TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Pista cede com a chuva, forma grande cratera e ameaça a trafegabilidade da BA-120, no trecho Riachão a C. do Coité

Uma grande cratera se abriu com as chuvas que caíram nas últimas horas sobre a BA-120, trecho de Riachão do Jacuipe a Conceição do Coité durante a manhã desta sexta-feira (22).

A cratera foi aberta provavelmente por causa das águas vindas pelo sangradouro do Açude do Cedro, que se chocaram contra a rampa da pista. Como a movimentação de veículos foi mais intensa pela rodovia nesta sexta-feira, é provável que tenha forçado e o terreno cedido.

Riachão: Situação do rio Jacuipe já é praticamente igual à enchente de 1980

As chuvas que caíram durante toda a noite desta quinta-feira (21) e prosseguiram durante a madrugada e manhã desta sexta (22) proporcionaram mais uma grande cheia no Rio Jacuipe, bem maior do que a de há 15 dias, quando aconteceram as primeiras chuvas na região. 

Desde cedo as águas não pararam de subir, o que tem assustado os moradores dos bairros ribeirinhos, já que centenas de pessoas estão desabrigadas. Os bairros mais atingidos pelas águas do rio são Alto do Cruzeiro, Bela Vista, Barra e Alto do Cemitério.

Fortes chuvas: Deputado Alex da Piatã mobiliza órgãos estaduais e federais para ajudar população de Riachão do Jacuípe


12508874_990966177605261_2326342105546157840_nA chuva é sinal de alegria nas mais diversas regiões do interior do estado. Mas para a cidade de Riachão do Jacuípe, ela chegou com transtornos: a forte chuva que caiu fez com que o Rio Jacuípe transbordasse e deixasse a sede do município ilhada. A força da natureza fez alguns estragos: como a queda de uma ponte na BR 324 na entrada do município, o alagamento da BA 120 e diversas famílias que ficaram desabrigadas por conta cheia do rio que atingiu suas casas. Preocupado, o deputado Alex da Piatã (PMDB) mobilizou órgãos estaduais e federais no intuito de auxiliar a população local.

Confira os jogos e arbitragem deste final de semana pelo campeonato de Bujão

Neste final de semana acontece mais uma rodada do campeonato de Bujão na comunidade de Queimada do Cedro em Conceição do Coité, serão mais dois jogos valendo pela terceira rodada da primeira fase da competição que tem Amigos de João e Vitória liderando o grupo A e Corinthians de Gleydson e Casa Nova liderando o grupo B, os jogos terão início às 15h30min.

No sábado jogam Amigos de João e Vitória de Queimada do Cedro, enquanto que no domingo estarão jogando União da Baixada e Mongys. Confira a arbitragem.

Ichu: Prefeito, Diretora da Educação e Técnico da Secretaria participam de Encontro com o FNDE em Salvador

O Prefeito Antonio George, a Diretora da Educação Zaíra Gonçalves e Tarcísio Santiago estiveram nesta quinta-feira, 21, participando de um Encontro promovido pela União de Prefeitos da Bahia (UPB), onde técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE estão realizando oficinas com  esclarecimento de dúvidas e informações sobre os projetos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal.
20160122075043 (2)
Foto: Zaíra Gonçalves

População de Riachão do Jacuípe está ilhada com as fortes chuvas que cai na região

Foto: Reprodução/Interior Da Bahia
Muitas famílias que residem nos bairros Alto do Cruzeiro, Jatobá, Bela Vista, Alto do Cemitério, Clériston Andrade, Barra e São José em Riachão do Jacuípe estão desabrigadas após as fortes chuvas que caíram na região na noite de ontem para hoje.

Voluntários estão se desdobrando para ajudar as famílias mais atingidas que tiveram suas casas invadidas pelas águas. Muitas estão sendo levadas para galpões e prédios escolares da prefeitura e outras estão indo para casas de parentes. Muitos moradores perderam tudo, principalmente aquelas que moram a margem do rio Boqueirão. 

Ichu: Caminhão de distribuidora da Itaipava atola na região da Fazenda Consolo

Um caminhão de uma empresa distribuidora da Cerveja Itaipava atolou na Fazenda Consolo no município de Ichu quando fazia a entrega de mercadoria no Bar de Mongão na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro.
c44e0f59-6a10-4ac2-808d-d09860fc8693
A situação ficou complicada que praticamente todos os pneus ficaram cobertos de lama e nem mesmo uma máquina enviada pela Prefeitura conseguiu retirar o veículo.

