CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 25 de março de 2020

Lamarão descarta 3 casos suspeitos de coronavírus na cidade

As três notificações suspeita de coronavírus registradas até então pela Secretaria de Saúde de Lamarão foram descartadas nesta quarta-feira (25), conforme resultado informado pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia, responsável pela análise do material coletado.
Segundo o prefeito Dival Pinheiro, todos os protocolos do Ministério da Saúde continuam sendo rigorosamente seguidos pelas equipes do município. Para ele, mesmo com a negativa dos casos suspeitos, é importante que a população continue adotando os cuidados preventivos. "Felizmente, não temos nenhum caso confirmado na cidade, mas a precaução deve prosseguir", disse.

Campanha de Vacinação de Tanquinho tem atendimento domiciliar

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanquinho está realizando o atendimento domiciliar na aplicação da vacina contra a gripe. A metodologia aplicada está sendo ofertada principalmente em idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, além de evitar aglomeração de idosos.
Com mais essa opção a Secretaria de Saúde quer atender as todos os idosos e impossibilitados de locomoção assegurando assim a imunização dos mesmos.

Bahia tem 14 pacientes curados do coronavírus, diz Sesab

A Bahia contabiliza, até a noite desta quarta-feira (25), 14 pacientes curados do coronavírus. O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra 91 casos confirmados da Covid-19 no estado.
Quatro pacientes ainda estão internados em hospitais da Bahia. O restante dos infectados está em isolamento domiciliar. A primeira pessoa a ser curada foi a mulher de 34 anos, de Feira de Santana, que contraiu o coronavírus em uma viagem para a Itália.

Bahia confirma 91 casos de coronavírus

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a Bahia registra 91 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 17 horas desta quarta-feira (25).
Os municípios com casos positivos são estes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (7 confirmados e 1 em investigação de domicídio); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57 casos, sendo três deles de residentes em localidades fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana). Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Diante da pandemia do Coronavírus, Câmara de Vereadores de Candeal antecipa entrega de veículo à Prefeitura para servir a Guarda Municipal

A Câmara Municipal de Vereadores de Candeal presidida pelo Vereador José Risonaldo, mais conhecido por Léo de Deja, entregou nesta terça-feira, 24, um veículo modelo Gol para servir a Guarda Civil Municipal (GCM).
Leo de Deja que também é GCM decidiu juntamente com os pares antecipar a entrega veículo para  Prefeitura e consequentemente à Guarda por poder ajudar no combate ao COVID-19 na fiscalização e cumprimento do Decreto estabelecido pelo Governo Municipal, além de ajudar a proteger o patrimônio público como versa uma das atribuições da GCM.

Feira: Jovem é assassinado a tiros no bairro Baraúnas

José Pereira Neto, de 26 anos, foi assassinado por volta das 11h40 da manhã desta quarta-feira (25), na Rua 15 de novembro, bairro Baraúnas em Feira de Santana. 
Ele morava na Rua General Luís Guedes, no bairro Galileia e segundo a polícia tudo indica que ele fugia de uma perseguição. Foi alvejado a tiros, saiu correndo e caiu na Rua 15 de Novembro.

Serrinha descarta mais 4 casos suspeitos de coronavírus; 8 seguem em investigação

Serrinha descartou mais quatro casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), conforme uma atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde às 14h55 desta quarta-feira (25). 
Os casos foram descartados após a realização de exames que testaram negativo para todos os vírus respiratórios. Com isso, até o momento, são 19 notificações registradas. O balanço tem os seguintes destaques:

PM de Serrinha flagra 32 pessoas viajando do Paraná para a Paraíba em baú de caminhão para ‘fugir’ do coronavírus

A Polícia Militar interrompeu a viagem de 32 pessoas que saíram do Paraná com destino à Paraíba. De acordo com a corporação, o grupo estava dentro do baú de um caminhão que foi parado durante abordagem de rotina na BR-116, em Serrinha, região sisaleira da Bahia, na manhã desta quarta-feira (25).
Um decreto estadual assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa, proíbe a circulação e chegada de ônibus interestaduais no território baiano como prevenção ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença Covid19.

