TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COITÉ - Liga Coiteense de Futebol divulga arbitragem para o jogos dos Quarentões:


Neste final de semana o Campeonato dos Quarentões de Conceição do Coité continua com três jogos, devido as fortes chuvas que caíram no município os jogos do final de semana passado foram adiados, os jogos da competição acontecem no estádio municipal, a liga coiteense de futebol através do diretor de arbitragem definiu a escala para os três jogos. Uma das atrações da competição é a participação do prefeito Renato Souza que assinou na equipe da ETEC, ele participou do torneio iniciou e garantiu que neste sábado vai participar do jogo contra a equipe da Ótica Coité. 
Confira a escala: 
Sexta-feira- 28/10/2011- 20:00   BARREIRENSE  X    ACVC
Arbitro Central- Heitor Oliveira Lopes
Assistentes- Bruno Nascimento Ramos e Henrique Francisco Maciel
Reserva- Cassio dos Santos Lima  
Sabádo- 29/10/2011- 16:00  OTICA COITE   X    ETEC 
Arbito Central- Emerson dos Santos Lopes
Assistentes- João Rodrigues da Silva Filho e Waldemir da Silva Lima
Reserva- Reginaldo Araújo 
Domingo- 30/10/2011- 09:30   BOCA JR X     SALGADALIA 
Arbitro Central- Washington Oliveira de Jesus
Assistentes- Francisco de Assis Reis e Genivaldo Oliveira Silva
Reserva-  Idelbrando Mota de Almeida  
Essa competição tem o apoio do governo de união e participação, através da secretaria de esportes, juntamente com a liga coiteense de futebol. 

ASCOM/Por: Val César/Foto: Lucas Pinto

FSA - Foragidos de Pernambuco são presos em Feira de Santana:

Dois perigosos assaltantes foragidos da justiça de Pernambuco foram presos na tarde desta quinta-feira (27) no bairro Sítio Matias, por policiais civis da 1ª Coordenadoria de Polícia Civil (Coorpin), de Feira de Santana. Eles foram identificados como José Farias da Silva Cruz, 38 anos, e Agábio Freitas de Sales, 24.

Os policiais encontraram em pode da dupla, uma pistola Ponto 40, com numeração raspada, um revólver calibre 38, e meio quilo de crack.
O coordenador da PC, Ricardo Brito informou que José Farias e Agábio estavam sendo investigados e finalmente foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. “ Sabemos que são fugitivos de Pernambuco e estamos aguardando o relatório da Polícia Civil de lá. Estamos investigando os motivos dos dois estarem aqui na cidade “, declarou Brito.
José Farias contou na delegacia que foi beneficiado com uma saída temporária do Dia das Crianças, o início deste mês, e resolveu fugir para Feira de Santana. Confessou ainda que as armas são suas e que prendia vendê-las. A polícia descobriu que ele cumpre duas sentenças – uma por assalto e outra por latrocínio (matar para roubar).Seu comparsa, Agábio também confessou que é fugitivo (assalto), e que o crack encontrado pela polícia, era para consumo próprio. Os dois serão recambiados para Pernambuco.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e fotos de Gleidson Santos.

FSA - Antigo prédio da Decargas é arrombado; os bandidos foram presos em flagrante pela PM:


Policiais militares flagraram na manhã desta quinta-feira (27) dois jovens no interior do antigo prédio da Delegacia de Combate e Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decargas), localizada na avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana . Eles estavam desmontando as estruturas do prédio, como materiais hidráulicos, fiação, além de mesas de ferros e portas de vidros, entre outros objetos.
A delegacia mudou de endereço no mês passado para o bairro da Kalilândia. Os bandidos notaram a ausência dos policias e arrombaram o prédio de onde levavam parte das estruturas.Eles estavam agindo de forma sutil, e aos poucos transportavam os materiais, mas se deram mal, pois a " polícia já estava monitorando e pegaram eles em flagrante,” disse um policial à reportagem.Marcos Gilberto Regis Barbosa, 20 anos, morador da Via Principal C, no conjunto Viveiros e o comparsa Jutay Pereira dos Santos, 23 anos, morador da rua do Buraco, na localidade do Diadema, no bairro do George Américo foram encaminhados para a Delegacia de Repressão de Furtos e Roubo (DRFR).Segundo o tenente Boson, da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os policiais conseguiram recuperar parte do material roubado, que foi apresentada na hora do flagrante.Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, o tenente disse que a intenção deles era conseguir dinheiro, pois são usuários de drogas, e tudo que tinha de valor na casa estavam sendo arrancado.


Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Feira de Santana - Ex-presidiário é executado por dois motociclistas:

Os tiros atingiram o peito direito e as costas. Ele foi morto por dois homens que estavam numa motocicleta.

O ex-presidiário Tayrone Santos Oliveira, conhecido como "laminho", 24 anos, foi assassinado com cinco tiros por volta das 9h15 desta quinta-feira (27), na rua 31 de Março, no bairro Brasília, em Feira de Santana. Ele foi morto por dois homens que estavam numa motocicleta. Os tiros atingiram o peito direito e as costas.   Segundo informações, a vítima estava descarregando um caminhão quando recebeu a ligação de um homem chamado Isaque, que pediu para ele ir até a rua 31 de Março. Ao chegar ao local o jovem foi surpreendido pelos motocilcistas que atiraram e fugiram em seguida. 

De acordo com uma vizinha da vítima, que testemunhou o crime, Isaque fugiu correndo logo após o assassinato.  Segundo a irmã de Tayrone, Ana Virgínia, ele ficou preso no Conjunto Penal de Feira de Santana por um ano e oito meses e foi liberado há dois meses.  Ele estava trabalhando como ajudante na Feira da Madeira, no bairro Serraria Brasil e morava na 2ª Travessa Itapemirim, no bairro Irmã Dulce.   O corpo  foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica - DPT. 


(Informações e fotos do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade).

SALVADOR - Menino de 12 anos mata a prima por causa de manga na ilha de Itaparica:


Um menino de 12 anos foi apreendido por policiais da 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz) depois de ser acusado pelo padrasto de ter matado a própria prima na noite de quarta-feira (26), na Ilha de Itaparica.


Segundo informações da Polícia Civil, o garoto já foi encaminhado ao Ministério Público e deve cumprir medida sócio-educativa por conta do crime.

De acordo com a polícia, o adolescente de 12 anos deu um tiro na cabeça da prima Tainá Almeida do Rosário, de 17 anos, na localidade de Baiacu.

O crime teria ocorrido durante uma discussão que começou quando Tainá comeu uma manga que o menino colheu na roça onde seu padrasto trabalha.

Irritado, o menino foi até a casa, pegou uma espingarda artesanal e disparou contra Tainá, que morreu em seguida. O padrasto, de prenome Edilton, foi até a 24ª DT e denunciou o crime ao delegado Lúcio Ubiracê, titular da 24ª DT. Informações do Correio Foto: ilustração. 

Conquista - Acidente entre táxi e carreta mata mulher e dois filhos na BR-116:


Um acidente envolvendo uma carreta e um táxi provocou a morte de quatro pessoas, sendo três delas da mesma família, na manhã desta quinta-feira (27), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

O acidente ocorreu no km 862 da BR-116, por volta de 7h50. O motorista do táxi, um Fiat/Palio, de placa NYO3704/BA, tentou fazer uma ultrapassagem, invadiu a contramão e acabou colidindo de frente com uma carreta Scania/R124, de placa CNR2208/SP.

O condutor do táxi, Florisvaldo dos Santos Freire, 71 anos, e os três ocupantes identificados como Valdira Barboza da Silva, 69, Florisvaldo Pires da Silva, 70, e Jacinta Barbosa Lima morreram na hora.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jacinta era mãe de Valdira e Florisvaldo. O táxi seguia de Belo Campo com destino a cidade de Candido Sales.

O motorista da carreta, Luiz Antonio Agustinho Filho, 42 anos, sofreu ferimentos leves. Informações do Correio.

Capim Grosso ganha base da Caatinga para combater assalto e trafico de droga:


Em entrevista ao radialista Mauricio Dias, da Rádio Clube AM, nesta quarta-feira (26), o comandante da CIPE/Semiárido (Caesa), Ten. Cel. Valter Santos Araújo, informou a instalação de uma base da Caesa em Capim Grosso.

Ele disse que a escolha das cidades para instalação das bases operacionais é avaliada tecnicamente, levando em conta estatística de assaltos e ação de quadrilhas no comercio de drogas. 

O oficial informou que embora haja a vontade da sociedade de ver a instalação da unidade no município, no momento cidades como Mairi e Capim Grosso têm a prioridade por se tratar de cidades com maior índice assaltos a bancos, ao contrario de Jacobina.

Segundo o Ten. Cel. Valter, mesmo sem base operacional instalada no município, Jacobina poderá ter o apoio da unidade de Capim Grosso, caso necessite.

Em Capim Grosso a residência que abrigará os policiais está localizada na Rua Deputado Rocha Pires, bem perto da Praça Oliveira. O comandante disse contar com o apoio das policias Civil e Militar nas regiões de sua atuação, destacando o trabalho de pareceria que sempre existiu com a 24ª CIPM, sediada em Jacobina, comandada pelo seu contemporâneo de turma, Mj. PM Sérgio Moisés.

Atualmente a Caesa atua em 75 municípios baianos e tem previsão de até o final do ano instalar a sua 8ª Base Operacional em regiões estratégicas para combater os crimes praticados por quadrilhas especializadas em roubos a bancos e cargas, além do combate ao trafico de drogas.

De sorte que o comando do Ten. Cel. Valter Santos, frente esta unidade vem dando resultados satisfatórios fruto de um trabalho extremamente profissional, munido de respeito aos colegas e a sociedade como um todo. Informações de O povo quer saber. (Fonte: Interior Da Bahia)

Paula Fernandes vende mais que Ivete, Caetano, Luan e Exaltasamba juntos.

Parece exagero, mas pode comprovar. Para bater a marca de "Paula Fernandes ao vivo", é preciso somar as vendas dos discos recentes de Exaltasamba, Ivete Sangalo, Caetano Veloso & Maria Gadú, Padre Reginaldo Manzotti e Luan Santana. Em 2011, foram comercializadas 1,25 milhão de cópias do disco da cantora de 27 anos, nascida em Sete Lagoas (MG). O CD-DVD de Paula foi gravado em outubro do ano passado em um estúdio paulistano e aposta não só em músicas próprias, mas também em covers de Ivete Sangalo (“Quando a chuva passar”), Roberto Carlos (“Costumes”) e Shania Twain (“Man I feel like a woman”). Na comparação com CDs de artistas que sempre aparecem nas listas de mais vendidos, Paula mostra com números como foi da fama de "namoradinha de Roberto Carlos" a sucesso de vendas em menos de um ano. O jornalista Nelson Motta é outro que entra na fila para falar bem de Paulinha, como Roberto a chamou durante o show do fim do ano passado na Praia de Copacabana, no qual ela fez uma participação. Afinal, o que é que a mineira tem? "Uma graça especial, uma combinação de ingenuidade e malicia que encantam, além de cantar muito bem e ampliar seu repertório para além do sertanejo", arrisca. Ao definir o som da moça, Nelson diz que as músicas são "pop como Ivete Sangalo, que é muito mais do que axé".  Como a maioria dos brasileiros, foi no show de Roberto Carlos em dezembro que ele notou os dotes da cantora. "Foi a primeira vez que a vi. Depois assisti ao DVD e gostei muito. Foi uma 'descoberta' do rei, que é do ramo." Para o especialista em cantoras Rodrigo Faour, Paula tem um timbre “agradável” que não faz lembrar o de nenhuma de suas concorrentes atuais. “Além disso, é uma mulher muito bonita”, elogia o produtor e jornalista, responsável por projetos recentes sobre Leci Brandão, Alcione, Gretchen, Inezita Barroso, Maria Bethânia, Elza Soares e Claudette Soares. Mas nem tudo é fascínio ao comentar a performance da mineirinha, que usa o rótulo "pop rural" para definir suas canções. “Ela tem uma impostação americanizada e canta músicas parecidas umas com as outras, sempre folk americano. Merecia arriscar em um repertório melhor e em outros gêneros para provar se poderá vir a ser uma grande intérprete”, arrisca Faour. Em vez de citar alguma precursora do sertanejo, como Roberta Miranda, o produtor menciona uma voz da MPB. “As letras são açucaradas, mais do mesmo. São como as da fase mais popular de Joanna, em que só cantava baladas. É o mesmo de tantas cantoras românticas dos últimos 30 anos", resume Faour, que sente falta de letras mais trabalhadas sendo entoadas por Paula. "Falta um pouco de ideologia por trás do trabalho, algo que caiu em desuso. Ela tem potencial, mas poderia ousar mais", opina. Ao saber que havia vendido mais de 1 milhão de discos, Paula escreveu no Twitter: "O FOGO a ÁGUA, a TERRA, o AR e as PESSOAS, instrumentos de DEUS, me deram um presente hoje! FÃS de todo o BRASIL, somos 1 MILHÃO DE CÓPIAS!". 
Fonte: G1.

