TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 8 de maio de 2011

Com quatro gols de cabeça deu empate no primeiro jogo da final entre Bahia de Feira e Vitória da Capital:

Deu empate no primeiro jogo da final do Baianão 2011 entre o Bahia de Feira e o Vitória da Capital.
O jogo começou truncado, com as duas equipes buscando o caminho do gol mas sem criatividade na hora da finalização, por fim sem muita exigência dos dois goleiros os dois times foram para o intervalo com o (0) no placar.

No segundo tempo o Bahia de Feira veio com maior volume de jogo e aos 14 minutos Diones marcou de cabeça para o Bahia de Feira após um cruzamento da esquerda fazendo 1 a 0. Após sofrer o gol o Vitória se acordou para o jogo e aos 20 minutos Elkeson de cabeça empata o jogo após um belo cruzamento da direita, um lance muito parecido com o do gol do Bahia de Feira com diferença do lado que veio o cruzamento que foi oposto. O Bahia de Feira não se abateu com o gol de empate do Vitória e continuou precionando quando aos 24 minutos, no 1° lance do jogador Carlinhos que tinha acabado de entrar colocou o Bahia de Feira outra vez na frente do placar numa cabeçada certeira após uma cobrança de falta fazendo 2 a 1 para o Bahia de Feira. O jogo continuou bastante equilibrado até os 39 minutos quando em uma posição irregular o zagueirão do Vitória Reniê, (acredite também de cabeça) empata o jogo dando números finais no placar, Bahia de Feira 2X2 Vitória, com todos os gols de cabeça.

Agora o Bahia de Feira precisa de qualquer custo vencer a próxima partida no Barradão para ser o Campeão, já o Vitória joga com a vantágem de empatar o próximo jogo dentro de casa para consagrar-se penta Campeão Baiano.

Ficha técnica do jogo:
Bahia de Feira: Jair, Léo, Paulo Paraíba depois Alex Baiano, Alex Alagoano, Edson, Francisco Junior depois Alyson, Lau, Diones, Diego depois Carlinhos, Rogério e João Neto.
Tecnico: Arnaldo Lira.

Vitória: Viáfara, Nino Paraíba, Alyson, Reniê, Eduardo neto, Duylio, Mineiro, Uelliton, Elkeson depois Gabriel paulista, Geovanni depois Neto baiano, Nikão depois Rildo.
Tecnico: Antônio Lopes.

Da redação
  

Cartão Nacional de Saúde em todo País até 2014:

   Construir um registro eletrônico que permita aos cidadãos, aos gestores e profissionais de saúde acessar o histórico de atendimentos dos usuários no SUS. Esse é o principal objetivo do Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que vai identificar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País, regulamentado na última segunda-feira 02 de Maio, em portaria publicada no Diário Oficial da União. A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014 e com isso melhorar a gestão da rede pública de saúde.

   Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos, numa ação em conjunto com estados e municípios.
   Com o Sistema, será possível, por exemplo, saber a participação de uma determinada pessoa em campanhas de vacinação, se ela foi atendida em um posto de saúde ou se fez exames e cirurgias. O Ministério da Saúde será responsável por desenvolver as bases de dados do Sistema Cartão e oferecê-las a todas as unidades públicas de saúde. Também fará a manutenção e o gerenciamento do banco de dados e prestará cooperação técnica aos gestores locais no processo de cadastramento dos usuários do SUS.

Cadastramento:
   Para se cadastrar, os usuários do SUS deverão fornecer o endereço do domicílio permanente, independentemente do município em que esteja no momento do cadastramento ou do atendimento. No caso de brasileiros residentes no exterior e estrangeiros não residentes no Brasil que busquem atendimento no SUS, deverá ser registrado como endereço de domicílio permanente apenas o país e a cidade de residência. As pessoas que não possuírem o Cartão Nacional de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde.

   Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas. O Portal de Saúde do Cidadão permitirá – em área restrita ao usuário – acesso aos dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. Todas as informações dos usuários terão garantia de segurança tecnológica para que não seja violado o direito constitucional à intimidade, à vida privada, à integralidade das informações e à confidencialidade dos dados.

Fonte: Ministério da Saúde

Riachão - Morrinho do Bonsucesso realiza o 4º Encontro de Sanfoneiros da Região:

 Malvadinhos do Forró tem inspirado outros grupos na região
A Fazenda Morrinho do Bonsucesso localizada no município de Riachão do Jacuípe vem mantendo as suas raízes e tradições culturais e no 4º Festival de Sanfoneiros estará homenageando os 98 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

A comunidade de Morrinho do Bonsucesso, em Riachão do Jacuípe, famosa por manter viva as tradições culturais do samba-de-roda, música caipira e forró pé de serra, realiza neste domingo, dia 08 de maio, o 4º Festival de Sanfoneiros da região.

Desta vez, a comunidade vai homenagear os 98 anos do Rei do Baião Luíz Gonzaga criador do Forró e que nos deixou em 02 de Agosto de 1989, mas que nunca será esquecido por sua obra artística, marcada pela sua história e canções que transmitiu e transmite até hoje a alegria dos brasileiros.

Os organizadores deste evento são Valdener, conhecido como Nenêi e Antônio da Borboleta, todos da comunidade de Bonsucesso. É um dia de muita diversão, tendo início às nove horas da manhã do domingo, dia 08 de Maio com a chegada dos sanfoneiros tocando todos juntos acompanhados pelos zabumbeiros e trianglistas vão subindo a ladeira soltando fogos e cantando o verdadeiro forró de raiz.

