TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 27 de setembro de 2020

Rui Costa reconhece situação de emergência em 8 cidades em decorrência da estiagem

O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência decretada pelas prefeituras de oito municípios baianos em decorrência da estiagem. A informação consta na edição do último sábado (26) do diário oficial do estado. 

Os municípios foram os seguintes: Quijingue, Nordestina, Queimadas, Barro Alto, Coronel João Sá, Barrocas, Teofilândia e Macururé.  

Destas, cinco estão na região do Sisal – Quijingue, Nordestina, Queimadas, Barrocas e Teofilândia.

São Miguel das Matas registra novo tremor de terra neste domingo

As estações sismográficas registraram um novo tremor de terra de magnitude preliminar em São Miguel das Matas, Vale do Jiquiriçá, por volta das 5h30, deste domingo (27). De acordo com o Correio, diferente dos que ocorreram em agosto e setembro (veja aqui), o de agora teve registro de 1.0 MLv, ou seja, baixa intensidade.

São Miguel das Matas decretou estado de emergência em 31 de agosto - com validade de 180 dias -, dois dias após a ocorrência do 1º terremoto na região. O mais forte na localidade chegou a magnitude 4.6, ocorrido no dia 30 de agosto. Segundo o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz, um relatório do município apontou que 10 casas terão que ser demolidas e outras 129 ficaram com fissuras e rachaduras, sendo assim, precisarão de reformas.

Vitória da Conquista bate o Freipaulistano e soma mais um bom resultado na Série D

O Vitória da Conquista chegou ao seu segundo triunfo em dois jogos na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe treinada pelo boliviano Joaquín Monasterio bateu o Freipaulistano por 1 a 0 na tarde deste domingo (27) no estádio Titão, em Frei Paulo (SE). O único gol do jogo foi marcado por Marquinhos Carioca, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Bode agora soma seis pontos e lidera o grupo A4. A equipe volta a entrar em campo na próxima quinta-feira (1º) para enfrentar o ABC, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

Feira registra 6 casos de covid-19 neste domingo; 75 no fim de semana

Feira de Santana confirmou apenas seis novos casos de covid-19 neste domingo (27). Somados aos 69 registros do sábado (27), 75 novos casos da doença foram registrados no fim de semana. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. 

Homem tem mão dilacerada ao soltar "foguete" em Conceição do Coité

Um homem identificado como Eduardo de Jesus Nascimento, de 54 anos, ficou gravemente ferido e com parte da mão dilacerada após sofrer um acidente ao manusear fogos de artifício na cidade de Conceição do Coité. O acidente aconteceu na tarde deste domingo (27), no bairro dos Barreiros.

De acordo com a Brigada Voluntária Águia Resgate, Eduardo teve parte de uma das mãos dilacerada ao soltar um rojão do tipo foguete. Ele foi encaminhado ao hospital da cidade e em seguida transferido para uma unidade referência no tratamento de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas. De acordo com o site Notícias de Santaluz, o quadro de saúde do homem é estável. 

Serrinha registra mais três novos casos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus (Covid-19) neste domingo, 27, que aponta mais três casos confirmados da doença em Serrinha. Todos estão clinicamente estáveis e cumprem isolamento domiciliar. Serrinha tem agora 1.213 casos.  

Foram realizados, até o momento, 10.841 testes e exames e 9.612 deram negativados. Do total de casos confirmados, 14 morreram por complicações da doença e 1.170 já estão curados. O município tem 29 pessoas com o vírus ativo, podendo transmiti-lo, e 16 casos suspeitos.

Serrinha: Jovem é socorrido desacordado após acidente de moto e morre em hospital

Um jovem de 24 anos morreu na tarde de sábado (26) após sofrer um acidente na BR-116, em Serrinha. Joílson Jesus Macedo, conhecido como "Keu Olho de Gato", que morava no povoado Mandacaru, foi encontrado desacordado caído ao lado de uma moto, nas proximidades do entroncamento de Biritinga.

O rapaz foi socorrido e encaminhado para a o Hospital Municipal de Serrinha (HM). Os médicos ainda tentaram fazer os procedimentos de reanimação, mas Joílson morreu. Ainda não se sabe as circunstâncias do acidente e também nenhuma testemunha foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

Bahia registra 850 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; 47 óbitos ocorreram em datas distintas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados
850 casos de Covid-19 e 1.074 curas. Agora são 306.036 o número total de casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que desses 292.436 já são considerados curados e 7.001 encontram-se ativos.  
 
A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e de óbitos relacionados ao coronavírus está disponível no site, confira clicando AQUI.

Veja quanto declarou em bens os candidatos a prefeito (a) de todos 20 municípios do território do sisal

O total geral entre todos candidatos é quase R$ 59 milhões, mais da metade da fortuna é de Marcelo Araújo (DEM) de Coité que declarou R$ 32 milhões

Em todo período eleitoral uma atração a parte fica por conta das declarações dos bens realizadas pelos candidatos. Alguns candidatos ficam “famosos” pelas verdadeiras fortunas declaradas e isso vira assunto para as discussões pelas ruas das cidades.

