TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RIACHÃO - Jovem é preso em Riachão do Jacuípe com arma de fogo e drogas:

Foram encontrados um revólver, três cartuchos intactos, dez trouxinhas de maconha e nove dolões de maconha.

Após denúncias realizadas, através do Disque Denúncia e via 190 (Polícia Militar), foi preso nessa sexta-feira (14), Edvaldo Jesus Silva, vulgo Bolinho, natural de Riachão do Jacuípe, cidade na qual habita. Segundo as denúncias, Bolinho estava repassando droga para outras pessoas na cidade e a mercadoria ficava guardada na casa da sua irmã, localizada no Bairro da Bela Vista. Depois de alguns dias de observação e de ter adquirido um mandado de busca e apreensão, a guarnição de serviço conseguiu averiguar as denúncias ao entrar na casa da senhora Leidinalva Jesus Silva dos Santos, irmã de Bolinho. No interior da residência foram encontrados, dentro de uma pochete, os seguintes objetos: um revólver calibre 38, de seis tiros, marca Smitch Welson, n° 128868, com três cartuchos intactos; dez trouxinhas de maconha e nove dolões de maconha.
Ao ser apresentada à delegacia, a dona da residência, que é irmã de Edvaldo, tratou de explicar que todos os objetos pertenciam ao seu irmão. Este se apresentou depois, com a sua mãe. Confirmou a informação fornecida pela irmã, que foi liberada em seguida .Edvaldo recebeu voz de prisão e  encontra-se à disposição da justiça.

Leidinalva e Edvaldo são moradores da Rua Sabino Sampaio, Beco do Inferninho, na Bela Vista- Riachão do Jacuípe.

Fonte: Calila Notícias

Escola Estadual Aristides Cedraz de Oliveira realiza Seminário de Pais nesta Segunda-Feira.

Nesta segunda-feira, dia 17 de Outubro de 2011 o Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira situado na sede do município de Ichu-Bahia realiza um Seminário de Pais com a finalidade de refletir sbre a necessidade de haver uma relação amorosa e sincera entre pais e filhos que favoreça a confiança mútua e a elevação da autoestima, necessárias à vivencia e participaçao ativa na sociedade. o Seminário traz como Tema: "Afetividade entre Pais e Filhos: o Primeiro Passo para a Educaçao dar Certo", tendo a organização do Colegiado Escolar. As atividades acontecem durante toda a tarde de Segunda-Feira, dia 17 de Outubro da seguinte forma: 13 horas- Credenciamento e exibição de vídeos/fotos. 13 horas e 30 minutos- Acolhida com Boas Vindas Apresentação Pessoal; Dinâminca do Afeto. 14 horas- Reflexão do Tema: "Afetividade entre Pais e Filhos: O Primeiro Passo para a Educação dar Certo" com a Psicóloga Dr. Thaíse Lacerda. 15 horas- Grupos de Trabalho: Discussão de textos e questões sobre o Tema. 15 horas e 30 minutos- Intervalo/lanche. 15 horas e 50 minutos- Socialização das discussões do grupo. 16 horas e 20 minutos- Definição de compromissos. 16 horas e 40 minutos- Encerramento com apresentações do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e TAL (Tempos de Artes Literárias); sorteio de um brinde, distribuição de lembranças e Mensagem. A direção do CEACO lembra aos pais da Zona Rural que o transporte vai circular normalmente e é indispensável a presença nao só dos pais da Zona Rural, como também da sede, para que todos possam participar desse momento de integração e muita importância para o processo ensino-aprendizagem, onde juntos no processo educacional envolvendo família/escola possam formar cidadãos de bem dentro da sociedade.
Por: Iradilson Lucio Fonte- Independente -FM

Aproveitando a ideia de Vila Cardoso em Caldeirão Grande - Comunidades de Ichu exigem sinal de celular.