Valdener disse que está muito feliz com essa oportunidade de trazer essa alegria mais uma vez para a comunidade, ele também convida a todos e espera contar com uma grande participação de pessoas, valorizando assim a verdadeira cultura deixada por nosso grande Mestre do Forró, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Do Interior da Bahia

Caçadores são presos após perseguição policial em Eunápolis:


De acordo com a delegacia de polícia do município, eles tentaram fugir em uma motocicleta após serem flagrados por policiais militares com as armas quando o condutor do veículo foi atingido na perna, caindo próximo a um posto de gasolina no bairro de Itapoan após atravessarem a BR-101.

Gilvan Souza Santos, 30 anos, baleado na perna direita, e Darlan José Demétrio, 19, disseram que o armamento seria utilizado para caça. Com eles, a PM apreendeu quatro trabucos, uma espingarda calibre 32, e munição, além de  material utilizado em caça.

Segundo a Polícia Militar, os dois disseram que estavam indo caçar animais em uma fazenda nas proximidades da Roça do Povo, a 10 quilômetros do centro da cidade. Informações do Correio.

Do Interior da Bahia

Internos do presídio de Serrinha terão ensino médio com intermediação tecnológica:

Os detentos do Presídio de Segurança Máxima de Serrinha vão poder estudar o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta segunda-feira (9), a aula inaugural do programa no local. A iniciativa, que visa contribuir com a formação educacional e ressocialização do interno, será possível em função da parceria da Secretaria da Educação com a direção da instituição, a coordenação pedagógica da Reviver Administração Prisional Privada e a prefeitura de Serrinha.

Com a chegada do programa, os detentos terão acesso às aulas do ensino médio dentro do próprio Conjunto Penal. No EMITec, as aulas funcionam de forma semelhante ao ensino médio convencional. A diferença é que as aulas são ministradas em Salvador, em estúdios similares aos utilizados em TV. Conectados com o estúdio, as salas de aula contam com mediadores para facilitar a interação dos alunos com o professor especialista, que é posicionado diante de uma câmera, nas respectivas salas de aula, com transmissão de imagem, voz e dados.

No primeiro momento, o Conjunto Penal, situado na BR 116, sentido Serrinha/Teofilândia, terá 27 internos matriculados em duas turmas, que vão funcionar nos turnos matutino e vespertino. Para o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, o EMITec é um poderoso instrumento de inclusão educacional que foi concebido inicialmente para incluir os jovens que vivem no campo e que vem sendo aprimorado para atender a outros públicos.

“Estamos aprimorando o programa EMITec para garantir sua ampliação para todo território baiano, principalmente para as áreas mais remotas”, destaca o secretário Osvaldo Barreto. O programa, que está presente em 362 localidades de 133 municípios baianos, garante o atendimento de adolescentes, jovens e adultos que residem e trabalham em localidades distantes ou de difícil acesso às escolas de ensino médio.

Os estudantes têm 200 dias letivos e, assim como no ensino médio convencional, é necessário que tenham freqüência mínima de 75%. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira. Os conteúdos do EMITec são veiculados por meio de uma moderna plataforma de telecomunicações, através de solução tecnológica desenvolvida especialmente para o programa, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários utilizando Internet via satélite.
Informações de Cleriston Silva

Fazendeiro é morto com requintes de crueldade em Olindina:

Estão presos os três homens acusados de torturar e matar um fazendeiro na cidade de Olindina, localizada a 110 km de Serrinha. De acordo com informações do policial Jorge Welder, da delegacia da cidade, os acusados confessaram o crime e assumiram que mataram a vítima para roubar sua moto na noite desta sexta-feira (6).


O corpo de Antônio Damasceno, de 55 anos, foi encontrado por um de seus seis filhos no início da madrugada deste sábado (7) dentro de uma cisterna localizada dentro da propriedade da família, que fica na zona rural do município. O rapaz deu por falta do pai quando chegou em casa e avisou à mãe que sairia para procurá-lo. Ele encontrou o corpo do pai amarrado, com marcas de estrangulamento e com um saco com pedras pendurado à cabeça.


Os acusados de cometer o crime foram identificados como o menor E.S.S., de 17 anos, Rafael Prado de Melo, mais conhecido como "Paulista", e Maxwell Santana Silva, o "Gordo". "O adolescente era vizinho de Antônio, já os dois maiores são moradores da cidade. Eles confessaram o crime e foram transferidos para a carceragem do município de Itapicuru, já que havia risco de serem linchados pelos moradores caso continuassem aqui.


A população está muito revoltada com o crime e tentou invadir a delegacia, o que levou o delegado regional Miguel Vieira a decidir pela transferência", relatou Welder.


Ainda de acordo com o policial, Gordo já havia sido preso e estava em liberdade provisória. O trio foi detido em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da cidade após denúncias anônimas e o flagrante foi instaurado pelo delegado Geraldo Costa, da delegacia de Itapicuru. O corpo de Antônio foi enterrado no cemitério de Olindina por volta das 16h após ter sido liberado do Instituto Médico Legal da cidade de Alagoinhas.
Informações do blog de Cleriston Silva

Senhor do Bonfim: jogador de futebol morre em acidente com moto: