CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Coronavírus: Sobe para 17 o número de casos confirmados em Serrinha; quinto paciente é curado

A Prefeitura de Serrinha informa que nesta sexta-feira, 22/05, surgiu 01 novo caso positivo e mais 15 suspeitos do novo coronavírus.
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN) 

Coité: Novo boletim epidemiológico confirma mais três curas de Covid-19 e um novo caso

A secretaria de Saúde do Município de Conceição do Coité, através de Vigilância Epidemiológica divulgou na tarde desta sexta-feira, 22, o mais recente boletim da Covid-19, que mostra uma baixa no sentido de mais um caso confirmado chegando a 11 desde o inicio da pandemia, mas por outro lado a comemoração em apresentar três casos recuperados, ficando quatro em recuperação, todos em isolamento domiciliar.
O novo caso confirmado é de um homem de 50 anos que está em situação de saúde estável, acompanhado pela Vigilância Epidemiológica e que encontra-se em isolamento. O diagnóstico da contaminação aconteceu com teste rápido.

Brasil vai a 21.048 mortes e 330.890 mil casos confirmados do novo coronavírus

O Brasil registrou pela terceira vez mais de mil mortes por coronavírus em 24h. Nesta sexta-feira (22) o número registrado pelo Ministério da Saúde foi de 1.001. O total de brasileiros que perderam a luta para a Covid-19 é de 21.048 mortes, o número era de 20.047 na quinta-feira (21).
Quanto aos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus o boletim informa que são 330.890. Foram 20.803 novos casos incluídos no balanço em 24 horas.

Em reunião, Bolsonaro defendeu possibilidade de intervenção das Forças Armadas

Em um trecho da reunião com ministros no dia 22 de abril, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso das Forças Armadas para “reestabelecer a ordem no Brasil”. O contexto incluía a negativa da possibilidade de um Ato Institucional Nº5 – normativo da ditadura militar que restringiu liberdades. 
“Nós queremos cumprir o Artigo 142. Todo mundo quer cumprir o artigo”, bradou Bolsonaro. O artigo citado pelo presidente é uma referência ao trecho da Constituição brasileira que sobre a defesa, as instituições democráticas e as Forças Armadas. Nas hostes que apoiam uma intervenção militar no país, é esse o artigo considerado como uma brecha para que aconteça o uso ilegal das Forças Armadas. 

Vacina mostra eficácia em resposta contra Sars-CoV-2 na 1ª fase de estudo em humanos

Pesquisadores chineses constataram bons resultados na primeira fase de testes de uma vacina contra a Covid-19. A imunização se mostrou segura e capaz de gerar uma resposta imunológica rápida contra o Sars-CoV-2 em humanos. O resultado dos testes do medicamento, realizado em 108 adultos saudáveis, foi compartilhado nesta sexta-feira (22) no veículo especializado The Lancet.
O estudo em questão avaliou a vacina Ad5-nCoV. Participaram desta fase voluntários com idades entre 18 e 60 anos que não tiveram infecção por Sars-CoV-2.

Ichu: Rose dos Quiel é a primeira mulher do PODEMOS a anunciar pré-candidatura a vereadora

Depois do anúncio de Fábio Bião e Fabinho de Casa Nova como pré-candidatos a vereadores de Ichu pelo PODEMOS, nesta sexta-feira, 22/05, foi a vez de Rose dos Quiel anunciar o seu nome como pré-candidata a vereadora. Ela é a primeira mulher do partido do vereador Arraia a aparecer no cenário político para as eleições municipais.
Roseane de Jesus Santos, popularmente conhecida como Rose, tem 23 anos de idade, nasceu em 26 de abril de 1997 e é natural de Ichu, ela cresceu no município onde estudou até o ensino médio completo.

Mulheres são presas em Feira de Santana ao tentar aplicar golpe no INSS

Elas tentaram sacar cerca de 74 mil reais, correspondente a uma pensão por morte de uma pessoa que faleceu em São Paulo.
Duas mulheres foram presas em flagrante na agência do Bradesco da Rua Conselheiro Franco em Feira de Santana, por volta das 10h30 desta sexta-feira (22). A prisão foi efetuada pela Polícia Federal (PF), e segundo o delegado Fábio Marques, a dupla tentava aplicar um golpe no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sacar cerca de 74 mil reais, correspondente a uma pensão por morte de uma pessoa que faleceu em São Paulo.

Coronavírus: Bahia registra 636 novos casos nas últimas 24hs; total é de 12.577 e 399 óbitos até às 17hs de hoje (22/05)

A Bahia registrou 636 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e chega ao total de 12.577 casos confirmados da doença no estado, sendo 399 óbitos. A informação é do site oficial da SESAB. Cumpre ressaltar que, desde o dia 19 de maio, 1.472 casos confirmados aguardam validação dos municípios.
Considerando o número de 12.557 casos confirmados, 3.679 recuperados e 399 óbitos, 8.479 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 1.852 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Trecho de vídeo liberado por Celso de Mello confirma transcrição da fala de Bolsonaro

O momento da reunião de ministros do último dia 22 de abril, que gerou a polêmica entre o ex-ministro Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro coincide integralmente com a transcrição divulgada pela Advocacia-Geral da União (AGU). 
O conteúdo do vídeo foi liberado nesta sexta-feira (22) pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), excluindo apenas trechos em que a países estrangeiros são citados.

