abdômen, axila, braço e nas costas por um elemento ainda desconhecido pela polícia, a residência estava toda revirada e com várias marcas de sangue, possivelmente a vítima entrou em luta corporal com o assassino.

O fato aconteceu na localidade conhecida como Sítio Baixa D’água, numa estrada vicinal ao povoado do Alto da Bandeira.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica em Feira de Santana.


Fotos/Reportagem: Jota Neto

Feira de Santana - Policial reage a assalto e mata assaltante na Brasília:

No final da manhã desta segunda-feira(28) foi realizado o levantamento cadavérico de um jovem aparentando 17 anos, cor parda, estatura mediana, que trajava bermuda azul, camisa preta. A vítima foi morta a tiros após tentar assaltar um policial rodoviário aposentado que teria reagido ao assalto.

Segundo o policial, o outro conseguiu fugir após perceber que amigo foi baleado. O fato ocorreu na rua Mato Grosso no bairro da Brasília .

O corpo foi encaminhado para Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana para ser necropsiado.

Blog Central de Polícia, com informações de Framario Mendes

Feira de Santana - Mototaxista clandestino é morto a tiros:


Júlio Oliveira Mota, conhecido como “Juninho ‘’, 21 anos, que morava na rua Gonçalves Alves 1.379 no bairro do Campo Limpo foi assassinado na manhã desta segunda-feira(28) no conjunto Moradas das Arvores em Feira de Santana.

Segundo os policiais militares, o mototaxista clandestino estava aguardando a passageira uma jovem que estava fazendo uma tatuagem, próximo a praça. A vítima foi surpreendida por homens em uma motocicleta que efetuaram os disparos matando Júlio na hora.

Blog Central de Policia, com informações de Framário Mendes

Tanquinho e Antônio Cardoso cultivam a tradição das cavalgadas:

Cavalgada de Tanquinho é uma tradição que atrai o povo

Afirmar quando e onde surgiu o hábito de passeios de grupos a cavalo é difícil, mas localizá-los na atualidade não é.

As denominadas cavalgadas são cultivada nos mais diversos lugares do mundo e Tanquinho e Antônio Cardoso, na Bahia, não ficam de fora.

Neste domingo (27), os municípios realizaram, respectivamente, a 3ª Cavalgada Fazenda Alto Bonito e a 3ª Cavalgada da Fazenda Travessão. Em Antônio Cardoso a diversão foi prolongada com show das bandas Asas Livres, Paixão Vaqueirama e os cantores Márcio Alves e Joilson Santos. 

Para o deputado estadual Carlos Geilson (PTN), que participou dos dois eventos, a realização de cavalgadas valoriza o lazer e a confraternização.

“São momentos em que as pessoas se divertem, brincam e firmam amizades. As cavalgadas devem ser valorizadas, por contribuíre para uma vida mais saudável”, afirmou.

SALVADOR - Acusados de participar de quadrilha são presos:

Rodrigo da Silva Lisboa
Agentes da 7ª Delegacia Territorial (DT), no Rio Vermelho, prenderam na manhã desta segunda-feira (28) dois homens que são acusados de participar de uma quadrilha que roubava motos e receptava as peças nos bairros da Federação e Garcia, em Salvador.
Roberto Carlos, e Rodrigo da Silva Lisboa foram detidos e encaminhados para a delegacia, após denúncias de que os dois tinham envolvimento em receptação e desmanche dos veículos. Segundo os agentes que participaram da operação, Roberto Carlos – que é mecânico – desmanchava as motos roubadas e passava as peças para Rodrigo que vendia para terceiros.
Roberto Carlos
Na delegacia os suspeitos negaram as acusações, mas segundo os agentes a moto que pertence a Rodrigo foi montada com as peças de outra moto que foi roubada no bairro da Federação. “É possível perceber que as peças que estão na moto dele não são originais do veículo”, disse um investigador.
Ainda segundo o investigador a dupla faz parte de uma quadrilha especializada em roubo, desmanche e venda de peças de motocicletas. “Estamos realizando buscas na região da Federação e Garcia para tentar prende mais três. Estes são os que roubam os veículos”, finalizou.
Foto: Paulo  Macedo // Bocão News

Salgadália – Muita festa na implantação da agência ASCOOB/Sisal.

