TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SERRINHA - COM A PRISÃO DO ACUSADO DE MATAR MOTOTAXISTA, POLÍCIA DESVENDA TRÊS CRIMES NA CIDADE:

Com a prisão de Mateus da Costa Silva e a apreensão de um adolescente de 17 anos, a polícia esclareceu três crimes de uma só vez em Serrinha, município distante 180 quilômetros de Salvador. Um homicídio, um latrocínio e uma tentativa de homicídio, todos ocorridos nos últimos dez dias e para os crimes, a equipe da Delegacia Territorial (DT) - Serrinha contou com o apoio da Polícia Militar.

Segundo o titular da DT local, delegado Daniel Tuhy, Mateus e o adolescente assassinaram a tiros, na manhã desta sexta-feira (11), o mototaxista Roberto Jesus Ribeiro, 22 anos, quando este conduzia um passageiro na Avenida ACM, naquela cidade. Atingindo com um tiro nas costas o motociclista morreu instantaneamente. A dupla, na verdade, tencionava matar Adriel Pereira Lima de Oliveira, o "Dão”, que era passageiro na motocicleta de Roberto.

Na semana anterior, "Dão” havia tentado matar uma outra pessoa, identificada como Ismael de Oliveira Santana Júnior, o "Risadinha”, que é comparsa de Mateus e do adolescente. A polícia apreendeu com a dupla um revólver de calibre 32 e uma motocicleta Pop 100, cor preta, que era pilotada pelo garoto e levava Mateus na garupa, no episódio que resultou na morte do mototaxista.

Agora, Mateus ficará custodiado na carceragem da 15ª Coorpin e o adolescente já foi encaminhado ao Ministério Público (MP). Ismael segue custodiado no Conjunto Penal de Serrinha, apontado como autor do latrocínio da anciã Josefa Francisca de Santana Jesus, de 84 anos, fato ocorrido no dia três, logo depois de Finados.


Fonte: Correio

Campeonato Baiano de 2012 terá mudanças:

Em 2012, os 12 clubes jogarão entre si na primeira fase em partidas de ida e volta.

A fórmula do Campeonato Baiano de 2012 será diferente da deste ano. Em reunião com os clubes participantes do certame do ano que vem, que, novamente, terá transmissão exclusiva da Rede Bahia, a Federação Baiana de Futebol (FBF) optou por uma competição considerada "mais justa".  

Em 2012, os 12 clubes - Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense,  Itabuna, Juazeiro, Juazeirense, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista - jogarão entre si na primeira fase em partidas de ida e volta. Os quatro melhores se classificam às semifinais e se enfrentam em confrontos entre 1ºx4º e 2ºx3º. Os vencedores dos confrontos decidem a competição.  

O martelo ainda não está batido, mas segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a tendência é essa. "É uma fórmula que usamos em 2009 e que os clubes e os torcedores gostaram", avalia. Para ele, a fórmula corrige de forma positiva o último campeonato, que possuiu um Torneio da Morte. "Os dois piores serão rebaixados e pronto", afirma.  

Nordestão - O Baiano de 2012 terá outra novidade. Os três primeiros colocados ao final da competição estarão automaticamente classificados para a Copa do Nordeste. O torneio voltará em 2013, com chancela da CBF. "É uma competição importante para as federações e para os clubes e já se mostrou rentável nas edições que teve", defende Ednaldo. Serão três clubes de Bahia e Pernambuco e dois de Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.  

As federações nordestinas destes estados anunciaram que a perspectiva mínima de rentabilidade da Copa do Nordeste é de R$ 20 milhões por edição. O planejamento até 2022 projeta um aumento de receitas anual. As informações são do Correio.

Lula está recuperando o apetite e quer comer picanha, diz ministro:

Ex-presidente repousa em casa em tratamento contra câncer na laringe. Dilma teria ficado 'feliz' com a visita a Lula em São Bernardo (SP).