Ichuenses tentam vaga de vereador em Feira de Santana na Bahia e Crixás no Estado de Goiás

Conforme o dicionário, a política é a “arte ou ciência de governar” e é exatamente por isso que muitos entram em busca de um lugar para fazer história, é o caso de dois ichuenses que tentam ingressarem na política longe de sua terra natal.

TRE-BA recebe lista de gestores que tiveram contas rejeitadas pelos TCE e TCM; confira

Audiência virtual marcou a entrega simbólica da divulgação dos nomes dos gestores com contas reprovadas, nos oito últimos anos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior reuniu-se, na última quinta-feira (24/9) com os presidentes dos tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), Gildásio Penedo Filho e Plínio Carneiro Filho, respectivamente. 

Justiça Eleitoral decide que Rádio Sisal deve entrevistar Danilo nas mesmas condições da entrevista com Marcelo

Marcelo foi entrevistado numa quarta-feira a noite e teria oferecido o espaço a Danilo no domingo a noite, a Justiça determina que seja também numa quarta a participação do petista

A Justiça Eleitoral de Conceição do Coité acolheu, no último sábado, 26, requerimento dos advogados do pré-candidato a prefeito de Conceição do Coité Danilo Ramos (PT) e determinou que a Rádio Sisal agende entrevista nas mesmas condições da entrevista com o pré-candidato Marcelo Araújo (DEM), inclusive na mesma hora e dia da semana.  

Os advogados de Danilo alegaram que a Rádio entrevistou Marcelo em uma quarta-feira, 20h, e após requerer formalmente o direito de ser entrevistado, foi-lhe oferecida uma entrevista no domingo, 20h. Neste horário, alegou que a entrevista não teria a mesma audiência e, além disso, que o pré-candidato teria outros compromissos. 

Fiocruz afirma que Manaus vive segunda onda de Covid-19 e sugere lockdown

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que Manaus vive uma segunda onda de contágio da Covid-19. Com isso, o autor do estudo, Jesem Orellana, propõe a adoção de lockdown para conter a circulação do vírus.

Na última sexta-feira (25), o governo do Amazonas determinou o fechamento de bares e casas noturnas após identificar o aumento no número de casos de infecção.     

"É indubitável que estamos em uma segunda onda em Manaus, que estamos tendo um elevando número de hospitalizações por casos graves de síndromes respiratória aguda grave. Esse tipo de cenário epidemiológico em que se tem a Prefeitura aumentando os atendimentos nas unidades básicas de saúde, você tem o governo do estado aumentando o número de leitos para internação por casos suspeitos e confirmados de covid-19, é completamente incompatível com a tese de que temos imunidade de rebanho", disse o pesquisador, em entrevista à Globonews.

Três homens mortos a tiros sábado (26) em Feira de Santana

A polícia Civil de Feira de Santana registrou três homicídios no sábado (26), nos bairros Asa Branca, Gabriela e Papagaio.  

Por volta das 17h25 na Rua José Marcone, no bairro da Gabriela, um homem foi assassinado com tiros na barriga, tórax, cabeça e costas. A vítima não portava documentos pessoais e até o momento não foi identificada. Segundo moradores, dois homens em uma motocicleta Bros teriam sidos os autores.

Propaganda eleitoral começa neste domingo (27); confira as normas

A partir deste domingo (27), os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Serrinha registra 1 novo caso positivo da covid-19 neste sábado

A Prefeitura de Serrinha informa que neste sábado, 26/09, foi confirmado 1 novo caso de coronavírus. Sendo assim, a cidade atinge um total de 1.210 casos da Covid-19.  
 
PRIMEIRA TABELA (resultados LACEN)
Serrinha registra um total de 21 casos suspeitos e 469 casos positivos diagnosticados através do teste do LACEN.

Aumenta para 132 o número de pacientes recuperados da COVID-19 em Candeal. Número de pacientes em monitoramento caiu para 35.

A Prefeitura de Candeal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa, que a recuperação mais um paciente, totalizando 132 CURADOS. Pacientes em MONITORAMENTO caiu para 35, Pacientes SUSPEITOS permanece o mesmo, 14. NÃO HOUVE NENHUM CASO CONFIRMADO, continuando 142 pacientes confirmados da COVID-19, 163 descartados, 705 exames não reagente por Teste Rápido e 01 óbito. 
Continuam surgindo novos casos positivos, por isso, não podemos regredir nas medidas adotadas para o enfrentamento ao novo Coronavírus. E para evitar o contágio do vírus, é necessário manter o Isolamento Social. Só saia de casa em caso de extrema necessidade.