TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aroeira realiza 17º Forró Jegue e Rede TV acompanha a festa:


As ruas do povoado tornou-se pequena no domingo (19).
 O animal que é sinônimo de trabalho árduo, no São João do distrito de Aroeira, torna-se  protagonista de uma das maiores festas culturais da região.
Aroeira localiza-se a 18 km da sede de Conceição do Coité e realiza há dezessete anos na tarde do domingo dos festejos juninos seu tradicional Forró Jegue. Uma festa família que a cada ano ganha mais adeptos, pois existe uma teoria que “quem vai uma vez não perde mais”.

Tudo começou em uma brincadeira de amigos, quando Valmir de Arrios e Antônio Dias, participaram de um mine carnaval em Cabo Sul onde tinha a participação de um jegue, e resolveram fazer a brincadeira em Aroeira. No primeiro ano foram apenas duas caixas de som em cima da carroça, no ano seguinte já incrementaram um pouco mais e a partir de então, a festa foi crescendo.
A cada ano o jegue que puxa a carroça com o som ganha um título, ele já foi médico, debutante, professor e nessa 17ª edição o animal junto com a sua carroça foi caracterizado de gari, uma forma de homenagear essa profissão tão significativa e as vezes desvalorizada pela sociedade.
A escolha do tema acontece alguns meses antes pela comunidade, para que a comissão possa preparar toda a festa baseada na temática, inclusive as letras das músicas que é composta pelo vereador Edevaldo Santiago. No total são 25 músicas próprias que a festa já possui. Edevaldo diz contar com a parceria de alguns amigos, mas 90% das canções são suas.
Ele compõe desde os 15 anos, inclusive a música “Cama Velha” sucesso atual do Cacique do Nordeste é de sua autoria.

A batida é encanada em um pé de aroeira e tomada tradicionalmente em um pinico
Em entrevista ao CN, o vereador falou da sua saída da vida política, onde pretende dar oportunidade a outras pessoas, mas que sempre vai está a frente do Forró Jegue e  espera que as próximas gerações política tenha a visão de continuar investindo na festa. Ele ressaltou o crescimento do São João de Aroeira que esse ano foi realizado antecipadamente por estratégia. “Pretendemos realizar antecipadamente por cinco anos consecutivos, para que as pessoas conheça o potencial do São João de Aroeira e depois voltamos para a data oficial. Estamos com vários planos para os próximos anos, inclusive para a estrutura do circuito da festa, e a tendência e crescer cada vez mais, já tivemos a presença da TV Cultura na cobertura da festa, TV UNEB e esse ano a Rede TV com o programa do Pânico e pode ter certeza que uma dia teremos a cobertura da SBT e da Globo”, falou Edevaldo.

Em virtude de ter sido antecipado esse ano o número de pessoas aumentou de forma que as ruas do distrito tornou-se pequena para a quantidade de “jegueres” como são chamados os foliões e para o curiosos que vai apreciar.
O circuito da festa foi bem caracterizado
O prefeito Renato Souza que foi prestigiar o evento junto com o secretario Zé Mario e esteve a maior parte do tempo ao lado do seu vice Deraldo Ramos que é filho de Aroeira, falou da beleza da festa por ser democrática onde brinca que tem camisa e também quem não tem. “É uma festa que precisa cada vez mais ser investida pois representa a nossa cultura”, ressaltou Renato.

O São João antecipado começou na sexta-feira (17) encerrado no domingo (19) com o Forró Jegue.

Fonte: Calila Noticias




Serrinha vai ganhar Escola Técnica

Dez municípios baianos foram escolhidos para fazer parte da política de expansão da educação técnica e profissional do país. Serrinha estão entre as cidades que serão contempladas com as unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). A informação foi confirmada por Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em reunião com o deputado Joseildo Ramos (PT) e o deputado federal Rui Costa (PT), em Brasília.

A viagem de Rui e Joseildo a Brasília sacramentou a decisão do ministério em ampliar o número de cidades beneficiadas no estado, incluindo Serrinha na lista. Segundo Eliezer, a Bahia é o estado com maior número de municípios selecionados. Alagoinhas, Euclides da Cunha, Lauro de Freitas, Itaberaba, Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira, Brumado e Juazeiro também receberão unidades do IFET.

Os cursos implantados serão escolhidos de acordo com a vocação econômica de cada região. “Estamos dando um passo importantíssimo para que possamos oferecer oportunidades para a juventude do interior, descentralizando o ensino e proporcionando formação profissional pública e de qualidade para todos”, comemorou Joseildo.

Durante muito tempo estagnada no Brasil, a educação profissional começou a ganhar prioridade novamente no governo Lula, com a expansão e retorno dos investimentos no setor. Na Bahia, o governador Jaques Wagner encontrou apenas quatro mil matrículas em ensino profissionalizante e já ampliou as vagas para mais de 40 mil.
Fonte: Cleriston Silva