Itiúba: Acidente entre caminhão e Chevette na BA-381 deixa duas pessoas feridas.

Na tarde desta quarta-feira (26), um acidente na Ba-381 deixou o saldo de duas pessoas feridas, próximo às Casas Populares, em Itiúba, no nordeste da Bahia. Era 13h50 quando a Polícia Militar foi informada de que um caminhão havia colidido na traseira de um “Chevette” que estava parado no acostamento com problemas mecânicos. Logo depois, ao invadir a contra-mão, chocou-se com uma moto que vinha no sentido contrário. Segundo o Registro de Acidente de Trânsito da Polícia Militar, o senhor Marcos de Oliveira, 46 anos, que reside em Itiúba, condutor do Chevette, placa LXV 7651, licença desta cidade, vinha com uma passageira, a senhora Silvia Barbosa da Silva, no sentido Filadélfia/Itiúba, quando foi obrigado a parar no acostamento por problemas mecânicos. Alguns minutos depois, passava por ali o senhor Antônio Trindade da Silva, que logo ofereceu ajuda enquanto a senhora “Silvia”, passageira do Chevette, seguiu para o centro da cidade. Neste momento, segundo versão do senhor Antônio Trindade, o caminhão VW/7.100, placa JED 6087, licença de Brasília, que era conduzido por um homem de nome ignorado, vinha no sentido Filadélfia/Itiúba em alta velocidade. Ele invadiu o acostamento e colidiu na traseira do veículo que estava parado. Ainda segundo versão da testemunha, que não se feriu por sorte, ao perceber a colisão, o condutor da moto que viajava em sentido contrário, na tentativa  desviar do caminhão, sofreu uma queda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e após os primeiros socorros, conduziu para o hospital de Itiúba o senhor Marcos de Oliveira, 46, condutor do Chevette. Ele apresentava fratura no pé direito e várias escoriações pelo corpo. Já o senhor Josafá Pereira de Santana, condutor da moto, tinha suspeita de fratura na clavícula. O motorista causador do acidente, que dirige para outra pessoa proprietária do caminhão, não foi encontrado e segundo testemunhas alegou ter cochilado ao volante. 

Fonte: Maravilha Notícias.

ACM Neto pede PCdoB fora dos Esportes:


Para o Democratas, a indicação do novo ministro dos Esportes precisa ser técnica, e não partidária. "Não podemos admitir que a presidente Dilma Rousseff simplesmente aceite uma nova indicação do PCdoB, partido com militantes suspeitos de receber propina do programa Segundo Tempo. Para que a pasta deixe de ser foco de escândalos, é preciso que o novo titular seja um técnico qualificado e que de fato entenda de Esportes, capaz, inclusive do ponto de vista ético, de tratar da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas no Brasil", afirmou o deputado ACM Neto (DEM).  Neto acredita que Dilma deveria, diante da gravidade das denúncias que serão apuradas pelo Superior Tribunal de Justiça (STF), "afastar o PCdoB do ministério". Ele afirmou ainda que a campanha ofensiva de militantes e até "figurões" do PCdoB contra ele não o deixa preocupado. "Como disse no Twitter, só quem defendeu o agora ex-ministro Orlando Silva foram os militantes do PCdoB. Portanto, considero até essa reação como um reconhecimento de que cumpri com o meu papel de deputado oposicionista, que tem a função constitucional de fiscalizar o governo. E, aviso, vou continuar fazendo isso". 

