TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Bolsonaro tem 'pronto na mesa' decreto para incentivar trabalho

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que afirmou nesta quinta-feira (2) que tem “pronto na mesa” um decreto para “considerar essencial toda atividade exercida pelo homem ou mulher que seja indispensável para levar o pão de cada dia pra casa”, mas que se sente ameaçado por “todos os lados” por defender o direito do brasileiro de voltar ao trabalho.
De acordo com o portal Metrópoles, o chefe de Estado deu a declaração em entrevista na tarde desta quinta à Jovem Pan. “Sei que tem ameaça até de buscar meu afastamento sem amparo legal pra isso”, disse.

Bolsonaro diz que 'está faltando um pouco mais de humildade' ao ministro Mandetta

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que está faltando "humildade" ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta-feira (2).
"Tá faltando um pouco mais de humildade pro Mandetta", disse o presidente. "O Mandetta em alguns momentos teria que ouvir um pouco mais o presidente da República", afirmou em entrevista à Jovem Pan. Segundo Bolsonaro, o ministro "extrapolou um pouco" na crise do coronavírus.

Santa Bárbara: Prefeitura decreta situação de emergência e calamidade pública

O município de Santa Bárbara, na região do Portal do Sertão, declarou situação de emergência e estado de calamidade pública em decreto publicado nesta quinta-feira (2), motivado pela pandemia do novo coronavírus. A publicação tem vigência de 180 dias.
Santa Bárbara não possui nenhum caso confirmado da Covid-19, mas monitora 89 pessoas pessoas que retornaram de locais em que a doença já possui transmissão comunitária. Dessas, cinco são considerados casos suspeitos e esperam resultado de exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador.

AL-BA vota isenção das contas de energia a famílias de baixa renda nesta sexta

O presidente Nelson Leal convocou nova sessão extraordinária – virtual – da Assembleia Legislativa para esta sexta-feira (4), às 10h, para votar o projeto de lei que autoriza o governador Rui Costa (PT) a pagar as contas de energia elétrica dos consumidores baianos de baixa renda pelos próximos 90 dias. A medida auxiliará quase 700 mil famílias.
“O conjunto dos deputados estaduais está ciente do enorme desafio que a pandemia significa, tanto no aspecto do atendimento médico-hospitalar como econômico-financeiro e sua enorme repercussão social”, ressaltou Leal.

Coronavírus desafia sustentabilidade com maior acúmulo de lixo caseiro e hospitalar

O maior tempo gasto dentro de casa para combater a expansão do novo coronavírus tem uma consequência prejudicial para o ambiente: o aumento da produção do lixo doméstico, boa parte dele composta por plástico, papel e papelão de embalagens de produtos e pacotes comprados pela internet. 
A Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) estima que as medidas de isolamento social devem causar um aumento de 15% a 25% na produção de resíduos sólidos (lixo orgânico e reciclável) nas residências. O lixo hospitalar deve crescer de 10 a 20 vezes, segundo a entidade. 

Coreia do Norte garante não possuir nenhum caso do novo coronavírus

O novo coronavírus já infectou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Porém existe um país no mundo, que ao menos segundo seu governo ainda não registrou nenhum caso do novo coronavírus: a Coreia do Norte.
Porém, o governo local voltou a afirmar que o país não registrou nem um caso de contaminação pelo novo coronavírus, apesar da crescente desconfiança em todo o mundo. O país isolado fechou rapidamente as fronteiras em janeiro, quando o vírus foi detectado na vizinha China e adotou rígidas medidas de confinamento, segundo o G1. 

Governo edita MP que libera Fundo de Participação dos Estados e Municípios

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, anunciou, na tarde desta quinta-feira (2), que já foi editada a Medida Provisória que libera o Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios. A informação foi divulgada durante mais uma entrevista coletiva do Comitê Interministerial que visa ações de contenção à Covid-19.
O valor da transferência será de R$16 bilhões para o investimento em ações de combate ao novo coronavírus.

