TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Mandetta permanece na Saúde, mas admite: 'Ajudaram a limpar minhas gavetas'

Após as informações de que o presidente Jair Bolsonaro pensava em demiti-lo, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta confirmou nesta segunda-feira (6) a continuidade no cargo. A informação foi confirmada em entrevista coletiva aos jornalistas.
Mandetta admitiu a tensão pela possibilidade em sair do cargo e agradeceu à equipe que “ajudou a fazer a limpeza das gavetas”, mas garantiu que vai continuar trabalhando contra o coronavírus. “[As críticas] Têm sido uma constante no ministério. Adotaram uma determinada linha de termos muitas vezes que voltar, fazer contrapontos, para poder reorganizar a equipe que fica numa sensação de angústia”, declarou.

Bebê de apenas três meses morre por coronavírus no Ceará

Um bebê de três meses morreu na última sexta-feira (3) após ser diagnosticada pelo novo coronavírus. Ana Cibely Ferreira da Silva, que é da cidade de Igatu, no Ceará, foi encaminhada ao hospital no dia 30 de março ao apresentar dificuldades respiratórias. 
Segundo o Diário do Nordeste, Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) não fez ainda o registro na plataforma IntegraSus. A criança possuía ainda a Síndrome de Bartter, que altera funcionamento renal. 

Coité descarta morte suspeita por Covid-19; Sesab reafirma que cidade não tem caso confirmado da doença

A Prefeitura de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, informou nesta segunda-feira (6) que foi descartada a segunda morte suspeita por coronavírus na cidade. O homem de 60 anos morreu no dia 31 de março, na unidade local do Hospital Português (lembrar). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o idoso apresentou complicação respiratória e tinha doenças preexistentes, como asma.
Foto: Divulgação
Agora, o número de casos com suspeita de Covid-19 descartados na cidade subiu para oito, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira. Cinco suspeitas ainda estão sendo investigadas.

Mulher transmite coronavírus para um bebê e um homem em Feira de Santana; total de casos sobe para 27

O bebê de uma mulher infectada e um homem que teve contato com ela contrairam coronavírus em Feira de Santana. Os exames positivos para Covid 19 foram apresentados nesta segunda-feira pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen).
Com mais esses dois casos o município passa a contar com 27 registros de coronavírus. O bebê e o homem recentemente infectados passam bem. A mulher, transmissora, encontra-se internada no hospital Emec. Todos os outros 26 pacientes estão em isolamento domiciliar e em situação estável de saúde. 

Bolsonaro desiste de demitir Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, balançou forte nesta segunda-feira (6), mas não irá cair, ao menos por ora. O presidente Jair Bolsonaro já tinha se decidido pela exoneração do principal nome do governo no combate ao coronavírus, mas no final da tarde foi convencido por militares, como os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo), de que a melhor decisão seria manter o ministro por enquanto.
Foto: Reprodução
A possibilidade de exoneração de Mandetta, no entanto, continua forte. O deputado federal Osmar Terra, ex-ministro da Cidadania, a imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, diretora do Instituto Avanços em Medicina, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, são apontados como favoritos a ocupar o cargo. Terra, inclusive, já teria ligado para os governadores para anunciar a decisão do presidente.

Paciente de 31 anos em estado grave em Lauro é filho da 8ª vítima da Covid-19 na Bahia

Um paciente de 31 anos, filho da oitava vítima fatal da Covida-19 na Bahia, está internado em estado grave. A informação foi divulgada pelo coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Aeroporto, o infectologista Antônio Bandeira. A unidade de saúde é onde o paciente está sendo tratado. O pai dele, um homem de 55 anos que morreu pela doença, foi tratado do mesmo hospital.
O infectologista informou que paciente respira através de ventilação mecânica e ele que apresentou sintomas do coronavírus antes do pai.