Sexta Edição do Encontro Regional de Radialistas e Profissionais da Imprensa foi cancelada

DSC03215
Encontro realizado no ano passado em Serrinha
A sexta edição do Encontro Regional de Radialistas e Profissionais de Imprensa, que seria realizado neste domingo (24), em Riachão do Jacuípe, foi adiada por conta das fortes chuvas e enchente que provocaram diversos estragos no município, a exemplo de alagamentos de bairros e interdição de estradas, além de ter deixado centenas de famílias desabrigadas. Lamentamos os transtornos, ao tempo em que informamos que a medida visa respeitar a comunidade jacuipense, que está em clima de apreensão social e de comoção, não havendo, assim, clima para a festividade. Em razão da grande expectativa dos profissionais de imprensa em participar deste grande evento de lazer e confraternização, firmamos o compromisso de que tão logo se constate que a situação do município de Riachão do Jacuípe volte à normalidade uma nota data será divulgada.
 
Atenciosamente,
A organização do evento.

Enchente danifica adutora de água em Riachão do Jacuípe

embasa
O abastecimento de água nos municípios de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Nova Fátima, São Domingos, Valente e Gavião está interrompido, em função do rompimento da adutora de água bruta, na altura do Povoado de Vila Aparecida, causado pelas fortes chuvas que caíram na região.

As equipes da Embasa já estão mobilizadas, mas ainda não é possível ter acesso ao local devido ao grande volume de água. Logo que o acesso for possível, os serviços de manutenção serão realizados e, em seguida, o abastecimento de água retomado.

Ichu: Secretaria Paroquial começa a receber doações para serem entregues a moradores de Riachão do Jacuípe

Diversas famílias ichuenses já iniciaram uma campanha para doação de alimentos, roupas, colchões entre outros para serem doados aos moradores de Riachão do Jacuípe que se encontram desabrigados devido as fortes chuvas que estão caindo na região.
20160122055529
Foto: WhatsApp
Quem se interessar e poder colaborar, deve se dirigir até a Secretaria Paroquial e procurar Dagmar. A referida Secretaria fica no fundo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Ichu: Depois de quase nove anos represa do Canavial volta a transbordar

No dia 07 de março de 2007 por volta das 19 horas, começou uma chuva silenciosa, aparentemente tranquila, no entanto, com o passar dos minutos a intensidade aumentou consideravelmente.

Trovões, ventos, raios  e uma verdadeira tromba d´água chegou em Ichu e por praticamente duas horas choveu a ponto de derrubar a ponte sobre o Riacho Mumbuca (Região do Umbuzeiro) e transbordar diversas barragens entre elas a do Canavial.

Noite de muita chuva em Ichu e região, em Riachão do Jecuípe famílias estão desabrigadas

Bairro Cleriston Andrade/Riachão
Depois de uma noite de muita chuva em Ichu e em toda a região os rios que cortam a o território da Bacia do Jacuípe e do Sisal elevaram bastante seus níveis de água e já causam transtornos a muitos moradores, principalmente em Riachão do Jacuípe onde os rios Boqueirão e Tocós cortam a cidade da Bacia do Jacuípe.

Ichu: Assessorias dos Deputados Bira Corôa e Alex da Piatã se manifestam sobre o apoio a Festa de Fevereiro


A referida matéria teve repercussão instantânea e de imediato a nossa Redação começou a receber ligações e mensagens das Assessorias dos dois parlamentares.

Valdemi de Assis é Assessor do Deputado Alex da Piatã
Valdemi de Assis é Assessor do
Deputado Alex da Piatã
Valdemi de Assis que atua no Gabinete do Deputado Alex disse que ainda não teve acesso ao Projeto elaborado pelo Departamento de Cultura do Município de Ichu. Vale destacar que o referido Projeto solicitado pelo mandato do parlamentar já foi encaminhado para a área de comunicação, tendo a Secretaria cópia do e-mail enviado.

Ao ser informado que o Projeto expondo toda a estrutura da festa, bem como os valores necessários para que o evento tenha de fato a verdadeira valorização foi encaminhado, Mitinho como é conhecido o Assessor declarou que vai tentar marcar uma audiência com Jorge Portugal (Secretário Estadual da Cultura).