ASCOM/ACM NETO

SERRINHA - Polícia prende quatro e apreende 90 kg de maconha:

Policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreenderam na madrugada desta quinta-feira (27) cerca de 90 kg de maconha na BR-116/Norte, em Serrinha. A droga estava dividida em seis sacos de 16 kg e escondida num veículo Celta azul, placa JOB-9781, licença de Dias D’Ávila, que foi perseguido após pular um quebra molas em alta velocidade nas proximidades do posto de combustível Guanabara. Os acusados tentaram fugir ao avistar a viatura da PM.
A equipe formada pelos soldados Santiago, Luciano, Hailton e Fabrício, saíram em perseguição aos traficantes que ainda fizeram manobras em algumas ruas da cidade, porém foram alcançados e presos em um local próximo ao condomínio Sol Nascente, região do bairro da Cidade Nova.
Foram presos Gilmar Ferreira dos Santos, 31 anos, Ednei Moura da Silva, 30, Emerson Santana dos Santos, 27, e José Roberto Conceição dos Santos, 26. A droga avaliada em R$ 70 mil estava sendo transportada de Pernambuco para Dias D’Ávila, cidade onde moram os quatro acusados.
Dois deles (Ednei e Gilmar) já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. Gilmar que se apresentou como o dono da droga, e confessou que entorpecente renderia mais de R$ 70 mil.
Os quatro foram autuados por tráfico de drogas e estão detidos na carceragem da Delegacia de Serrinha à disposição da Justiça.
Blog Central de Polícia, com informações do site do Cleríston Silva

Farsa descoberta: Homem que tentou o suicídio em Jacobina repete a cena em Jequié, mas vai parar na delegacia:


José Carlos Conceição, 29 anos, tentou forçar um suicido nesta quarta-feira (26), mas se deu mal. Ele é o mesmo homem que na semana passada também tentou se suicidar, em Jacobina, cidade localizada em outra região da Bahia.

Tanto em Jacobina quanto em Jequié José Carlos subiu em uma torre da Oi e ameaçou se jogar, alegando estar passando por dificuldades. Contudo, o seu “meio de vida” disfarçado pode ter chegado ao fim.

Nesta quarta-feira, em Jequié, após permanecer por cerca de três horas no alto de uma torre de telefonia, localizada entre as ruas Lélis Piedade e Abílio Procópio Ferreira, José Carlos Conceição decidiu descer e suspender o seu intento por volta das 13h, recebendo os aplausos das pessoas que acompanhavam a sua ameaça.

Ele mesmo revelou que já teria cometido anteriormente atos semelhantes, pela última vez na cidade de Jacobina. José Carlos tinha em seu poder uma faca do tipo “peixeira” e uma corda. Várias pessoas acorreram ao local, por curiosidade ou na esperança de que o suicida não cumprisse o que estava prometendo.

Religiosos, policiais e bombeiros militares conversaram com ele durante todo o tempo. A delegada Ana Beatriz também permaneceu no local para registrar a ocorrência.

José Carlos justificou o seu ato dizendo ser vítima de preconceito, maus tratos e que estava em dificuldade financeira. Ele disse ter vindo de Salvador de ônibus e o seu desejo era seguir viagem até o Rio de Janeiro. “Não encontrei apoio para comprar as passagens, aí decidi cometer o suicídio. Quando descer na rodoviária Grande Rio, estarei melhor”, disse.

Um representante do Creas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, também esteve oferecendo assistência. O rapaz disse ser praticante de capoeira e fotógrafo amador e que estava desempregado. A ele foi prometida alimentação, roupas e a passagem para seguir viagem.

“Golpista da torre”
O que parecia uma tentativa desesperada de suicídio, de acordo com informações policiais, publicadas na internet,  na verdade não passa de uma grande farsa que já vem sendo aplicada em diversos estados da federação há pelo menos cinco anos.

