CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 31 de março de 2020

R. do Jacuípe: Homem é morto dentro de casa no Alto do Cruzeiro; outro sofre tentativa no Ranchinho

Um homem  foi morto a tiros dentro da casa onde morava com a família no bairro Alto do Cruzeiro, em Riachão do Jacuípe. Jaílson dos Santos Soares, 34 anos, conhecido por “Jai de Carminha”  estava dentro de casa com a mãe e a irmã na noite desta terça-feira (31), quando a residência foi invadida por criminosos.
Testemunhas contaram, que homens armados chegaram em um carro não identificado, desceram e entraram na residência fazendo diversos disparos contra a vítima. Familiares presenciaram toda ação, a mãe do rapaz passou mal e chegou a ser levada ao Hospital.

COVID-19: Municípios da Bacia do Jacuípe pedem religação de água e suspensão de cortes dos consumidores de baixa renda

Os municípios de Capela do Alto Alegre, Nova Fátima e Gavião, ajuizaram Ação Civil Pública contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) solicitando a suspensão de cortes e a imediata religação do serviços de abastecimento de água interrompidos em residências urbanas ou rurais de pessoas de baixa renda. 
As ações com liminar deferida pelo Juiz da Comarca de Capela do Alto Alegre somam-se aos esforços para assegurar condições mais dignas e efetivas para o isolamento social da população carente, uma vez que a interrupção no fornecimento de água potável agrava as condições de higiene das famílias.

No Turcomenistão, ditador proíbe uso da palavra coronavírus no país

O ditador do Turcomenistão Gurbanguly Berdymukhamedov proibiu o uso da palavra coronavírus no país. Além da imprensa, a população também está vetada de utilizar a palavra, mesmo em diálogos casuais. A determinação foi feita nesta terça-feira (31), de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo.
Foto: Reprodução/Google Maps
A matéria explica que a polícia do país está autorizada a prender qualquer pessoas que use a palavra em locais públicos.

Bolsa tem o pior trimestre da história e dólar sobe quase 30%, a R$ 5,20

A crise do coronavírus levou a Bolsa de Valores brasileira a registrar, no primeiro trimestre de 2020, a maior desvalorização trimestral da história. 
Foto: Reprodução / G1
De janeiro até esta terça-feira (31), o Ibovespa acumulou queda de 36,85%, superando o recuo de 1986, segundo dados da Economatica. Naquele ano, a Bolsa caiu 36,25% no terceiro trimestre com o fracasso do Plano Cruzado.

Bolsonaro recua, defende medidas 'racionais' contra Covid-19 e dá trégua a governadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu novo pronunciamento na noite desta terça-feira (31), em rede nacional. 
Foto: Isac Nóbrega/PR
Em tom mais moderado, o chefe de Estado recuou, utilizou dois dos cinco minutos da declaração para reproduzir um discurso do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e falou que “as medidas protetivas devem ser implementadas de forma racional e coordenada”.

Primeiro caso de animal com coronavírus é detectado; gato foi diagnosticado na Bélgica

O primeiro gato contagiado pelo novo coronavírus foi detectado na Bélgica. Segundo a agência federal para a segurança da cadeia alimentar, autoridade encarregada de proteger a saúde vegetal, animal e humana e garantir a qualidade dos alimentos na Bélgica, o caso é extremamente raro.
Foto: Reprodução / PetLove
O animal teve dificuldade para respirar e diarreia após o contágio do novo coronavírus. O vírus foi transmitido para o gato por sua dona. Ambos permanecem em isolamento. Em humanos, o coronavírus entra no organismo por meio do nariz ou pela boca. Uma vez dentro do corpo, o vírus usa espinhos de proteína para se ligar a células do sistema respiratório e multiplicar-se. Após o contágio, o sintoma mais comum é a febre, segundo a Exame.