Os moradores do povoado de Vila Cardoso, conhecido como Km 30, pertecente ao município de Caldeirão Grande, situado a 333 quilômetros de Salvador, estão revoltados com a ausência das operadoras de telefonia movel no local. Para eles, as grandes operadoras esqueceram que o povoado também faz parte do Brasil e, em protesto, colocaram uma placa às margens da BR 407 para mostrar sua indignação por não poderem se comunicar através de celulares. A procura de respostas, os moradores se questionam: "até quando continuaremos nessa situação?". Aproveitando a oportunidade devemos lembrar também o caso de Ichu, município baiano situado a 178 quilômetros de Salvador, que mesmo pequeno, com apenas 128 quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de 5 mil habitantes não tem cobertura de telefonia móvel para todo o município deixando os moradores sem comunicação. O município de Ichu conta atualmente com a operadora Claro que dispõe de uma torre de aproximadamente 68 metros de altura, instalada na sede. Ela retransmite o sinal dentro da cidade e em algumas comunidades mais próximas. Em relação as outras operadoras, torna-se um verdadeiro martírio para quem necessita realizar uma ligação. Caso o usuário de celular seguir para diversas outras comunidades ele vai perceber que infelizmente o sinal da Claro enfraquece bastante ou até mesmo deixa de existir. Podemos destacar as comunidades de Casa Nova e Nova Esperança que estão totalmente ilhadas se observarmos o ítem telefonia móvel. Em Nova Esperança para conseguir um pouco de sinal da Claro é necessário subir em uma escada, 1º andar de casas ou seguir até o campo de futebol que fica próximo a saída para a comunidade de Grota Funda. Na comunidade de Casa Nova a situação é muito pior. Verificamos que em frente ao Bar de Antonio de Senhor e ao comércio do Senhor Orlando, conseguimos fazer ligação com a operadora Claro, embora, cortando a voz e exigindo que a pessoa fique estática para concluir. Este problema não é peculiaridade de Casa Nova e Nova Esperança, pois, na comunidade da Barra você tem que procurar o melhor ponto. Já conseguimos realizar ligações no povoado de Barra em frente ao Centro de Abastecimento e ao prédio da Escola Hildebrando Cedraz. Na comunidade do Consolo que fica a apenas 2 quilômetros da sede o sinal existe, mas com péssima qualidade.
 
Por: André Luiz com adaptação de Iradilson Lúcio. Fonte - Independente FM

Uefs inicia inscrição para o Vestibular 2012.1 com oferta de dois novos cursos.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve a partir de sexta-feira (14) para o vestibular 2012.1 (Processo Seletivo – ProSel). O prazo se estende até às 12h do dia 3 de novembro e as provas serão aplicadas de 29 a 31 de janeiro. A novidade são os cursos de Agronomia e Psicologia. A inscrição será feita exclusivamente através do portal www.uefs.br, seção ProSel/Vestibular. Os candidatos devem ler o edital publicado sábado, 8 de outubro de 2011, no Diário Oficial do Estado da Bahia e disponível na internet. Após preencher e confirmar nome, RG e CPF no requerimento de inscrição, o candidato deverá imprimir o comprovante e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 por meio de boleto bancário disponibilizado eletronicamente. Foram oferecidas 2.500 isenções da taxa para egressos da rede pública da Bahia. Até 14 de outubro a Uefs divulga o resultado do programa de isenção com os nomes dos beneficiados, que devem se inscrever normalmente através da internet. Para este vestibular, a Uefs disponibiliza 945 vagas em 27 cursos, inclusive Medicina e Farmácia oferecidos uma vez ao ano. O número de vagas preenchidas pode chegar a 999, já que o programa de ações afirmativas da Instituição prevê duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas e quilombolas. Ainda dentro do programa, são reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública. Dessas vagas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem afrodescendentes.
Fonte: Ascom/Uefs

Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro em Ichu realiza Reunião para Construção do Projeto Político Pedagógico e Programação para 2012.

A Escola Estadual Luiz Júlio Carneiro situada na Avenida Adalberto Ferreira Santiago, centro de Ichu-Bahia realiza nesta sexta-feira, dia 14 de Outubro de 2011 um reunião de avaliação do PPP (Projeto Político Pedagógico) e construção da programação para o ano de 2012. Todos os pais, mães e responsáveis estão convidados a participar e devem comparecer, pois uma educação de qualidade se faz com a parceria escola/família dentro da sociedade. A reunião acontece às 15 horas desta sexta-feira, dia 14 na própria escola e nela é preciso que estejam presentes além dos pais e responsáveis, também os representantes de turma e a diretoria do Grêmio Estudantil, além da direção, os professores, Coordenadora Pedagógica e funcionários que compõem o quadro da escola. A diretora da escola Ivonei Almeida e a Coordenadora Pedagógica Geovana Marcia esperam que todos possam participar desse importante momento para construção de uma Educação de qualidade e juntos: pais, responsáveis, direção e comunidade construírem um escola cada vez melhor.
 
Por: Iradilson Lucio, Fonte- Independente -FM

URGENTE: Corpo de Bombeiro salva vida de homem que ameaçava se jogar de viaduto em Salvador com uma corda no pescoço:

Um homem ainda não identificado estava desde ás 12h de hoje 14, ameaçando se jogar do viaduto dona Canô em Salvador na avenida Paralela com uma corda amarrada no seu pescoço. O corpo de bombeiro e a  equipe do SALVAR em uma ação rápida e eficiente evitou o que seria uma tragédia, depois de quase 40 minutos de negociações conseguiram agarrar o homem no momento que ele já ia se jogando.