José Carlos Conceição, hoje com 29 anos de idade, ameaça se jogar de torres de telefonia do Brasil desde os 24 anos. Manipulando a boa fé das pessoas e mobilizando praticamente todos os órgãos de segurança e a imprensa das cidades por onde passa com um teatro bem ensaiado, o golpista consegue enganar a todos.

Em Jacobina
Depois de descer da torre da “OI”, ele foi medicado no CAPS local e levado para a delegacia, onde passou o dia. No início da noite, de posse de uma passagem conseguida pelo tenente Juliano Procópio, ele embarcou para a capital do estado.

Ele volta após tentativa de mais um golpe frustrado. José Carlos usou a quantia de R$ 2 mil como prêmio para descer da torre, mas não viu a cor do dinheiro depois que foi levado para a delegacia.

Fonte: Interior Da Bahia, com informações do blog Repórter Tatu

Riachão - Em 4 meses, ladrões roubam mais de 50 cabeças de gado em terras do municipio e um politico é suspeito:


O roubo de animais bovinos voltou a acontecer em Riachão do Jacuipe. Somente nos últimos 120 dias mais de 50 cabeças foram roubadas em duas propriedades, localizadas próximas à estrada de Serra Preta.

O último roubo aconteceu na fazenda Sana Luzia, de propriedade de Jorge Carneiro de Oliveira, conhecido como Jorge do Boi, e José Orlando Guimarães de Lima, conhecido por Dedé de AgenárIo.

As duas propriedades, localizadas à margem da estrada de Riachão a Serra Preta, região da Mandassaia, são vizinhas e têm o mesmo nome por serem desmembradas da antiga fazenda Santa Luzia. Ficam a 11 km da sede de Riachão. 

Segundo as informações, no último dia 04 de setembro, foram roubadas o total de 23 cabeças, todos garrotes de engorda e da raça nelore. De Dedé de Agenário foram levados 09 garrotes e de Jorge do Boi foram levados 14.

Para cometer a ação, os ladrões cortaram o arame da cerca junto à cancela, que estava no cadeado, e levaram os animais. Ousados, à noite, eles ainda usaram o embarcador da própria fazenda de Jorge do Boi para poder levar os bovinos.

Os proprietários disseram que deram queixa do ocorrido na delegacia de Riachão do Jacuipe, mas até agora não obtiveram resposta.

Na delegacia, não reportagem não conseguiu conversar com o delegado Baqueiro, mas fomos informados que o caso está sendo investigando, mas ainda não existe pistas sobre quem teria sido o autor dos roubos.

Especulações
Mas esta não é a primeira vez que o roubo de animais acontece nas duas propriedades. Tanto Dedé quanto Jorge já foram vitimas em outra oportunidade, quando os bandidos levaram 30 animais, sendo 11 (onze) de Dedé e 19 (dezenove) de Jorge.

No município de Riachão do Jacuipe também já aconteceram outros roubos de animais bovinos, mas não existem informações sobre os autores.

Segundo informações não confirmadas, há suspeita de participação de um ex-vereador de Pé de Serra nos roubos da Fazenda Santa Luzia. Uma pessoa que não quis se identificar declarou ao Interior da Bahia que realmente existe esta especulação. “Quando alguém descobre e dá pressão, ele resolve e paga. Certamente é para a pessoa não alardear”, disse a fonte.

Como dito acima, na Delegacia de Policia de Riachão, no bairro da Bela Vista, a policia informou à nossa reportagem que “o caso está sendo investigado, mas até agora não há nenhuma conclusão”.

A policia confirmou que existe indícios da participação de um político de Pé de Serra nos roubos, mas não poderia revelar o nome para não atrapalhar as investigações.

Por Noroel Fernandez e Evandro Matos (Foto: Noroel Fernandez/IB) Fonte: Interior Da Bahia

Retirolândia – Terrenos doados por Adevaldo Martins no fim do mandato terão que ser devolvidos:

Na denúncia, o ex-prefeito Adevaldo Martins doou os lotes ás pessoas que o ajudaram na campanha eleitoral, onde o candidato apoiado pelo seu grupo perdeu a eleição e fez as doações sem nenhum critério de seleção, sem autorização legislativa específica e com data retroativa, já que é proibido doação em ano eleitoral. 

