TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Território do Sisal mobilizado em prol da implantação de uma Universidade Federal. Saiba como está o andamento:

O movimento vem ganhando força e todos as lideranças envolvidas são unanimes em dizer que o Território do Sisal será contemplada com a tão sonhada Universidade federal
Irmã Cecília ao lado da anfitriã Nenca prefeita de Araci. Os prefeitos Carlos Santiago de Ichu e Ranullfo Gomes de Cansanção
Membros do CONSISAL e do CODES Sisal, após participarem de diversas audiências entre os dias 13 e 14 de setembro em Brasília, onde debateram com ministros e parlamentares a implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal, voltaram a tratar do assunto na manhã de sexta-feira (30), num seminário realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, na cidade de Araci, onde reuniu centenas de pessoas, entre prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a população de modo especial estudantes.
O seminário foi promovido pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, uma autarquia de caráter interfederativa criada em agosto do ano passado, construída inicialmente pelos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Queimadas e Serrinha, atualmente já conta com a adesão  de outros municípios como Araci, Barrocas, Candeal, Ichu, Lamarão, Nordestina e Teofilândia e tem como o objetivo promover o desenvolvimento sustentável no território  e promoção do bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada.

Antes de iniciar o evento, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores, se reuniram com o reitor Paulo Gabriel da URFB e entregaram um documento através do qual confirmam o pleito de implantação de um Núcleo da URFB no Semiárido, especificamente na Região do Sisal território de atuação do Consisal.
O reitor ouviu explanações da prefeita Cecília Petrina do município de Itiúba que é a presidente do Consórcio e as justificativas de outros prefeitos, a exemplo da prefeita de Araci, Maria Edneide, (DEM) “Nenca” e depois se pronunciou falando do momento impar do encontro e foi animoso em dizer que o pleito dos prefeitos era de uma importância considerável e estava chegando também em um momento certo quando a UFRB estava programando seu plano de expansão e crescimento para o próximo quadriênio. Disse ainda o reitor Paulo Gabriel que a UFRB já estava comprometida com a mobilização do CONSISAL e no mesmo momento colocou técnicos à disposição do consórcio para orientar na formatação do Projeto que deve começar com aspecto de quem tem pressa.
 Cecília Petrina, bastante entusiasmada, lembrou ao CN que no dia 14 de setembro, aconteceu uma audiência no Ministério da Educação, onde foi apresentado o documento contendo a proposta de implantação do Campus. Ela destacou os avanços na área de educação nos últimos dez anos, mas lembrou que há uma carência muito grande de educação superior nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal, e que ainda há muito que fazer para atender as necessidades, dos mais de 560 mil habitantes do Território, de acesso a universidade e produção do conhecimento. “O MEC entende e apóia a expansão do ensino superior na Bahia e está acompanhando a elaboração dos planos de expansão das universidades federais, e que no caso da UFRB, é preciso que a própria universidade insira a implantação do Campus no Território do Sisal no seu plano de expansão e nós estamos lutando por isso”, falou Petrina. A UFRB já montou uma equipe técnica para estudar o município em será implantado o campus ou mesmo a possibilidade de um multi campus, beneficiando vários municípios. Cecília estava acompanhada das secretárias de gabinete Nelcilene Santos e de educação, Idaia Brandão.  Passos dados até o momento – A idéia implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi, inicialmente, provocada pelo movimento sindical de trabalhadores rurais e agricultores familiares do território, apresentada em plenárias do conselho regional de desenvolvimento rural sustentável da Região Sisaleira (CODES/Sisal), discutida e aprovada pelo grupo de trabalho de Educação do Território.
Após esse longo processo de discussão e construção no colegiado territorial, com a criação do consórcio público de desenvolvimento sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) em agosto de 2010, ficou definido como uma das suas prioridades a luta pela Implantação do Campus Universitário.
Com a criação com Consórcio, definição da priorização e com a aprovação do colegiado territorial, o CONSISAL passa a fazer articulação, mobilização com os movimentos sociais e poder público com vista no encaminhamento da proposta. Já aconteceram audiências com a Secretaria de Educação do Estado, Instituto Anísio Teixeira, com o Reitor e com o Vice-Reitor da UFRB, onde foi entregue o documento e solicitação da implantação do Campus e foi realizado em 19 de agosto, na cidade de Queimadas, o primeiro seminário com o intuito de dar visibilidade à proposta.