Crédito para folha de pagamentos já está disponível nos bancos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou nesta segunda-feira (6) programa de financiamento da folha de pagamento para pequenas e médias empresas. A deliberação foi feita em reunião extraordinária. Com isso, as empresas já podem pedir o empréstimo aos bancos.
A expectativa é de que cerca de 1,4 milhão de pequenas e médias empresas, que empregam 12,2 milhões de trabalhadores que ganham até dois salários mínimos, recebam cerca de R$ 40 bilhões de crédito com juros baixos para manter a folha de pagamento por dois meses, conforme reportagem da Agência Brasil, a.

Bahia tem 437 casos confirmados e 83 pessoas recuperadas so coronavírus

A Bahia chegou a tarde desta segunda-feira (6) com 437 casos confirmados do novo coronavírus, o que representa 6,7% do total de casos notificados. O número de mortos pela Covid-19 no estado é de 10, o que resulta em uma letalidade de 2,28%, segundo a secretaria da Saúde (Sesab).
Até o momento, 2.511 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI.

Tigre testa positivo para coronavírus em zoológico de Nova York

Um tigre de 4 anos testou positivo para o coronavírus no zoológico do Bronx, em Nova York. Esse pode ser o primeiro caso de infecção pelo vírus em um animal nos Estados Unidos e também o primeiro em um tigre no mundo, de acordo com o "The New York Times".
A fêmea Nádia passou a apresentar alguns sintomas no dia 27 de março. Segundo o zoológico, ela está em recuperação e estável. Para evitar aglomerações, o local está fechado desde o dia 16.

Paulo Guedes defende congelar salários do setor público por dois anos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu no último domingo (5), durante videoconferência com congressistas do DEM, o congelamento de salários do setor público durante dois anos como forma de reduzir as despesas em meio à crise do novo coronavírus. A informação é do blog do Jornalista Valdo Cruz no G1.
A ideia de Guedes é uma contraproposta à ideia de corte imediato dos salários. Essa proposta circulou dentro da equipe econômica e é defendida por alguns parlamentares e economistas.

Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda nesta segunda, diz jornal

Auxiliares do presidente da República confirmaram ao jornal O Globo que Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. A exoneração do ministro da Saúde deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda-feira (6).
A publicação deve acontecer após reunião do presidente com todos os ministros, agendada  para as 17h.

Coronavírus – Em novo decreto, prefeito amplia prazo do fechamento do comércio e toque de recolher

A população coiteense terá pelo menos mais uma semana da mesma forma que as duas últimas passadas, ou seja, comércio fechado e toque de recolher das 20h às 05h para evitar a proliferação do Coronavírus. 
Vista da Praça Dr José Gonçalves ( Babilônia) Foto: reprodução Estúdio8
A decisão do prefeito Francisco de Assis de ampliar o prazo do decreto assinado em 1º de abril aconteceu após mais uma reunião com o grupo de gerenciamento de crise na prevenção e combate ao Coronavírus nesta segunda-feira.

Bahia registra décimo óbito pelo novo coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou nesta segunda-feira (10) que o estado registrou, o décimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A paciente era uma mulher de 62 anos, que faleceu na última sexta-feira (3) e o resultado laboratorial foi divulgado hoje (6).  
Dentre as comorbidades associadas, destaque para hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. A paciente era residente de Salvador e foi internada em 25 de março em um hospital público da capital baiana.

Fim de semana com quatro homicídios em Feira de Santana

Quatro pessoas foram mortas a tiros em Feira de Santana entre sábado (4) e domingo (5). Com estes crimes no fim de semana, o número de homicídios subiu para oito neste mês e para 115 no ano, no município.
Por volta das 19h de sábado, Cláudio Conceição Silva, de 38 anos, foi assassinado na Avenida Sérgio Carneiro, próximo a um depósito de bebidas. Ele foi atingido por tiros na cabeça e no tórax.

Homem natural de Coité é assassinado em Riachão do Jacuípe

Um homem identificado como Helder Nascimento Silva, 37 anos, foi morto a tiros no início da madrugada desta segunda-feira, 06, no Distrito de Chapada, município de Riachão do Jacuípe.
Segundo informações de familiares, Helder havia chegado em Chapada onde reside a esposa e um filho na última sexta-feira,03, após ser liberado da fábrica de colchões onde trabalhava em Simões Filho em consequência do Coronavírus. Ele estava em casa quando um grupo de homens chegou chamado e dormia com a janela aberta quando recebeu o primeiro tiro, em seguida teve o cadeado da grade quebrado com um tiro e a casa invadida  quando recebeu vários tiros.