Bebê de 7 meses é infectado pelo novo coronavírus na Bahia

A Bahia registrou o primeiro caso de infecção por coronavírus em uma criança menor de 1 ano de idade. O bebê diagnosticado com a doença tem sete meses, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab) nesta terça-feira (31).
Foto: Reprodução/Pixabay
Há registro também de outras três crianças com idades entre um e quatro anos com diagnósticos positivos para Covid-19 no estado.

Nove mortes estão sob investigação para Covid-19 na Bahia, aponta Sesab

Nove mortes estão sob investigação para coronavírus pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), segundo boletim emitido pela pasta na tarde desta terça-feira (31).
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias
Ao todo, 25 óbitos foram investigados. Destes, 14 já foram descartados como infectados pela Covid-19. O estado registra, até o momento, 217 casos do coronavírus. Duas pessoas morreram em Salvador (leia mais aqui).

Médica que alertou sobre coronavírus na China está desaparecida

Uma das médicas que alertou sobre o surto do novo coronavírus em Wuhan, na China, está desaparecida. Diretora do do departamento de emergência do Hospital Central de Wuhan, Ai Fen disse à revista "People" que uma colega enviou a ela um relatório de diagnóstico, no final de dezembro de 2019, de uma infecção preocupante que espelhava a Covid-19.
Foto: Divulgação
De acordo com o programa "60 Minutes", da rede CNN Austrália, há duas semanas, Ai Fentornou a situação pública na revista chinesa Renwu, dizendo que tinha sido silenciada em dezembro de 2019.

Brasil registra 5.717 casos e 201 mortes por coronavírus, aponta Ministério da Saúde

O Brasil registra, até o momento, 5.717 casos e 201 mortes pelo novo coronavírus, de acordo com boletim divulgado na tarde desta terça-feira (31) pelo Ministério da Saúde. O grau de letalidade da doença segue em 3,5%.
Foto: Divulgação
São 42 óbitos a mais em relação ao divulgado na última segunda-feira (30) pela pasta, e mais 1.138 casos registrados.

Com 41 novos casos Bahia registra total de 217 confirmações de Covid-19

A Bahia registra 217 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,7% do total de casos notificados. 
Divulgação
Até o momento, 1393 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 encontram-se internadas.

ICHU- VISA realiza ações de barreira contra a disseminação do COVID-19

Em virtude do atual cenário em que estamos vivendo, faz-se necessário o estabelecimento de ações diárias de combate aos efeitos nocivos da pandemia instalada. Sendo assim, a Vigilância Sanitária em conjunto com parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda civil, e Polícia Militar vem instituindo ações de barreira contra a disseminação do COVID-19. Na oportunidade, a VISA está realizando ronda a todos os estabelecimentos em funcionamento na cidade levando informações de prevenção e combate ao COVID-19.

ICHU- VIEP realiza várias ações de intensificação e enfrentamento ao Coronavirus

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município de Ichu-Bahia através da coordenadora Arlete Santiago, vem trabalhando incansavelmente para manter a população ichuense segura no que diz respeito ao COVID-19, assunto mais comentado do momento e que mudou a rotina de todo o mundo.

Muitas pessoas na rua e longas filas em bancos marcam 3ª semana de quarentena em Feira

Mesmo com as recomendações das organizações de saúde e dos governantes de manter o isolamento social e evitar aglomeração como forma de prevenção e propagação do coronavírus, Covid -19, muitas pessoas continuam foram às ruas de Feira de Santana nesta terça-feira (31), como tem feito em outras oportunidades. 
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
O movimento de carros e pedestres estava intenso e as agências bancárias registraram longa filas como tem acontecido desde a reabertura das agências por conta do fim da greve dos vigilantes na semana passada.

Mais cinco casos de coronavírus em Feira de Santana; um deles é um paulista de passagem pela cidade

Quatro novos casos locais e mais um a ser definido qual a cidade de origem, este é o balanço estatístico do coronavírus em Feira de Santana, nesta manhã de terça-feira (31). Agora são 16 os infectados comprovadamente do município e há dois casos em investigação de domicílio. As informações são da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Do total de casos confirmados três já foram retestados, e apresentaram resultados negativos, evoluindo para cura, conforme o boletim divulgado ontem (30) pela Secretaria Municipal de saúde.

