TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ICHU-Iniciado com os ACS o projeto Cuidando de quem cuida

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA
Foi iniciado nesta segunda Feira, 13 de Fevereiro de 2017  o Ciclo de atividades relacionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Ichu Bahia através do Projeto Cuidando de quem Cuida promovido pela Fisioterapeuta Caroline Moreira.
 

Seca: Panorama desolador em Ichu e Euclides da Cunha

Áreas desertas, solos esturricados, campos de sisal dizimados, tanques, cacimbas, riachos e açudes engolidos pelo sol escaldante que abate sobre os municípios de Ichu e Euclides da Cunha na região de Identidade do Território do Sisal, tem provocado a dizimação de animais, apagados o verde dos pastos, da caatinga e o brilho nos olhos dos sertanejos. 
A longa estiagem deve se levar em conta também, o desmatamento progressivo que vem sendo executado há muito tempo por proprietários de áreas rurais com o objetivo de formação de pastagens visando a criação de animais notadamente bovinos, caprinos, ovinos, bem como plantio de produtos da agricultura familiar - milho, mandioca e feijão -. Sem critério de preservação da natureza, o pouco que ainda existe da vegetação natural continua sendo derrubado pela ação do homem que não se preocupa com a reação do planeta.

Aquecimento Global: Seca em anos seguidos gera alerta sobre futuro da Região Nordeste

O aquecimento global, que já elevou em cerca de 1,5°C a temperatura do Nordeste, tem acendido sinais de alerta. Previsões climatológicas para décadas à frente estão virando realidade hoje. 
Oscilações pluviométricas, derretimento precoce de gelo no Ártico, anos cada vez mais quentes. A possibilidade de um sexto ano de chuvas abaixo da média no Ceará também antecipa um cenário que só deveria chegar em 2050, quando o semiárido teria cada vez mais anos consecutivos de seca. 

Ichu: Por ainda estarem em manutenção, transporte de estudantes para Feira e Serrinha só a partir desta terça-feira

O Secretário Municipal de Educação de Ichu, Carlos Herivelton, informa que em virtude de os veículos ainda estarem em manutenção, não haverá transportes para Feira de Santana e Serrinha. 
Veto como é conhecido o Secretário informou que os ônibus foram para Serrinha no último sábado, porém não foi possível concluir os trabalhos. No entanto, ele ressalta que nesta terça-feira, 14, os mesmos já estarão aptos para cumprir o roteiro.

Realizado em Queimada do Cedro (Coité), o 4º Iê Berimbau Capoeira Festival.

Neste final de semana foi realizado no povoado de Queimada do Cedro município de Conceição do Coité, o 4º Iê Berimbau Capoeira Festival organizado pelo Grupo Internacional Mundo Capoeira que tem à frente o Graduado Junior, e a supervisão do Mestrando Samuray.
Estiveram presentes o professor Dublê e seu aluno Cantador de Salvador, bem como a aluna Paraná diretamente da Russia.  

Ciclista morre após ser atropelado por carro na BA-233, em Serrinha

Um ciclista de 47 anos morreu após ser atropelado por um carro, na rodovia BA-233, próximo ao povoado Mombaça, em Serrinha, por volta das 14h35 deste sábado (11).
Segundo informações da Polícia Militar, o ciclista Antônio de Jesus Carvalho atravessava a pista quando foi atingido pelo veículo Honda CRV, placa JSI-4125, licença de Conceição do Coité.

Homem raptado em casa é encontrado morto na zona rural de Serrinha

Um homem identificado como Sidnei Pereira de Jesus, de 31 anos, foi encontrado morto por volta das 6h deste sábado (11) na zona rural de Serrinha. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo do homem foi deixado em uma localidade conhecida como Arapuá, nas proximidades da área onde está sendo construída uma fábrica de explosivos, e localizado por moradores do local.
De acordo com informações que circulam nas redes sociais, o homem teria sido raptado na noite de sexta-feira (10) no bairro do Cruzeiro, na porta da casa onde morava. Ainda de acordo com informações, Neguinho, como era conhecido o rapaz, foi levado por homens armados que teriam chegado ao local em um veículo não identificado.

Ex-prefeito de Barrocas é condenado pela Justiça e perde direitos políticos

O ex-prefeito de Barrocas, José Edilson de Lima Ferreira, foi condenado a devolver R$ 30,5 mil aos cofres públicos e pagar multa equivalente a três vezes o valor que recebia como gestor entre 2001 e 2008. O juiz federal Eudóxio Cêspedes Paes, titular da Subseção Judiciária da 2ª Vara Federal de Feira de Santana, determinou ainda a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por três anos e a proibição de contratar com o poder público.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi proposta porque um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) apontou a apropriação de verbas públicas federais por parte do ex-gestor. Segundo o MPF, a CGU constatou ainda que José Ferreira obrigava "profissionais do magistério contratados temporariamente a assinarem folhas de pagamento com valores acima do que eles efetivamente recebiam”.

Em tarde de goleiro do Altos-PI, Bahia empata sem gols em Teresina

Não foi por falta de tentativas. O Bahia criou, teve grandes oportunidades, mas acabou parado por Alex Alves, goleiro do Altos do Piauí. Em duelo válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste na tarde deste domingo (12), as duas equipes empataram em 0 a 0 no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.
Com o resultado, o Bahia segue na liderança do grupo B da competição regional, com cinco pontos. Agora, o Esquadrão foca as atenções na Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira (16), o adversário será o Sergipe.