Prefeitura de Serrinha prorroga fechamento do comércio

A prefeitura de Serrinha, decidiu, neste domingo (5), prorrogar o fechamento do comércio na cidade, por causa do coronavírus. 
Com a prorrogação, continuam fechados: bares e restaurantes; academias de ginástica; casas de festas e eventos; lojas de varejo; clínicas de estética e salões de beleza; feira livre de confecções, centros esportivos, dentre outros. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Adriano Lima (PP), em um vídeo postado em suas redes sociais. No comunicado, o gestor também informou que escolas públicas e particulares devem continuar fechadas até o dia 19 de abril.

Homem de 36 anos morre após ser atingido por tiro na cabeça em Teofilândia

Um homem foi encontrado com uma marca de tiro na cabeça na manhã de sexta-feira (3) no povoado Sítio Novo, em Teofilândia, na microrregião de Serrinha. 
Segundo informações apuradas pelo repórter Reny Maia, agentes do 4º Pelotão da 3ª Companhia do 16º BPM foram acionados para verificar a ocorrência na comunidade rural e chegando no local encontraram o homem, identificado como Elizaldo Muniz dos Santos, de 36 anos, conhecido como "Zebra", agonizando. Ele foi levado para o hospital local, mas não resistiu.

Serrinha: Homem é morto a tiros em via pública

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de sábado, 4, no bairro da Rodagem, em Serrinha. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima, identificada como Leonardo Silva Santos, de 27 anos, morreu em via pública, antes de receber socorro. O crime ocorreu por volta das 23h30, na Rua Ivete Oliveira.
A polícia ainda não tem informações sobre autoria do crime. A motivação e as circunstâncias do assassinato também são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil (DPC).

Caso suspeito de Coronavírus em Ichu é descartado pelo LACEN - BA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ichu por meio da Vigilância Epidemiológica informa que o caso supeito de Covid-19 (Coronavírus) divulgado na segunda-feira, 31 de Março,  foi negativo, sendo descartado pelo LACEN - BA que ó laboratório do Governo do Estado responsávelo pela realização dos exames.
Apesar dessa boa notícia, a Vigilância Epidemiológica orienta a população a manter as medidas de isolamento social, ou seja, ficando em casa para evitar as aglomerações e tomando os cuidados com a higiene.

Prefeito prorroga fechamento do comércio de Feira até dia 13

O comércio de Feira de Santana vai continuar fechado até o dia 13 de abril, de acordo com a decisão do prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que decidiu manter o decreto anterior, estendendo apenas os prazos de fechamento.
Shoppings, galerias, academias e escolas municipais e da rede privada, o fechamento seguirá até o dia 20 de abril. A decisão é seguindo a recomendação do isolamento social e também de evitar aglomerações como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Três novos casos de coronavírus em Feira; município passa a contar com 25 pessoas infectadas

Mais três casos de coronavírus foram confirmados neste domingo (5) pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Feira de Santana. O município passa a contar com 25 pessoas infectadas. Foram 4 registros no dia de hoje - o primeiro foi anunciado durante a manhã.
Dois desses três novos diagnósticos do Covid 19 em Feira são o marido e a amiga de uma mulher infectada recentemente.

Vice-prefeito de São José do Jacuípe e esposa ficam feridos em acidente na BA-413

O carro conduzido pelo prefeito bateu em uma árvore na estrada que liga Itatiaia ao Pereira distrito de Santaluz
O vice-prefeito do Município de São José do Jacuípe, Paulo Chagas de Almeida Costa, popularmente conhecido por Buinho e sua esposa Celidalva de Jesus, ficaram feridos no fim da tarde deste domingo, 05, após o carro que eles estavam, um Fiat Siena colidir em uma árvore após Buinho perder o controle da direção quando trafegava na estrada vicinal que liga Pereira, distrito de Santaluz a Itatiaia, distrito de São José onde reside o casal.