TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Atlético de Alagoinhas contrata trio do Intermunicipal para a disputa do Baianão 2020

O Atlético de Alagoinhas segue reforçando o elenco para a próxima temporada. De olho no Intermunicipal, o Carcará contratou três destaques da competição: o meia Dondon, o atacante Naian e o lateral-esquerdo Filipinho.
De acordo com site Futebol Bahiano, Dondon foi eleito melhor meia da edição de 2018 pela Seleção de Itamaraju. Já o atacante Naian foi o principal goleador em 2018 e é o atual artilheiro da competição. O lateral Filipinho foi eleito por três anos seguidos como o melhor da posição.

Ichu: Três equipes estreiam domingo, 24, pelo I Campeonato de Família da Arena Periquito

Neste domingo, 24 de novembro, vai acontecer mais uma rodada dupla do I Campeonato de Família da Arena Periquito no município de Ichu. Três equipes estarão estreando na competição, são elas: família Lima, família Filó e família Silva.
Foto: Arquivo IN
A família Oliveira que estreou perdendo para a família Lorde no último domingo, 17, joga a segunda e última partida da fase classificatória e terá que vencer de qualquer jeito para ter chance de classificação.

União de Pombo e Palmeiras de Caboje decidem o título da Copa Café 2019 neste sábado 23 de novembro

A expectativa é grande para a decisão da Copa Café edição 2019 que acontecerá neste sábado, 23 de novembro, no campo de Jorge Café na comunidade de Queimada do Cedro no município de Conceição do Coité.
As equipes União de Pombo e Palmeiras de Caboje estarão duelando a partir das 16 horas em disputa do título da competição. Após o jogo haverá som ao vivo com Break de Ouro e Paredão. Todos estão convidados.

Com duas equipes ichuense semifinais do I Campeonato de Boa Vista de Aroeira em Coité acontecerá domingo, 24/11

As semifinais do I Campeonato Society da comunidade de Boa Vista de Aroeira em Conceição do Coité acontecerá neste domingo, dia 24 de novembro, com duas equipes ichuense na disputa por vaga na grande final do certame.
A equipe do Cachimbo irá enfrentar o União Aroeirense e Varjota enfrentará a equipe de Vila Rica, quem passar estarão na final que acontecerá no dia 01 de dezembro.

Coité: Josman e Manchinha apitam jogos de domingo, 24, pelo Campeonato do Areal em Tanque da Laje, confira os confrontos

Mais dois jogos irão acontecer neste domingo, 24 de novembro, pela 11ª edição do Campeonato do Areal em Tanque da Laje no município de Conceição do Coité. Para comandar as duas partidas a comissão organizadora divulgou hoje, 20, a dupla de árbitro.
Josman e Manchinha estarão comandando no apito

ICHU- EMAC é contemplada com oficinas do Projeto Saúde na Escola

A Equipe de Saúde da Família Helena Santiago, esteve presente na última terça feira, 19 de novembro de 2019, na Escola Municipal Aloísio Cedraz para desenvolver oficinas de Prevenção a violência e promoção a Cultura da Paz, atividades que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE)
Foram realizados estudos com subtemas que visavam o Bullying, Drogas, constelação familiar, sexualidade e terapias comunitária com o objetivo de fortalecer os vínculos entre Saúde e Educação em especial entre estudantes. 

ICHU- Secretaria Municipal de Saúde envia equipe para o CONGREPICS em Lagarto-SE

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu, interior da Bahia, através do Secretário de Saúde Edcarlos Silva, da coordenadora de Atenção Básica Denieire Santiago, da Terapeuta Holística e Assistente Social Iran Santiago e do Educador Físico Francisco Moysés, participaram do congresso de práticas interativas e complementares que aconteceu entre oa dias 14 a 17 de novembro do ano em curso na cidade Sergipana de  Lagarto.

Taxa de desocupação na Bahia foi de 16,8% no 3º trimestre de 2019

No 3º trimestre de 2019, a taxa de desocupação na Bahia ficou em 16,8%, abaixo da verificada no 2º trimestre (17,3%), mas ainda ligeiramente acima do indicador do 3º trimestre de 2018 (16,2%). Continuou sendo a maior taxa do país, seguida de muito perto pela do Amapá (16,7%). No país como um todo, a taxa de desocupação foi de 11,8% no 3º trimestre de 2019.
Salvador teve uma redução bem mais expressiva na taxa de desocupação, que ficou em 15,1% no 3º trimestre do ano, frente a 17,7% no 2º trimestre (taxa que havia sido a recorde para a capital) e 16,1% no 3º trimestre de 2018. Com o resultado, o município deixou o topo do ranking de desocupação entre as capitais, caindo da 1ª posição no 2º trimestre para a 6ª posição no 3º trimestre. Recife (17,4%), Macapá (17,4%) e Manaus (17,2%) tiveram as maiores taxas no período de julho a setembro.

Coité: Polícia registra novo homicídio após vítima ter casa invadida

Uma das modalidades de crimes de homicídio mais comum tem sido a invasão de casa altas horas enquanto a vítima está dormindo, menos de uma semana atrás um homem de 48 anos foi morto a tiros no sofá de casa no Conjunto Habitacional Mário da Caixa, após indivíduos invadirem a residência.   
Na madrugada desta quarta-feira, 20, a Polícia registrou outro crime semelhante na 2ª Travessa Leovilgidio Martins da Silva, Bairro do Cruzeiro, cerca de 300 metros da Delegacia de Polícia Civil e teve como vítima Raian Nascimento de Oliveira, 18 anos.

ASSISTA: Sessão da Câmara Municipal de Ichu-Ba, dia 19 de novembro de 2019

Nesta sessão foram aprovados três projetos de lei do Executivo, o PL 008/2019 que altera a lei 012/1998 que muda a nomenclatura da Secretaria Municipal de Assistência Social para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o PL 009/2019 que trata sobre o concurso público e o PL 010/2019 que trata sobre o REDA.
Redação Ichu Notícias

ICHU- Secretaria de Saúde parabeniza servidor pelo tempo de Serviço prestado no Município

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a Miguel Marques de Santana, Agente de Combate a Endemias - Peste, (doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga infectada. A doença é conhecida popularmente como “peste negra”, “febre do rato” ou “doença do rato”) pela sua excelente contribuição, compromisso e o trabalho desenvolvido no município há aproximadamente 23 anos.

Hoje, aposentado, cujo direito foi adquirido, trará saudades e boas lembranças a toda equipe e população ichuense. 

Porém, na vida existe o ciclo, e agora é o momento de partir para outros desafios. Que a sua caminhada continue  repleta de alegria, responsabilidade e sonhos.

Mundo Capoeira realizará X Iê Berimbau Festival Capoeira em Ichu e Queimada do Cedro (Coité) com Encontro de Capoeiragem

No dia 30 de Novembro acontecerá o X Iê Berimbau Capoeira Festival de Ichu e o VII Berimbau Capoeira Festival de Queimada do Cedro (Coité).
Entre as atividades estão Encontro de Capoeiragem Infantil; Oficina; Palestra; Batizado com Troca de Graduações e Roda de Integração.

Bumba meu boi pode ter título de Patrimônio Cultural da Humanidade

Já reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o bumba meu boi, manifestação artística típica do estado do Maranhão, pleiteia o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
De acordo com informações da coluna assinada por Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a candidatura elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será avaliada na Colômbia, entre os dias 10 e 12 de dezembro.

Mapa do Racismo completa 1 ano de combate a crime e fortalece rede de apoio

Uma das metas do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia é fortalecer uma rede de enfrentamento contra o racismo. Foi a partir desse propósito que, no dia 19 de novembro de 2018, o Ministério Público baiano lançou o "Mapa do Racismo", um aplicativo que recolhe denúncias e as envia para o órgão judicial.
Um ano depois, às vésperas do Dia da Consciência Negra, o Bahia Notícias procurou o MP-BA para checar o número de casos registrados. O resultado mostra que, só neste ano, o app registrou 181 denúncias, tendo 128 delas gerado encaminhamentos para a Promotoria de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa. Os altos índices, segundo a promotora Lívia Vaz, são explicados por dois fatores: o primeiro é justamente a consolidação dessa rede de combate que aproxima a população dos canais de denúncia e o segundo é o aumento das manifestações de ódio.

Câmara aprova PEC que permite repasse direto de recursos federais a estados e municípios

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que autoriza a transferência de recursos federais a estados e municípios por execução direta de emendas, sem intermediação da Caixa Econômica Federal.
O texto substitutivo, do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), foi aprovado em primeiro turno por 387 votos a favor e sete contrários. No segundo turno, recebeu 391 votos a favor e seis contrários. Como a PEC veio do Senado e sofreu alterações na Câmara, precisará voltar à primeira Casa.

Morre Antônio Claudio diretor-presidente da Ascoob Sisal

Morreu na noite desta terça-feira, 19, no Hospital Geral Cleriston Andrade em Feira de Santana o diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Sisal, Antônio Claudio Oliveira Santiago.  
Antônio Cláudio ao lado de Urbano Carvalho diretor de Finanças da
UNICAFES e João Nilton Ferreira presidente da FATRES
As primeiras informações levantadas pelo Calila Notícias dão conta que o líder cooperativista sofria com uma gastrite e precisou passar por um procedimento cirúrgico na segunda-feira, 18, e que o pós operatório foi complicado e ele não resistiu.