TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO: Campeonatos em excesso por Pedro Cardoso da Costa

                  Há umas cinco décadas existiam apenas os campeonatos estaduais. Os clubes sobreviviam deles e de amistosos. Tanto que o grande mérito dos maiores clubes eram as excursões nacionais, pelas regiões menos desenvolvidas e internacionais, com participação nos torneios de verão da Europa e em pequenos torneios pelo país afora. Vencer o Ramon de Carranza, Tereza Herrera e outros era considerado um grande feito para os grandes clubes brasileiros. 
Depois veio a Copa do Brasil nos anos sessenta, com poucos jogos, com fases iniciais por regiões. Os campeões de cada região decidiam o título nacional. Em 1971 foi criado o Campeonato Nacional que, no decorrer do tempo, foi sofrendo modificações, até chegar nos moldes atuais.
A Taça Libertadores da América começou com o mesmo formato da Liga dos Campeões da Europa. Era bem enxuta. Bem atrativa. Começou com a participação dos campeões de cada país, depois se acrescentou o vice.  Aumentaram para 32 equipes. Mesmo assim é um campeonato motivador.
Ocorre que não pararam de criar campeonatos e o efeito principal foi torná-los todos muito chatos.
Um mesmo time grande hoje pode disputar os campeonatos Estadual, Primeira Liga, Nacional e Copa do Brasil; Taça Libertadores, Supercopa das Américas e Mundial de Clubes. E são os próprios clubes que reivindicam e depois reclamam de excesso.
Os grandes times se enfrentam constantemente e jogos que deveriam ser clássicos importantes passam a ser jogos cotidianos e desmotivados. O torcedor nem decora mais quais foram os jogos por esse ou aquele campeonato.
A televisão deixou de mencionar com antecedência quais os jogos transmitidos e nem tem mais nenhum tempo de introdução, de comentários antes das partidas; estas não são analisadas pelos comentaristas. Ficam apostando palpites para ambos os times e ainda reforçam que tinham afirmado isso e aquilo para enaltecer a condição de gurus, de antevisores. Eles deveriam analisar o que ocorre na partida, não dizer que os técnicos deveriam fazer isso e aquilo. A vitória só pode ser para um, o que torna impossível a sugestão para os dois.
Exageraram nos campeonatos para um clube só; a televisão mostra jogos todos os dias times muito fracos, os times não seguram nenhum jogador que interesse a qualquer divisão da Europa, Japão, China ou de qualquer outro lugar e fica apenas o que não interessa lá fora. E como resultado, o nosso futebol está acabando na técnica e até na expectativa do brasileiro.
É preciso sermos mais criativos com nossos próprios métodos, pararmos de copiar literalmente a Europa, pois a cultura e as condições socioeconômicas são bem diferentes. E um grande clube deveria disputar no máximo três competições, mais o Mundial de Clubes, no caso de vencer a Libertadores.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
   Bacharel em direito

Ichu: Homenagem do AL Notícias a Dona Lourde da Verdura

O Site AL Notícias continua a sua série de homenagem às pessoas que fizeram ou ainda fazem parte da cultura local, colaborando para que Ichu esteja sempre em evidência. Esta será a vez da senhora Maria de Lourde da Cruz Militão Ramos, 70 anos, conhecida por Dona Lourdes da Verdura.
IMG_9133
Dona Lourde é figura carimbada nos eventos religiosos e culturais de Ichu

Ichu – Pais, alunos e professores da Escola Estadual se mobilizam para que turmas não sejam extintas pela Secretaria de Educação

professores de ichu na luta contra fecamento de escola-des
Sérgio Miranda (centro) a sua direita deputado Alex da Piatã
e professora Fernanda Carneiro e a esquerda professoras
Ivonei de Almeida e Rita de Cássia.
Enquanto uma comissão organizava a tradicional lavagem da Igreja e o desfile de máscaras e alegorias, outro grupo formado por pais, alunos e professores do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro,em Ichu se mobilizavam para evitar a extinção das turmas de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 6º Ano. 

A Secretaria de Educação (SEC-BA) vem realizando mudanças nas escolas do estado, sob a justificativa de qualificar o ensino na rede estadual e para isso, vem efetivando o processo municipalização ou extinguindo turmas em algumas unidades, como é o caso desta unidade escolar na cidade de Ichu.

Ichu: Confira como foi o domingo de Carnaval no Rancho Sossego

IMG_20160207_125132054 
Quem esteve o Rancho Sossego neste domingo, 07, pôde perceber a agitação que viveu com grande movimentação de ichuenses e visitantes, afinal, a cidade estava cheia de pessoas que vieram participar das festividades do Sagrado Coração de Jesus, e por ser período de Carnaval, praticamente feriadão, muitos preferiram ficar para se divertirem.

Internacional e BBV vencem na rodada, Paulista Pizzaria e Grupão decidem a última vaga do Campeonato Interno de Bela Vista.

Duas partidas emocionantes movimentou a comunidade de Bela Vista neste final de semana pelo Campeonato Interno do povoado. Em partida de 7 gols no sábado, a equipe do Internacional venceu o Paulista Pizzaria pelo placar de 4 X 3. No primeiro tempo, o Paulista Pizzaria abriu o placar logo aos 5 minutos com Márcio, mas o Internacional virou a partida com Narth que marcou duas vezes. No segundo tempo o Internacional aumentou sua vantagem com Gilmar Encartiçador em chute cruzado. O Paulista Pizzaria ainda empatou a partida com Thiago Kabeça que marcou duas vezes, mas Ningo no finalzinho desempatou dando números finais a partida. Placar final: Internacional 4 X 3 Paulista Pizzaria.