Lula e médicos do Sírio-Libanês no último dia 31/Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Cidadania 
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta sexta-feira (11), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe, está com vontade de comer picanha. Amigo pessoal de Lula, Gilberto Carvalho foi chefe de gabinete do ex-presidente durante seus dois mandatos, de 2003 a 2010.
"Ele está recuperando o apetite. Queria até comer uma picanha", disse Gilberto, que conversou por telefone com o ex-presidente.
O tratamento com quimioterapia pelo qual Lula está passando, afirmou sua assessoria, afeta o paladar, porém os médicos não lhe impuseram restrições alimentares.
Carvalho disse ainda que a presidente Dilma Rousseff ficou "feliz" em reencontrar Lula, numa visita na noite desta quinta-feira (10) em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), na companhia do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Mais cedo, nesta quinta, o ex-presidente recebeu as visitas do ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Nesta sexta, recebe os presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
O ex-presidente repousa em casa na companhia de familiares desde o dia 1º, quando deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para o início da primeira das três sessões de quimioterapia.
Ele continuou recebendo medicamentos em casa, de uma bolsa de infusão. A segunda fase do tratamento será iniciado por volta do dia 21 de novembro (três semanas após o início da primeira fase). As informações são do G1.

Gianecchini é internado na UTI após quimioterapia e pode passar aniversário no hospital:

De acordo com uma amiga do ator em entrevista ao jornal, tudo que está acontecendo com ele durante o tratamento é normal e previsto pelos médicos.

O ator Reynaldo Gianecchini não reagiu bem à sessão de quimioterapia e permanece internado na UTI o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última quarta-feira (9). De acordo com o site do Jornal Extra, o ator teve uma queda brusca no número de plaquetas no sangue e, por isso, pode não ter alta amanhã à tarde, como estava previsto.
Por conta da permanência na UTI, Gianecchini deve passar o aniversário de 39 anos em tratamento. De acordo com Célia Fortes, amiga do ator global, em entrevista ao jornal, tudo que está acontecendo com ele durante o tratamento é normal e previsto pelos médicos. "Ele está ótimo. Todo mundo que faz quimioterapia passa por esses tipos de probleminhas”, acrescentou a amiga de Gianecchini.
A festa de aniversário estava programada aconteceria num sítio da família na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Alguns parentes de Birigui, cidade natal do ator, viajaram na tarde de quinta-feira para participar dos festejos em sua homenagem, mas talvez tenham que adiar a festa.
Será o primeiro aniversário do ator sem seu pai, Reynaldo Cisoto Gianecchini, que morreu no dia 17 de Outubro em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele fazia tratamento contra um câncer e estava internado no Hospital São Lucas. As informações são do correio.

COITÉ - Agricultores de Brasília visitam comunidades coiteenses:

A agricultura familiar e o associativismo é um dos destaques do município de Conceição do Coité, agricultores de outros estados já visitaram o município, isso tem continuado , nesta quinta-feira (10), aproximadamente 40 agricultores de Brasília visitaram três comunidades coiteenses, foram elas: povoado de Onça, Pedras e Nova Palmares.

Nessas comunidades, eles viram de perto o avanço da agricultura familiar, isso através do apoio que o governo municipal, que sempre deu aos agricultores, desde do preparo da terra até o cultivo dos produtos a exemplo da mandioca, os agricultores de Brasília viram a união que existe entre as comunidades e o agricultor.

Na comunidade de Onça, a lavradora e vice presidente da associação local, Maria Natividade, conhecida por Cecéu, presidiu a reunião, onde foram passadas as informações, principalmente como começou a associação, que conta com a participação das mulheres da comunidade, que atinge aproximadamente 80% dos associados, mais de 20 mulheres produzem os derivados da mandioca como: bolacha de goma, sequilhos, beiju e outros, de forma organizada a comunidade fornece os produtos da agricultura familiar para o município local e outros, o lucro dos produtos é dividido entre as mulheres.