As pessoas que receberam terrenos em forma de doação no final da gestão do ex-prefeito Adevaldo Martins, no final do seu mandato em 2008, terão que devolver a Prefeitura, conforme decisão judicial.

Segundo denúncia encaminhada à justiça, assim que o atual prefeito José Albérico Silva Moreira (PMDB), tomou posse, dias antes de deixar o mandato seu antecessor fez doações de terrenos pertencente a Prefeitura e que já havia construções, tanto na sede, como nos povoados de Jibóia, Lajinha, Gameleira e Fazenda Tabuleiro. Na Jibóia, as doações foram numa área onde passa uma estrada, atrapalhando o trânsito de veículos.

Na denúncia, o ex-prefeito Adevaldo Martins doou os lotes ás pessoas que o ajudaram na campanha eleitoral, onde o candidato apoiado pelo seu grupo perdeu a eleição e fez as doações sem nenhum critério de seleção, sem autorização legislativa específica e com data retroativa, já que é proibido doação em ano eleitoral.
Assim que tomou posse e conhecimento deste ato, Bequinho, com o é conhecido o prefeito, baixou decreto anulando todas as doações. Pessoas ligadas ao ex-prefeito garantem que as doações foram legais e vem incentivando os donatários a construírem nos terrenos. Assessores jurídicos da Prefeitura garantem que não foi localizada nos arquivos do Município a cópia destes termos de doações.
A denúncia foi elaborada pelo advogado Aquiles Nereu da Silva Lima, hoje procurador do município de Aracaju e sequenciado pelo seu irmão, também advogado, Aloísio Fagundes de Lima Júnior, um dos assessores Jurídicos do Município de Retirolândia.


Segundo Aloísio Júnior, ha indícios de que foram doados aproximadamente 300 lotes, mas até o momento foram identificados 150, que deverão ser intimados para esclarecimentos e efetuarem as devoluções. “Estamos trabalhando para identificar os proprietários dos demais lotes e a população está ajudando”, falou Aquiles.
“Após a decisão final, que certamente vai devolver os lotes ao Município, os lotes poderão ser redistribuídos pelo prefeito Bequinho, desde que a câmara aprove e os beneficiários estejam enquadrados dentro dos requisitos, ou seja, pessoas de baixa renda e que realmente necessitam”, concluiu o advogado.
Ao solicitar ação declaratória de nulidade com pedidos liminares, a assessoria jurídica informou que há suspeita de fraude e que será desmascarada facilmente, tomando como base os depoimentos dos próprios donatários e das testemunhas, se observará data do reconhecimento de firma, todas de dezembro de 2008, que pode ser através da perícia grafológica ou, ainda, por perícia nos computadores que foram digitados os termos de doação.
Preocupação do prefeito – O prefeito Bequinho falou ao CN que será construído uma Unidade de Saúde Básica no Bairro do Retiro Velho e vem se deparando com a falta de terreno pertencente ao município, pois só nesta comunidade, foram doados 90 lotes, conforme anotações encontradas no verso de uma cartolina, escrita a mão e com a relação dos nomes dos possíveis beneficiários.  O chefe do executivo lamentou a situação como encontrou o município, pois, segundo ele, usaram de todas as formas para atrapalhar sua gestão. “Como se não bastassem os problemas causados que gerou prejuízos e colocou o município na inadimplência, agora nós deparamos com a falta de terreno. Não é possível imaginar a dimensão do prejuízo causado pelo ex-gestor”, afirmou o prefeito.
Decisão judicial – A decisão judicial foi publicada na terça-feira (18/10), assinada pela juíza titular da Comarca de Retirolândia, Ana Paula Fernandes Teixeira, conforme texto abaixo:
 “Assim, defiro o pedido liminar, que ora converto em providência cautelar, com base nos artigos 798, 797 e 461, parágrafo 5º, ambos do CPC, determinando que os Demandados se abstenham de realizar qualquer construção, acessão ou benfeitoria (com exceção das necessárias à conservação do imóvel já construído), nos lotes doados pelo ex-gestor Adevaldo Martins dos Santos, no ano de 2008, no centro da cidade de Retirolândia e nos Povoados de Jibóia, Lajinha, Gameleira e Fazenda Tabuleiro, sob pena de pagamento de multa no importe de R$ 500,00 (quinhentos reais); até decisão judicial ulterior.
Citem-se e Intime-se os Demandados, sendo que pessoalmente os que possuem endereço certo nos autos, e por edital os demais réus e terceiros interessados. Intime-se o Município, através do procurador constituído.
Para dar maior publicidade à medida cautelar deferida, e considerando a grande repercussão do feito e a pluralidade de Réus, determino que a mesma seja publicada no átrio do Fórum, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal e noticiada nos órgão de imprensa local, devendo a presente decisão ser encaminhada através de ofício aos mencionados Órgãos.
Designo os três Oficiais de Justiça em exercício na Comarca para atuar no presente feito em razão do grande número de intimações a serem efetivadas nestes autos.
Diante da notícia da ocorrência de possível crime eleitoral, extraia-se cópia desta decisão, da exordial e do relatório de inspeção (fls. 187/213) e encaminhe-se ao Ilustre Promotor de Justiça com atuação específica nesta área.
Cumpra-se. Retirolândia, 18 de outubro de 2011.
ANA PAULA FERNANDES TEIXEIRA
Juíza Titular 