MUNDO - Após reação alérgica, jovem aparenta ter 70 anos:

Uma vietnamita de 26 anos ficou com a aparência de uma idosa de 70 anos por conta de uma reação alérgica a frutos do mar, de acordo com o Daily Mail. O caso aconteceu em 2008 e permanece sem solução. 

Nguyen Thi Phuong sofreu erupções que fizeram com que a pele do rosto, das mãos e do pescoço ficassem enrugadas. Ela tomou medicamentos para aliaviar os sintomas, mas não obteve êxito. Um médico local chegou a prescrever um remédio para dermatite, que provocou inchaço no rosto e urticárias.
Com o destaque do caso na imprensa, Nguyen passou a ser tratada por especialistas da cidade de Ho Chi Minh. Ainda não foi identificado o motivo do envelhecimento.

 


EUNÁPOLIS - Cães atacam morador; Polícia precisou matar os animais:

Policiais militares precisaram matar os cães, pois o homem ferido estava acuado e precisa de socorro.

O pedreiro Edmundo Borges Bonfim, 47 anos, passou por momentos difíceis, na noite desta quinta-feira (13), em Eunápolis. Ele foi atacado pelos próprios cães e não pode receber atendimento médico.

Isso porque os cães estavam furiosos, dificultando a entrada dos socorristas do serviço móvel de urgência na casa, que fica no bairro Minas Gerais. Edmundo e os familiares - entre eles algumas crianças -, ficaram acuados. A situação delicada obrigou os policiais militares Arles e Cabral a tomar uma atitude extrema: Sacrificar os cachorros a tiros. 'Quando chegamos os dois cachorros estavam violentos e continuavam brigando. O único jeito de a gente entrar na casa era sacrificando os cachorros', afirma o soldado Arles.

Já livre da ameaça, a equipe do Samu pode entrar na residência e prestar os primeiros socorros ao pedreiro, que reclamava de muitas dores.

Após o susto, Edmundo contou que tudo começou quando ele tentou separar os cachorros de uma briga.  'Um deles foi para cima de mim. Gritei socorro', disse. O pedreiro lembrou ainda que só não morreu porque um parente o arrastou para dentro e fechou a porta. Edmundo foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis. Segundo os médicos, ele passa bem.

Um cachorro era da raça pitbull e o outro mestiço de pitbull e São Bernardo e, segundo os parentes, nunca tinham ficado juntos. O pitbull deve ter estranhado a companhia e partiu para o ataque. (Radar64)

Toque de recolher em Portão: medo se instala depois de chacina no bairro:

Ruas do bairro ficaram desertas e o comércio fechou as portas; escolas mandaram mães buscar filhos

As ruas estavam desertas, as lojas fechadas e as escolas e creches mandaram as crianças para casa mais cedo. Essa foi a rotina ontem dos moradores de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. 
Segundo moradores, também no final da noite de ontem, bandidos armados dispararam vários tiros em direção à 34ª Delegacia. Houve corre corre, mas ninguém ficou ferido.
A população está assustada com um toque de recolher instalado na região, após a chacina que deixou quatro pessoas mortas no último domingo. “A diretora da escola me ligou às 13h para que eu fosse buscar minha filha, por causa do toque de recolher”, disse uma moradora que não quis se identificar.
Além das escolas e creches, o comércio também começou a ser fechado depois do meio-dia. As ruas ficaram quase desertas  à tarde e os moradores evitaram até sentar na porta de casa. “Minha irmã ligou pra mim por volta das 14h pra que eu voltasse pra casa por causa do toque de recolher.
Eu trabalho em Vilas (do Atlântico) e tive que pedir à patroa que me liberasse mais cedo por causa disso”, afirmou uma empregada doméstica, que também não quis se identificar.
Entre os moradores correm duas versões do toque de recolher. Uma de que a ordem teria sido dada pelos bandidos, e outra de que o alerta teria partido de policiais.
Porém, o coronel Everaldo Mendes, comandante da PM na Região Metropolitana, nega o toque de recolher.
“De jeito nenhum há toque de recolher em Portão. A população está assustada, com medo. É a mesma situação que tivemos em Abrantes, quando, por causa do medo, a população também afirmou que havia toque de recolher”, assegurou.
Casas e comércios fechados, escolas vazias; rotina em Portão mudou após chacina
Ele afirmou que seis carros da PM estão fazendo a ronda no bairro, que conta com reforço de policiais da Rondesp. “Estamos fazendo tudo para dar tranquilidade e segurança para a população”, completa.
A empregada doméstica que não quis ser identificada afirma que desde domingo os moradores estão apreensivos e se trancando em casa, com medo de que outra chacina volte a acontecer. “Você sabe, não é? Parede não protege ninguém. Só Deus”, reflete.
Chacina
A chacina de domingo passado deixou quatro mortos: a estudante de 14 anos, Tainara Conceição Santos, a autônoma e vizinha da estudante Jandira dos Santos, 43, o jovem Natan Lima da Silva, 20 anos, e Abraão Felipe Ramos Marques, 15.