Caso suspeito de coronavírus em Tanquinho foi descartado diz boletim informativo da Prefeitura Municipal

Por meio de Boletim Informativo a Prefeitura Municipal de Tanquinho na região metropolitana de Feira de Santana divulgou na tarde de hoje, 25, que o único caso suspeito do novo coronavírus deu teste negativo para a doença. Confira. 
Boletim Informativo Atualizado de Prevenção ao Covid-19 -  Atualizado as 14h10min do dia 25/03/2020.

São Domingos confirma 1º caso de Covid-19 na região sisaleira da Bahia

A Secretaria de Saúde de São Domingos confirmou na manhã desta quarta-feira (25) o primeiro caso de Covid-19 na cidade e na região sisaleira da Bahia. 
Segundo a pasta, a vigilância epidemiológica municipal monitora mais um caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença. Ambos os pacientes se encontram em isolamento domiciliar. 

Coronavírus: Bolsonaro diz que vai pedir isolamento só para idosos e pessoas doentes

Após um pronunciamento que gerou perplexidade, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (25) que vai pedir ao Ministério da Saúde uma mudança na orientação de isolamento durante a pandemia do novo coronavírus. Para ele, a restrição tem que acontecer apenas para idosos ou pessoas com outras doenças.
"Conversei por alto com o Mandetta ontem (terça-feira). Hoje vamos definir essa situação. Tem que ser, não tem outra alternativa", disse  Bolsonaro.

Por conta do Coronavírus vereadora ichuense solicita do Governador que a EMBASA suspenda a cobrança da conta de água por 60 dias.

Por conta do Coronavírus - COVID-19, a vereadora ichuense Celidalva Soares encaminhou ao Governador do Estado Rui Costa um ofício solicitando do mesmo que seja suspensa por sessenta dias a cobrança da conta de água da EMBASA, empresa que tem como maior acionista o Governo do Estado da Bahia.
Em sua justificativa, a edil relata que tal situação tem causado uma crise humanitária caminhando para uma grande recessão mundial.  

Feira: Comando do 35º BI adota medidas de prevenção ao coronavírus e restringe visitas

O comando do 35º Batalhão de Infantaria adotou várias medidas para evitar a disseminação do coronavírus dentro do quartel. 
O comandante do 35º BI, tenente coronal André Luiz Cajazeira, anunciou as medidas restritivas que incluem a redução de militares em atividade e de pessoas visitando o batalhão. Segundo ele, o Batalhão tem um efetivo fixo de 700 militares, além da demanda rotativa de pessoas que visitam o Batalhão, que está em torno de 100. 

Jovem de 18 anos é morto a tiros em Feira de Santana

Walney Souza Costa, de 18 anos, foi assassinado a tiros por volta das 22h55 de terça-feira (25), na Rua B, no Parque Tamandari, em Feira de Santana.
Segundo informações da Polícia Militar, os autores do crime estavam no veículo Uno branco. Os tiros atingiram o queixo, costas e braço direito.

Bancos voltam a atender ao público nesta quarta (25) com horário reduzido por conta do coronavírus

Com a suspensão da paralisação da greve dos vigilantes que chegou a 14 dias, as agências bancárias de  Feira de Santana retomam o atendimento ao público, nesta quarta-feira (25), mas com horário reduzido por conta do risco de transmissão do coronavírus. O ideal é que as pessoas evitem ir as agências e deem preferência para usar canais bancários digitais destinados à população. Veja no final da matéria a relação de cidades com atendimentos suspensos após decretos de prefeituras. 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências realizarão atendimento ao público pelo período mínimo das 10h às 14h, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do Covid-19, responsável pela atual pandemia. Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9h às 10h. 