Com o auditório da ADECOSAL lotado, foi realizado na noite de sábado (26), o ato de inauguração da agência ASCOOB/Sisal, no Distrito de Salgadália, situada a 17 km da cidade de Conceição do Coité. Estiveram presente ao evento representantes das ASCOOB/Cooperar, Itapicuru, Costa do Dendê, Paraguaçu, Associações e Central.
Para o presidente da ASCOOB/Sisal, Antônio Cláudio Santiago, a nova agência nasce com o objetivo de crescer em parceria como o comercio local e com a agricultura familiar. Ele falou em seu pronunciamento toda história, desde a aprovação para implantar o sistema até a inauguração da agência. “A promessa foi cumprida e vejo que o povo está satisfeito”, afirmou o presidente. Com a inauguração da ASCOOB/Sisal, Salgadália passa a ser a primeira comunidade no Território do Sisal, que não é sede de município, a implantar uma instituição financeira na linha de Cooperativa de Crédito com afinidades aos projetos dos agricultores familiares e empreendedores. “A ASCOOB é uma Cooperativa de Crédito com ações voltadas para o setor rural e também com forte ênfase para a área do empreendedorismo”, ressaltou o presidente.
O presidente da ASCOOB/Central, Robson Sena, destacou a caminhada com a realização de diversas reuniões onde foram discutidas com os ADECOSAL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité, Câmara Municipal de Vereadores, Associações Comunitárias, UNICAFES/Bahia e tantos outros, para implantar a agência. “Esta agência tem a finalidade de inclusão dos pequenos agricultores e pretendemos dentro de um programa de extensão, atingir todo território do sisal”, afirmou Sena.
A força do movimento na região foi constatada ainda na cidade de Conceição do Coité, quando representantes do sistema se concentraram na Avenida Getúlio Vargas, em frente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura Familiar e em carreata saíram pelas principais ruas da cidade e seguiram pela Avenida Antônio Calixto até o cruzamento da BA 120, onde mais carros e um grande número de pessoas aguardavam para integrar a comitiva, formando uma fileira de carros de aproximadamente 02 km. O presidente da CDL de Conceição do Coité, Kleuber Cedraz, lembrou que foram muitos anos de espera para implantação da agência, dai justificava toda aquela festa.
Sem a presença de representantes da base política majoritária no município, compareceram apenas os vereadores Danilo Ramos e Edvaldo Evangelista, da bancada de oposição. Os dois, filiados ao PT, destacaram a importância do ato e segundo o vereador Danilo, a agência chega numa boa hora. Edvaldo Evangelista contou que há mais de 11 anos que esta luta vem sendo travada e aquele era um momento importante, pois o sonho tornava realidade e a ASCOOB contribuía para o desenvolvimento de uma comunidade que tem mais um sonho, ser independente e conseguir sua emancipação.
Para Urbano de Carvalho, Salgadália com a agência da ASCOOB, passa a ter status de cidade e sua principal cultura agrícola, que movimenta a economia das comunidades rurais, vai receber um incentivo a mais. O presidente da ASCOOB/Associação, José Paulo Crisóstomo disse ao CN que a abertura da cooperativa de crédito em Salgadália é muito gratificante e a tendência é se expandir para outros municípios, fechando 100% da região do sisal, conforme garantiu Robson Sena, presidente da ASCOOB/Central. “Isso demonstra a credibilidade e a força do cooperativismo de crédito na Bahia, assim como a sensibilidade e a mudança da mentalidade das autoridades, visando o cooperativismo como instrumento do desenvolvimento”, concluiu.
Terminado o ato no auditório da ADECOSAL, o público seguiu caminhando até a Praça do Comércio, onde estar instalada a agência. Sob aplauso da multidão, a faixa foi descerrada pelo presidente da ASCOOB/Sisal, Antônio Cláudio e Eduardo Bahia, presidente da ASCOOB/Costa do Dendê.  Ao CN, Antônio Cláudio falou da felicidade do cumprimento da missão, apresentou os funcionários Marla Epifânio, Vanderlei Santos e Jussiele Gomes e disse que a agência irá funcionar das 09h30 ás 14h e terá missão, voltada para a inclusão financeira, que ao longo dos anos vem sendo reconhecida nacionalmente pelos seus feitos, de contribuição para o desenvolvimento sustentável na Região do Sisal.

No ano de 2010 a ASCOOB foi reconhecida nacionalmente como uma das Cooperativas que contribui para as Boas Práticas de Inclusão Financeira, através da participação efetiva, apresentando essas ações no II Fórum Nacional de Inclusão Financeira, realizado na oportunidade pelo Banco Central do Brasil e SEBRAE NACIONAL.
Recentemente a ASCOOB/SISAL foi convidada pelo SEBRAE NACIONAL para participar do I Fórum – Projeto de Fomento de Boas Praticas em Cooperativas de Crédito de MPE, que ocorrerá em Brasília no dia 08 de dezembro de 2011. Todos estes acontecimentos são resultados de um direcionamento estratégico que nos últimos 05 anos vêm se dando de forma pragmática, consolidando políticas estruturantes que possibilitam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do acesso ao crédito solidário, produtivo e orientado. Nesse sentido foi criada há pouco mais de 04 anos a área de micro-finanças, onde aparece de forma muito sistemática figura do Agente de Micro crédito, (que hoje são três) responsável pelo acompanhamento e orientação financeira aos empreendedores, com carteira total de aproximadamente R$ 2,5 milhões; Também cabe um destaque para a área de Crédito Rural, onde atualmente a Cooperativa já liberou mais de R$ 1,5 milhões em operações de PRONAF, através da parceria junto ao Banco do Brasil.
Para se tornar associado à pessoa precisa depositar apenas R$ 30, ficando evidente que o valor total das cotas está diretamente relacionado ao processo de inclusão financeira, na sua área de atuação. No final, foi realizada uma festa de confraternização no salão de eventos da ADECOSAL.








Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas Fonte - Calila Noticias

Feira de Santana - DPT: Acidente e afogamento:


ACIDENTE
No sábado (26)foi encaminhado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) o corpo de Domingos da Hora, que morava no município de Ipirá. O jovem morreu em acidente envolvendo uma motocicleta na BA 052 na estrada do Feijão no KM 86.

AFOGAMENTO
Neste domingo (27), a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico de Josevaldo de Jesus, demais dados ignorados. O homem foi encontrado morto vítima de afogamento as margens do Rio Jacuípe em Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa

Feira de Santana - Ocorrências do Hospital Geral Clériston Andrade:


TENTATIVAS DE ASSALTO
José Antonio Timóteo da Silva, 22 anos, morador da rua F, casa 34, bairro George Américo foi atingido com um tiro no braço disparado por dois elementos que fugiram em uma motocicleta.

Segundo informações de José, chegando ao condomínio recanto dos pássaros os desconhecidos trocaram tiros com outros homens que tomaram a moto da vítima de assalto no sábado (26).

Gilfranklin dos Santos Borges, 33 anos, morador do bairro Novo Horizonte na rua Tanque do Moura foi atingido com três tiros na perna direita e virilha . Segundo a vítima o acusado da tentativa de morte é um homem conhecido como Anderson que teia invadida a residência e efetuado os disparos .

Joilson Nascimento de Jesus, 22 anos, residente na rua Tomé de Souza, Calumbi foi atingido com golpes de garrafas que atingiu o braço direito . O fato ocorrido em tentativa de assalto na praça da bandeira no centro comercial de Feira de Santana.

DISPARO
Marcelo Lima Rodrigues, 15 anos, morador do conjunto Fraternidade foi vítima de um tiro de espingarda que atingiu a mão esquerda na hora que o menor estava manuseando a arma na lagoa do areal no loteamento Ouro Verde neste domingo (27).

TENTATIVAS DE HOMICÍDIO
Um homem aparentando 23 anos, cor parda, demais dados ignorados trajando uma bermuda preta da marca ciclone e camisa verde foi baleada na testa. O local onde ocorreu o fato não foi citado na ocorrência policial.

Humberto Carlos Lira da Silva, 26 anos, morador da rua da Paz no bairro do Aviário foi baleado na mão . O fato ocorreu nas proximidades do parque de exposição João Martins da Silva.

ESPANCAMENTOS
As irmãs L. S. L. 14 anos, e R.S, 16, moradoras do bairro da Mangabeira foram espancadas por dois homens, conhecidos como “Japigá e Lula.” O fato ocorrido na estrada de chão do mesmo bairro. Os motivos da agressão não foram revelados.

Paulo Ricardo da Silva, 36 anos, morador da rua Natal no bairro da Rua Nova foi espancado na avenida de canal . O acusado da agressão, um homem não identificado não foi revelado na ocorrência hospitalar.

Marineide Menezes dos Santos, 36 anos, morador da fazenda Pojuca no município de Santa Barbara foi atingida com golpe de facão que atingiu a axila. O companheiro da vítima de pré-nome Milton, foi citado como agressor, mas o motivo da agressão não foi informado.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares

JAGUAQUARA - Uma manifestação nesta segunda-feira vai pedir o afastamento do prefeito Aldemir Moreira:

Foto: Portal Ibicuínanet.com.br
Um protesto contra a corrupção na administração municipal de Jaguaquara, exigindo total esclarecimento das denúncias e também pelo afastamento imediato do prefeito Aldemir Moreira (PMDB) e do Vereador DR Hélio Boa Sorte (PP) Será realizado na manhã do dia 28 de novembro (Segunda feira) no centro da cidade, com aproximadamente 400 participantes.


O protesto tem início com um ato no Bairro das Malvinas, uma passeata pelas ruas centrais e encerrando com nova manifestação, em frente à câmara de vereadores às 20:30 horas. A organização será do “Movimento Fora Ademir e DR Hélio”, formado pela sociedade civil, grupos estudantis, e outras entidades.

“Cananização”
“É um movimento para que a Câmara de vereadores cumpra com o seu dever, transparecia e independência. Vamos ver quem realmente está a favor do povo ou insiste em defender os corruptos”, lembra os organizadores.
Fonte: http://blogmarcosfrahm.com/