Detentos de Serrinha e mais 6 presídios baianos produzem máscaras para ajudar no combate ao coronavírus

Detentos de sete conjuntos prisionais baianos estão produzindo máscaras para ajudar no combate ao coronavírus. Em pouco mais de uma semana, 67 homens e mulheres confeccionaram 8.300 unidades do material que atenderá a demanda do próprio sistema prisional, além de unidades de saúde do município de Teixeira de Freitas. 
Foto: Divulgção/Governo do Estado
Os complexos prisionais que estão produzindo máscaras estão situados nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Feira de Santana, Serrinha, Juazeiro e Salvador (Complexo Penal Feminino). 

Grupo formado por governadores do Nordeste cria comitê científico para combate ao coronavírus

Foi oficializado na segunda-feira (30) um comitê científico formado por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores, com o intuito de auxiliar os governadores dos estados do Nordeste na tomada de decisão sobre as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. 
Foto: Reprodução/Pixabay
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste será coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A primeira reunião online do grupo aconteceu na manhã desta terça-feira (31). 

Prefeitura de Valente prorroga suspensão de aulas até 30 de abril por conta do coronavírus

A prefeitura de Valente, na região sisaleira da Bahia, publicou nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Município, um novo decreto que prorroga até o dia 30 de abril a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares da cidade, por causa do novo coronavírus. 
Foto: Reprodução
Estudantes estão sem ir à escola desde o dia 18 de março. O documento também determina, até 30 de abril, a suspensão de eventos com aglomerações, a proibição do funcionamento de academias, auditórios e clubes, além de recomendar às denominações religiosas a suspensão de eventos que atraem grande número de pessoas. 

Prefeitura fecha entrada de cidade na Bahia com arame farpado para evitar coronavírus

Um dos acessos à cidade de Itagimirim, na Costa do Descobrimento, região de Porto Seguro, segue bloqueado com arame farpado. A situação é vista ainda nesta segunda-feira (30) na pista que dá acesso a Eunápolis, na mesma região. Na outra entrada, que leva a outro trecho da BR-101 sentido Itabuna, o bloqueio é parcial. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itagimirim
Nesta barreira sanitária, agentes da prefeitura abordam os condutores e passageiros e avaliam sobre a necessidade de isolamento ou não, caso apresentem sintomas do novo coronavírus. A decisão de fechar a entrada da cidade foi tomada pela prefeitura entre as ações para evitar o contágio no município. 

Queimadas descarta 1 caso suspeito de coronavírus, mas ainda monitora 66 pessoas

A Secretaria de Saúde de Queimadas, na região sisaleira da Bahia, descartou um caso suspeito de Covid-19 na cidade. Agora, dois casos suspeitos são investigados e 66 pessoas são monitoradas pela vigilância epidemiológica municipal, de acordo com boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (30). 
Foto: Reprodução/Pixabay
Nenhum caso foi confirmado até o momento. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na manhã de domingo (29) a primeira morte pelo novo coronavírus no estado. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado da capital, intubado e em diálise contínua.

Preço da cesta básica aumenta em 15 capitais; Salvador teve aumento de 13% em 2020

O preço da cesta básica aumentou em 15 capitais. A pesquisa feita em março, do dia 1º até o dia 18, quando o levantamento de preços foi suspenso virtude da pandemia de coronavírus, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Contabilizando os três primeiros meses de 2020,  Salvador tem até agora o maior aumento da cesta com 13,19%.
Foto: Reprodução / ANF.org
Os dados divulgados nesta segunda-feira pelo órgão revelam que as altas ocorreram em Campo Grande (6,54%), Rio de Janeiro (5,56%), Vitória (5,16%) e Aracaju (5,11%). As quedas foram observadas apenas em Belém (-3,27%) e São Paulo (-0,24%).