ICHU - Agricultores ichuenses participaram de Seminário em Feira de Santana:

Nos dias 24 e 25 de outubro diversos agricultores e agricultoras do município de Ichu participaram do Seminário de Planejamento Participativo realizado no Centro Diocesano do Papagaio em Feira de Santana.
Ichu foi representado por 23 pessoas acompanhadas pelos Técnicos Agrícolas Paulo Freitas, Edeline dos Santos, Jose Carlos e Ronaldo.
As comunidades representadas no Seminário foram Baixinha, Capoeira do Rio, Boqueirão, Licuri, Praianos, Barra, Varjota, Poço Dantas, Campinas e Nova Esperança.
Elas participaram das Oficinas Temáticas sobre Agroecologia, Água, Mulheres, Crédito, Organização Social, Acesso ao Mercado, Sementes Criolas e Segurança Alimentar .
Blog de andreluizichu : REPÓRTER ANDRÉ LUIZ - ICHU - BAHIA - (75) 8122-4970 - DEUS É FIEL - EMAIL: andreluizichu@hotmail.com, Agricultores ichuenses participaram de Seminário em Feira de Santana
Através das oficinas os agricultores tiveram a oportunidade de discutir e elaborar um Plano de Ação Municipal, onde foram levantadas as questões relacionadas à Agricultura Familiar.
Potencialidades do Município de Ichu
• Terra Fértil para o plantio.
• Grupos de Produção
• Organização Social Comunitária: são 20 comunidades com aproximadamente 17 Associações Comunitárias
• Assistência técnica e extensão rural com total de 9 técnicos.
• Seguro Safra.
• Trabalhos com os idosos. (CRAS)
• Banco de semente.
Desafios do Município de Ichu:
• Acesso aos municípios (estradas).
• Limpeza e manutenção de aguadas comunitárias.
• Cisterna de produção.
• Organização da produção dos agricultores e agricultoras para acesso ao mercado.
• Acesso a credito.
• Fortalecimento dos bancos de semente criolas.
• Diversificação da produção.
• Resgate dos Mutirões.
• Energia e água encanada na zona rural.
• Acesso a Terra.
A participação de Ichu no Seminário promovido pelo MOC, FATRES e UNICAFES foi possibilitada através da parceria entre o SINTRAFI e a APAEB.
Os municípios de Candeal, Serrinha, Teofilandia, Lamarão, Conceição do Coité, Retirolandia, Valente, São Domingos, Riachão do JacuÍpe e Barrocas também participaram do evento.
Por: André Luiz com informações de Paulo Souza - Técnico Agrícola