Bolsonaro pede armamento da população e sugere que é 'fácil impor ditadura no Brasil'

Em um dos trechos divulgados nesta sexta-feira (22) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello (leia mais aqui), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirma, em reunião ministerial no dia 22 de abril: “como é fácil impor uma ditadura no Brasil”.
O chefe de Estado argumenta ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que é preciso “que o povo se arme” para que não seja imposta uma ditadura no Brasil. “O povo está dentro de casa. Por isso que eu quero, ministro da Justiça e ministro da Defesa, que o povo se arme que é a garantia que não vai ter um filho da puta aparecer pra impor uma ditadura aqui! Que é fácil impor uma ditadura. Facílimo!”, sugere.

Prefeitura de Candeal realiza limpeza às margens da BA 411

A Prefeitura Municipal de Candeal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando o serviço de limpeza as margens da BA 411, liga os municípios de Tanquinho e Ichu. A ação beneficia cerca de 25 km de extensão.
A execução do serviço de limpeza consiste no corte dos matos que estão invadindo as vias, e cobrindo as placas de sinalização. Melhorando assim, a visibilidade dos condutores. Para isso, uma Patrol e a Pá Enchedeira, maquinário do município estão sendo utilizados para melhor eficácia da ação. 

Ministro Celso de Mello libera conteúdo de reunião de ministros citada por Moro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (22) a divulgação dos vídeos da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro. O encontro, realizado no dia 22 de abril, foi apontado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como uma prova da tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal.
O vídeo, que tinha cerca de 2 horas, foi divulgado quase na íntegra. Segundo a decisão de Celso de Mello, não foram tornadas públicas apenas "poucas passagens do vídeo e da respectiva degravação nas quais há referência a determinados Estados estrangeiros". 

UPB é favorável ao cancelamento das eleições municipais; reunião vai debater situação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) vai realizar uma reunião nesta sexta-feira (22) para debater o impacto do novo coronavírus (Covid-19) no processo eleitoral que está previsto para esse ano. 
Em contato com o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o Bahia Notícias questionou o posicionamento da entidade, que argumentou ser favorável ao cancelamento do pleito neste ano e a prorrogação do mandatos dos gestores municipais até 2022 em razão da pandemia.

Avião com mais de 100 pessoas a bordo cai no Paquistão

Um avião de passageiros do Paquistão caiu em uma árra residencial da cidade de Karachi (sul) na manhã desta sexta-feira (22), de acordo com autoridades de aviação do país.
Segundo as primeiras informações, na aeronave da Pakistan International Airlines estavam 100 passageiros. Não há informações sobre mortos ou feridos.

Conferente é morto a tiros dentro de bar em Feira de Santana

O conferente Fernando da Conceição Silva, de 31 anos, foi assassinado a tiro por volta das 19h de quinta-feira (21), em um bar localizado na Rua São Lucas no conjunto Fraternidade em Feira de Santana.
Segundo informações de populares a Policia Militar, homens que chegaram em um veículo Celta branco efetuaram os disparos contra a vítima e fugiram. Fernando da Conceição, que residia na Rua Morada Feliz, no conjunto Fraternidade, foi atingido na cabeça e no tórax.

Dos 15 municípios da Bacia do Jacuípe, 8 já tiveram registro de Covid-19 e 4 óbitos

O município de Mairi aparece no mais recente boletim, porém a Secretaria de Saúde local não reconhece
No mapa não se encontra Capim Grosso que na criação dos territórios de Identidade fez
parte do território do Piemonte da Chapada e depois foi transferido para o Jacuípe
O Calila Notícias fez um levantamento baseado no último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) no inicio da noite desta quinta-feira, 21, sobre os números da Covid-19 no Território da Bacia do Jacuípe que é composto por 15 municípios e concluiu que oito deles já tiveram casos confirmados da doença.

Covid-19. Prefeitura contrata empresa para fornecer sacos de cadáver ao município e causa polêmica

A compra do material no valor de mais de R$ 10 mil dividiu opiniões
Foi publicado no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité de quarta-feira, 20, na Categoria: Licitação – Extratos de Contratos – Maio 2020 – Edição Nº 01711, página 2, a contratação da empresa Agnus Comercial de Material Construção para o fornecimento de sacos para cadáveres, decorrentes das complicações de saúde ocasionadas pela infecção do novo coronavírus (covid-19), que serão utilizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), visando oferecer suporte adequado à população no combate à pandemia.

Colisão envolvendo moto e carreta deixa dois mortos na BR 116 Norte

Dois homens morreram no início da noite desta quinta-feira, 21, após uma colisão envolvendo a motocicleta em que viajavam e uma carreta baú com placa de Tabuleiro do Norte no Ceará. 
Pela forma como ficou a frente da carreta se tem uma ideia da violência da Colisão
Informações que chegaram a redação do Calila Noticias dão conta que os dois eram primos e residiam em Lamarão, e até a publicação desta reportagem apenas um tinha sido identificado, José Ribeiro de Carvalho, 22 anos.