Coronavírus: Hidroxicloroquina não apresenta eficácia em hospital francês

A hidroxicloroquina, usado contra a malária e testado como tratamento contra a Covid-19 por alguns médicos, ainda não mostrou resultados animadores no hospital francês Pitié-Salpêtriére.
"Usamos bastante o medicamento porque era uma das esperanças, mas não temos a impressão de que haja uma eficácia espetacular. Provavelmente, nem é eficaz", disse Éric Caumes, chefe de doenças infecciosas do hospital de Paris, em entrevista à rede BFM TV, segundo o UOL.

Comitê científico do Consórcio Nordeste indica primeiras medidas contra Covid-19

O Comitê Científico criado pelo Consórcio Nordeste já começou a trabalhar e divulgou um documento com seis recomendações iniciais do comitê com o intuito de minimizar os impactos negativos da pandemia, nesta quinta-feira (2). O grupo foi criado para dar recomendações para o combate ao coronavírus com base em pesquisas científicas.
Dentre as recomendações, estão a troca de informações sobre soluções tecnológicas já desenvolvidas nos estados, integração das instituições de apoio à pesquisa que possam financiar e executar estudos interestaduais em temas desafiantes da Covid-19 e intensa articulação entre secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Pesquisadores constatam que novo coronavírus pode infectar gatos, mas não cachorros

Cientistas identificaram que os gatos podem ser infectados pelo novo coronavírus e passar o vírus para outros felinos. A espécie furão, conhecidos como "ferrets", também foi apontada como suscetível à contaminação. Os cachorros, no entanto, não se mostraram tão vulneráveis ao patógeno, assim como patos, galinhas, e porcos. A constatação foi feita por pesquisadores do Harbin Veterinary Research Institute, na China.
Os resultados da pesquisa foram publicados em um artigo na revista Nature, um veículo científico. A publicação é apenas preliminar, assim como diversas pesquisas sobre o coronavírus. Os pesquisadores ainda estão fazendo descobertas sobre o vírus. Mas, de acordo com reportagem do portal Uol, cientistas consideram a descoberta importante.

Hospital Sírio-Libanês proibiu presença de médicos da rede em reunião com Bolsonaro

Os médicos do Hospital Sírio-Libanês foram proibidos de participar da reunião realizada nessa quarta-feira (10) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O veto partiu da alta cúpula da rede, que possui unidades em São Paulo e Brasília.
Segundo informações do blog de Bela Megale, no jornal O Globo, os gestores avaliaram que ainda é prematuro tecer qualquer conclusão sobre o uso da cloroquina em tratamentos para coronavírus, pauta da reunião. O presidente vem defendendo a efetividade do remédio, mesmo que sem comprovação.

Covid-19: Vacina oral desenvolvida por cientistas de Israel está nos 'estágios finais'

Cientistas em Israel que estão desenvolvendo uma nova vacina contra a Covid-19 afirmaram ser capazes de produzir um componente ativo para a droga "nos próximos dias". O chefe da equipe, Chen Katz, disse que pretende iniciar os testes em humanos no início de junho.
"Nós já estamos nos estágios finais e em poucos dias teremos as proteínas - os componentes ativos da vacina", disse Katz ao The Jerusalem Post, segundo o Estado de S. Paulo.

Rodrigo Maia critica 'demora' governo federal para reagir ao coronavírus

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), criticou nesta quinta-feira (02) a demora do governo federal para reagir ao avanço do coronavírus no país.
Em videoconferência com Ana Paula Vescovi, economista-chefe do Santander, Maia falou que "o governo demorou, não fez de forma sistêmica um pacote organizado".

Coordenadora da Educação Inclusiva de Ichu fala sobre o 02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo,  uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).  
A Rede Municipal de Ensino de Ichu conta com uma coordenação que atua diretamente com o público de Autista e outras crianças com necessidades especiais e que precisam de profissionais diversos para acompanhá-las.