Quem também esteve acompanhando a comitiva foi o presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM)e Secretario da Agricultura, José Mario Carneiro Rios, “As comunidades do município sempre recebe visitas de outros estados, agora foi Brasília , eles ficaram surpresos com a organização das associações coiteenses, nós como governo, sempre estamos apoiando através de curso de capacitação e outros. Essa foi a determinação do prefeito municipal Renato Souza, que veio desse movimento.” Disse o secretario.

Na comunidade de Pedras, visitaram a casa de farinha e houve outra reunião com os agricultores, dirigida pela a presidente da associação local, Helenilda Silva, conhecida por Nilda de Pedras. Segundo Nilda, o que mais ajudou a comunidade, foi quando a mesma recebeu a Unidade da Agricultura Familiar, as mulheres da comunidade também produzem os derivados da mandioca, fornecem produtos para a merenda escola do município local e outros. “Os associados da comunidade, aproximadamente 90% são mulheres, graças a Deus somos unidas, esse é o segredo do sucesso comunitário, agradeço aos visitantes, que estão levando muita experiência das comunidades coiteenses, agradeço, principalmente o governo municipal que através da secretaria da agricultura pelo o apio.” Disse Nilda

O Assentamento de Nova Palmares, também foi visitado, houve reunião na sede da associação, os agricultores viram de perto o desfibramento do sisal (motor de sisal), ficaram encantados com a forma de trabalho da área.

O coordenador da comitiva, José Gonçalves, que também faz parte do governo do Distrito Federal, destacou a união das comunidades, associações, agricultores e, principalmente o apoio que o governo municipal dar as comunidades. “O objetivo da visita, foi levar as experiência adquiridas nessas comunidades, ficamos felizes com a receptividade que tivemos, estamos de braços abertos para os agricultores coiteenses lá em Brasília.” Relatou Gonçalves.

ASCOM/Por: Val César

SERRINHA - Mototaxista é morto por engano em Serrinha:


Por volta das 10h00min desta sexta-feira (11), na cidade de Serrinha um mototaxista foi executado a tiros por dois elementos a bordo de uma moto Pop 100, cor preta, placa NZH 2911.
Os elementos identificados como o condutor do veículo sendo o menor de iniciais J. S. S., 17 anos, residente na Avenida Getúlio Vargas no bairro da Estação, o outro apontado pela policia como autor de dois disparos de arma de fogo é o elemento Mateus Costa Silva, “o vovô” de 20 anos, que reside na 2ª Travessa Antônio Pinheiro da Mota. A arma utilizada no crime foi apresentada no Complexo Policial, um revólver de calibre 32 com dois cartuchos deflagrados e um picotado.
A polícia informa ainda que o alvo dos assassinos fosse o elemento de pré-nome Adriel mais conhecido como “Dão” do bairro da Cidade Nova, que estava como carona na moto CG Titan, vermelha, de placa JSL 1564 que era conduzida pela vítima Roberto de Jesus Ribeiro, “o Minininho”, 22 anos, que residia na Rua Ipecaetá na Cidade Nova.

Um policial da CETO que estava à paisana flagrou o momento da fuga e conseguiu enquadrá-los quando fugiam sentido Bairro do Cruzeiro. O PM solicitou a presença da guarnição em serviço que conduziu os marginais para a delegacia.
"Vovô" acusado de ter cometido o crime - Foto: Portal CS
Os tiros acertaram na nuca e nas costas de Minininho que morreu na hora, o fato aconteceu na Avenida ACM, próximo ao Ginásio de Esportes no bairro da Urbis.

Moto que era conduzida pela vítima

Veículo usado no assassinato

Por: Jota Neto

SEABRA - Homem é preso por usar nome da PRF para arrecadação ilícita de dinheiro:

Ele estava aplicando um golpe vendendo cartelas de um suposto sorteio, a concorrer pela Loteria Federal

Um homem foi preso em flagrante em Seabra, a 456 km de Salvador, por usar o nome da Polícia Rodoviária Federal para arrecadação ilícita de dinheiro. O acusado de 35 anos, natural de Ipubi-PE, foi preso com R$2.275 em dinheiro e cheques. 

Segundo a PRF, ele estava aplicando um golpe vendendo cartelas de um suposto sorteio, a concorrer pela Loteria Federal em 17/12/2011, para cidadãos e comerciantes da cidade, em nome da Associação dos Policiais Rodoviários Federais de Itabuna.

Há cerca de 1 ano e meio, esse tipo de golpe foi aplicado no sul do estado e a PRF, desde então, vem investigando a quadrilha. As cartelas eram vendidas a R$100. O homem foi flagrado na terça-feira (8) no momento em que fazia mais uma venda. 

Ele foi encaminhado para a Polícia Judiciária local, juntamente com os cupons do sorteio. O dinheiro arrecadado por ele foi devolvido às vítimas. (correio).

COITÉ - Jornal correio do mês de Conceição do Coité destaca os mais cotados para prefeito em 2012:

Já circula em Coité a nova edição do jornal Correio do Mês. O destaque é a sucessão municipal do ano que vem. O jornal aponta quatro pré-candidatos a prefeito: Renato Souza (PP), que quer a reeleição, a secretária da Educação, Genilda Mota (PR), além dos oposicionistas Assis da Caixa (PT) e Alex Lopes (PMDB). Clique aqui para ler a íntegra da edição.

Fonte: Junior Notícias com adaptação

Targino Machado sobre Via Bahia: “Eu conclamo o governador a descer dos ares e vir a sofrer conosco em terra”


O deputado estadual Targino Machado, líder do bloco parlamentar PTN/PSC/PRP na Assembleia Legislativa Bahia, falou nesta sexta-feira sobre os problemas enfrentados pela população baiana que, assim como ele, trafega na BR-324. 

A Via Bahia, empresa que ganhou a licitação para privatizar 125 km desta rodovia, não tem cumprido o acordo assinado em 2010 com as obras inicias que seriam realizadas no local. Para Targino, isso só vai mudar quando o governador Jaques Wagner, que defende a privatização, utilizar esse serviço também.

“Wagner defende a privatização das rodovias e, além disso, aponta, na edição desta sexta-feira do jornal A Tarde, como causa para os problemas com a Via Bahia, o baixo valor cobrado das duas praças de pedágio da BR-324. E assim o faz porque o pedágio dele quem paga somos nós, que é o combustível do helicóptero. Eu conclamo o governador a descer dos ares e vir a sofrer conosco em terra. No dia que isso acontecer, a vida de todos nós vai melhorar”, pediu.

Segundo o parlamentar, só quem trafega diariamente na estrada, uma das principais do país, sabe dessas dificuldades. “A empresa Via Bahia continua sem cumprir o que estava no acordo, nas obras inicias do local. Ele só fazem jardinagem e para fazer isso não é preciso privatizar uma rodovia”, concluiu.


 Maurício Naiberg - Assessor de Imprensa 
ASCOM do Deputado para o Ichu Notícias

SALVADOR - Se Liga Bocão e Record Bahia dão show de solidariedade:

O apresentador Zé Eduardo, mais conhecido como Bocão, não só mostra os problemas que acontecem em Salvador, mas também tenta amenizar alguns deles. Seja alertando a população para a violência exacerbada ou ajudando com ações efetivas que beneficiem a população. 

Assim será nesta sexta-feira (11), quando o apresentador, em parceria com a Record Bahia, promove uma verdadeira festa solidária de arrocha com Silvano Sales, Elivandro Cuca, Asas Livres e Nara Costa. O evento será no estúdio do Se Liga Bocão, a partir do meia-dia, e quem quiser arrochar terá que levar um quilo de alimento para ajudar as pessoas que estão desabrigadas em decorrência da forte chuva que cai na capital baiana desde o início da semana. 

Ao Bocão News, o apresentador afirmou: "todo show solidario é importante pro povo e sempre vai contar com meu apoio". (Fonte: Bocão News)

Parabéns a toda equipe do Se Liga Bocão e da Record Bahia por mais um trabalho social na Capital Baiana num momento muito delicado da população periférica que vem sofrendo com as chuvas, e principalmente por falta de uma política voltada aos bairros pobres de Salvador que possa dar a essa gente uma vida digna.   