Em rodada dupla, Atlântico e Conquista vencem e entram no G-4 do Baiano

O Atlântico e o Vitória da Conquista são os novos integrantes do grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Baiano. Neste sábado (11), o Tubarão bateu o Jacobina no estádio de Pituaçu por 1 a 0, com gol marcado por Rogério Rios. 
Com quatro pontos, o Atlântico ocupa o quarto lugar. A equipe volta a jogar na próxima quarta-feira (15), contra a Juazeirense, em Juazeiro. O Bode, por sua vez, não teve problemas para bater o Galícia por 3 a 0. A equipe alviverde marcou com Diego Aragão, Vander e Rayllan. 

Com gol nos últimos minutos, Vitória bate o América-RN no Barradão

Foi na base da emoção. Depois de sair na frente e ceder o empate, o Vitória conseguiu vencer o América-RN por 2 a 1 na tarde deste sábado (11), pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Kieza, no primeiro tempo, e André Lima, nos últimos minutos da segunda etapa, marcaram para o Leão, enquanto Jean Patrick fez o gol do time potiguar.
Com o resultado, o Vitória assume a liderança do Grupo E da competição regional, com seis pontos conquistados. O foco agora é o Campeonato Baiano. Na próxima quarta-feira (15), às 18h30, o Leão recebe o Flamengo de Guanambi no Barradão.

Sete clubes são confirmados na Série B do Baianão 2017; Camaçari espera definição

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu nesta sexta-feira (10) os sete clubes que participarão da Série B do Campeonato Baiano, que terá início no dia 16 de abril e terá novamente apenas um time ascendendo à elite estadual. 
Os clubes confirmados são Atlético de Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Jequié, Colo Colo, Ypiranga, Feirense e PFC Cajazeiras. O oitavo postulante à vaga é o Camaçari, que depende de intervenções no Estádio Alberto Oliveira. A FBF deu o prazo à prefeitura local até esta terça-feira (14) para garantir que o a praça esportiva sofrerá reformas até o início da competição.

Tragédia em partida do Campeonato Angolano deixa ao menos 17 mortos e 60 feridos

Um simples jogo de futebol acabou em tragédia na tarde de sexta-feira (10). Num jogo válido pelo Campeonato Angolano, cerca de 17 torcedores morreram após uma invasão de pessoas em um dos portões do Estádio Municipal 4 de Janeiro, em Uíge, onde acontecia o jogo entre Santa Rita de Cássia e Recreativo do Libolo. 
De acordo com informações da agência de notícias Lusa, de Portugal, um tumulto teria causado a tragédia, no qual essas 17 pessoas teriam sido pisoteadas ou ficaram asfixiadas. 

Paróquias de Ichu e Santa Bárbara têm novos padres

Novos padres assumiram as paróquias de Ichu e Santa Bárbara neste fim de semana. Apesar de próximos, o municípios pertencem a Dioceses diferentes.
Padre Gil, que estava em Coité, assume a paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Ichu.
Na noite de sábado (11), o padre Gildevan Oliveira, mais conhecido como padre Gil, assumiu a paróquia de Coração de Jesus localizada na cidade de Ichu, situada no território do sisal. É a primeira paróquia que o padre assume como administrador paroquial (pároco).

Ichu: Jornada Pedagógica da Rede Municipal acontece entre os dias 20 e 21 de fevereiro

Com o Tema: Educação: Semear com compromisso, colher com esperança, será realizada entre os dias 20 e 21 de Fevereiro, no Auditório Municipal, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino organizada pela Secretaria de Educação e Cultura.  

A Jornada Pedagógica 2017, conclama todos os profissionais da educação para assumirem o seu papel, por entender que todos são importantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, comprometimento, união, persistência e determinação são ingredientes fundamentais para garantir o direito de aprender de cada estudante.  

Esse momento importante visa refletir sobre o compromisso com a Educação para a garantia do direito de aprender, a partir da contribuição de cada segmento: Estado, profissionais da educação, famílias e comunidades.

Coité – Jovem de 14 anos é morto com tiro nas costas no Bairro dos Barreiros

PM realiza diligências no sentido de prender os autores do crime
Um jovem de apenas 14 anos, foi mais uma vítima da violência urbana em Conceição do Coité. Ricardo Carneiro Oliveira Junior, morador da Rua João Martins Ramos, Bairro dos Barreiros, foi morto perto de sua casa por um individuo que estava no carona de uma moto, fez pelo menos cinco disparos de pistola .380, apenas um acertou as costas da vítima que foi socorrida por populares para emergência do Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité, onde a equipe médica constatou o óbito. 

CIPE Nordeste intensifica ronda e abordagens em Tanquinho

Com o aumento da violência na cidade de Tanquinho, principalmente após os dois homicídios ocorrido na semana passada, sendo um na quarta-feira dia 08 (relembre) e o último na sexta-feira dia 10, a segurança foi refoçada para trazer a paz e tranquilidade de volta aos munícipes tanquinhenses.
De acordo com informações da assessoria do prefeito Luedson Sorares (PTN), desde a última sexta-feira (10/02) que a Companhia Independente de Policiamento Especializado Nordeste (CIPE) está nas ruas da cidade realizando abordagens no intuito de reduzir a violência e impedir a prática de delitos.