Brasil registra 7.910 casos e 299 mortes pelo novo coronavírus, diz MS

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (2), um novo balanço sobre os casos do novo coronavírus no Brasil. O país registra 7.910 casos confirmados e 299 mortes em decorrência do vírus. A taxa de letalidade é de 3,8%. 
O aumento do número de casos confirmados em relação ao balanço divulgado nesta quarta (1º) foi de 1.074. Foi o terceiro dia seguido em que o país confirmou mais de mil casos de pessoas infectadas pela doença. 

Covid-19: Com 21 novos casos nas últimas 24 horas, Bahia chega a 267 casos confirmados da doença

Bahia registra 267 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,1% do total de casos notificados, foram 21 casos nas últimas 24 horas. 
Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (2). Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

Homem de 88 anos morre vítima da Covid-19; é o terceiro caso no Estado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou no fim da manhã desta quinta-feira, 02, a ocorrência da terceira morte na Bahia em consequência da Covid-19 provocada pelo Coronavírus.
Vítima estava internada no Hospital da Bahia
De acordo com a Secretaria o paciente é um homem de 88 anos, diabético, cardiopata em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na UTI de um hospital privado na capital desde 23 de março.

Presidente do Conselho de Segurança e tesoureiro são presos em Euclides da Cunha

Agentes da Coordenadoria e da delegacia territorial de Euclides da Cunha – 25° COORPIN, na última quarta-feira, 1º, cumpriram mandados de prisão preventiva, expedidos pelo juízo criminal da comarca local, do presidente do Conselho de Segurança – CONSEG de Euclides da Cunha e o tesoureiro da entidade, eles tiveram suas identidades preservadas de acordo com a Lei Federal n° 13.869/19 (Lei de Abuso de Autoridade).
Segundo nota da Polícia Civil eles são acusados de fazerem uso dos recursos públicos destinados a respectiva entidade e desviando esses recursos para fins particulares, inclusive, causando prejuízos a terceiros, mantendo-os em erro, mediante emissão de cheques sem provisão de fundos do CONSEG.

Quatro secretários da prefeitura de Coité são exonerados; Val grava vídeo de agradecimento

A vice-prefeita de Conceição do Coité, Genivalda Pinto da Silva, popularmente conhecida por Val (PSD), gravou um vídeo e o publicou em suas redes sociais com palavras de agradecimento a população coiteense e, principalmente, ao prefeito Francisco de Assis (PT) pela confiança dada frente ao trabalho na secretaria da Assistência Social do município. 
A esposa do deputado Alex da Piatã (PSD) e mais três outros membros do primeiro escalão do Executivo coiteense foram exonerados, conforme publicação no Diário Oficial de quarta-feira, 01 de abril.

Atenta ao Coronavírus, Prefeitura de Candeal também não descuida da Dengue, Zika e Chkungunya

A Prefeitura Municipal de Candeal por meio da Secretaria de Saúde e demais integrantes da gestão estão empenhados em combater a proliferação do Coronavírus.
Por se tratar de uma pandemia com alto poder de contágio todo cuidado é pouco, no entanto, o Poder Público de Candeal também tem se esforçado para evitar outras doenças como Dengue, Zika e Chinkungunia que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.

Tanquinho: Boletim Informativo Atualizado de Prevenção ao Covid-19; até às 16hs do dia 01/04/2020

A Prefeitura Municipal de Tanquinho através da Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio da Vigilância Epidemiológica, informar que NÃO TEM REGISTRO DE CASOS DE CORONAVÍRUS NA CIDADE.
Tranquilizamos a população quanto aos casos notificados de monitoramento, trata-se tanquinhenses, que estão chegando de outras Cidades ou Estados, principalmente onde tem casos confirmados de contágio do COVID-19, e estão sendo adotadas medidas e protocolos de acordos com as orientações do Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

STJ determina soltura de todos presos com liberdade condicionada a fiança

O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a soltura de presos com liberdade provisória condicionada ao pagamento de fiança e que ainda estejam na prisão.
O ministro estendeu os efeitos de uma liminar concedida na última sexta-feira (27) para detentos do Espírito Santo. A medida é motivada pela pandemia do novo coronavírus.