Crime: Cortadores de cana incentivados a usar o crack para aguentar o trabalho:

Jovens em busca de trabalho são trasnformados em escravos

O caso tem precedente e vítimas já comprovadas. É simplesmente triste e lamentável. Baianos e nordestinos de outros estados são as vítimas principais. Confira a denúncia.

Durante visitas a diversos municípios paulistas, deputados estaduais receberam denúncias de que usineiros estão incentivando o uso do crack entre os cortadores.

O objetivo é aumentar a produtividade do trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar, já que, em alguns locais, a jornada estende-se por até 14 horas, sem interrupções.

Segundo o deputado Donizete Braga (PT) que revelou esta prática no relatório produzido pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, ”o problema é gravíssimo, porque jovens com idade entre 16 e 25 anos representam 57% dos usuários da droga em São Paulo”.

Para Daniel Adolpho Assis, advogado do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ”a situação é resultado da disseminação do crack no interior e faixa litorânea do país e, infelizmente, os jovens são as maiores vítimas da superexploração do trabalho”.

O advogado adverte que, “ainda não foi exterminado o trabalho forçado e o trabalho escravo propriamente dito no Brasil. Há muita gente que ainda morre por exaustão. Ou seja, por efeito negativo e danoso na saúde a partir da exploração do trabalho”.

O crack vem para anestesiar, sendo uma droga potente e extremamente aditiva, que causa dependência rapidamente. O uso crônico provoca perda de peso e aumenta o risco de infecções. O usuário pode apresentar quadros de psicose, agressividade, paranóia e alucinações, explicam especialistas.

Além disso, Daniel Assis lembra que “o crack é consumido no mesmo percentual que o álcool em municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. Apenas 12% dessas localidades recebem recursos federais para programas de enfrentamento ao problema.

Já os repasses estaduais chegam em apenas 5% dos municípios. Uma pedra de crack pode ser comprada por até R$ 2″. É a mais barata de todas as drogas.

Paulo Peres – Jornal Tribuna da Imprensa Online/Extraído do Interior Da Bahia

Feira de Santana - DPT: Mortes na região:


Na tarde desta quinta-feira (10/11) o Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana realizou a necropsia de corpos de vítimas de acidente e homicídio, na região.

ACIDENTE
Jucélio Madureira Teixeira, que morava no povoado do Vale Paraiso, no município de Itaberaba. Segundo a polícia, ele morreu vítima de acidente com uma motocicleta, mas não constam detalhes.

CRIME 
Martinho Martes da Silva, 78 anos, que morava no município de Nova Fátima, foi vítima de tiros e morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O idoso estava internado na unidade de saúde desde o dia 2 de outubro.

OUTRO HOMICÍDIO
Gabriel Santos de Jesus, 25 anos, morreu vítima de tiros no município de Itaberaba , e não há mais detalhes sobre o crime. A vítima morava na rua Julio Araújo, naquela cidade, e teve o corpo liberado para o sepultamento .

Blog Central de Polícia, com informações de Virgílio Porto

FSA - Jovem é assassinado a tiros no Tanque da Nação:


A polícia registrou na noite desta quinta-feira (10/11) mais um assassinato de um jovem usuário de drogas e segundo o Núcleo de Homicídios, sob o comando da delegada Klaudine Passos, a vítima estava indo para a casa da namorada.

A vítima foi Franklin Moreira Santos, 24 anos, residia na rua Boa Vista, no bairro Tanque da Nação. Segundo moradores da rua Cuiabá, no mesmo bairro, dois homens em uma motocicleta efetuaram os tiros que acertaram o olho direito, costas, e abdômen do jovem, que morreu na hora .

O crime será investigado pelos policiais da 1ª Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza. Com esse homicídio, a policia civil contabiliza 10 assassinatos no mês de novembro.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa