TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 30 de julho de 2019

Ichu: Através da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes realizam cirurgia de catarata em Santaluz

Na última sexta-feira 26 de julho de 2019 pacientes com problemas de catarata foram levados até a cidade de Santaluz para realizar cirurgia de catarata.
Os pacientes passaram por uma triagem e feito os exames solicitados puderam voltar a ter esperança de enxergar.

Coité: Laranjeira e Morrinho vencem e são finalistas do IV Campeonato Interno de Queimada do Cedro em Bujão

No último sábado, 27 de julho, aconteceram dois jogos valendo pelas semifinais do IV Campeonato Interno da comunidade de Queimada do Cedro em Conceição do Coité, os quais definiram os finalistas do certame nesta edição de 2019.
No primeiro confronto a equipe da Laranjeira não tomou conhecimento do Gravatá e venceu por 3 a 0 com 2 gols de Géo e 1 de Emerson, resultado que classificou a equipe de Jorge Café para a grande final. 

Barrocas: Grupo ACEM realizará mais um Encontro de Capoeira em celebração aos 21 anos de história no município

Nos dias 03 e 04 de agosto, a Associação de Capoeira Esquiva Menino, Família ACEM, realizará no Ginásio de Esportes José Anadson Queiroz, mais um Encontro de Capoeira em Barrocas, marcando as comemoração pelos 21 anos de atividade no município.
A família ACEM como é denominada, segue o seu trabalho na cidade, apresentando para comunidade o valor e o bem que capoeira oferece aos seus praticantes, assim como um bem estar para o corpo, mente e na formação do cidadão. 

Clube de Tiro Sisaleiro conquista o 1º lugar na categoria policial no Campeonato de IPSC, em Petrolina

Com pouco tempo de funcionamento, o Clube de Tiro Sisaleiro já tem o que comemorar.  Nos dias 27 e 28, na cidade de Petrolina, em Pernambuco, o Capitão Charles Vieira tornou-se campeão da II Etapa do Campeonato Pernambucano de IPSC, pela divisão Standart policial. Além dele, na divisão revólver, Joel Daltro ficou em 4º lugar;  na divisão light, Cid Cordeiro ficou com a 2ª colocação e na categoria Standart pistola, Romildo ficou com a 6ª colocação.
“Estamos intensificando o treinamento em busca da consolidação da nossa equipe. Com muito treino e foco certamente teremos excelentes resultados”, destacou Charles Vieira.

Em jogo movimentado, Vitória e Figueirense empatam no Orlando Scarpelli

No estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Vitória empatou em 1 a 1 com o Figueirense na noite desta terça-feira (30), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa saiu na frente com Willian Popp, mas o Leão empatou com o atacante Anselmo Ramon.
Com o resultado, o Leão agora soma 11 pontos e ocupa o 17º lugar. A equipe do técnico Osmar Loss volta a jogar no próximo sábado (3), contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas. 

Ichu: Através da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes realizam cirurgia de catarata em Santaluz



Na última sexta-feira 26 de julho de 2019 pacientes com problemas de catarata foram levados até a cidade de Santaluz para realizar cirurgia de catarata.
Os pacientes passaram por uma triagem e feito os exames solicitados puderam voltar a ter esperança de enxergar.
A coordenadora de Atenção Básica Denieire Santiago, que acompanhou de perto todo o processo disse que para ela nao há gratificação maior que poder ver os olhos dessas pessoas voltarem a brilhar.  Os pacientes voltaram satisfeitos com o resultado encontrado.

Por Cida Carneiro: Fotos e informações de Denieire Santiago/coordenadora de Atenção Básica  

Ichu: Em ação de cidadania, Assessor Jurídico do SINTRAPI contribui para atualização e registro de novo estatuto da ACTAMARES

Em mais uma ação de cidadania e solidariedade de classe, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu - SINTRAPI contribuiu por meio de sua assessoria jurídica coordenada por Dr. Guilherme com o processo de atualização e registro do novo estatuto da Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal - ACTMARES.representado pela sua presidenta Mara Conceição.
Agora, a ACTMARES está pronta para a realização de convênios e parcerias, além de possuir uma  gestão mais dinamizada. 

Torcedores do Esporte Clube Bahia realizam evento comemorativo em R. do Jacuípe.

“A ideia é formar uma embaixada tricolor na cidade”. Afirma Milton da Rodoviária um dos organizadores do evento que reuniu no domingo, 28, mais de 20 torcedores do Esporte Clube Bahia na Arena Bola Cheia em Riachão do Jacuípe. 
Após o jogo, os torcedores se confraternizaram com churrasco e acompanharam a partida entre Bahia e Chapecoense. O jornalista Agenor Filho participou do evento e avaliou como positivo a criação de uma embaixada tricolor na cidade.  

TJ-BA aprova desativação de 16 comarcas no interior

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) aprovou nesta segunda-feira, 29, com 43 votos a 11, a desativação de comarcas de 16 municípios.
Grande parte dos desembargadores seguiram o voto do relator, que optou pela desativação das unidades de Antas, Cipó, Governador Mangabeira, Ibirataia, Igaporã, Itabela, Itajubá, Itaúna, Laje, Maragogipe, Pindobaçu, Presidente Jânio Quadros, Sapeaçu, Tanhaçu, Taperoá e São Félix.

Mensagem do pastor e cabo PM Jairo Santos pelos 57 anos de Ichu

57 anos de emancipação política desta amada cidade
Como filho mais novo, quero reafirmar o compromisso de proclamar a paz no Nome de Jesus o Cristo para evangélicos, católicos, espíritas, mulheres, brancos, negros, ricos e pobres;
Proteger nossas crianças das drogas;
Trabalhar com força renovada para manter a ordem pública;
Continuar realizando às palestras/atividades do Projeto Viver Melhor;
 
E, onde for convidado estou pronto para dar minha parcela de contribuição para o desenvolvimento  da cidade.
 
Desejo à todos muita paz, saúde e segurança.
 
Unidos por uma cidade melhor.
Pr. Jairo Santos

Ichu: Bahiater realiza no SINTRAFI a busca pela regularização de DAPS que estavam canceladas ou com pendências

Técnicos do Governo do Estado que integram a Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) estiveram mais uma vez na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu - SINTRAFI com o objetivo de buscar junto ao Ministério de Desenolvimento Agrário - MDA a regularização de 71 Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF.
Além de representantes da Bahiater, o trabalho é acompanhado por
diretores do SINTRAFI e da Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com Luiz Ferreira que preside o Sindicato Rural 71 DAPS do município estavam com problemas, sendo 36 canceladas e 35 com restrições. Luiz diz acreditar que todos os agricultores do município de Ichu que tiveram problemas em suas DAPS terão a situação regularizada.

Parabéns Ichu - 57 anos de história administrativa

A cidade de Ichu completa hoje, 30 de julho de 2019, 57 anos de emancipação política e sua história administrativa começou em 1962 depois de muita luta do saudoso Luiz Júlio Carneiro, nosso eterno emancipador, que depois de várias idas e vindas conseguiu que o município fosse desmembrado de Riachão do Jacuípe pela Lei Estadual nº 1.766, de 30 de julho de 1962. 
Em 7 de abril de 1963, aconteceu a posse dos primeiros políticos da gema, sendo o primeiro prefeito eleito, o senhor Hildebrando Cedraz e logo depois vieram outros gestores que vamos contar neste poster especial quem foram eles, uma homenagem do Ichu Notícias a este querido e amado pedaço de chão.