Brasil fará teste em massa neste mês para saber número de infectados por coronavírus

O Brasil vai fazer um teste em massa para saber qual a porcentagem da população já foi infectada pelo novo coronavírus. Cerca de 100 mil brasileiros serão testados, em três etapas, a partir da metade deste mês de abril.
O Ministério da Saúde deve aprovar a realização do estudo nesta quinta-feira, contou à reportagem Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária a Saúde.

Justiça decide que governo da Bahia forneça alimentação para alunos da rede estadual

A Justiça da Bahia determinou na última quarta-feira (1º) que o governo do estado forneça alimentação para todos os alunos da rede estadual, que tiveram aulas suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus. A decisão é em primeiro grau e o Estado pode recorrer.
O juiz Ruy Eduardo Almeida Britto, da 6ª Vara de Fazenda Pública, deu um prazo de 48 horas para que a determinação seja cumprida, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Coronavírus deve infectar 1,1 milhão de baianos até maio, mostra pesquisa

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) projetaram que o coronavírus deve infectar 1,1 milhão de baianos até meados do mês de maio.
O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (1º), pontuou que o crescimento diário de casos confirmados da Covid-19 tem sido de 23%, observado o intervalo de 6 a 31 de março. Em meados de maio, cerca de 7,4% da população baiana deve ter sido infectada pelo novo coronavírus.

Bolsonaro se desculpa por ter publicado vídeo falso sobre desabastecimento na Ceasa-MG

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu desculpas por ter publicado um vídeo com informações falsas sobre o desabastecimento na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG). Enquanto a postagem do vídeo, na manhã dessa quarta-feira (1º), foi feita no Twitter, o pedido de desculpas foi realizado em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente.
"Foi publicado em minhas redes sociais um vídeo que não condiz com a realidade para com o Ceasa/MG. Minhas sinceras desculpas pelo erro", declarou o presidente.

Petrobras corta produção para enfrentar ‘pior crise dos últimos 100 anos’

A Petrobras informou nesta quarta-feira (1º) que reduziu em 200 mil barris sua produção diária de petróleo. Outras medidas incluem a postergação de desembolso de caixa e redução de custos. 
Segundo a estatal, as ações são necessárias para garantir a sustentabilidade da companhia no que se configura “a pior crise da indústria do petróleo nos últimos 100 anos”. “O cenário atual é marcado por uma combinação inédita de queda abrupta do preço do petróleo, excedente de oferta no mercado e uma forte contração da demanda global por petróleo e combustíveis”, diz a Petrobras em nota. 

Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19

Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que considera “extremamente eficientes” para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que pode ser útil tanto para tratar quanto para prevenir a covid-19. 
Atualmente, não existe tratamento comprovadamente eficaz para a doença, que surgiu na China e está se proliferando pelo mundo na forma de uma pandemia que já infectou mais de 850 mil pessoas e matou 42 mil.

Prefeitura libera funcionamento de feira livre em Ribeira do Pombal

A prefeitura de Ribeira do Pombal decidiu liberar a realização da feira livre e da feira de animais, que estavam suspensas por causa do coronavírus. Elas já poderão funcionar a partir desta quinta-feira (2).
Reprodução
O prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, assinou um decreto nesta quarta-feira (1), autorizando o retorno dos dois comércios. Além da decisão de reabertura, o gestor elencou diversas restrições para evitar a disseminação da Covid-19, a exemplo da proibição de vendedores, fornecedores e barraqueiros de fora da cidade.