Mobilização com os parlamentares – Após a indicação da proposta na Câmara dos deputados, tendo como autor o deputado federal Amauri Teixeira (PT), onde sugere ao Senhor Ministro de Estado da Educação a criação de um Campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB no Território do Sisal na Bahia, já aconteceu uma audiência com o Ministério da Educação, com a participação de deputados federais da bancada governista, o deputado. federal Emiliano José, fez pronunciamento da Tribuna da Câmara Federal reforçando a Implantação do Campos e foi lançamento da Campanha publicitária pró-UFRB, através de outdoor, cartazes e boletins que foram distribuídos nos municípios.Em Araci Emiliano foi representado pelo assessor Lucas Reis.
Paralelo a tudo isso, uma comissão formada por representantes do CONSISAL, CODES/Sisal, através do GT de Educação, DIREC 12, Movimento Sociais e da UFRB, estão em processo constante de elaboração do Projeto Técnico para Implantação do Campos da UFRB no Território. “Esse é um processo desafiador, mais que se faz necessário tendo em vista a importância da Educação para o desenvolvimento da Região semiárida. O Projeto UFRB/Semiárido visa tanto à formação, quanto a produção de conhecimento – desenvolvimento de pesquisas e a extensão rural” declarou José Silva, secretário executivo do CODES.
Deputados presentes em Araci – Os deputados federais, em especial os representantes da Bahia na bancada da base do governo, assumiram o compromisso de debater e encaminhar a pauta, que necessita de emenda parlamentar para viabilizar a infraestrutura de implantação do Campus.
Um exemplo disto foi à presença do deputado Josias Gomes (PT), um dos primeiros a chegar à cidade de Araci. Em seu pronunciamento, declarou apoio ao pleito do CONSISAL. “A participação da comunidade da região, no evento em favor da instalação do campus avançado da UFRB, revela-se extraordinária, e a proposta coincide perfeitamente com o propósito do governo Dilma Rousseff, dando continuidade ao que foi feito no governo Lula, em ampliar o número de instituições públicas de ensino superior, vista, esta ampliação, como fator importante de desenvolvimento para o país”, afirmou o parlamentar. Josias Gomes foi ao evento acompanhado do presidente do PT no município, Renildo Carvalho.
O assunto também já está no Senado e a senadora pela Bahia, Lídice da Mata (PSB), disse que tinha a convicção de que a interiorização do ensino de nível superior é de fundamental importância para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, e, por esse motivo, apoiava a implantação de universidades e institutos federais (IFET) em diversas regiões baianas. “Assim sendo, a criação de um campus da UFRB no Território do Sisal irá contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional, não só pelos investimentos do governo federal, mas também pela dinamização da sua economia e, sobretudo, por propiciar aos jovens o acesso ao ensino de nível superior sem que seja preciso o deslocamento para cidades distantes, entre outros benefícios. Portanto, associo-me a essa importante iniciativa, colocando-me à disposição no Senado Federal para o apoio que se faça necessário”, garantiu Lídice da Mata.
 O deputado federal José Nunes (DEM), o mais votado em Araci na eleição de 2010, participou do seminário, tendo que se retirar por motivos de agenda, mais garantiu apoio ao movimento, por entender a sua importância.
 Na esfera estadual, estiveram presentes o deputado estadual Mário Júnior (PP) e Neuza Cadore (PT).
 A jovem Daiane Andrade, representante do CRJPS, uma organização juvenil que atua em mais de 26 municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semi-àrido Nordeste II, responsável pela mobilização diretamente 2.500 jovens, falou que a chegada da UFRB na região estimulará a formação de capital social e “garantirá que nós jovens possamos ajudar na contribuição do desenvolvimento de nossos municípios”.
 O CRJPS vem debatendo estratégias de mobilização da juventude, como forma de pressionar o governo federal para que acelere a chegada do campus para o território.
Unidade e entusiasmo– É nítida a unidade de todos os municípios pela conquista da UFRB. O prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes disse ao CN que é não medirá esforços para concretização deste projeto. “Meu desejo é que seja em Cansanção, mas não sendo lá, estarei junto da mesma forma e em qualquer município”, falou Gomes.
Este também é o sentimento do prefeito de Queimadas, Paulo Sérgio Brandão. Ele compareceu ao evento realizado em Araci, acompanhado de representantes do poder público e da sociedade civil. Foi à maior representação presente no seminário. Entusiasmados, os representantes de Queimadas, antes de pousar para a foto, considerada por eles, de oficial, disseram que estão na torcida para ser o contemplado.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas / Fonte: CN

Vitória tropeça contra o Paraná! mesmo empatando por 1X1:

A palavra é tropeço, vacilada e desperdício de pontos da espécie fundamentais, para um clube que tem uma das maiores folha de pagamento da Série B e entrou na competição ostentando o status de número 1 da lista dos favoritos, e ainda assim, não consegue obter uma vitória que se tornou mais que imprescindível, notadamente pela situação delicada que vivencia nesta altura do Campeonato e para agravar o estado que já era horroroso, enfrentando um adversário quase sem propósito na competição.

Incrivelmente o time do meu amigo Marcos Guimarães, ganhou o gosto e durante todo o certame, somente venceu adversários fora de casa, quando atolados até o pescoço na zona de rebaixamento e que não ofereceu resistência para ninguém. Péssimo resultado que colocam severas duvidas no acesso do Esporte Clube Vitória à elite do futebol Brasileiro, em 2012, ainda que remotas esperanças ainda existam!

Final de jogo, no Durival de Brito e Silva, Paraná 1 x 1 Vitória. Marquinhos marcou para o Vitória aos 2 minutos do primeiro, enquanto Borebi deixou tudo igual, azedando e colocando um caminhão de brita no caminho entre o Esporte Clube Vitória e o grupo dos classificados.

Com o péssimo resultado de empate, o Vitória sobe uma casa na tabela de posições, agora com 40 pontos, ocupa a sétimo lugar, no entanto, pode ser ultrapassado no complemento da rodada, no sábado, pelo Boa Esporte que pega o Goiás, em Varginha, e o clube ainda corre o sério risco de vê retornar o oceânico sete pontos para o primeiro do G4, quando restam apenas 11 rodadas para a decisão dos eleitos. Resta apenas ao torcedor do Vitória torcer pelas derrotas de Boa, Americana e Bragantino que jogam respectivamente contra Goiás, Grêmio Barueri e Criciúma.

O Esporte Clube Vitória já na próxima terça-feira, dia 4, volta a campo agora enfrentar dentro Barradão, o Grêmio Barueri, treinado pelo técnico ex-tricolor, René Simões, em um jogo que um novo tropeço pode desabilitar em habilitar o Leão definitivamente para uma das vagas na competição. (BFB)

NOVA SOURE - Fim da greve dos professores de Nova Soure com vitória para a educação do município:


Professores de mãos dadas agradecem pelas conquistas da educação e pela supremacia do espírito democrático.

Após 4 horas de negociações, finalmente os professores da rede municipal e a prefeitura de Nova Soure (a 160 km de Feira de Santana) chegaram a um acordo e, anteontem (29/09), resolveram acabar com a greve que já durava mais de 20 dias.  A reunião aconteceu no prédio da prefeitura municipal.
De um lado, os representantes da administração: André Luis, secretário de finanças; Robélia Aragão, ex-sindicalista e atual secretária de educação; Jean Carlos da Silva, controlador do município; Coliseu, gestor de pessoal e o chefe do executivo, José Arivaldo Soares, prefeito municipal. 
Do outro, os operários da educação, representados por membros da APLB Sindicato: José Domingos, presidente; professora Cidinha; Joel Câmara, representante da Executiva Estadual da APLB; Cassiano, diretor regional litoral norte da APLB; Maria Lúcia, tesoureira; Aldenice Freitas, secretária e os advogados do Sindicato, Dr. Jonas e Dra. Iris.
O prefeito presidiu a reunião e durante sua fala trouxe alguns informes da secretaria municipal. Sendo assim, assegurou inicialmente que  não poderia dar aumento acima do já proposto por ele anteriormente (5,91%).  Mas, os professores também apresentaram outros dados que atestavam a viabilidade de o município conceder o aumento reivindicado pela categoria.
Depois de intenso diálogo entre as partes, ficou acordado que a prefeitura dará um aumento de 15,9% no vencimento dos professores, o que já é um bom começo, segundo o professor José Domingos, presidente da APLB local. Ele afirma que o valor seria de 15,85%, mas o próprio prefeito resolveu arredondar.
Uma outra conquista dos professores foi conseguir um aumento de 3,9% no vencimento do mês de setembro, no entanto, só receberão na folha de outubro,  informou  Domingos.
“Vencida uma batalha, pois a guerra ainda não acabou. A comemoração só será completa quando o prefeito municipal enviar o projeto de lei que concede o aumento, para câmara de vereadores e esta aprovar”, disse o presidente da APLB, professor José Domingos.  

PERCURSO DA GREVE DOS PROFESSORES EM NOVA SOURE
Agosto – Foram realizadas várias paralisações de advertência;
Início de setembro – tentativas frustradas de diálogo com a prefeitura;
09/09 – professores deflagram greve por tempo indeterminado;
16/09 - Comando da Greve realizou uma audiência pública sobre a qualidade da educação no município;
16/09 – Em praça pública o coordenador da APLB, recebeu ofício do prefeito, marcando reunião com a categoria no dia 28 de setembro;
21/09  - O Juiz José Brandão Netto, da Comarca de Itapicuru-BA, deferiu liminar em favor da categoria;
23/09 - O comando de greve organizou uma Caminhada pela Paz pelas principais ruas da cidade na qual todos se vestiram de branco com bexigas nas mãos, simbolizando a liberdade de expressão no município;
26/09 - O comando de greve realizou um momento de concentração na Sede da APLB para recomeçar nesta sexta-feira (30/09) avaliação das ações da greve;
28/09 - Houve uma concentração silenciosa dos professores na frente da prefeitura, com cartazes e faixas;
29/09 – O prefeito resolveu receber os professores grevistas e conceder aumento de 15,9% entre outras benfeitorias para a educação. Assim a greve chegou ao fim. 


Com o fim da greve, as aulas deverão se normalizar a partir de segunda-feira dia 03 de Outubro, embora esta informação seja extra-oficial e com isso quem mais sai ganhando é a educação do município. As informações são do Professor José Domingos - Coordenador da APLB de Nova Soure para o Ichu Notícias. 


Vitória da Conquista - Juiz decreta prisão preventiva de jovem suspeito de raptar ex-namorada:


Adolescente estava em um salão de beleza quando o jovem invadiu o local


Fábio Portugal, 18 anos, suspeito de raptar a ex-namorada, Ruth Ferreira, 14, no último sábado (24), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Reno Soares Viana. RELEMBRE O CASO:
 A adolescente estava em um salão de beleza quando Fábio invadiu o local e exigiu que ela o acompanhasse. De acordo com a família da jovem, os dois teriam namorado por um tempo, mas o relacionamento teria chegado ao fim após Fábio ter agredido Ruth.
A família da jovem denunciou, então, Fábio por agressão em junho deste ano, quando foi expedida uma medida protetiva de urgência para que ele não chegasse mais perto da garota.
Em depoimento à TV Bahia, o delegado plantonista da Delegacia da Mulher, Luis Henrique de Paula, contou que os dois foram vistos por moradores da cidade de Palmas de Monte Alto, próximo a Conquista. Ainda segundo ele, havia informações de que os dois haviam voltado para Vitória da Conquista.
A Delegacia da Mulher investiga o caso, mas até o momento a adolescente continua desaparecida e Fábio é considerado foragido. (Correio)

FSA - Policias do Tático prende duas mulheres com 100 gramas de cocaína e homem com 19 entradas em delegacias:


No final da manhã de hoje (30), policiais do Comando Especial Tático Operacional (CETO) da Polícia Militar, sob o comando do soldado Ailton e a coordenação do capitão Neves, prenderam três pessoas acusadas de tráfico de drogas. Os acusados foram identificados como: Maria da Conceição Souza Santos, 48 anos Jamile Costa da Cruz, 22 anos e José Augusto Andrade Barbosa, 43 anos, sendo que, com as duas mulheres, os militares encontraram 100 gramas de cocaína.


O soldado Ailton afirmou que a guarnição recebeu uma denuncia anônima, informando que em uma residência, localizada na Galilea, no bairro Baraúnas estava sendo ponto de vendas de drogas. “Quando chegamos ao local, flagramos as duas traficando drogas e José Augusto no local, onde o mesmo alegou para nos que estava comprando drogas”.


As três pessoas foram conduzidas para Delegacia de Toxico Entorpecentes (DTE), na delegacia descobrimos, José Augusto tem 19 entradas em delegacias da capital (Salvador) e outros municípios da Bahia, pelos crimes de assalto e furto e existem mandados de prisões em aberto contra o mesmo. O soldado Ailton afirmou ainda que, José Augusto teria alegado para os policiais, que só vem a cidade de Feira de Santana, para praticar assaltos, mas, no dia de hoje (ontem) teria resolvido comprar drogas.


As duas mulheres negaram que as 100 gramas de cocaína, não os pertenciam e que não sabem como a droga estava no interior da casa delas. Mas, José Augusto, afirma o tempo todo que foi até a residência delas para comprar droga. Maria da Conceição e Jamile foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas, enquanto, José Augusto deverá ser recambiado para o Presídio de Salvador. (Polícia é Viola).

FSA - Homem baleado na Getúlio Vargas é acusado de tentar assaltar loja:


O jovem Anderson Santos e Santos, de 18 anos, que foi baleado na noite da última quarta-feira (28), na Avenida Getúlio Vargas, está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), após o mesmo ter sofrido a tentativa de morte. Ele é suspeito de ter praticado assaltos a estabelecimentos comerciais e de ter roubado uma moto no mês de novembro do ano passado.


Uma das vítimas, o marceneiro Edson Roque de Pinho Filho, esteve na delegacia e reconheceu Anderson. Edson teve a moto roubada no dia 21 de novembro do ano passado, na Avenida João Durval, próxima à feirinha, do bairro Estação Nova, mas, o acusado nega ter praticado o assalto.

TENTATIVA de HOMICÍDIO

De acordo com o registro do Livro de Ocorrência do HGCA, Anderson se encontrava nas proximidades de um bar localizado na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Ponto Central, quando foi surpreendido por dois homens que estavam montados em uma motocicleta. Eles se aproximaram, o carona sacou a arma e deflagrou o tiro que atingiu Anderson.

Anderson reside no bairro Parque Getúlio Vargas. (Polícia é Viola).

PRF prende foragido da justiça e população comemora o fato:


A Polícia Rodoviária Federal vem intensificando as fiscalizações nas estradas e, como consequência, vêm tirando do convívio social de criminosos perigosos foragidos da justiça. De janeiro até a madrugada de hoje, 1.560 pessoas foram presas nas rodovias federais da Bahia. Destas, 127 foram presas por possuírem mandado de prisão em aberto.

Por volta das 00:40 horas de hoje, PRFs do Posto de Itaberaba capturaram mais um foragido. A prisão ocorreu durante atendimento de um acidente envolvendo o veículo Toyota/Hilux, placa DYF 3220/BA, que tinha como passageiro Eloir Tochetto, 42 anos. Ao consultar os dados do passageiro, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto em seu desfavor, com origem no estado do Maranhão, pelos crimes de duplo homicídio e por tentativa de assassinato. O acusado teria cometido os crimes no município de Anapurus/MA, em 2009 - assassinato de duas pessoas, entre elas a sua esposa.

Eloir Tochetto foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Itaberaba ara os procedimentos legais. (Polícia é Viola)

Coité - Égua desgovernada bate contra micro ônibus da São Mateus morre e deixa adolescente ferido:

O acidente aconteceu na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, a poucos metros do terminal rodoviário, precisamente a 50 metros do acesso a UNEB.
Por volta das 11h40 desta sexta-feira, 30, um acidente envolvendo um micro ônibus da São Mateus placa JOZ 6985 licença de Salvador, conduzido por Renato Ferreira,  numero de ordem 40, que fazia linha  Conceição do Coité/ Salvador,  e um cavalo montado por um adolescente identificado por  Franklin Jeferson Gonçalves Santos, 13 anos, morador do Bairro do Matadouro, provocou a morte do animal e deixou o garoto gravemente ferido.
O acidente aconteceu na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, a poucos metros do terminal rodoviário, precisamente a 50 metros do acesso a UNEB.
De acordo com Osmar Vieira de Oliveira cobrador do ônibus, em depoimento na delegacia de polícia, não foi bem um atropelo do ônibus e sim o animal bateu na lateral do veículo, depois de sair de uma Rua no Bairro da Jaqueira. “O motorista se preparava para pegar algumas pessoas no trajeto quando foi surpreendido com o choque do animal na lateral  e em seguida vi o garoto estirado na pista sem sentidos e descemos para prestar socorro e cavalo morreu na hora”, contou o cobrador. O motorista disse na delegacia que ao descer para prestar socorro, muita gente se aproximou e alguns diziam que o garoto havia morrido e faziam ameaças contra ele, que temendo represálias acabou abandonando o local, deixando o cobrador para tomar as devidas providências.
Minutos depois do acidente a Brigada Voluntaria Anjos da Vida chegou para prestar os primeiros socorros e  levou a vítima para a Climecc onde deu entrada com forte pancada na cabeça e fratura em um dos braços. Diante da gravidade foi transferido para Feira de Santana. 

Por:Raimundo Mascarenhas CN / fotos: Val césar

Vem ai mais uma Festa da Independente FM de Ichu

Ichu - CRAS promove palestra sobre os direitos do idoso:


O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) convida a todos para participar no dia 04 de outubro a partir das 09:00 hs no anexo do CRAS de uma palestra sobre o tema: Os direitos do Idoso, antes e depois da aposentadoria.
A palestra será ministrada pela Assistente Social do INSS Márcia Cristina do Espírito Santo.
Se você tem alguma dúvida sobre este tema, participe da palestra e aproveite para ficar por dentro dos seus direitos.
A palestra conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por André Luiz, Blog AL NOTÍCIAS

Comunidade de Licurí em Ichu comemora seu Padroeiro São Francisco de Assis.

A Comunidade de Licuri, situada a cerca de 8 quilômetros da sede do município de Ichu, realiza de 29 de Setembro a 02 de Outubro de 2011 o Tríduo em louvor ao seu padroeiro São Francisco de Assis.

O Tema Central da Festa é: "Sacramentos embelezam a alma, nos diviniza e transforma nossa Vida";

PROGRAMAÇÃO

1ª Noite: 29 de Setembro de 2011- Quinta-Feira
Tema: "Eucaristia como sinal de reconciliação com Deus".
Convidados- Pastoral do Dízimo e Terço dos Homens.
Comunidades- Fazendas Reunidas, Boa União, Umbuzeiro, Calumbí, Cajueiro, Tabuleiro, Entroncamento de Ichu e Comunidade de São Pedro (da sede).

2ª Noite: 30 de Setembro de 2011- Sexta-Feira
Tema: Matrimônio: Compromisso com o outro na presença de Cristo"
Convidados- Pastoral da Família, Grupo de Casais Novos e Renovação Cristã Carismática.
Comunidades- Capoeira do Rio, Alto, Formigueiro, Bela Vista e Praianos.

3ª Noite: 01 de Outubro de 2011- Sábado
Tema: "Jovem, Deus chama você a viver os Sacramentos".
Convidados- Pastoral da Criança e CEB's (Comunidades Eclesiais de Base)
Comunidades- Queimada do Cedro , Canavial, Mumbuca, Varjota, Nova Esperança e Aroeira.

DIA FESTIVO:
02 de Outubro de 2011- Domingo
*05:30 horas: Alvorada;
*07:00 horas: Café Partilhado;
*18:00 horas: Missa Festiva com Primeira Eucaristia.

INFORMAÇÕES

*A Comunidade lembra a todos que as Celebrações tem início sempre no horário das 19 horas;
*Os animadores de cada noite devem trazer a túnica;
*Durante todas as noites existe a tradicional barraca em benefício da comunidade;
*Após a Celebração do sábado, dia 01 de Outubro acontece um Leilão Beneficente à comunidade.

A organização da Festa é da Comunidade Local e tem o apoio do Pe. José Jairo.
A Comunidade de Licuri espera contar com sua participação em mais esse momento de Fé, Devoção e Evangelização a São Francisco de Assis!

Por: Iradilson Lucio Fonte -Independente FM

JACOBINA - Polícia prende assaltante e evita que ele seja linchado por populares em Jacobina:

Um homem foi preso depois de furtar uma máquina fotográfica, marca Samsung, de uma loja no centro comercial de Jacobina, a 203 km de Serrinha. Quando os policiais chegaram, Givaldo de Souza Silva, 30 anos, estava sendo perseguido e corria risco de ser linchado.

Givaldo, mais conhecido como Granito, já esteve preso no Complexo Policial de Jacobina, em 2004, por furto e tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Comarca local.

Autuado em flagrante, ele encontra-se agora custodiado na DT local à disposição da Justiça. (Clériston Silva)

VALENTE - Polícia estoura pontos de venda de drogas em Valente:

Uma mulher e um homem estão presos na delegacia de Valente a disposição da justiça
As polícias militar e civil, estouraram no início da tarde de quinta-feira (29), um ponto de venda de drogas na localidade conhecida por Portelinha, no bairro das Casas Populares, em Valente. Zenilda Lopes de Oliveira, 50 anos, foi presa em flagrante. Com a acusada de tráfico foram apreendidas 26 pedras de crack pronta para comercilização, uma grande quantidade de maconha, uma balança de precisão e cédulas em dinheiro, resultado da venda das drogas.
Os policiais descobriram o local após prenderem três usuários de drogas durante a semana, que revelaram a localização do ponto onde comprou o entorpecente. Policiais que participaram da operação disseram ao CN que Zenilda era traficante mais procurada no municipio, pois dominava a maior “boca” da cidade.

Após a prisão de Zenilda, policiais descobriram que a droga havia chegado naquele momento e que a pessoa usada para fazer o “avião”, ou seja, transportar o produto estaria retornando para Feira de Santana em uma Parati, que fazia transporte alternativo até a cidade de Conceição do Coité.
Uma guarnição da PM de Coité foi acionada e interceptor o veículo na Av. Getúlio Vargas, no bairro do Açudinho, em Coité e conseguiu prender o principal suspeita, identificado com Joseval Conceição Pereira, 26 anos, residente no Conjunto Paulo Souto, bairro do Aviário, em Feira de Santana.
Sem muita dificuldade, Joseval confessou que realmente fazia o trabalho de “avião” para um traficante chamado de Galego, cuja boca fica no Beco da Caçola, no bairro do Tomba, em Feira de Santana. “Eu recebi R$ 500 para fazer este trabalho”, falou Joseval. Com ele, a polícia encontrou R$ 997.

“Esta boca estava em plena movimentação, nós chegamos, efetuamos a prisão em flagrante, fizemos a apreensão das drogas, do dinheiro e descobrimos a pessoa que estava transportando e agora vamos averiguar se são verdadeiras as informações sobre o traficante que alimentava este ponto. Ela já estava sendo monitorada por nós, estávamos esperando o melhor momento e o horário para agir”, disse o delegado Jorge Umbelino da Paixão.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas/CN

ICHU - Mais uma etapa da construção do CBI da Igreja Batista de Ichu está sendo concluída:

Graças as orações dos irmãos em Cristo Jesus, mais uma etapa da construção das salas anexas a Igreja Batista está sendo concluída, é a cobertura das duas salas onde funcionará o CBI "Colégio Batista de Ichu" que já se encontra em processo final. 
Além das orações dos irmãos, tudo isso se devem aos esforços por parte dos membros e congregados desta Igreja que vem realizando vendas de lanches, almoços entre outros meios beneficente para arrecadar fundos para esta construção que vai beneficiar a todos desta Igreja onde futuramente funcionará a CBI (Colégio Batista de Ichu) que também vai atender a comunidade de um modo geral.

São duas salas de 27,5M² de área/cada, com capacidade para 30 alunos em cada sala, onde vai trazer boa comodidade para os futuros alunos deste importante colégio para o nosso município o que também, é um sonho do atual pastor, Vanderlei Alves Batista que segundo ele enquanto estiver a frente deste ministério não medirá esforços para que este sonho se tornem realidade.
Após o término das duas salas do CBI "Colégio Batista de Ichu"; o próximo passo é terminar a construção da sala das crianças que também é um sonho antigo dos membros desta Igreja que segundo o pastor Vanderlei, será bem aconchegante com leitos e berçários além de brinquedos diversos para a garotada enquanto seus pais estiverem no culto. 
Que os irmãos amigos e congregados continuem orando para a próxima etapa desta construção que é o rebolco, piso e acabamento final. Que Deus abençoem a todos em o nome de Jesus.  

ICHU - Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ichu realiza Caminhada em Homenagem ao mês da Bíblia:

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município de Ichu-Bahia, a 178 quilômetros de Salvador vem desenvolvendo um importante trabalho de evangelização dentro da comunidade na administração do Padre José Jairo sempre acompanhado das Pastorais e Conselhos Paroquiais. Nesta sexta-feira, dia 30 de Setembro de 2011, dia em que se encerra o mês da Bíblia, a paróquia realiza uma Caminhada em Homenagem a Santa Palavra de Deus. Essa caminhada tem por objetivo levar aos fiéis a importância de acompanhar os Ensinamentos Sagrados através do Santo Evangelho levando em prática os ensinamentos de Jesus para a humanidade.

O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina; no Brasil já é uma tradição que dura 40 anos e foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de Setembro. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.

Cada ano é escolhido para o aprofundamento, um tema ou um livro Bíblico, tendo presente a Campanha da Fraternidade ou algum evento relevante para a caminhada da Igreja.

Em Ichu, a Caminhada em Homenagem a Santa Palavra de Deus tem início às 19 horas desta sexta-feira, dia 30, saindo da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e percorrendo as principais ruas da cidade. Padre Jairo convida os fiéis da comunidade e avisa também para todos levarem sua Bíblia, demonstrando assim seu amor e respeito à Palavra de Deus! (Por: Iradilson Lúcio/
Fonte: Blog da Independente Fm) 

ICHU - Associação Comunitária do Bairro Cortiço em Ichu, realiza Reunião Ordinária neste Sábado:

A Associação Comunitária do Bairro Cortiço (ACBC) realiza neste sábado, dia 01 de Outubro de 2011 mais uma Reunião Ordinária Mensal, tendo iníco às 16 horas na sede da Associação situada na rua Eutália Cedraz Carneiro, município de Ichu-Bahia. O objetivo principal dessa Reunião é planejar o futuro da entidade. Essa Associação tem prestado muitos benefícios a população do nosso município, especialmente aos moradores do Bairro Cortiço que são sempre bem atendidos pela diretoria. 

Segundo o diretor José Amílton, é importante a participação e o compromisso de todos os associados nos Movimentos Sociais, pois é atraves da união do trabalho comunitário que se consegue projetos importantes para a população e plantando essa semente de união, comprometimento e participação é que juntos se colhem os frutos da realização de sonhos e conquistas na comunidade!

Por Iradilson Lúcio/Blog da Radio Independente FM de Ichu 

"Isso é uma vergonha para essa prefeitura", disse Léo Valente sobre acidente com estudantes de Teolândia:

O acidente que aconteceu na manhã de ontem, 28, envolvendo 30 estudantes que estavam sendo transportados em um pau-de-arara, no município de Teolândia (CONFIRA AQUI A MATÉRIA), gerou repercussão nos principais veículos de imprensa do estado. Os estudantes estavam sendo levados para uma aula prática em um distrito da cidade, quando o caminhão tombou. Quatro estudantes tiveram fraturas, outros tiveram escoriações pelo corpo e um dos estudantes, o que mais se feriu, teve hemorragia, fratura no Bacia e problemas no baço. Ele permanece hospitalizado.
Na manhã de hoje, 30, o apresentador Léo Valente (foto) comentou o caso. Para ele, é um grande espanto que estudantes continuem sendo transportados em paus-de-arara. É um absurdo que as medidas sejam tomadas depois que o incidente como este põe em risco jovens que saem de suas casas em busca de educação.

Léo Valente afirmou que é uma vergonha para a administração pública de Teolândia colocar os jovens em situação de perigo ao não oferecer as condições mínimas de segurança, indispensáveis no deslocamento de pessoas. E foi além, ressaltando que é preciso investigar onde está o recurso que é repassado para o transporte escolar. “Será que o Governo Federal não está repassando essa verba? Será que o município não tem dinheiro para contratar ônibus?”, questionou o apresentador.

De acordo com a Lei de nº9.394, em vigor desde 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional, é obrigação dos municípios, além de organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições de ensino, se incumbir do transporte escolar dos alunos da rede municipal, assegurando a segurança e oferecendo condições de permanência dos estudantes. As informações são da subchefia para assuntos jurídicos da Presidência da República. (Fonte: Blog do Valente)


COPA RURAL - LID Divulga arbitragem dos jogos do final de semana:


A Diretoria de Árbitros da Liga Ichuense de Desportos já definiu a arbitragem completa para a 3ª Rodada da Copa Rural que acontece neste final de semana.

Confira:
Sábado 01/10
Grupo A
Vitória da Queimada do Cedro x Flamengo da Baixinha
Árbitro Central: Lolô
Auxiliares: João Rodinha e Adailton
Grupo B
Morro Redondo x Barra
Árbitro Central: Gueguel
Auxiliares: Manoel e Pirão
Formigueiro x Nova Esperança
Árbitro Central: Osmário
Auxiliares: Lofe e Francelmo
Domingo 02/10
Grupo A
Educativo x Juventude (B. Preto)
Árbitro Central: Valcilex
Auxiliares: Adailton e Gei (Canavial)
Grupo B
Bela Vista x Retirinho
Árbitro Central: Reisinho
Auxiliares: Manoel e Adão
Obs: Caso ocorra algum imprevisto com membros da arbitragem pode acontecer alteração na escalação divulgada.

Por: André Luiz, Presidente da Liga Ichuense de Desportos