Advogado de Riachão escreve artigo falando sobre possibilidade de adiar as eleições municipais em 2020

É crescente o debate parlamentar, jurídico e social a respeito da possibilidade de adiamento das eleições ou mesmo suspensão com prorrogação dos mandatos atuais para 2022. Com clareza, se de uma lado sobejam argumentos de relevantes autoridades, como o Presidente da Câmara Federal – Rodrigo Maia e do futuro Presidente do Tribunal Superior Eleitoral – Ministro Barroso, quanto a inconveniência e empecilhos jurídicos, de outro se desnudam as consequências catastróficas da Pandemia na vida nacional.
Assim, a pandemia determinada pela ampla e irrestrita contaminação pelo vírus COVID-19 no Mundo já deixou marcas indeléveis na História da Humanidade. Neste sentido, Reino Unido e o nosso vizinho Paraguai adiaram suas eleições municipais, bem como diversos outros eventos ao redor do Planeta foram igualmente afetados, tais como as Olimpíadas prevista para o Japão, cujo histórico[1] de adiamentos até agora guardara estrita correlação a conflitos bélicos de relevância mundial.

Coronavírus: Líder do PSD na AL-BA pede “teste psiquiátrico” para presidente da República

O líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), extremamente incomodado com o discurso em rede nacional do presidente Jair Bolsonaro, sugeriu, em meio a publicação no seu perfil do Twitter, um “teste psiquiátrico” ao chefe do Planalto.
“Eu queria reforçar um pedido a vocês: fiquem em casa! É a melhor medida contra o coronavírus. O mundo está nos provando isso e não o presidente da República. Depois de assistir o pronunciamento do presidente, creio que seria bom pedir um teste psiquiátrico pra ele”, twettou na noite desta terça-feira (24), logo após assistir o pronunciamento.

Médica que atendia em PSF da zona rural de Nova Soure está com Coronavírus; diz prefeito

Em contato com o CN, o prefeito de Nova Soure, município localizado no território Semiárido Nordeste II, Luis Cássio de Souza Andrade (PSD), mais conhecido com Cassinho, confirmou que uma médica que atendeu no PSF da comunidade Melancia, naquele município, teve os exames confirmados positivo do Coronavírus.
Segundo o gestor, ela atendeu na terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19) e na sexta-feira (20/03) começou sentir alguns sintomas e prontamente foi para Salvador fazer a coleta do material, “Hoje (terça-feira) saiu o resultado e deu positivo”, falou o Social Democrata.

Deputado Osni Cardoso doa salário e destina verba de emendas parlamentares para combate ao coronavírus

O deputado estadual Osni Cardoso declarou, durante programa ao vivo transmitido nas suas redes sociais na noite do último domingo (22), que irá disponibilizar seu salário do mês de março para colaborar com instituições de Serrinha e região, que já vêm realizando ações de enfrentamento ao coronavírus.
"Temos feito tudo o que podemos para contribuir no combate a esta que é a maior crise sanitária do mundo. Precisamos nos unir para enfrentar esse momento desafiador. Se cada um fizer sua parte, vamos vencer esta batalha mais rápido", disse Osni. O deputado ainda colocou à disposição do Governo do Estado da Bahia a verba de emendas parlamentares destinadas à saúde para auxiliar no combate ao COVID-19.

Coronavírus: Sobe para 11 o número de casos suspeitos em Serrinha

A Secretaria da Saúde de Serrinha confirmou, na noite desta terça-feira (24), mais cinco casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Com isso, o total de casos investigados no município sobe para 11. 
A pasta ainda informou que sete casos foram descartados e não há nenhum caso confirmado. A secretaria não informou as idades e os quadros de saúde dos pacientes incluídos na lista de casos suspeitos de contaminação pela doença.

Homem morre eletrocutado por fio de aspirador de pó ao lavar carro em Serrinha

Um homem de 44 anos morreu eletrocutado enquanto lavava o carro nesta terça-feira (24), no conjunto habitacional Vila Novaes, em Serrinha. Segundo informações colhidas pelo repórter Reny Maia, Luiz Cláudio Mota de Assis estava usando um aspirador de pó, quando o fio do equipamento tocou nele e provocou a descarga elétrica.
Familiares e amigos socorreram a vítima e o encaminharam para o Pronto Socorro do Hospital Municipal. A vítima passou por atendimento médico de emergência, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde. O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Valente monitora primeiro caso suspeito de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Valente, na região sisaleira da Bahia, informou na noite desta terça-feira (24) que investiga o primeiro caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). 
Segundo a pasta, o paciente passa bem e foi orientado a ficar em isolamento domiciliar enquanto aguarda resultado de exame laboratorial. O caso é acompanhado pela vigilância epidemiológica municipal.