Todos morreram depois que cerca de 30 homens chegaram atirando a esmo na praça do Pé Preto, segundo moradores. Dos quatro mortos, o corpo do jovem Abraão só foi encontrado três dias após o crime, no quintal de uma casa do bairro.
Ontem, uma operação das polícias Civil e Militar foi realizada em Portão. Mas, segundo o coronel Evandro Mendes, ninguém foi preso e nada foi apreendido. Na terça-feira, o delegado Cláudio Meirelles, titular da 34ª Delegacia, disse que os autores do crime já foram identificados, mas tiveram os nomes preservados.
Segundo moradores, os homens que chegaram atirando são traficantes da rua Queira Deus. Ricardo Silva dos Santos, o Babão, é apontado como líder do grupo.

Corpo de jovem é  sepultado - O corpo de Abraão Felipe Ramos Marques, 15 anos, foi sepultado, ontem à tarde, no Cemitério Municipal de Brotas. Inconsolável, a mãe do rapaz não falou com a imprensa e precisou ser amparada por parentes e amigos. “Era um menino muito bom, não merecia isso”, afirmou uma amiga da família que não se identificou.
Depois da matança de domingo na praça do Pé Preto, ela procurou pelo filho durante três dias em vários hospitais e no IML, antes de encontrá-lo morto em pleno Dia das Crianças no quintal de uma casa. Ele foi atingido por disparos na chacina.
A polícia acredita que o adolescente tentou pular um muro para escapar dos tiros, mas acabou baleado e caiu  no quintal de uma casa. O jovem e a  família haviam  se mudado para Portão há cerca de um mês, para fugir da violência na Fazenda Grande do Retiro.  (correio)

Copa Rural de Ichu - Equipes têm até este final de semana para contratar atletas para Copa Rural:

Conforme acertado em reunião, todas as equipes têm até este final de semana quando encerra a primeira fase da Copa Rural Ichuense, para inscreverem o seus últimos atletas, ou seja, após o encerramento desta fase, nenhuma equipe terá o direito de acrescentar atletas a sua lista entregue a LID e Direção de Esportes.
Todas as equipes pagaram uma taxa de 50 reais para a inscrição de 20 atletas e por cada atleta excedente paga uma taxa de 5 reais.
É importante destacar que serão suspensos, os cartões da primeira fase para a segunda. Sendo que se o atleta tiver 02 cartões amarelos e tomar o terceiro no final da primeira fase, terá que cumprir na segunda, o mesmo ocorre com o cartão vermelho.

O cumprimento da suspensão dos cartões é de responsabilidade de cada equipe, independente de comunicação da LID e de julgamento no âmbito do regulamento interno, embora, a LID se comprometa a disponibilizar aos dirigentes a relação, desde que seja solicitada com 48 horas de antecedência.
Jogos deste final de semana
Sábado - 15 de outubro
Grupo B
Retiro x Formigueiro
Bela Vista x Morro Redondo
Barra x Nova Esperança
Domingo - 16 de outubro
Grupo A
Educativo x Caboje
Juventude B. Preto x Flamengo (Baixinha)

OBS: EM VIRTUDE DA INDISPONIBILIDADE DE ALGUNS AUXILIARES O DIRETOR DE ESPORTES NÃO TEVE COMO DIVULGAR A ARBITRAGEM ATÉ O PRESENTE MOMENTO.
Por: André Luiz/Fonte: Blog AL NOTÍCIAS

JEQUIÉ - Pastor perde o controle e tomba carro na saída de Jequié para Jitaúna:

A família de um pastor evangélico sofreu um grave acidente na BR 330 leste, na saída de Jequié para Jitaúna. Segundo a PRF, o acidente ocorreu durante a manhã de quarta feira (12), depois que o motorista Joselito Jesus Souza, perdeu o controle da direção e capotou em seguida. Cinco pessoas da mesma família sofreram ferimentos. 

O Pastor Joselito, a esposa Josélia de Jesus Souza e mais três filhos estavam a abordo do veículo modelo Ipanema. Uma das filhas está em estado grave no HGPV. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o pastor Joselito não é habilitado, por isso foi multado em 590 reais e responderá na justiça por crime de trânsito.

Repórter Tatu