OMS diz que contágio do novo coronavírus está passando 'das ruas' para 'dentro das famílias'

O diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a transmissão do novo coronavírus em várias partes do mundo está ultrapassando "as ruas" e sendo levada para "dentro das famílias". A entidade reforçou a necessidade de isolamento social nos países que têm transmissão comunitária e da realização de testes para todos os casos suspeitos, nesta segunda-feira (30). 
Foto: Reprodução / G1
“O ideal é que a quarentena ocorra em um lugar que não seja a casa [do infectado], porque esse doente pode infectar sua família. Mas isso não é sempre possível”, pondera Ryan. Para os casos em que o doente faz a quarentena em casa, o diretor diz que é essencial que o sistema de saúde monitore todos os membros da família durante o isolamento, segundo o G1. 

Ministro do STF encaminha à PGR pedido de deputado para afastar Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, encaminhou à Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) contra o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo parlamentar em sua conta no Twitter.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Segundo o deputado, a ação aponta "irresponsabilidades" do presidente na condução do país durante a crise da Covid-19. Caso o pedido seja aprovado pela Câmara dos Deputados, o presidente pode ser afastado por 180 dias ou até mesmo perder o mandato.

Fachin nega prisão domiciliar para Geddel; ex-ministro é do grupo de risco da Covid-19

Diferente de centenas de detentos que passarão a cumprir prisão domiciliar enquanto o Brasil enfrenta a pandemia de coronavírus, o ministro Geddel Vieira Lima não obteve o benefício. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou o pedido de sua defesa em decisão assinada na última sexta-feira (27).
Foto: Bahia Notícias
A defesa de Geddel alegou que ele faz parte do grupo de risco da doença, composto por pessoas acima dos 60 anos. Neste mês de março, o baiano completou 61.

Facebook e Instagram removem vídeo de Bolsonaro por violação de regras

O Facebook e o Instagram removeram na última segunda-feira (30) um vídeo do presidente Jair Bolsonaro publicado no último domingo (29). Nas imagens, ele passeava por Brasília e provocava aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.
Foto: Isac Nóbrega / PR
Segundo o G1, um porta-voz do Facebook afirmou que a plataforma remove "conteúdo no Facebook e Instagram que viole nossos Padrões da Comunidade, que não permitem desinformação que possa causar danos reais às pessoas".

Mais duas pessoas assassinadas em Feira nos bairros Gabriela e Santo Antônio dos Prazeres

A polícia registrou mais dois homicídios em Feira de Santana nos bairros Gabriela e Santo Antônio dos Prazeres. Com esses crimes sobe para 41 o número de homicídios no mês e para 104 no ano, no município. Deste total de crimes quatro foram registrados na segunda-feira (30).
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Francisco das Chagas Costa Nascimento, de 21 anos, foi morto a tiros por volta das 18h na Rua Vamp no bairro Gabriela. A vítima morava na 4ª Travessa Vamp, no mesmo bairro.

Prefeitura de Candeal disponibiliza telefone para população denunciar o descumprimento do Decreto Municipal de combate ao Coronavírus.

A Prefeitura Municipal de Candeal tem se empenhado ao máximo para poder combater a COVID-19 (Coronavírus) adotando medidas para evitar aglomerações e consequentemente a proliferação do vírus no município. Por meio do Decreto 144/2020 foram estabelecidos os comércios que poderiam funcionar, obedecendo as normas de distanciamento e higiene.
O Poder Público tem feito propagado veementemente a campanha #Fica em casa#, entendendo que o distanciamento social é uma medida adotada em várias partes do mundo e que surte efeito contra essa pandemia.
Com campanha nas redes sociais e outros meios de comunicação, além do apoio de vários segmentos locais como Polícia Miliar, Guarda Municipal e Câmara de Vereadores, todas as equipes da Prefeitura Municipal se desdobram para que assim o Coronavírus possa ser disseminado.
Agora, foi disponibilizado um telefone para que as pessoas possam denunciar o descumprimento do Decreto e assim o que foi determinado pelo gestor, seguindo os preceitos da OMS e demais órgãos de saúde do Brasil surta efeito em prol de todos.

Redação do AL Notícias